segunda-feira, 26 de abril de 2010

A VIDA BROTA DA NATUREZA

Dieta para qualquer tratamento
Para o bom tratamento com ervas medicinais recomenda-se o seguinte: em geral se proíbe azeite de soja,margarina de soja e outras marcas de margarina, bebida geladas e alcoólicas, café e chá preto.
Em Lugar de azeite de soja, recomenda-se azeite de amendoin, azeite de girassol, azeite de milho.
O chimarrão é desaconselhável nas gastrites, úlceras e problemas de tiróide. Evitar frango de granja. Comer o mínimo de carne, porém, pode-se comer peixe.
A dieta exigida para qualquer tratamento é esta: Evitar totalmente o café, chá-reto, bebidas alcoólicas geladas com gás e alcoólicas.
Tomando chá morno, o efeito é mais rápido, alcançando a cura às vezes com metade do tempo, sobre o chá freio.
O chá de juá vermelho, usado para o coração, é tomado só uma vez ao dia (1 xícara).
Estas normas me foram passadas verbalmente pelo professor Duílio Brancher, juntamente com a fórmula do xarope desintoxicante Geral que transcrevo abaixo.

Bibliografia Angelin Ivo Maracolin. A vida brota da natureza. Chás que curanm. Ed São Cristovão 2002 Erechin. RS

XAROPE DESINTOXICANTE GERAL
MODO DE FAZER
Ervas usadas:
1kg de cacto ralado ou moído; espinheira-santa;carqueja miúda ou graúda;samambaia (a comum); pata-de-vaca; guaco; sabugueiro;arnica, salsaparilha;mastruço;corda de viado
Destas ervas pegar um punhado grande se for seca, e dois se for verde. Ferve tudo no mínimo por duas horas. Pronto deve dar 3 litros com meio quilo de açúcar cristal ou mascavo. Esfriar. Colocar nos vidros e fechar bem. Conservar na geladeira. A quantia que for tomar durante o dia deixar fora da geladeira ou amornar.
Doses: Adultos – tomar 4 colheres das de sopa de hora em hora;
Crianças de 5 a 10 anos – 2 colheres de hora em hora;
Menores de 5 anos 1 colher de hora em hora.
Este xarope faz uma limpeza completa do organismo, elimina toas as inflamações, feridas internas, toxinas ou material estranho ao organismo.
Conselhos que recebi do Irmão Cirilo Korbes sobre a coleta de secagem.
Primeiro identificar a planta. Aí podemos coletar raízes, cascar, sementes, flores e folhas. As folhas devem ser sãs, maduras e verdes. As sementes maduras e secas. A madeira, a casca e as raízes podem ser colhidas de preferência, fora do tempo de crescimento ou circulação da seiva.
Quando as pessoas que trabalham com ervas falam em “dose” normal, isto é, chá preparado à base de folhas verdes e secas. 20 grs de folhas verdes ou secas por litro de água.

Secagem e conservação
Pode ser feito AM sombra , em estufa ou forno, entre 40º a 50º . Ao sol da manhã as aromáticas. Guardá-las, num lugar de temperatura estável, seco, protegido da poeira, insetos, luz e ar, em sacos de papel grosso e em vidros , bem fechados.

MEDIDAS DE USO
20 gramas de erva verde para um litro de água;
10 gramas de erva seca para um litro de água
1 colherada de erva seca pesa 2 gramas
1 colherada de erva verde pesa 5 gramas
Quando se pensa que a planta está bem seca, contém ainda 10 a 12% de água.
A planta seca precisa mais tempo de infusão do que a verde.
Para aplicação externa, o chá de erva, pode ser mais forte, porém,outras vezes menos. É preciso ter cuidado com plantas venenosas.
Um bom método de cura pelas ervas é começar com dose fraca e aumentando cada dia até atingir dez dias, e depois diminuir gradativamente. Não é recomendável usar muito tempo a mesma erva. É bom parar ou trocar, por outra com as mesmas propriedades medicinais. Podemos usar várias ervas na mesma fórmula.
O processo de cura pelas ervas é mais lento, mais suave e mais seguro, com menores conseqüências.

MELHIOR HORÁRIO PARA TOMAR OS REMÉDIOS
Os chás para despertar o apetite toma-se meia hora ou uma hora antes das refeições.
Os chás digestivos, calmantes e para vesícula, toma-se após as refeições.
Os chás para outras finalidades toma-se entre as refeições.
Bibliografia Angelin Ivo Maracolin. A vida brota da natureza. Chás que curam. Ed São Cristovão 2002 Erechim. RS

ÁCIDO ÚRICO
Fazer chá com uma destas ervas: Chapéu de couro, tansagem, erva de bugre(chamada também de guassatonga), sete sangria, quina, ipê, folhas de couve, cerejeira (casca, folha, raiz é melhor), cipó cabeludo, alho, mandioca (folhas) amora (folhas), e moranguinho.
Ácido Úrico;
Um punhado de raízes de urtigão, maceradas. Colocar num litro com 1 xícara de açúcar mascavo. Encher de vinho suave. Deixar em infusão. Deixar durante 6 dias. Coar, tomar 1 colher ao dia. Pode-se usar cachaça no lugar do vinho

Alcoólatra
Colocar um talo de couve em um litro de cachaça, deixar em maceração durante 9 dias, em seguida dar à pessoa uma dose no almoço e outra no jantar. Em pouco tempo, as pessoas perdem o vício da bebida.

Alcoolismo
Matar com água quente 1 minhoca, moer torrada no forno. Tomar uma colher por dia.

Alcoolismo
Xarope de maracujá. Tomar 3 vezes ao dia, ou então tomar 4 talos de couve, numa garrafa de cachaça, depois de 4 dias, coar e usar.

Alcoolismo
Colocar 3 minhocas em 1 garrafa de cachaça, deixar 4 dias em maceração, coar e usar.

Alergia
Uma colher de sal grosso e uma xícara de água, tomar salmoura, 3 pequenos goles por dia. (Todo tipo de alergia se cura com sal grosso).

Alergia
Xarope de uma das seguintes ervas: cascas de paineira, nogueira, mamica de cadela, calêndula, guiné, marmelo (deste pode ser com a fruta ou folha).

Amarelão
10 folhas de limeira: 10 raízes de picão de lavoura; 10 cravos (de tempero); 50grs de canela em cascas; ½ noz noscadas; 6 colheres de açúcar; 2 litros de água. Ferver tudo junto até ficar 1 litro só. Coar e guardar na geladeira.
É um fortificante ótimo, serve para abrir o apetite, além de curar o amarelão
Adultos, 2 colheres das de sopa 3 vezes ao dia. Crianças, 2 colheres das de chá 3 vezes ao dia.

AMÍDALAS: (Inflamadas)
Spongia; Atropa Beladona cc 5; Phitolaca (se encontram nas casas de produtos naturais).
Modo de Preparar
Em 100 ml de água fervida e fria, colocar 30 gotas de cada tipo dos produtos mensionados, e dar 1 colher das de sopa, 3 vezes ao dia.

ANEMIA
“É a falta de glóbulos vermelhos no sangue, com isto se torna fraco. Portanto não é a falta de sangue, mas a má composição dele”. (Jaime Bruning).

Bibliografia Angelin Ivo Maracolin. A vida brota da natureza. Chás que curam. Ed São Cristovão 2002 Erechim. RS.

AMEMIA
Vinho medicinal! Macerar por 10 dias 150gr de semente de funcho, em 1 litro de cachaça ou vinho. Filtrar e colocar em 1 garrafa e tomar um calicezinho antes da refeição
Quando era estudante no internato, acontecia que alguns colegas, na passagem da idade da adolescência para a da juventude, entravam num estágio anêmico. Foi nesta passagem da vida que aprendi com os professores, Frei Angélico e o Frei Pascásio, a seguinte receita de fortificante, que nós o denominamos Anti-Anêmîco.

ANEMIA: (Fortificantes de ovos ou Anti-anêmicos)
1 dúzia de ovos frescos com casca: sumo de limão até cobrir os ovos. Deita-se tudo num vaso de vidro ou de louça, deixando 24 horas em repouso. Acrescenta-se 1kg de açúcar cristal (ou pouco menos); Esmaga-se os ovos e se mistura tudo bem, deixando mais 24horas. Acrescenta-se 1 garrafa de cachaça (ou 1 de vinho e ½ de cachaça) e deixa-se em repouso mais 24 horas. Coa-se então e aromatiza-se com canela, baunilha ou cravo a gosto. Dose: 1 cálice 3 vezes ao dia

ANEMIA
Ferver por 3 minutos 50 gr de casca de quina em um litro de água. Filtrar e beber em cálice 3 vezes ao dia.

ANEMIA - Elixir levanta cavalo
Esta fórmula a transcrevo como me foi ensinada; 1 garrafa de vinho branco licoroso, ou vinho do porto; 1 ovo inteiro, com casca e tudo, bem lavado; algumas migalhas de ferros, compradas na farmácia, ou pregos novos; 1 colher de cal. Colocar tudo dentro da garrafa.
Amarrar bem a tampa e enterrá-la com a boca para baixo, durante 1 mês. Depois, tomar um colher após o almoço e uma colher após a janta.

ANEMIA
Roque Ferronato de Veranópolis, dá estes conselhos a serem adotados na alimentação, centeio, trigo, milho, ovos (crus, quentes, cozidos), feijão, ervilha, fava, lentilha, limão, salsa, frutas cítricas, mamão, manga, couve flor, cenoura, melado e mel. Não são necessários todos os produtos que enumerou. Ele indicou diversos, pois assim se torna mais fácil de obter alguns.
Fazer chá de casca de anta: 20 gr de casca verde para 1 litro de água; 4 a 5 xícaras por dia.

ANGICO VERMELHO
1 punhado de casca de angico, colocar num vidro de nescafé com álcool 96º , após 6 dias, tomar 10 gotas em meio copo de água, para tirar dores. Crianças 5 gotas. Só quando sente dor.
Passar onde sente dor para massagem, o óleo de angico.

ANGICO (ÓLEO)
Cura câncer e todas as infecções.
Modo de fazer: Em um vidro de nescafé, deixar em repouso para infusão no sol, durante 5 dias. Tomar uma colherinha de 3 em 3 dias. Corte e feridas, passar todos os dias.

Bibliografia Angelin Ivo Maracolin. A vida brota da natureza. Chás que curam. Ed São Cristovão 2002 Erechim. RS

ÓLEO DE CASCA DE ANGÍCO VERMELHO
Indicações: Machucadura, manchas pretas e hematomas. Para massagens, dor na coluna e calmante.
Modo de fazer; Coloque num vidro limpo, 01 punhado de casca de angico (200gr) vermelho, azeite de oliveira ou girassol até cobrir bem a casca e colocar o vidro fechado no sol quente durante 10 dias e está pronto. Colocar na batida logo que acontecer.

Polígrafo da Pastoral da Saúde de São Paulo das Missões – RS
Bagé 1998

ANGICO
Nome Cientifico: Pipatadenia colubrina Benth
Família: Leguminosa (mimosácea)
Sinonímias: Angico branco, Cambuí e acácia
Características da planta: Árvore alta. Casca parda. Folhagem miúda, em palminhas, de ramagem bem dispostas, com muitas flores brancas, pequenas. Frutos: pequenos vagens chata, parda, com sementes pequeninas.
Princípios ativos. Tanino, corante, resina e mucilagem.
Propriedades terapêuticas: Emoliente, adstringente e anti-hemorrágico (casca). Combate a tosse, a bronquite, a asma, a faringite e tecidos inflamados. Usa-se também nas debilidades, diarréias, disenterias, escrófulas e inapetências.
Partes usadas.Casca e resina (goma).
Observação: O angico vermelho tem as mesmas propriedades que o branco, podendo ser usado para os mesmos fins e na mesma dosagem.

RECEITAS
Adstringente e anti-hemorrágico. Decocção; 50 gr de casca em um litro de água de água durante 15 minutos. Tomar uma xícara (café), três ou quatro vezes ao dia.
Nos problemas respiratórios. Xarope: 50 gr de resina em um copo de água e meio quilo de açúcar (ou mel). Ferver até o ponto de xarope. Tomar uma colher (sopa), de duas em duas horas.

Nas diarréias e disenterias. Decocção; 20 gr de casca (picada) em um litro de água durante 15 minutos. Tomar um xícara (café), de quatro em quatro hora.

Nas afecções da garganta. Decocção: 50gr de casca (picada) em um litro de água durante 15 minutos. Usar a decocção em gargarejos de quatro em quatro horas.
Na falta de apetite. Decocção: 50 gr de casca ou 25 de resina em um litro de água durante 30 minutos. Adoçar com mel e tomar uma colher (sopa), seis vezes ao dia.

Bibliografia: TERRA, ÁGUA E CHÁ. ED. Projeto Guandu, do projeto Denes, da ADL, do CETAPA e da Prefeitura Municipal de Santa Maria de Jetibá -ES

RECEITA DA ANEMIA E ANGICO VERMELHO

ANEMIA
“É a falta de glóbulos vermelhos no sangue, com isto se torna fraco. Portanto não é a falta de sangue, mas a má composição dele”. (Jaime Bruning).

Bibliografia Angelin Ivo Maracolin. A vida brota da natureza. Chás que curam. Ed São Cristovão 2002 Erechim. RS.

AMEMIA
Vinho medicinal! Macerar por 10 dias 150gr de semente de funcho, em 1 litro de cachaça ou vinho. Filtrar e colocar em 1 garrafa e tomar um calicezinho antes da refeição
Quando era estudante no internato, acontecia que alguns colegas, na passagem da idade da adolescência para a da juventude, entravam num estágio anêmico. Foi nesta passagem da vida que aprendi com os professores, Frei Angélico e o Frei Pascásio, a seguinte receita de fortificante, que nós o denominamos Anti-Anêmîco.

ANEMIA: (Fortificantes de ovos ou Anti-anêmicos)
1 dúzia de ovos frescos com casca: sumo de limão até cobrir os ovos. Deita-se tudo num vaso de vidro ou de louça, deixando 24 horas em repouso. Acrescenta-se 1kg de açúcar cristal (ou pouco menos); Esmaga-se os ovos e se mistura tudo bem, deixando mais 24horas. Acrescenta-se 1 garrafa de cachaça (ou 1 de vinho e ½ de cachaça) e deixa-se em repouso mais 24 horas. Coa-se então e aromatiza-se com canela, baunilha ou cravo a gosto. Dose: 1 cálice 3 vezes ao dia

ANEMIA
Ferver por 3 minutos 50 gr de casca de quina em um litro de água. Filtrar e beber em cálice 3 vezes ao dia.

ANEMIA - Elixir levanta cavalo
Esta fórmula a transcrevo como me foi ensinada; 1 garrafa de vinho branco licoroso, ou vinho do porto; 1 ovo inteiro, com casca e tudo, bem lavado; algumas migalhas de ferros, compradas na farmácia, ou pregos novos; 1 colher de cal. Colocar tudo dentro da garrafa.
Amarrar bem a tampa e enterrá-la com a boca para baixo, durante 1 mês. Depois, tomar um colher após o almoço e uma colher após a janta.

ANEMIA
Roque Ferronato de Veranópolis, dá estes conselhos a serem adotados na alimentação, centeio, trigo, milho, ovos (crus, quentes, cozidos), feijão, ervilha, fava, lentilha, limão, salsa, frutas cítricas, mamão, manga, couve flor, cenoura, melado e mel. Não são necessários todos os produtos que enumerou. Ele indicou diversos, pois assim se torna mais fácil de obter alguns.
Fazer chá de casca de anta: 20 gr de casca verde para 1 litro de água; 4 a 5 xícaras por dia.

ANGICO VERMELHO
1 punhado de casca de angico, colocar num vidro de nescafé com álcool 96º , após 6 dias, tomar 10 gotas em meio copo de água, para tirar dores. Crianças 5 gotas. Só quando sente dor.
Passar onde sente dor para massagem, o óleo de angico.

ANGICO (ÓLEO)
Cura câncer e todas as infecções.
Modo de fazer: Em um vidro de nescafé, deixar em repouso para infusão no sol, durante 5 dias. Tomar uma colherinha de 3 em 3 dias. Corte e feridas, passar todos os dias.

Bibliografia Angelin Ivo Maracolin. A vida brota da natureza. Chás que curam. Ed São Cristovão 2002 Erechim. RS

ÓLEO DE CASCA DE ANGÍCO VERMELHO
Indicações: Machucadura, manchas pretas e hematomas. Para massagens, dor na coluna e calmante.
Modo de fazer; Coloque num vidro limpo, 01 punhado de casca de angico (200gr) vermelho, azeite de oliveira ou girassol até cobrir bem a casca e colocar o vidro fechado no sol quente durante 10 dias e está pronto. Colocar na batida logo que acontecer.

Polígrafo da Pastoral da Saúde de São Paulo das Missões – RS
Bagé 1998

ANGICO
Nome Cientifico: Pipatadenia colubrina Benth
Família: Leguminosa (mimosácea)
Sinonímias: Angico branco, Cambuí e acácia
Características da planta: Árvore alta. Casca parda. Folhagem miúda, em palminhas, de ramagem bem dispostas, com muitas flores brancas, pequenas. Frutos: pequenos vagens chata, parda, com sementes pequeninas.
Princípios ativos. Tanino, corante, resina e mucilagem.
Propriedades terapêuticas: Emoliente, adstringente e anti-hemorrágico (casca). Combate a tosse, a bronquite, a asma, a faringite e tecidos inflamados. Usa-se também nas debilidades, diarréias, disenterias, escrófulas e inapetências.
Partes usadas.Casca e resina (goma).
Observação: O angico vermelho tem as mesmas propriedades que o branco, podendo ser usado para os mesmos fins e na mesma dosagem.

RECEITAS
Adstringente e anti-hemorrágico. Decocção; 50 gr de casca em um litro de água de água durante 15 minutos. Tomar uma xícara (café), três ou quatro vezes ao dia.
Nos problemas respiratórios. Xarope: 50 gr de resina em um copo de água e meio quilo de açúcar (ou mel). Ferver até o ponto de xarope. Tomar uma colher (sopa), de duas em duas horas.

Nas diarréias e disenterias. Decocção; 20 gr de casca (picada) em um litro de água durante 15 minutos. Tomar um xícara (café), de quatro em quatro hora.

Nas afecções da garganta. Decocção: 50gr de casca (picada) em um litro de água durante 15 minutos. Usar a decocção em gargarejos de quatro em quatro horas.
Na falta de apetite. Decocção: 50 gr de casca ou 25 de resina em um litro de água durante 30 minutos. Adoçar com mel e tomar uma colher (sopa), seis vezes ao dia.

Bibliografia: TERRA, ÁGUA E CHÁ. ED. Projeto Guandu, do projeto Denes, da ADL, do CETAPA e da Prefeitura Municipal de Santa Maria de Jetibá -ES

quarta-feira, 21 de abril de 2010

RECEITA " A VIDA BROTA DA NATUREZA"

Dieta para qualquer tratamento
Para o bom tratamento com ervas medicinais recomenda-se o seguinte: em geral se proíbe azeite de soja,margarina de soja e outras marcas de margarina, bebida geladas e alcoólicas, café e chá preto.
Em Lugar de azeite de soja, recomenda-se azeite de amendoin, azeite de girassol, azeite de milho.
O chimarrão é desaconselhável nas gastrites, úlceras e problemas de tiróide. Evitar frango de granja. Comer o mínimo de carne, porém, pode-se comer peixe.
A dieta exigida para qualquer tratamento é esta: Evitar totalmente o café, chá-reto, bebidas alcoólicas geladas com gás e alcoólicas.
Tomando chá morno, o efeito é mais rápido, alcançando a cura às vezes com metade do tempo, sobre o chá freio.
O chá de juá vermelho, usado para o coração, é tomado só uma vez ao dia (1 xícara).
Estas normas me foram passadas verbalmente pelo professor Duílio Brancher, juntamente com a fórmula do xarope desintoxicante Geral que transcrevo abaixo.

Bibliografia Angelin Ivo Maracolin. A vida brota da natureza. Chás que curanm. Ed São Cristovão 2002 Erechin. RS

XAROPE DESINTOXICANTE GERAL
MODO DE FAZER
Ervas usadas:
1kg de cacto ralado ou moído; espinheira-santa;carqueja miúda ou graúda;samambaia (a comum); pata-de-vaca; guaco; sabugueiro;arnica, salsaparilha;mastruço;corda de viado
Destas ervas pegar um punhado grande se for seca, e dois se for verde. Ferve tudo no mínimo por duas horas. Pronto deve dar 3 litros com meio quilo de açúcar cristal ou mascavo. Esfriar. Colocar nos vidros e fechar bem. Conservar na geladeira. A quantia que for tomar durante o dia deixar fora da geladeira ou amornar.
Doses: Adultos – tomar 4 colheres das de sopa de hora em hora;
Crianças de 5 a 10 anos – 2 colheres de hora em hora;
Menores de 5 anos 1 colher de hora em hora.
Este xarope faz uma limpeza completa do organismo, elimina toas as inflamações, feridas internas, toxinas ou material estranho ao organismo.
Conselhos que recebi do Irmão Cirilo Korbes sobre a coleta de secagem.
Primeiro identificar a planta. Aí podemos coletar raízes, cascar, sementes, flores e folhas. As folhas devem ser sãs, maduras e verdes. As sementes maduras e secas. A madeira, a casca e as raízes podem ser colhidas de preferência, fora do tempo de crescimento ou circulação da seiva.
Quando as pessoas que trabalham com ervas falam em “dose” normal, isto é, chá preparado à base de folhas verdes e secas. 20 grs de folhas verdes ou secas por litro de água.

Secagem e conservação
Pode ser feito AM sombra , em estufa ou forno, entre 40º a 50º . Ao sol da manhã as aromáticas. Guardá-las, num lugar de temperatura estável, seco, protegido da poeira, insetos, luz e ar, em sacos de papel grosso e em vidros , bem fechados.

MEDIDAS DE USO
20 gramas de erva verde para um litro de água;
10 gramas de erva seca para um litro de água
1 colherada de erva seca pesa 2 gramas
1 colherada de erva verde pesa 5 gramas
Quando se pensa que a planta está bem seca, contém ainda 10 a 12% de água.
A planta seca precisa mais tempo de infusão do que a verde.
Para aplicação externa, o chá de erva, pode ser mais forte, porém,outras vezes menos. É preciso ter cuidado com plantas venenosas.
Um bom método de cura pelas ervas é começar com dose fraca e aumentando cada dia até atingir dez dias, e depois diminuir gradativamente. Não é recomendável usar muito tempo a mesma erva. É bom parar ou trocar, por outra com as mesmas propriedades medicinais. Podemos usar várias ervas na mesma fórmula.
O processo de cura pelas ervas é mais lento, mais suave e mais seguro, com menores conseqüências.

MELHIOR HORÁRIO PARA TOMAR OS REMÉDIOS
Os chás para despertar o apetite toma-se meia hora ou uma hora antes das refeições.
Os chás digestivos, calmantes e para vesícula, toma-se após as refeições.
Os chás para outras finalidades toma-se entre as refeições.
Bibliografia Angelin Ivo Maracolin. A vida brota da natureza. Chás que curam. Ed São Cristovão 2002 Erechim. RS

ÁCIDO ÚRICO
Fazer chá com uma destas ervas: Chapéu de couro, tansagem, erva de bugre(chamada também de guassatonga), sete sangria, quina, ipê, folhas de couve, cerejeira (casca, folha, raiz é melhor), cipó cabeludo, alho, mandioca (folhas) amora (folhas), e moranguinho.
Ácido Úrico;
Um punhado de raízes de urtigão, maceradas. Colocar num litro com 1 xícara de açúcar mascavo. Encher de vinho suave. Deixar em infusão. Deixar durante 6 dias. Coar, tomar 1 colher ao dia. Pode-se usar cachaça no lugar do vinho

Alcoólatra
Colocar um talo de couve em um litro de cachaça, deixar em maceração durante 9 dias, em seguida dar à pessoa uma dose no almoço e outra no jantar. Em pouco tempo, as pessoas perdem o vício da bebida.

Alcoolismo
Matar com água quente 1 minhoca, moer torrada no forno. Tomar uma colher por dia.

Alcoolismo
Xarope de maracujá. Tomar 3 vezes ao dia, ou então tomar 4 talos de couve, numa garrafa de cachaça, depois de 4 dias, coar e usar.

Alcoolismo
Colocar 3 minhocas em 1 garrafa de cachaça, deixar 4 dias em maceração, coar e usar.

Alergia
Uma colher de sal grosso e uma xícara de água, tomar salmoura, 3 pequenos goles por dia. (Todo tipo de alergia se cura com sal grosso).

Alergia
Xarope de uma das seguintes ervas: cascas de paineira, nogueira, mamica de cadela, calêndula, guiné, marmelo (deste pode ser com a fruta ou folha).

Amarelão
10 folhas de limeira: 10 raízes de picão de lavoura; 10 cravos (de tempero); 50grs de canela em cascas; ½ noz noscadas; 6 colheres de açúcar; 2 litros de água. Ferver tudo junto até ficar 1 litro só. Coar e guardar na geladeira.
É um fortificante ótimo, serve para abrir o apetite, além de curar o amarelão
Adultos, 2 colheres das de sopa 3 vezes ao dia. Crianças, 2 colheres das de chá 3 vezes ao dia.

AMÍDALAS: (Inflamadas)
Spongia; Atropa Beladona cc 5; Phitolaca (se encontram nas casas de produtos naturais).
Modo de Preparar
Em 100 ml de água fervida e fria, colocar 30 gotas de cada tipo dos produtos mensionados, e dar 1 colher das de sopa, 3 vezes ao dia.

ANEMIA
“É a falta de glóbulos vermelhos no sangue, com isto se torna fraco. Portanto não é a falta de sangue, mas a má composição dele”. (Jaime Bruning).

Bibliografia Angelin Ivo Maracolin. A vida brota da natureza. Chás que curam. Ed São Cristovão 2002 Erechim. RS