terça-feira, 28 de outubro de 2008

COMOPRIMIDOS DE CREOLINA, SABÃO DE ABACATE,ASMA, CURAR ASMA E BRONQUITE, PROPOLINA, DIABETE

COMPRIMIDOS DE CREOLINA (Farmácia)

Ingredientes
Farinha de trigo

Modo de fazer
Colocar a farinha de trigo numa travessa e dar tostada para tirar a umidade. Após fazer uns furinhos com a cabeça de fósforo e a pós pingar creolina dentro dos furos com a conta gota e cobri-los com a própria farinha e deixá-los com a própria farinha e deixá-los secar por alguns dias. Após peneirar e guardá-los em 1 pote. Tratamento Tomar um comprimido pela manhã e a noite durante 21 dias

Tratamento de vinte e um dias
Primeira semana uma gota de manhã e uma gota a noite. Segunda semana duas gotas de manhã e duas a noite. Terceira semana três gota de manhã e três a noite. Esta receita mata os tipos de vermes e ainda cura as doenças dos pulmões.

Tratamento
Para todos os tipos de vermes. Creolina de farmácia. Tomar em Jejum e a noite um gota de creolina. Pode pingar a gota no leite ou numa banana amassa ou no açúcar para engolir melhor.

Sabão de Abacate:
Ingredientes
8 kg de abacate
1 kg de soda
3 litros de sebo
8 litros de água
Modo de fazer
Mistura tudo até que o sabão fique pronto

Asma
Noêmia Zanatta
3 laranjas
3 melhoral
Mel
Cortar as laranjas e colocar mel, melhoral e colocar no forninho (fogão)
Comer 1 laranja por dia

Curar Asma e Bronquite
Noêmia Zanatta
Ingredientes
2 beterrabas
Açúcar
Cortar as beterrabas em rodelas. Colocar uma camada de beterrabas e outra de açúcar. Colocar no sereno. No outro dia tomar a água. Bater no liquidificador a beterraba e comer crua.
Para tirar bronquite e asma
Mel com manteiga ou margarina

Propolina

Ingredientes
1 litro de álcool de cereais
300 gr. de propolina

Modo de fazer
Deixar 15 dias em infusão. Após coar ou filtrar
Tomar 20 gotas por dia

MB: Com (Borra) resíduo misturar com glicerina, fazer uma pomada para as feridas.

Receita fornecida por 1 bugre.
Fazer o chá com tansagem. Colocar as folhas dentro da água fervida, deixar 10 minutos cobrindo com tampa, não pode ser panela de alumínio.
Deixar esfriar e tomar com uns graozinhos de sal. Pode tomar a vontade. Guardar na geladeira. À noite tomar pouquinho de sal amargo com essência de limão. Esta receita e para curar o câncer


DIABETE: O consumo regular de linhaça favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue. Esta é uma excelente notícia para os insulina-dependentes.
- Vitalidade física: Um dos mais notáveis indicativos de melhora devido ao consumo de linhaça é o incremento progressivo na vitalidade e na energia. A linhaça aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia celular. Os músculos se recuperam da fadiga do exercício metabólico e a eficácia na produção de energia celular. Os músculos se recuperam da fadiga do exercício.
Retenção de líqüidos: O consumo regular de linhaça, ajuda aos rins a excretar água e sódio. A retenção de água (Edema) acompanha sempre à inflamação de tornozelos, algumas forma de obesidade, síndrome pré-menstrual, todas as etapas do câncer e as doenças cardiovasculares.

MODO DE Usar: Duas colheres de sopa por dia, batidas no liquidificador, se mistura em um copo fruta, ou sobre a fruta, ou com aveia, oiogurte no café da manhã ou no almoço. Podem tomar pessoas de todas as idades (crianças, adolescentes e anciãos). Inclusive mulheres grávidas.
Fonte: Xerox sem identificação

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

RECEITAS E DITOS POPULARES (Lauro Zanatta)

Comprimidos de Creolina (farmácia)
Ingredientes
Farinha de trigo
Creolina (farmácia)
Modo de fazer
Coloque farinha de trigo numa travessa e dê uma tostada para tirar a umidade. Após fazer uns furinhos com a cabeça de um fósforo, depois pingar com um conta gota em cada furinho, após cobri-los com a própria farinha e deixá-los secar por alguns dias. Depois peneirar e guardá-los em 1 pote.
Tratamento:
Tomar um comprimido pela mão e a noite durante 21 dias.
Obs: Para todos os tipos de vermes. A creolina de farmácia que possui uma estrela. Tomar em jejum e a noite uma gota de creolina. Pode-se pingar a gota no leite ou numa banana amassada ou no açúcar para engolir melhor.

Receita tirada do Livro Farmácia da Natureza.


Oração Temporais

Se for pedra, se for chuva que o vento, vá a terra, se for vento que vá ao mar, se for pedra que vá ao mato, em nome da Deus e da Virgem Maria. Rezar 3 Ave Maria
Jovelina Basílio

Del Fulminen dela tempesta libera dominum
Rafael Eker

Santa Barbara, São Jerônimo, lá no céu está escrito de abrandar esta tormenta com sal e água benta.
Maria Basílio

Bento neste fulgente debaixo da árvore da Vera Cruz, benzo com fé, em nome de Deus e Maria José.
Neli Cardoso de Aguiar

Nossa Senhora benta aclama esta tormenta em nome da Virgem Maria.
Neli Cardoso de Aguiar

Fazer uma cruz com sal num prato branco e por na rua.

Se as nuvens correm no céu na direção do mar para a terra, larga os bois e fogem dela.
Dionísio Dutra

Se correm da terra para o mar, pega os bois e vai lavrar.
Dionísio Dutra

Se for Pedra o se for vento ou nosso humildade debaixo da árvore da Vera Cruz. Benzo com fé em nome de Maria e Jesus e José.
Marcílio Cardoso de Aguiar

Em nome de Deus e da Virgem Maria
Chuva na terra
Vento no ar
E Pedra no mar
Petrolini

Temporal
Corta o tempo com machado em forma de cruz
Coloca sal sobre um prato e faz um cruz

Aroeira
Cumprimenta ela no pé. Cumprimenta 3 vezes em forma contraria.

Benzedura de íngua
Marcar 1 estrela 3 vezes, durante 3 dias
Estrelinha minha íngua diz que seques tu
Diz que seques ela e vivas tu (diz 3 vezes)

Bicheira (cura)
10 em 10 9 em 9 8 em 8 7 em 7 6 em 6 5 em 5 4 em 4 3 em 3 2 em 2 1 em 1 e não ficará nenhum Fazer esta enunciado 3 vezes. Reza 1 Ave Maria

Nossa Senhora quando pelo mundo andou muito sol na cabeça dela entrou. Com que tiraria um pano lavado e 1 copo de água fria. Reza uma Ave Maria Repete 3 vezes

Mau Jeito
O que eu cozo, fio torto, fio torcido, veia reforçada, nervo fora do seu lugar, isso mesmo no que eu cozo, assim como eu sou, como o sol nasce na serra, entra no mar assim como fio torto, vá pró teu ser, teu estar e por teu lugar.
Repete 1 Ave Maria
Repete tudo novamente reza outra Ave Maria
Em Louvor de São Simão que seja tirada com a mão, louvor a Nossa Senhora, a cruz de Cristo. Amem Pega um pano preto e começa a cozer. No fim de tudo reza 1 Salve Rainha. Faz 3 dia e para 1 dia e depois segue novamente.

Lua Cheia – caseira cheia. Planta-se batata doce, aipim, amendoim etc...
Lua Nova Abóbora, feijão, ervilha, fava (espiga)
Lua minguante (castração de animais) podas e demais plantas, corta-se madeira para não carunchar etc...
Crescentes (podas)

Quando plantas algumas sementes não deve ter lua.
Plantar quando a lua não vê. Os pássaros comem tudo

Castração deve amarrar com um cordão. Depois colocar um sprei branco.

- Chá de batata doce. Bom para baixar o colesterol e para quem gosta de açúcar.
Coletânea de receitas e ditos populares (Lauro Zanatta)

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

CROMPRIMIDOS DE CREOLINA (farmácia)

Comprimidos de Creolina (farmácia)
Ingredientes
Farinha de trigo
Creolina (farmácia)
Modo de fazer
Coloque farinha de trigo numa travessa e dê uma tostada para tirar a umidade. Após fazer uns furinhos com a cabeça de um fósforo, depois pingar com um conta gota em cada furinho, após cobri-los com a própria farinha e deixá-los secar por alguns dias. Depois peneirar e guardá-los em 1 pote.
Tratamento:
Tomar um comprimido pela mão e a noite durante 21 dias.
Obs: Para todos os tipos de vermes. A creolina de farmácia que possui uma estrela. Tomar em jejum e a noite uma gota de creolina. Pode-se pingar a gota no leite ou numa banana amassada ou no açúcar para engolir melhor.

Receita tirada do Livro Farmácia da Natureza.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

BEBIDA PACOMIENNE

Bebida Pacomienne
Licor de Ervas
Licor de ervas medicinais elaborado com fórmula Francesa – Ir. Pacomio –
Marista
1. Composição
Entram na sua composição cerca de 40 espécies medicinais, havendo entre elas ervas européias: Franca, Alemanha, Espanha e Itália. A Fórmula original foi aperfeiçoada com o acréscimo de plantas brasileiras devido a sua riqueza e propriedades curativas.
A fabricação é artesanal e a essência é extraída pelo processo de destilação. As ervas são cultivadas em horto próprio e colhidas no ponto certo de sua maturidade, para poder ter o melhor rendimento de suas propriedades. Existem cuidados especiais não só de cultivo mas de secagem e conservação em ambiente adequado e no aprazível clima de Garibaldi.
Na composição entram ainda álcool e sacarose, elementos necessários para a conservação e transporte. O tratamento dado é semelhante aos bons vinhos com o acréscimo de algumas técnicas “segredos”, para conseguir a perfeição da mistura e poder curativo. Sem o predomínio de um determinado sabor e sim um paladar complexo que poucos apreciadores sabem definir, mesmo depois de provar muitas vezes. Em geral, quando mais se tenta descobrir o sabor, mais complexo e delicioso fica o paladar.
2. Indicações
É digestivo muito eficaz, com ação duradoura para problemas de estomago, fígado e intestinos. Também é utilizado como aperitivo, levemente refrigerado. Um excelente acompanhante do cafezinho, bastando apenas algumas gotas numa xícara. Há outros usos como aspergir levemente um pedaço de bolo ou torta, dando realce aos componentes, especialmente ao chocolate.
3. Cuidados
Pode ser guardado por bastante tempo mas em lugar que não fique exposto ao sol ou ao calor, como todo bom vinho. Não contém conservantes por ser uma fórmula produzida antes da entrada dos produtos químicos para conservação de bebidas e alimentos, em geral prejudiciais a saúde.
Sua produção é limitada, por um questão de matéria prima. Quem consegue uma garrafa é privilegiado, pois está saboreando um néctar medicinal extraído da mãe natureza – mestra da vida e saúde.
Garibaldi – RS . 1993 Irmão Marista de Garibaldi - RS

domingo, 19 de outubro de 2008

NÓZ

Nóz:
É um alimento de origem vegetal, contém proteínas em alta quantidade e gorduras (50%), de grande valor calórico. Ainda é rico em fósforo, ferro, tendo poucas vitaminas A e C, porém é excelentes fonte de vitamina B1, B2 e B5.

sábado, 18 de outubro de 2008

NABO

Nabo: Utiliza-se tanto a folha como a raiz. Regulariza-se a inflamação do intestino, purifica o sangue, dissolve e elimina os cálculos da bexiga e dos rins. É refrescante, diurético e alcalinizante.
Com seu suco e ,mel prepara-se o xarope para a tosse, coqueluche, bronquite crônica. Cortá-lo em rodelas fina, coloca-se num recipiente e colocar por cima açúcar ou mel, deixar no sereno um noite, escorrer o xarope e tomar uma colherada 4 vezes ao dia: elimina os catarros pulmonares.
Utiliza-se a raiz e as folhas em caldo, sopa, guizados. Ralado, come-se em salada.
O nabo deve constar obrigatoriamente na nutrição dos idosos, devido as suas vitaminas e sais minerais, que aumentam a capacidade mental. É um escudo para a vida dos idosos. Combate a obesidade, que vem da vida sedentária. É fonte importante de energia para a atividade muscular dos idosos, que assim terão equilíbrio energético

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

DENTE-DE-LEÃO;ERVILHA; ESPINAFRE. FEIJÃO; LENTILHA;; MESTRUÇO;; MOSTARDA

Dente-de-leão (Pissa-can): É diurético, aperiente, estomacal, depurativo do sangue, combate a hidropesia, hemorróidas, perturbações do fígado, inte3stino, diabete, anemia, nevralgia, reumatismo, gota, ácido-úrico, putrefação intestinal, prisão de ventre, arteriosclerose e cura muitas outros enfermidades.
O suco das folhas e das raízes é alcalinizante. Com cenoura e com folhas de nabo, combate as doenças da espinha dorsal, dos ossos, a pioréia a cárie dentária. Tomar chá de duras a três vezes ao dia, durante 3 a 4 semanas. Come-se as folhas tenras em salada.

Ervilha:
É rica em proteínas, de fácil digestão para os enfermos e convalescentes, é boa dieta os obesos. Produz muitas calorias quando secas. A verde é menos nutritivas, mas superior aos outros legumes. Faz-se sopas e farinha nutritivas. Combate os nódulos benignos das mamas.

Espinafre:
Mistura-se com as sopas e em outros alimentos e verduras. Contém todas as vitaminas e quase todos os sais minerais. Ocupa um lugar de destaque no regime nutritivo. Dizem que substitui meia farmácia, devido às suas propriedades medicinais. Restaurador da anemia e do sangue após as operações. Ocupa o primeiro lugar entre as hortaliças. É remédio para o fígado, icterícia, vesícula biliar, pâncreas, estômago, intestinos, prisão de ventre e é laxante.

Feijão:
Em geral. Tem grande valor nutritivo e variadas proteínas. É um dos melhores alimentos de sustentação e resistência, na debilidade e desnutrição.
Combate a acidiose, inchação, indigestão, flatulência e diabete. Cataplasma de farinha de feijão acalma as dores reumáticas, ciáticas nevralgias. É na casca que se encontram sais minerais. Se for pesado passar no liquidificador.

Lentilha:
É muito nutritiva, possuindo ferro, proteínas, hidrato-de-carbono, vitaminas B1 e B2 e seu complexo. É alimento para anêmicos e as mulheres grávidas e lactantes e para quem perda crônica de sangue. Cura úlceras pepéricas e mioma uterino sangrento.

Mestruço (Amestruz): É uma boa salada e tem um bom teor de vitamina C, clorofila, ferro, arsênico e glocócidos. Aumenta o metabolismo. Estimula e renovação do sangue. Fomenta e secreção dos sucos gástricos e da bílis, aumenta e eliminação das substâncias do ácido úrico

Mostarda:
É boa para curar as doenças dos órgãos digestivos e catarros, reumatismos muscular e nervos. Misturar o seguinte: 11 gramas de mostardas, 2,5 gramas de cânfora, 5 gramas de óleo de rícino, 0,75 gramas de extrato de trovisco e 31 gramas de álcool e fazer massagem.
Cura bronquite, inflamação da pleura e pneumonia. Estimula a respiração e a circulação: aumenta a circulação sangüínea nas mucosas intestinais e nos órgãos glandulares.
Sua sementes é recomendável em transtornos dos órgãos digestivos como: eructação, ácidos gástricos, úlceras do estômago e duodeno, cólicas do fígado, inflamação crônicas da vesícula, cálculos e prisão de ventre. Combate as lombrigas, intoxicação, enjôo, dor de cabeça, subida do sangue à cabeça, cansaços de doenças cardíacas. Para tudo isso toma-se uma pequena porção de sementes de mostardas com um pouco de água fria, tomar um hora antes das refeições.
Serve para condimentar os alimentos e fazer bolos e bolinhos.

Bibliografia:Saúde pela alimentação. 3º edição. Frei Adelar Primo Rigo. Editora São Miguel. 1990. Caxias do Sul. RS

DENTE DE LEAO

Dente-de-leão (Pissa-can): É diurético, aperiente, estomacal, depurativo do sangue, combate a hidropesia, hemorróidas, perturbações do fígado, inte3stino, diabete, anemia, nevralgia, reumatismo, gota, ácido-úrico, putrefação intestinal, prisão de ventre, arteriosclerose e cura muitas outros enfermidades.
O suco das folhas e das raízes é alcalinizante. Com cenoura e com folhas de nabo, combate as doenças da espinha dorsal, dos ossos, a pioréia a cárie dentária. Tomar chá de duras a três vezes ao dia, durante 3 a 4 semanas. Come-se as folhas tenras em salada.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

PROPOLINA

PROPOLINA
+ Danilo Chesini

Ingredientes
1 litro de álcool de cereal
300 gramas de propolina
Modo de fazer
Deixar em infusão durante 15 dias. Após coar ou filtrar com o papel da melita.
Tomar 20 gotas ao dia.

Nt: Com (borra ou o resíduo), misturar com glicerina, para fazer um pomada para curar as feridas.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

METEOROLOGIA (COSTUMES DOS ITALIANOS)

METEOROLOGIA

Segundo tudo indica, a maioria dos nossos imigrantes italianos – fala-e em setenta por cento – era analfabeta. Como faziam então para se orientar em relação ao tempo e às fases da lua, se não tinham relógio e, se conseguissem uma folhinha para colocar na parede, não sabiam ler?
Quando ao horário se orientam pela posição do sol. Claro que levando em conta as estações do ano, pois em cada uma delas o sol tem horário diferente para nascer e se pôr. E há ainda a posição geográfica em que a pessoa se encontra. Assim no inverno, para quem morava em entre montanhas, às quatro da tarde anoitecia.
Outro ponto de referência era a sombra do próprio corpo. Dependendo da época do ano, quando a pessoa conseguia pisar na própria cabeça, era meio-dia em ponto. Se não havia sol, orientavam-se pelos falos, que costumam contar um pouco antes de meio-dia. Zé Le undeze a méza – diziam – parche i gai i gá scominsia a cantar (São onze e meia, porque os galos começaram a cantar).
Atribuía-se muita importância à lua. Como se sabe, o seu movimento de translação ao redor da terra se dá a cada 27 dias, sete horas e 43 minutos, dividido em quanto fazes ou quartos; crescente, cheia, minguante e nova.
Partindo-se do princípio que na lua crescendo as plantas acumulam mais selva na parte fora da terra, e na minguante, nas raízes, as árvores destinados a fazer cabos para as ferramentas e principalmente para as construções eram cortados na minguante e principalmente para as construções eram cortadas na minguante. Caso contrário, demorariam muito a secar, carunchariam facilmente e durariam menos. Se o seu uso não fosse urgente deixavam para cortá-las na crescente, pois durariam mais.
O contrário devia-se levar em conta na colheita da alfafa: se fosse cortada na crescente, desenvolveria mais rápido. As cebolas não podiam ser transplantadas na crescente, pois no meio das folhas facilmente apareceria uma haste dura, com uma flor na ponta e, em conseqüência, o bulbo seria menor.
Outra conseqüência era a duração menor do produto, que não raro estragava quando estocado no porão. Idem com o repolho que, plantado na crescente, dá uma cabeça pouco maciça. E a mandioca, que produz ramas maiores e raízes menores.
O milho, colhido para ser armazenado em espigas, caruncha mais se colhido na crescente.
Poda de árvore deve ser feita na minguante, quando a seiva se encontra centrada nas raízes. Como regra geral valia o seguinte: O que dá seus frutos embaixo da terra deve ser plantada na minguante. O que se reproduz por estacas, plantar na minguante de maio.
A lua também influía no trato com os animais e as aves. Colocar ovos para chocar - sempre nos primeiros dias após a cheia. Vinte e um dias depois, os pintinhos descascavam, fortes e sadios. Castrar animais, nunca na crescente: a ferida demoraria mais para cicatrizar.
Igualmente por meio da lua podiam prever se teriam tempo chuvoso ou seco. Isto era importante para o tipo de vida que levavam. De fato, como deixar na roça as espigas de milho colhidas, se chovesse durante a noite ou no dia seguinte? Como deixar a alfafa amontoada ao relento, o trigo em feixes, os perdões de milho para alimentar o gado no inverno, que levavam três dias para secar?
Para um bom administrador, saber antever o tempo era questão quase de vida ou morte. Se a previsão fosse de chuva para o dia seguinte, preparavam-se para carnear porcos, buscar farinha no moinho, scartossar (despalhar) milho, fazer certos de strope (vimes) enfim, programar-se para não perder tempo. Irritar-se e brigar com o tempo não adiantava, parche chi col tempo barufa el fá La mufa (Quem com o tempo briga cria bolor).
Toda a sua “ciência” meteorológica era guardada em provérbios, que sabiam puxar na hora certa
Se el sol se sconde a ciel serêm, El bom tempo se mantien. Se o sol se esconde com céu sereno, o bom tempo se mantém.
Arcobaleno a la matina, piova vicina (Arco-iris pela manhã, chuva próxima).
Quando el gal se lava le recie, diman piove a secie ( quando o galo se lava as orelhas,amanhã chove a baldes).
Co canta el rospo, El tempo se fá fosco (qudndo o sapo canta, o tempo se torna escuro).
Co le formighe vá in processission, da piova zê segno bom (Quando as formigas, de chuva é sinal bom).
Stele fisse fá ciama piova (Estrelas densas chamam chuva)
Tre nuvele fá bom tempo, ter brose rompe El tempo (Três nuvens trazem bom tempo, três geadas rompem o tempo).
Tramonto de naransa, da bom tempo Zé speransa (Pôr-de-sol laranja de bom tempo é esperança).
Cielo pecorin promete um bel matin (Céu com aparência de lã promete um bela manhã).
Quando La luna gá El cul in moía, piove, voiao no voia. (Quando a lua aparece assentada , chove, queira ou não).
Bianco de matina, bom tempo s’incamina (Branco pela manhã, bom tempo se encaminha).
Quando le nuvele le fá el pan, piove ancô e dimán (Quando as nuvens imitam o pão, chove hoje ou amanhã).
Co insolentan le moschete, le giornade se fam foche (Quando incomodam as moscas, as jormadas se tornam foscas).
Nuvele verdeline e negrete, tempestá e saete (Nuvens verdolentas ou pretinhas, tempestades e raios).
Co le saracure canta, a la piova se incampa (Quando as saracuras cantam, a chuva se intala.
Co el gal canta de ora, se el tempo zê bom, vá im malora (Quando o galo canta fora de hora, se o tempo está bom piora).
Nuvole rosse, vento o giosse (Nuvens vermelhas, vento ou pingos).
Acobalém a la sera porta seren (Arco-íris à tarde traz tempo sereno).
Co i ázeni se scolta, El tempo se volta (Quando se ouvem os burros, o tempo muda).
Co le soête cantan a la matina, la piova zê vicina. (Quando as corujas cantam de manhã, a chuva está próxima).
Se il cielo se fá in lana, se no piove ancô, piove questa stimana (Quando o céu se transforma em lã, se não chove hoje, chove nessa semana).
Quando l’aqua fá got, piove fin not (Quando a água faz copinhos, chove até a noite).
Piova de istá, beati chi la gá (Chuva de verão, feliz os que têm).
Se piove al di de Santa Bibiana (2 de dezembro), no ghen manca per quaranta di e na stimana (Se chove no dia de Santa Bibiana, não vai faltar por quaarenta dias e uma semana)
Rosso a la será, bom tempo se spera: rosso a la matina, piova vicina (Vermelho ao anoitecer, bom tempo se espera; vermelho de manhã, chuva próxima).
Se piove al di de la Sensa, par quanta di no fá più senza (Se chove no dia da Ascenção, por quarenta dias não fica sem).
La luna setembrina sete mesi la indovina (A lua nova de setembro adivinha sete meses, isto é, se ela coincide com o tempo seco ou chuvoso, os sete meses seguintes serão de seca ou chuva).
Luna sentada, marinar in pie; luna im pie, marinar sentá (lua sentada, marinheiro de pé; lua de pé; marinheiro sentado).
Arco darente (la luna), piova distante; arco distante, piova darente (Arco perto da lua, chuva distante; arco distante, chuva perto).
Mas ao mesmo tempo advertem que:
Chi del tempo parla, par buzier passa (Quem do tempo fala, por mentiroso passa).
Serrasson altra, piova che salta; serrasson bassa, sol che spaca (cerração alta, chuva que salta; cerração baixa, sol que racha).
Outras conclusões eram, por exemplo: quando o sol se põe por detrás de uma nuvem escura, amanhece chovendo.
Indicativos de chuva eram também o coaxaar das rãs, o cricrilar dos grilos e o zurrar do burro ao anoitecer.
Quando apetava a seca, esperavam ansiosos pelo Dia de Ramos ou a Páscoa, pois o provérbio garantia: Dale Palme o dale ova, pochi i zê i ani Che non piova (Do Domingo de Ramos à Páscoa, poucos são os anos que não chove).
Só não viam com bons olhos os eclipses: El ecrissi, sai del sol Che de La luna, porta fredo, mai fortuna (O eclipse, seja do sol, seja da lua, traz frio, nunca fortuna).
Se estavam fora de casa e começava a trovejar, mas sem chover, não havia motivo para preocupação. Mas se, depois de alguns pingos, começasse a trovejar, ali era meter o pé, que vinha chuva graúda: Se trona sensa piova, no ocorre che te mova: ma se piove dopo toneza, tôtela de la veneza (Se troveja sem chuva , não precisa sair do lugar, mas se chove e depois troveja, foge da lavoura).
O ano bissexto era visto como de safras ruins: Ano bisesto, ano del mezo cesto(Ano bissexto, ano do meio cesto).Mas admitiam que podiam enganar-se, pois dal tempo e dal cul dei tosatei no se pol mai fidarse (No tempo e na bunda das crianças nunca se pode confiar). Ou também: el tempo e i siori i fá sempre quel che i vol lori (O tempo e os ricos sempre fazem o que querem). Chi Zé a querto quando piove, le mato se el se move; se el se move e pó se bagna, El Zé mato se El se lagna (Quem está ao coberto quando chove, é doído se se move; se se move e se molha, é doido se depois se queixa).

Bibliografia:
IOLANDA CESCA QUAINI. Lá stória dei nostri noni. Sobre a imigração italiana no Rio Grande do Sul. Editora Myrian.. Porto Alegre-RS. 2005

domingo, 5 de outubro de 2008

MEDICIONA (COSTUME DOS ITALIANOS) CREOLINA

Medicina
Como nas culturas primitivas em geral, também entre os nossos imigrantes italianos a medicina era toda caseira, à base de ervas, raízes e cascas de árvores. Vão aqui algumas amostras:
Gripe – Colocar uma laranja numa chaleira e deixá-la sobre o fogão até ficar bem quente. Comê-la com casca. Ou então:chá de folhas de pitangueira ou de camomila, ou de laranjeira queimada com brasa e açúcar. Ou ainda, leite quente com mel.

Tosse – Podia ser combatida com chá de folhas de ameixa de inverno, folhas de figueira, alho com mel, limão com mel, malva, gemada com marcela.

Sinusite – Chá de cavaco de coqueiro vermelho.
Coqueluche – Leite de égua ou água de taquara do mato.
Dor de ouvidos (nenéns) Leite materno, banha quentinha, suco de folha de abóbora, aplicados nos ouvidos.
Fígado – Chá de carqueja ou de marcela ou de pessegueiro.
Pneumonia – Erva-de-passarinho.
Congestão de fígado – Pariparoba.
Rins – Chá de cavaco de grapiapunha amarela, ou água de abóbora fervida.
Bexiga – Pata-de-vaca, carrapicho-de-carneiro, quebra pedra, folha de couve ou corticeira.
Hemorróidas- Lavar com chá frio de erva-de-bicho ou fazer banho de assento e também tomar o chá.
Apendicite – Chá de raiz de guanchuma ou de casca de árvore do araticum.
Garganta – amoreira, tansagem.
Azia – Carqueja
Ácido úrico – Rolha de couve, cerejeira, pata-de-vaca.
Tosse em bebês – Manjerona.
Erisipela – Folhas de sabugueiro.
Ferimentos – Para estancar o sangue: penugem de socó ou pó de café com açúcar. Contra infecção: lavar com água de folha de mamona fervida. Isto para evitar o tétano, não para curar o ferimento, que só fecharia depois de parar de usar.
Feridas – Lavá-las com água de picão e lanceta fervidos. Para cicatrizá-las: sebo ou banha.
Queimaduras pequenas ou assaduras: nata. Em casos mais graves: vinagre com farinha de milho.
Furúnculos e tumores – Sabão com açúcar ou cataplasma de linhaça com arroz. Também se usava água de mamona fervida ou folhas de couve esquentada e amassada e untada com banha.
Diarréia – Chá de folhas de pitangueira ou camomila. Esta última era usada contra a febre. Para baixar a febre, também chá de aipo.
Bernes – Pele da casca do ovo. Colocada em cima, o sufoca. Se o berne se localizava no olho, colocava-se em cima uma massa mole de farinha de trigo, a fim de que o inseto entrasse nela.
Inflamação – Lavava-se a parte afetada e tomava-se chá de malva ou cancorosa.
Machucadura – Mentruz
Dor de barriga – funcho, pitangueira ou cascas de romã.
Cólicas menstruais – Camomila ou chá de casca de cebola.
Impurezas no sangue – Chá de folhas de noz italiana.
Umbigo dos recém-nascidos – Banha.
Para acelerar o aparecimento do Sarampo – Chá de raiz de urtigão.
Nevralgias – erva cidreira ou chá de alfafa.
Batidas na cabeça (galo) – Vinagre com sal ou encostar a lâmina fria de uma faca.
Cansaço nas pernas – Lavá-las com salmoura morna.
Intestino preguiçoso – Tomar água na fonte em Jejum. Muito usados foram também o chá de Sene, o Óleo de Palma Christi, o Óleo de Amêndoa e o de rícino. Este último era misturado a todos, uma ou mais vezes ao ano. Era muito comum quando alguém estava com febre tomar óleo, pois esvaziando os intestinos seria mais fácil combater a causa.
Assadura em bebês – Farinha de milho, polvilho ou nata.
Intoxicação – Clister.
As mães, após o parto, ficavam de cama alguns dias, de preferência no escuro. Em casos de partos difíceis, as primeiras refeições eram servidas na boca, a fim de se mexerem o menos possível. Embaixo dos pés colocavam um travesseiro, para evitar hemorragias. A dieta alimentar, durante toda a quarentena, era bem rigorosa. Também não podiam lavar o cabelo.
Para justificar este recolhimento da mãe, explicava-se às crianças que ela precisava ficar na cama para aquecer o bebê que a vizinha tinha trazido. Valiam-se de tudo e de todos os pobres conhecimentos que possuíam, pois, além de alguns farmacêuticos e algumas parteiras, não tinham a quem recorrer.

Além da parteira, outra figura que se notabilizou nas primitivas colônias italianas foi a do giustaósssi. Recorria-se a ele quando alguém fraturava um osso, o que na posição original, usando a força física e a ajuda dos vizinhos para segurar o paciente. Para amortecer as dores , dava-lhe cachaça ou o massageavam com água quente e sabão. Concluído o trabalho, passavam clara de ovo batida, e sobre ela enrolavam um faixa, que acabava grudando à pele. Entre as voltas da faixa colocavam lascas de taquara para deixar firme a parte doente.
Se o fraturado fosse um braço, faziam uma tipóias com o lenço de cabeça da vovó. Mas se fosse uma perna, o doente devia ficar de cama, como recomendava a sabedoria popular: braço a col, gamba a leto (braço ao pescoço, perna na cama). Caso o aparecesse alguma febre, intervinham com chá de aipo e panos molhados ou chá de malva, que é antiinflamatório.
Muitos desses giustaóssi eram mulheres. Mostravam-se realmente habilidosos, o que deu origem ao seguinte provérbio: Tante volte La pratica Del giustaóssi La Val PI Che La gramática Del dotor (Muitas vezes a prática do ajusta-ossos vale mais que a gramática do médico).

Creolina e Simpatias

Além das doenças das pessoas, tinham que encontrar soluções para as dos animais domésticos. As aves, no período mais quente do ano, sofriam de diversos tipos de doenças. Não tendo como curá-las, procuravam ao menos evitá-las passando querosene nas paredes do galinheiro, creolina nos bebedouros e molhavam o milho com água e creolina.
O querosene era também usado no sal para o gado. Ao ouvirem boatos de aftosa, espalhavam o querosene nos lugares onde os animais dormiam. Se um aparecia contaminado, o mantinham no banhado. Ali, alem de conservar frescos os cascos em ferida, não corria o perigo de se machucar e tinha água e pasto verde à vontade.
Ao notarem que um touro ou cavalo estava com bicheira, não tendo mangueira para prendê-lo, nem laço para amarrá-lo e fazer os curativos, tirando os bichos e colocando creolina na ferida, recorriam aos benzedores.
Esses pediam apenas para indicar a direção em que o animal se encontrava e, sem sair de casa, faziam suas orações, e dizem que a coisa funcionava. A condição era que o dono do animal doente não olhasse para o ferimento durante três dias. Os benzedores tinham o compromisso de rezar diariamente para conservar o seu poder.
Para curar verrugas faziam um colar de nove rodelas de sabugo e colocavam no pescoço do animal afetado, e sempre dava certo.
Os vermes eram outra preocupação, tanto para os animais quanto para as pessoas. O mais temido era a solitária, mas, graças a Deus, para ela também havia uma receita infalível: semente de abóbora.
Ao serem picados por cobras, buscavam a força de alguém com poderes para este fim. Segundo nos garantem, dificilmente alguém morria se seguisse as normas sugeridas.
Além de algum conhecimentos trazidos da sua pátria, das ervas e benzimentos, havia uma simpatia muito usada. Consistia e cavar no mato a uma certa profundidade e dali tirar um pouco de terra virgem. Transformada em barro, era um santo remédio para curar ferimentos.
Quando a ferida é furúnculos na pele em geral, não se preocupavam muito. /segundo eles, era uma forma natural de purificação do organismo. Spurgo de pele, sanitá de budele – diziam (Expurgo da pele, saúde dos intestinos).


Bibliografia:
IOLANDA CESCA QUAINI. Lá stória dei nostri noni. Sobre a imigração italiana no Rio Grande do Sul. Editora Myrian.. Porto Alegre-RS. 2005

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

RECEITA DE SABÃO, RECEITA DE SABÃO COM AROMA

Receita de Sabão
Alunos do colégio Lilia Neves (Vila da Quinta 3-10-2008)
Ingredientes
5 litros de óleo de cozinha usado
2 litros de água fervendo
200 mililitros de amaciante
1 quilo de soda cáustica em escamas

Modo de fazer
Colocar, com cuidado , a soda em escamas no fundo de um balde. Adicionar a água fervendo e mexer até diluir a soda. Acrescentar óleo e mexer.Misturar bem o amaciante. Jogar a mistura numa forma de cortar (não de alumínio) as barras de sabão somente no dia seguinte.

Receita de Sabão com Aroma
Alunos da escola Lilia Neves (Vila da Quinta 3-10-2008)
4 litros de óleo comestível usado
2 litros de água
½ copo de sabão em pó
1kg de soda cáustica
5 ml de óleo aromático de erva-doce ou outro a gosto

Modo de fazer
Esquentar á água. Separar meio litro e dissolver o sabão em pó nele. Dissolver a soda cáustica nos litros e meio de água restante. Adicionar lentamente as duas soluções ao óleo e mexer durante 20 min. Adicionar a essência mexendo bem, e despeje nas formas escolhidas (mão pode ser de alumínio). Desenformar apenas no dia seguinte

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

CARURU, CEBOLA, CENORUA,CHICÓRIA(RADICI),CHUCHU,COUVE E REPOLHO,COUVE-FLOR

Caruru
É silvestre, mas comestível, nutritivo e saboroso. Tem altíssima cota de cálcio e ajuda a formação dos ossos e dentes. Prepara-se refogado e com outros alimentos.

Cebola:
É o grande presente que o Criador nos deu. É condimento, alimento e remédio. A cebola, agrião e alho são os melhores purificadores do sangue. É indicada para grande quantidade de doenças respiratória e digestiva, laxativa, depurativa, sudorífica, diurética e poderosa bactericida. Combate o hidropesia, diabete, prisão de vente asma, hipertensão, febres, reumatismo, gota, artrites, e toda as enfermidades infecciosas. Nenhum micróbio resiste à ação do seu suco. Cura a tuberculose, sífilis, tifo e o próprio câncer. O suco de cebola assada com mel e tosse e resfriados.
Cataplasma de cebola cura tumores, inflamações, abcessos, furúnculos e desinfeta chagas, na picada de vespa, abelhas e aranha. Previne o enfarte. Fria ou assada dissolve os coágulos sangüíneos na trombose das coronárias. Combate as gorduras do sangue, amebas e vermes. Contém a insulina natural.

Cenoura
É riquíssima em caroteno, que produz a vitamina A e cura a cegueira noturna e aumenta os glóbulos vermelhos. Combate a anemia, infecção, nefrites, reumatismo, gota, prisão de ventre, tuberculose, fígado, icterícia, catarros, asma e bronquite. O suco cozido com mel cura a afonia e tosse.
Tem grande valor nutritivo devido às vitaminas e os sais minerais. Come-se, crua em salada, cozida com guizado, omelete, coquetéis, bolinhos, sopas, bolos, tortas...
O suco de cenoura tem três vezes mais cálcio que o leite. É boa para doentes e convalescentes.

Chicória (Radici) È depurativa do sangue, digestiva, tônica, diurética, hepatite, vermífuga, rins, menorréia, obstrução dos ovários e artritismo. Ativa a função biliar, purifica o estômago e matriz. Combate catarros crônicos dos pulmões.

Chuchu
É fonte importante de sais minerais: fósforo, cálcio, ferro, sódio, potássio, hemoglobina e enxofre na vitamina B1

Couve e Repolho
Contém vitaminas, enxofre e ajudam a secreção das glândulas e gastrointestinais. Combate a prisão de ventre crônica devido à putrefação bacteriana e do duodeno. São o médico do povo, laxante e oxidante. Combatem asma, bronquite, fígado, icterícia, cálculos biliares e renais, hemorróidas, colites, menstruação difícil e dolorosas, arteriosclerose, reumatismo, gota, lombrigas, parasitas nas crianças, reforçam os nervos, formam o sangue.
Cataplasma cura as úlceras varicosas e aplicas-se nas feridas duas vezes ao dia e também em outras feridas inflamadas. Come-se cruas e mastigadas

Couve-flor
É uma variedade de3 couve e tem as propriedades dos brócolis. Possui grande valor nutritivo.
Maneira de cozinhá-la: quando a água está em ebulição, colocar a couve-flor, tampar a panela e deixar uns 10 minutos, acrescenta-se o sal e para não perder a cor, coloca-se um pedaço de pão torrado no cozimento. O melhor modo de cozinhar seria no vapor ou na panela de pressão, para aproveitar melhor suas vitaminas e sais minerais.

Saúde pela aliimentação. 3º Frei Adelar Primo Rigo. Editora São Miguel. Caxias do Sul RS. 1990