quinta-feira, 31 de julho de 2008

DISTANÁSIA

Distanásia
O termo distanásia é pouco conhecido ainda. O dicionário Aurélio conceitua o termo como “morte lenta”ansiosa e com muito sofrimento”. Trata-se, portanto, do tratamento fútil e inútil que simplesmente prolonga a agonia, o sofrimento e adia a morte.Nesta conduta não se prolonga a vida propriamente dita, mas o processo do morrer. É a obstinação terapêutica que rouba a dignidade humana. Situações como estas estão se tornando corriqueiras nos hospitais de tecnologias de ponta, principalmente UTIs. Urge cultivo de vigilância éticas em termos de educação e cuidados. Se não tem mais nada a ser feito em termos de cura, não abandonemos a pessoa. Tem tudo a ser feito para cuidar das necessidades físicas, sociais, psíquicas e espirituais.
Pe. Léo Pessini, Camiliano
pessini@scamilo.edu.br
Folinha do Sagrado Coração de Jesus. Editora Vozes. RJ. 2008

terça-feira, 29 de julho de 2008

10 REGRAS DE COZIMENTO DOS LEGUMES

10 Regras de cozimento dos legumes
1 – Cozer os legumes com casca em panela de pressão e com pouca água.
2 - Aproveitar o caldo para preparar as sopas, ou cozinhar arroz.
3 – Usar somente verduras verdes, não amareladas e secas.
4 – Guardar as verduras em lugar fresco e arejado, ou em geladeira.
5 – Refogá-las.
6 – Não colocá-la no congelador.
7 – Não preparar sucos de frutas e hortaliças muito antes do uso.
8 – Não usar bicarbonato de sódio no preparo
9 – Preferir o limão como tempero e rejeitar completamente o vinagre e outros condimentos prejudiciais.
10 – Comer, sempre os que for possíveis, curas as hortaliças, ou ao natural.

Livro: saúde pela alimentação. Frei Adelar Primo Rigo. 3º Ed. 1990. Editora São Miguel. Caxias do Sul – RS.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

AURICULOTERAPIA

Auriculoterapia é uma medicina alternativa

1º ponto: Shen men
Analgésico, sedativo, anti-alergico, neuroses, tosse , asma, pneunomia, gastrite, ulcera, problemas digestivos e intestinais, hepertensão, angina de peito, arritmia cardíaca, diabetes, artrites e artroses nas articulações, distensão muscular, fraturas, torcicolo, insônia, enxaqueca, tonteira, furúnculo, erisipela, cálculos renais, cistite, dor de dente, gengivite, urticárias, e coceiras.

2º ponto Rim
Medo excessivo, pânico, problemas auditivos, otites, edemas nas pernas, infecções urinárias, dor lombar, cálculos renais, e dores no joelhos e nos osssos.

3º Simpático
Para todos os tipos de dores, gastrite ulcera, colite, ma digestão, bronquite, arritmia cardíaca, hipertensão arterial, hipotensão arterial, doenças cardíacas, diabetes, infecções urinárias, cálculos renal, cólicas menstruais, nervosismo, ansiedade, pânico, suores nas mãos e pés.

Fabiane Servi
e-mail servisilveira@yahoo.com.br
Vila da Quinta. Rio Grande - RS.

terça-feira, 22 de julho de 2008

ESCLEROSE MÚLTIPLA, DIFICULDADES PARA DORMIR, O QUE FAZ O NARIZ SANGRAR,CURIOSIDADES ECOLÓGICAS

Esclerose Múltipla

É uma patologia (doença) do sistema nervoso central, de origem desconhecida, que acontece as fibras nervosas mielinizadas e os músculos inervados por elas; que se desenvolve como uma doença aguda sem sinal prévios; e progride de forma intermitente caracterizada pro período de intensidade com intervalos de semanas, meses ou anos. Há um destruição da camada de mielina que recobre as fibras nervosas em diferentes pertes do cérebro e da medula espinhal. Caracteriza-se por fraqueza motora e espasmo principalmente dos membros inferiores, associados à atrofia muscular, tremores fibrilares e comportamentos de núcleos medulares; é uma doença de natureza incapacitante, que surge geralmente entre vinte e trinta e cinco anos de idade, e portadores de longa evolução.

Eronita de Aquino Costa, Nutricionista
Porto Alegre. RS. Folhinha do Sagrado Coração de Jesus. Editora Vozes RJ. 2008

Dificuldade Para Dormir
Quem leva mais de 30 minutos para dormir, acorda três ou mais vezes durante a noite ou desperta pela manhã com a sensação de não ter descansado é vitima de odiada insônia. Os efeitos do sono insuficientes são bastante nocivos para a saúde. Segundo especialistas em distúrbios do sono, as pessoas que dormem muito pouco envelhecem mais cedo, estão sujeitas a doenças de pele, apresentam alteração de humor, rendem mal no trabalho e no estudo, têm um índice de mortalidade mais alto do que as pessoas que dormem bem. A perda de umas duas horas de sono, uma noite por semana, causa amplos lapsos no desempenho mental, dobrando o tempo de resposta a um estímulo. Para recuperar a agilidade mental são necessárias duas noites de sono

O que Faz o Nariz Sangrar
Sem nenhum motivo aparente o nariz sangra? Há como evitar esse problema? Quando a mucosa está ressecada, os vasos sangüíneos do nariz ficam suscetíveis a traumas, provocando sangramentos. Muitas vezes, a hemorragia está relacionada ao clima seco. Mas pode também ser causada por hipertensão, rinite, sinusite ou até indicar a presença de um tumor. Se a causa é o clima, pingar soro fisiológico nas narinas, ingerir bastante líquido e umidificar o ambiente são três formas eficientes de avaliar o incômodo. “ Para estancar o sangue, é preciso fazer pressão na asa do nariz e abaixaar a cabeça”, ensina o otorrinolaringologista Luiz Eustáquio Rodrigues de Belo Horizonte, MG. Ele ainda alerta que, em adultos, sangramentos nunca devem ser ignorados.
O Jornal do Pinhal, 22/09/1001
Folinha do Sagrado Coração de Jesus. Editora Vozes. RJ. 2008

Folinha do Sagrado Coração de Jesus 2008

Curiosidades Ecológicas
Revolvendo a terra, e assim tornando-a fofa, a minhoca atua como verdadeiro “arado natural”.
A vegetação defende o solo da insolação, ventos, chuvas e sua conseqüência erosão. Por isso é fundamental preservar as florestas nativas.
Fazer cortes em morros para construção de casas põe em risco a estabilidade do solo e a vida das pessoas.
“Todos têm direitos a um meio ambiente ecologicamente equilibrado. É dever do governo e do povo defendê-lo e preserva-lo para as presentes e futuras gerações” (Art. 225 da constituição Brasileira).
Agenda Ligue-se na Terra 2000, Vozes
Folinha do Sagrado Coração de Jesus. Editora Vozes. 2008

segunda-feira, 21 de julho de 2008

PROTEJA SUA COLUNA, CEREAIS INTEGRAIS

Proteja Sua Coluna

Conheça algumas dicas para preservar a saúde das costas
- Faça exercícios para fortalecer a musculatura da região
- Não fume
- Pesquisas mostram que cigarro diminui a irrigação sangüínea da área, prejudicando a espinha.
- Procure manter uma postura ereta
- Se estiver acima do peso, emagreça. O excesso de gordura sobrecarrega a coluna.
- Procure dormir de lado, em colchão firme.
Revista Isto É, 11/06-2003

Cereais Integrais
O germe de arroz ou qualquer outro cereal contém as vitaminas do complexo B e os minerais. Sem o germe, o que sobra é amido na quase sua totalidade. Por isso as industrias alimentares falam em farinha enriquecidas com B1, B2 e B3. Mas são menos pobres porque eles devolvem apenas parte de tais vitaminas após processarem o cereal. Mas o ideal é usar a farinha e os grãos que conservam a riqueza do cereal que lhes deu origem. Nada de artificiais, os cereais possuem a riqueza de vitaminas que vem da natureza e que as industrias empobrecem. Por isso, bom é alimentar-se com cereais integrais, leite carne, ovos e verduras cruas; ser saudáveis e prevenir doenças carenciais.

Eronita de Aquino Costa, Nutricionista
Porto Alegre / RS Folhinha do Sagrado Coração de Jesus 2008. Vozes. RJ

ANEMIA (FRAQUEZA) E OUTRAS RECEITAS PARA ANEMIA

ANEMIA (Fraqueza)
Xarope: Uns 10 gramas de agrião, folhas de marmeleiro, de parreira, alfafa, broto de pinheiro, poejo, carquejinha, tanchagem, 20 folhas de Graco, nogueira, figueira, borragem, 7 folhas de confrei, 20 gramas de casca de angico, cabriúva, 6 limões, tirar as sementes e um quilo de meio de açúcar, umedecer. Sedo verdes não precisam de colocar água.
Colocar tudo numa vasilha e acrescentar o açúcar e colocar o forninho quente por uma hora e meia. Coar e guardar num viddro na geladeira e tomar um colher das de chá para as crianças e uma colher das de sopa para os adultos de 4 a 6 vezes ao dia

Outra formula
Colocar um punhado de raízes e batatinhas de tiririca num litro, 2 xícaras de açúcar ou mel e enche-se o litro de vinho. Deixa-se 10 dias, sendo 3 ao sol e 7 na sombra, côa-se. Toma-se por dia: crianças,uma colherinha: adultos 3 colheres e velhos 2 colheres. Também é fortificante.

Outra formula
Uma beterraba com casca, cortada em rodelas, colocando-se em camadas numa vasilha com meia xícara de açúcar deixando em repouso por 3 horas. Tomar 3 colheres ao dia, adultos uma colher das de sopa e crianças uma colherinha de chá.

Para anemia, fruto de tuberculose:
Lavar 6 ovos, colocá-los dentro de um vidro grande, cobrí-los com suco de limão; fechar bem o vidro e enterrá-lo durante 30 dias. Depois, numa vasilha, juntar meio quilo de mel, 2 colheres de cachaça. Bater bem ao liquidificador tudo, levar ao fogo até levantar fervura. Colocar num vidro. Tomar 2 colheres, uma de manhã e outra à tarde

Saúde pela alimentação Frei Adelar Primo Rigo 3º Ed. Editora São Miguel. Caxias do Sul – RS
pág 37

SIMPATIA PARA CURAR HEPATITE

Simpatia para Curar Hepatite

Pegar um ovo, colocar dentro de uma latinha e urinar em cima. Após colocá-lo para cozinhar. Depois de cozido,deixe esfriar descasque-o e coloque dentro de um ninho de formiga. Quando as formigas terminaram de comer as pessoas estão livres da doença.

Fazer chá da raiz da salsa, picão e folha ou casca de lima
falecida Amélia Sabei Périco

segunda-feira, 14 de julho de 2008

VERDURAS QUE FAVORECEM A ATIVIDADES CARDÍACAS

Verduras que favorecem a atividade cardíacas
A melhor receita de saúde está na atividade adequada e equilibrada, feita principalmente à base de frutas e verduras. A época é propícia para um bom aproveitamento desses produtos.

Alface – Tem grande valor alimentício e medicinal. Rica em ferro, cálcio, potássio, magnésio, vitaminas A,B,C e E. Sua elevada carga de clorofila favorece a digestão e a atividade cardíaca. Protege a saúde da pele, dos olhos cabelos e do fígado. É bastante depurativa, calmante, desintoxicante e eficaz contra nefrite.

Cenoura – Rica em caroteno, vitaminas A, B1 e C. Contém açúcar, óleo, fosfato de potássio, de cálcio e ferro, combate a anemia e tem grande valor nutritivo devido às vitaminas e sais minerais, Come-se crua, em saladas sucos, cozida, nas sopas, omeletes, guizados, bolinho, tortas etc. Suco cozido com mel cura afonia e a tosse. Suco em compressas cura dermatite e eczemas.

Berinjela – Contém vitaminas A, proteínas, gorduras e carboidratos. Emprega-se para curar afecções do coração, dos rins, do sistema circulatório, do estômago, intestino, diabetes, reumatismo, fígado. O suco aplicado sobre inflamações e queimaduras alivia a dor e esfregado várias vezes ao dia sobre verrugas, ajuda a eliminá-los.

Pimentão – É digestivo, remove os resíduos do colón e dos intestinos. Contém vitaminas C. P e E. Tem baixo valor nutritivo, mas modera a pressão sangüínea e protege e protege o aparelho circulatório. Combate o escorbuto. Bom em saladas, molhos e guisados. Seu suco misturado ao de cenoura e espinafre, em meio litro água, tomando três vezes, em três horas, combate gases, dores e cólicas do abdômen.

Fonte. Correio Riograndesnse. Associação Literária São Boaventura/ Editora São Miguel. Caxias do Sul -RS

sábado, 12 de julho de 2008

TANCHAGEM

TANCHAGEM (Plantago major L.)
Familia: Plantaginaceae

Utilidade: Erva utilizada como depurativa do sangue, contra diarréia, em queimadura, é antiinflamatória e diurética. Pode ser utilizada em saladas e sopas.
Erva perene> Propagação por sementes. Solos úmidos. Deve permanecer sob luz plena. O espaçamento para plantio definitivo é de 0,20x 0,50m. Pode aatintir até 0,40m de altura. O plantio a campo é melhor no inverno. A 1º colheita se dá em, mais ou menos, 3 meses após o plantio.

Livro Senar. Rio Grande do Sul. Básico de Plantas Medicinais, Condimentares e Aromáticas. Porto Alegre 2003

terça-feira, 8 de julho de 2008

PICÃO

Picão
Contra reumatismo, afecções da bexiga e rins, males do estomago. O Suco é indicado para curar feridas, icterícias, e desobstruente do fígado. È útil na diabete e inflamações da garganta.

Livro: Cuide da Saúde de (com tratamento naturais) Jaime Brüning 7º ed. Assoeste 1990 Picão

quarta-feira, 2 de julho de 2008

POMADA MILAGROSA

POMADAS

Pomada Milagrosa:
Ingredientes: Colocar na panela 1 kg de banha de porco, 5 folhas de confrei, 1 punhado de sabugueiro, 1 punhado de bálsamo, 5 folhas de beladona, 1 punhado de alcanfor, ou cânfora, ½ palma de figo da índia, ralada. Cozinhar até as folhas ficarem bem torradas, mexendo com uma colher de pau. Acrescentar 100 gramas de cera.
Coar e bater, até ficar frio. A pomada se usa para tumores, abcessos, rachaduras nos pé, erisipela, flebite, úlcera varicosa, sarna, lepra, lúpus, cobreiro, unheiro, unhas encravadas, queimaduras e para todo o tipo de problemas de pele

Irmã Maria Zatta. A farmácia da natureza. 3º Ed. São Paulo. Paulinas 1996

Modo de aplicar a pomada
1º ) Lavar bem a ferida, com sabão caseiro e água morna. 2º Enxugar a ferida com um pano branco, esterilizado (pano bem lavado passado a ferro quente e guardado em vidro fechado). Não usar gaze. 3º Colocar a pomada sobre este pano esterilizado e aplicar, diretamente sobre a ferida. 4º Trocar o curativo, 2 vezes ao dia, conforme indicação, na respectiva receita

terça-feira, 1 de julho de 2008

RECEITA PARA O PULMÃO

Receita para o Pulmão
Ir Lídia Fritzen (bagé)
5 cebolas rochas médias
3 cabeças de alho
½ kg de mel puro

Modo de fazer

Passar tudo no liquIdificador e colocar na geladeira em baixo. Tomar uma colher de chá 3 vezes ao dia após o café, almoço, janta. Até terminar o vidro

VINAGRE DE FOLHAS DE PAREIRA

Vinagre de Folhas de Parreira
Norma C.C.C. Zanatta
-1 kg de folha de parreira;
-1 kg de açúcar mascavo ou cristal;
-5 litros de água de poço ou vertente fervida;

Modo de Fazer:
Ferver a água junto com o açúcar e colocar as folhas numa vasilha e adicionar a água fervida e fria.
Depois de colocar os ingredientes, abaixar todos os dias as folhas, ate 20 dias depois dos 20 dias não abaixar mais até os 40.
Depois de travasar, coar, engarrafar e está pronto.

Obs.: as folhas não podem ter sulfato em cima.

ÓLEO DE COPAIBA

Óleo de Copaíba

É extraído da árvore do mesmo nome, na região amazônica. Pode ser usado interna e externamente. É um poderoso anti-séptico e antiinflamatório.
É especial para vias respiratórias brônquios, pulmões, laringe. Nas minhas avaliações bioenergéticas tenho recomendado este óleo a milhares de milhares de pessoas dificilmente sai alguém sem receber um vidrinho dele, pois seu poder é incrível.
Para uso interno: a dosagem é de 1 gota de óleo para cada 10kg de peso corporal. Portanto uma pessoa que pesa 70 kg tomará diariamente 7 gotas de óleo.
Como tomar: Na proporção recomendada em relação ao peso corporal, o mais prático é engolir com um pouco de rarinha ou miolo de pão, porque seu gosto é bastante ardido, embora alguns preferem toma-lo com água. Pode ser tomado aos poucos a qualquer hora do dia.
Uso externo: ao redor da ferida, nunca diretamente sobre elas. Nas micoses, dá bons resultados.
Principais indicações: - para hemorróidas, internamente - Sinusite – Gastrite – Úlceras – Infecções - Laringite e faringite – Melhora a imunidade – Bronquite e asma - Tuberculose, pneumonia e gripes - Micose (uso externo) - Frieiras (uso externo) – Combate bactérias e alguns vermes como a facíola hepática - Combate panarício ou unheiro – É ótimo antibiótico – combate o micrósporum e fungo de pele, tipos de fungo – É ótimo antibiótico

CHÁ DE CASCA DE NOZES

Chá de Nozes, a eficácia para vários tratamentos

Nozes pecan, comuns nos estados de SP, RS e SC. Quando usado corretamente, este chá cura as seguintes doenças: câncer de seio, estômago, pulmões, ovário, útero, etc. Só não cura se a doença está em fase terminal.
Elimina o excesso de colesterol, dissolve coágulos do sangue, placas de gordura curando a trombose, desobstruem artérias bloqueadas, evitando pontes de safena. Cura qualquer problema cardíaco, pressão alta, tonturas, insônias, bronquite asmática, doenças respiratórias, enxaqueca, sinusite e problemas de nervos. Cura o fígado, hepatite, diabetes, úlceras, gastrite e intestino preso. Cura infeções nos rins, nos ovários, na bexiga, feridas no útero e corrimento. Evita dores na coluna, nas cadeiras, nas juntas do corpo, reumatismo no sangue e outros. Varicose, flebite, etc... Cura enfisema pulmonar, anemia cirrose hepática, disritmia, epilepsia e tem sido ótimo em doenças mentais e nervosas. Auxilia no tratamento de doenças da próstata. Elimina do sangue a venenosa nicotina do cigarro, os resíduos de remédios químicos e outras impurezas. O sangue limpo nas artérias é saúde no corpo. Existem pessoas que parecem gordas, mas na realidade estão inchadas por causa das doenças. Ao utilizarem o chá, elas emagrecem. O chá deve ser tomado frio ou gelado e sem açúcar, substituindo a água. Tomar de dois a três litros por dia. Nos primeiros dias, para quem tem problemas de estômago ou intestino, pode provocar diarréia. Mas é bom sinal, pois irão sarar de tudo. Não ligar para alguma outra reação. É diurético e tem muitas propriedades medicinais, por isso faz efeito rápido em todas as doenças. O segredo da nossa saúde está no sangue limpo e em todas as glândulas bem sadias.
COMO FAZER O CHÁ: Colocar dois litros de água para ferver. Quando ferver adicionar duas colheres de sopa do chá e ferver por mais um minuto. Desligar e deixar em infusão até o preparo esfriar naturalmente. nos dois primeiros dias para cada copo de chá tomado acrescentar um de água. A partir do terceiro dia não acrescentar mais água ao preparado. Bebê-lo como está.






















Chá de Nozes o Remédio que Cura

Chá de casca moídas de nozes, conhecidas como nozes pecan comum nos estados de SP, PR, SC, RS.
Quando usado corretamente cura as seguintes doenças:
Câncer de seio, estômago, pulmões, ovários, útero, etc. Só não cura se a doença está fase terminal. Não fazer quimioterapia ou radioterapia, estas aplicações não curam o câncer só enfraquecem as pessoas, debilitando-o e dificultando sua cura.
Elimina o excesso de colesterol, dissolvem coágulos de sangue, placas gorduras, curando a trombose, desobstruindo as artérias bloqueadas, evitando pontes de safena. Cura qualquer problema cardíaco, pressão alta. tontura, insônia, bronquite asmática, doenças respiratórias enxaquecas, sinusite e problemas de nervos. Cura o fígado, a hepatite, diabete, úlcera, gastrite, intestino preso. Cura infeção nos rins, ovários, na bexiga ferida do útero, corrimento. Cura mal de chagas, dor na coluna, nas cadeiras, nas juntas do corpo, reumatismo no sangue, e outros. Cura envenenamento por agrotóxicos, alergias feridas brabas, varicosa, flebite etc.
Cura efisema, anemia, cirrose e hepática, disenteria, e epilepsia e tem sido ótimo em doenças mentais e nervosas, cura o mal de Parkison e doenças da próstata.
Elimina do sangue a venenosa nicotina do cigarro, os resíduos dos remédios químicos e outras impurezas. O sangue limpo nas artérias é saúde do corpo.
Existem pessoas que parecem gordas, mas na realidade estão inchadas por causa das doenças, emagrecem ficando mais elegantes e as muito magras ganham pesos ficando também elegantes.
Há uns dez anos eu venho ensinando o uso do chá para as mais variadas doenças sempre com ótimos resultados e sem efeito colaterais, mesmo em crianças de um ano. Mulheres grávidas podem tomar durante uns vinte cinco dias pois o sangue da mãe é o sangue da criança. O chá de nozes é 100% natural, não tem contra indicação e nunca falhou para aqueles que fazem e usam como eu recomendo. Não tem dieta na comida. As pessoas podem comer aquilo que gostam só não abusar. Somente não devem fumar. Usar bebida alcoólica, após dois dias do uso do chá, guardar os outros medicamentos, mesmo os remédios controlados. É preciso se livrar deles para ter saúde.

Como Fazer o Chá

Por 1 colher rasa de pó em 2 litros de água, levar ao fogo e ferver durante 1 minuto, assim se tiver algum micróbio será eliminado. Tirar do fogo e deixar em infusão não coar. O chá deve ser tomado bastante, bem ralinho e sem açúcar, substituindo a água tomar 2 a 3 litros por dia, basta que tenha um pouquinho de cor, na medida que for ficando mais forte ir acrescentando e diluindo com água fria. Tomar ao deitar, em jejum ao levantar ou qualquer hora do dia. Quando mais tomar melhor resultado.
Não saindo mais a cor jogar fora o pó e fazer novo chá. Nos primeiros dias para os que Têm problemas no estômago e intestino pode dar diarréia, mas é bom sinal. Não ligar para alguma outra reação, é diurético e tem muitas propriedades medicinais, por isso faz efeito rápido em todas as doenças.
O chá de folhas é curativo e não apenas paliativo. Nos casos mais graves crônicos usar durante 60 dias, mas todos devem tomar 30 dias para purificar o sangue. O segredo está no sangue limpo e todas nossas glândulas bem sadias. Todos os doentes após dois dias tomando o chá devem deixar os remédios e deixar os remédios, e guardá-los o chá fará melhor efeito. Mesmo os que tomam insulina após dois dias, devem ir diminuindo as doses pela metade todos dias até conseguirem passar sem ela. Crianças que sofrem de feridagem, brotoejas, assaduras ou quaisquer outras anomalias , devem ser dado com açúcar, no copo ou na mamadeira à vontade até sarar. É bom lavar as feridas com chá forte, mas tomar fraco e bastante.