terça-feira, 30 de setembro de 2008

SABÃO DE GLICERINA

Sabão de Glicerina
Aurora Eulália Lanfredi
4 litros de álcool
5 kg de gordura
2 litros de água
1 kg de soda caustica 99
essência de eucalipto
modo de fazer
1º esquenta a gordura
2º desmanchar a soda na água quente e misturar tudo junto, mexendo até começar a engrossar. Despejar numa caixa de plástico quando estiver frio. Cortar em pedaços, e já pode ser usado.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

BATATA-INGLESA, BELDROÉGAS, BERINGELA, BETERRABA, BRÓCOLIS,

Batata-inglesa: É altamente nutritiva e substitui o pão com vantagem. É de fácil digestão para os enfermos, crianças, crianças e idosos. Cura diabete, gota, bílis, reumatismo, artrites, próstata, nefrite, pedra na bexiga, cistites, retenção da urina, ovários. É desinfetante e calmante. Não comer demais pois obstrui.
É um alimento muito importante, rico em calorias e fonte de energia. Contém muitas vitaminas, proteínas e sais minerais. Suco de batata-inglesa, para criança dar 10 a 20 gramas e para adultos, 3 vezes ao dia , uma xícara.

Beldroega
É refrescante, emoliente, diurético, vermífuga, laxante, sudorífera. Combate as irritações da bexiga e elimina os cálculos.
Prepara-se em saladas crua com limão e um pouco de sal. Para toda a espécie de inflamação, junta-se folhas de beldroega, tanchagem, violeta e polpa de abóbora.
Cataplasma quente é contra a pontada do pulmão e frio para dores de queimaduras.

Berinjela: É uma hortaliça muito valiosa, saudável, nutritivas e saborosa, mineralizante, oxidante, alcalinizante . é parecida com a abóbora e tomate. Emprega-se para curar as afecções do coração, do sistema circulatório, dos rins, do estômago. Intestino, diabete, reumatismo, gota, baço e fígado, inflamação da pele, bexiga, uretra, blenorragia e suspensão da urina, calmante e diurético. Para extirpar as verrugas esfrega-se sobre elas várias vezes ao dia o seu suco.

Beterraba
Possui valiosa propriedades medicinais devido aos seus sais minerais, vitaminas e açúcares. É laxante e neutralizantes dos ácidos, combate as anemias, pois forma os glóbulos vermelhos, o fígado e baço. Ajuda os tecidos cerebrais. Fortalece as glândulas supra-renais, tireóides e a hipófise, regulando as suas funções.
O suco de beterraba é um rápido construtor das plaquetas sangüíneas, transporta o oxigênio, estimula o coração e fortalece os músculos. Combate o reumatismo, artrite, anemia. Elimina os cálculos da bexiga. Cortá-la em rodelas, com açúcar, e deixar ao sereno de noite é bom xarope para as crianças contra a tosse. /seu suco é tônico, refrescante e diurético

Brócolis
Come-se folhas, flores e pedúnculos. Tem 5 vezes mais cálcio que o leite. É construtor dos ossos e dentes, calmante, oxidante, emoliente, remineralizante e laxativo. Combate as inflamações dos intestinos e inflamações em geral. É um prato saudável, é preciso combiná-lo com batatas e cereais.

Bibliografia:Saúde pela alimentação. 3º edição. Frei Adelar Primo Rigo. Editora São Miguel. 1990. Caxias do Sul. RS

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

HORTALIÇAS

Abóbora: É um bom diurético, laxante e depurativo de tóxicos intestinais, boa para o coração e eleva a pressão arterial. Deve ser cozida em fogo lento e adicionar um pouco de leite de leite, em panela de pressão.

Nota Bem! Todos os legumes deveriam ser cozidos em panela de pressão e com pouca água para não perderem os elementos naturais e medicinais.

A semente de abóbora combate os vermes e a solitária. As crianças devem consumir de 200 a 400 gramas de sementes de abóbora descascadas e esmagadas e para adultos de 400 a 700 gramas e preparadas com leite. Tomar em 3 porções no espaço de 3 horas. Depois de 3 horas tomar um purgante, de preferência óleo de rícino, e não tomar outro alimento, e de noite comer uma salada de cenoura. Se não expelir a solitária, repete-se a dose.

Aipim (mandioca) É um alimento muito popular e dos melhores. Contém grande teor de vitamina, mas não na farinha que perde essas vitaminas. Ajuda crescer, devido às suas proteínas, amidas e açúcares. Combate a pelagra, falta de vitamina B2 e beribéri, falta de vitamina B1

Alface: Tem grande valor alimentício e medicinal. É laxante, depurativo, calmante, especialmente a sua arais desintoxicante e possui muitas vitaminas e sais minerais.

Agrião: Quem está com agrião, está com tudo, pos o agrião é a essência da própria vida. É diurético, mineralizante, fortificante, depurativo, adstringente, ajuda o apetite, mas dispepsias, nas tosses, vermífugo, aftas, faringite, amigdalite. Deve ser consumido principalmente pelas crianças, velhos e gestantes. É o capitão dos alimentos.

Alho:
É indicado nas doenças catarrais e crônicas, bronquites, falta de respiração, turberculoise, pneumonia, asma, resfriados e gripes, pressão alta, varizes, toxinas intestinais, ácido púrico, cálculos diabete, difteria, fígado, rins, bexiga, esgotamento, insônia, picadas de animais venenosos. Favorece a digestão e é depurativo do sangue. Alho com leite combate a tosse e é vermífugo. Porém, nos casos de hipertensão arterial e lactantes usá-lo comedidamente.
Um das receitas do alho. Foi descoberta pela UNESCO, em 1971, nas ruínas de um mosteiro tibetano, nunca tabuinha de terra-cota. Calcula-se que foi inventada pelos anos 3000 a 2000 antes de Cristo.

Indicações: Liberta o organismo dos depósitos de gordura e de cálcio, dá elasticidade aos vasos sangüíneos, previne o enfarte, esclerose, envelhecimento cardíaco e estreitamento dos vãos do coração. Evita epilepsia e formação de tumores. Rejuvenesce o organismo.
Preparação: Descascar e levar 300 gramas de alho, esmagá-lo e colocá-lo com 300 gramas de álcool 96º. Fechar bem o recipiente e deixar em repouso em lugar fresco e escuro por 10 dias. Depois espremê-lo e coá-lo. Começa-se o tratamento: tomar com leite ou água, sempre antes das refeições, conforme este esquema calculado em gotas:

Dias no café almoço janta
1º 1 gota 2 gotas 3 gotas
2º 4 gotas 5 gotas 6 gotas
3º 7 gotas 8 gotas 9 gotas
4º 10 gotas 11 gotas 12 gotas
5º 13 gotas 14 gotas 15 gotas
6º 15 gotas 14 gotas 13 gotas
7º 12 gotas 11 gotas 10 gotas
8º 9 gotas 8 gotas 7 gotas
9º 6 gotas 5 gotas 4 gotas
10º 3 gotas 2 gotas 1 gotas

Nota Bem! Do 11º dia em diante tomar sempre 25 gotas em cada uma das refeições até acabar toda a dose. Aconselha-se repetir o tratamento depois de 5 anos. Deve fazer este tratamento quem tem colesterol e cálcio e dos 45 a 50 anos em diante.
Alho-porró: Possui enxofre e sulfurreto Cura as glândulas intestinais, fígado, pâncreas, vesícula, rins... evita a formação de produtos de fermentação e de putrefação. Abre o apetite e forma o sangue. Come-se como legume, em salada e em sopas e como condimento

Bibliografia:Saúde pela alimentação. 3º edição. Frei Adelar Primo Rigo. Editora São Miguel. 1990. Caxias do Sul. RS

Amendoim: Seu óleo é rico em ácido linoléico. É uma dieta para a hipertensão arterial. Tem alto teor de vitaminas B1, B2 e E e em sais minerais fósforo, potássio, cálcio, cobre e ferro. É bom para a prisão de ventre. Come-se cru. Emprega-se na cura de doenças da pele, do coração e do sistema circulatório e metabolismo.

Arroz. Faz parte da alimentação mundial. Compõe-se de proteínas, hidrato-de-carbono, pouca gordura. O arroz tem alta cota de sais minerais e celulose. Na vitamina B1 combate o beribéri. Combate a hipertensão arterial, dormência, formigamento, sensação de queimação dos pés, câimbras, inchação das pernas, distúrbios mentais mentais, apatia, delírio e perdas de memória.

Aspargo.
Serve no regime dos obesos. Mas preparado com outras calorias como manteiga, ovos, nata e farinhas, é alimento para os anêmicos. Ativa as células renais, é bom no tratamento de eczemas. É sedativo para o coração e as debilidades cardíacas, regulariza as funções circulatórias. Para isso coze-se 50 gramas de brotos num litro de água e toma-se 3 xícaras por dia em jejum de manhã, antes do almoço e da janta. Limpa as impurezas do sangue. Elimina as areias dos rins e cura a gota. Em 100 gramas de brotos num litro de água, ferver e reduzir a 2/3 e tomar 3 xícaras, cura hidropesia, icterícia, fígado, baço, cálculos renais, gota, amenorréia e dificuldades de urinar.
Mosquitos, vespas e abelhas são afugentadas com a fricção de brotos e com azeite passando nas mãos e pés, cozinhado em banho-maria de 10 a 15 minutos.

Aveia: É um dos melhores alimentos reconstituintes, empregada no período pós-operatório de grandes e pequenos cirurgias e em todas as enfermidades acompanhadas de emagrecimento. Tem um respeitável taxa de minerais e vitaminas B1, B2, fósforo e ferro em nível excepcionais para o consumo. Das proteínas de aveia destaca-se os amidáceos de crescimento. A aveia tem a virtude, ao mesmo tempo, de alimento e de remédio para as crianças e pessoas debilitadas e anêmicas.
A farinha de aveia é uma boa alimentação para fazer mingau o desjejum, fazer bolinhos, biscoitos e bolos.

Bibliografia:Saúde pela alimentação. 3º edição. Frei Adelar Primo Rigo. Editora São Miguel. 1990. Caxias do Sul. RS

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

CUIDANDO A SAÚDE DOS PÉS

Cuidando da saúde dos pés

Para ter pés saudáveis, observe as dicas abaixo:
Bolhas: Não fure bolhas. Limpe bem o pé e coloque um curativo.
Hidratação: Use creme hidratante à noite, até três vezes por semana.
Meias: Use meias de algodão, que absorve o calor.
Odor: Para evitar mau odor, mantenha os pés e sapatos limpos e secos.
Relaxamento: Banho de vapor, massagem.
Sapatos: Bico fino provoca calosidade.
Fungos: Para evitá-los, não use o mesmo sapato todos os dias.
Limpeza: Limpe bem os sapatos e deixe-os secando ao sal.
Saltos: Os saltos de 4 centímetros evitam calos e possíveis dores na coluna.
Sola do pé: tome cuidado ao lixar a sola do pé, para que a pele não fique muito fina.
Unhas: Para evitar unhas encravadas, corte-as retas e com os cantos arredondados.

Calendário Sagrado Coração de Jesus. Ed. Vozes. Petrópolis RJ. 2008

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

DICAS DE COZINHA

Dicas de cozinha
Para as batatas fritas ficarem crocantes, descasque, pique e coloque-as em uma tigela com água sem sal e uma colher de álcool. Deixe na geladeira durante umas duas horas antes de fritá-las.

Para eliminar o odor da dobradinha coloque na primeira fervura partes iguais de água e leite.

O purê de batatas ficará mais saboroso se você acrescentar uma clara batida em neve às batatas já cozidas e amassadas.

Dê um sabor diferente ao café misturando ao pó uma colher de chá de chocolate antes de colocar água.

O melão, quando estiver aguado e não for doce, não use açúcar: pulverize a fatia cortada com uma pitadinha de sal

Calendário do Sagrado Coração de Jeseus. Editora Vozes. Petrópolis. 2008

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

LABIRINTITE,DICAS DE COZINHA. CONSERVANDO ALFACE, FRUTAS COLORIDAS.

Labirintite
Norma C.C.C. Zanatta
1 colher de limão galego
½ colher de mel
1 colher de água morna
Modo de proceder
Mexer bem e tomar em Jejum

Obs: espremer o limão e colocá-lo em um vidro, não estraga, para ser usado mais vezes.

Dicas de Cozinha
Carne macia: se os bifes que você comprou não estão um primor de maciez, tente colocar um pouco de conhaque sobre eles, enquanto ainda estão crus. Se não tiver conhaque pode colocar cachaça mesmo. O álcool amacia a carne e não vai deixar gosto.

Conservando alface:
Para conservar a alface por alguns dias borrife com água e embrulhe-a em um pano limpo e úmido. Coloque na geladeira e tom o cuidado de conservar a esta umidade até a hora de usar.

Frutas coloridas:
Depois de cortar as frutas em pedaços (para uma salada de frutas por exemplo), borrife tudo com suco de limão ou de abacaxi. Assim elas não mudarão de cor e ficarão com o sabor original.

Seleção de Suriman N. de Souza Junior
Rio de Janeiro RJ
Calendário Sagrado Coração de Jesus. Ed. Vozes. Petrópolis RJ. 2008

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

FILTRO SOLAR

Filtro Solar
Muita gente insiste em não se proteger do sol. Um erro! Afinal, os raios desse astro têm muita energia e podem mudar a estrutura da pele. Basta ver as bolhas, as queimaduras e a vermelhidão que aparecem para comprovar. Sem falar da perda de elasticidade da pele e no desenvolvimento de células desse tecido diferentes das normais (doença chamada câncer) que surgem a longo prazo. Para proteger a pele, basta usar filtro ou bloqueadores solar. Por quê? Os bloqueadores contêm partículas finas, que refletem os raios solares, impedindo que eles entrem na pele Os filtros,ao contrário, os absorvem, mas os transformam em outros tipo de energia, como calor.

O Globo 13-07-2003
Calendário Sagrado Coração de Jesus. Editora Vozes. Petrópolis.2008. RJ

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

DICAS DE BELEZA

Dicas de Beleza
Gelatina embeleza o cabelo: eis um truque para deixar seu cabelo mais sedoso e brilhante: acrescente uma colher de sopa de gelatina em pó, no frasco de seu xampu preferido. O segredo é que a gelatina, sendo proteína pura, vai aumentar a resistência e melhorar a aparência dos cabelos.

Cabelos macios e sedosos: Se as pontas de seu cabelo estão queimados ou descoloridas, corte-as antes de lavar a cabeça. E, uma vez por semana, passe óleo de amêndoa doces, amornado em banho-maria, nos cabelos. Isso os tornará macios e sedosos.
Use ar frio para fixar o penteado: Assim que você acabar de secar seus cabelos com o secador ligado no ar quente, passe para o frio e espere 5 minutos. Além de você não correr o perigo de ficar resfriada ao sair do secador, o penteado vai durar muito mais.
Do livro As 1001 dicas de Cláudia. Ed. Abril
Calendário Sagrado Coração de Jesus. Editora Vozes. RJ. Calendário 2008

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

GOTA (O que è)

Gota

É uma artrite das pequenas juntas acompanhada de fortes dores, inchaço e vermelhidão. Quando se propagam, deformam as juntas. É uma desordem metabólica caracterizada por surto de artrite aguda, com depósito de tofáceos de urato de sódio. A lesão patogênica da gota é um conglomerado de cristais de urato e ácido úrico. O primeiro estágio da gota é no dedo do pé: os uratos depositam-se nas cartilagens, articulações, no osso epifisário, tendões e bolsa sinoviais. Pode ocorrer nos tecidos moles como rins. Os uratos produzem necrose local seguida por uma reação orgânica com proliferação de tecidos fibroso. No segundo estágio da gota ocorrem crises artríticas que podem dar no tornozelo ou no joelho levando a uma artropatia úrica determinado deformação.
Eronita de Aquiles Costa, Nutricionista
Porto Alegre /RS
Calendário Sagrado Coração de Jesus. Editora Vozes. 2008. RJ