terça-feira, 31 de agosto de 2010

RECEITA " A VIDA BROTA DA NATUREZA" (com a letra "b")

Bibliografia Angelin Ivo Maracolin. A vida brota da natureza. Chás que curam. Ed São Cristovão 2002 Erechim. RS



Bexiga inflamada
Descascar 1 maçã madura, retirar as sementes, cortá-la em fatias e cozinhar em meio litro de água por 20 minutos. Findo este etempo, filtrar o líquido, adicionar a polpa passada através de uma peneira, juntar um colher de mel. Beber 2 vezes ao dia, por dias consecutivos, até que o distúrbio passe.

Bexiga , males da
Toma-se o chá de cebola previamente cozida sob cinza.

Bicho de pé

1 punhadinho de folhas de catinga de mulata. Fritar na banha. Coar e passe esta gordura no local onde se aninhou o bicho de pé.

Boca inflamada
Nestes casos, que alguns chamam de estomatite, faz-se uma infusão, com 5 gramas de sementes de endro em um litro de água. Ferver, filtrar e utilizar o chá para fazer bochechos

Boca inflamada
Fazer bochechos com chá de goiabeira (folhas). Girânio, jaboticabeira, malva, romãzeira, tansagem.

Bronquite
O abacaxi é uma dos melhores remédios para bronquite. Prepara-se da seguinte maneira: corta-se o abacaxi maduro em fatias. Põe-se numa panela, coloca-se um pedaço de mel em cima e cozinha-se. Cozido, retira-se do fogo, deixa-se esfriar. Coa-se o suco e coloca-se num vidro bem fechado. /toma-se 1 colher (sopa); adultos, 3 a 4 vezes ao dia; crianças, 2 a 3 vezes ao dia.

Bronquite
1 garrafa de vinho tinto; 1 colher (sopa) de cravo; meia colher (chá) de raspa de noz-noscada; 1 pacotinho de casca ; meio quilo de açúcar, ferver tudo durante mais ou menos 20 minutos. Até formar uma calda. Coar. Tomar 3 colheres por dia. Crianças, colher pequena.

Bronquite Asmática
250 gramas de flor de sabugueiro; 1 garrafa de cachaça; meio quilo de mel. Colocar a flor na cachaça durante 10 dias. Coar e acrescentar o mel, mexendo bem. Adultos, 1 colher 3 vezes ao dia. Crianças, 1 colher (chá) 3 vezes ao dia.

Bronquite e Asma
Ferver um punhado de folha de crêm em 1 litro de água, machucar bem as folhas; 800 gramas de açúcar mascavo;ferver 20 minutos; juntar 1 xícara de mel e ferver mais 4 minutos. Tomar de 3 em 3 horas, adultos. Crianças, 3 colheres (chá) de 3 em 3 horas. Conservar em geladeira.

Bronquite: Tosse
1 colher de (sopa) de semente de urucum; 2 xícara de açúcar ou mel; 1 xícara de água fervente. Amassar bem as sementes com pouca água, acrescentar o resto da água e o açúcar, mexer até diluir. Coar. Tomar 1 colher 3 vezes ao dia. Crianças, meia dose.

Bronquite: Tosse
700 gramas de açúcar, ferver até ficar dourado, depois acrescentar 5 folhas de cidreira e 6 folhas de marcela, e 7 flores de cambará. Ferver junto e depois colocar ou acrescentar um garrafa de cerveja preta e ferver até ficar tudo bem misturado.
Tomar 1 colher 4 vezes ao dia.

Bronquite (Ungüento)
Folhas de bardana bem maduras, sebo de ovelha e mel. Fritar por 2 a 3 minutos no sebo a bardana com o mel, coar com pano fino. Untar bem o peito e as costas ao deitar e se cuidar do frio e da umidade.

Bronquite
Tomar uma colherinha de 3 em 3 horas e crianças 1 em cada 5 dias. Óleo de angico

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

RECEITA DE SAÚDE

ANGICO (ÓLEO)

Cura câncer e todas as infecções.
Modo de fazer
Em um vidro de nescafé, deixar em repouso para infusão no sol, durante 5 dias. Tomar uma colherinha de 3 em 3 dias. Cortes e feridas, passar todos os dias.

Ansiedade
1 colher das de sopa de folhas de maracujá; 1 colher das de sopa de folhas de melissa : fazer infusão numa xícara de água fervente, deixar 10 minutos. Coar e tomar de 1 a 2 xícaras ao dia.

Antibiótico
(Para infecção de garganta, pulmões, próstata, rins, bexiga, etc.)
Chá: 3 xícara por dia. Usa-se todo o pé do carapicho rasteiro. Um galho para um litro de água.
Xarope: um pé de carapicho, quebrar com as mãos, colocar um panela com 1 litro de água. Ferver 20 minutos, coar, por num vidro com 2 colheres de cachaça. Se azedar, por fora. Tomar 1 colher de 3 em 3 horas.

Arteriosclerose
É o endurecimento das artérias. Pode localizar-se no cérebro, no coração, no fígado, nos rins, nos pulmões e nos intestinos.
As causas da arteriosclerose provêm da hipertensão arterial prolongada, tensão bruscas do sistema nervoso, emoções violentas, uso de tóxicos, álcool e fumo, excesso de alimentos riscos em colesterol.
Os cuidados para cura ou prevenção da arteriosclerose são:
a) Eliminar as causas:
b) Evitar bebidas alcoólicas, o fumo, o café, o chá preto, o cacau, o sal, os condimentos fortes:
c) Adotar alimentação a base de frutas:
d) Usar bastante suco de limão com 50% de água;
e) Usar bastante alho
f) Evitar o tipo de excessos, preocupações, aborrecimentos, fadigas físicas e mental. Plantas usadas: Chá com 10 gramas de fumaria (fel da terra) em um litro de água. Guaraná em pó. Se sangrias. Coar sempre os chás antes de uso. Hortaliças indicadas: salada de alcachofra, alface, dente de leão, espinafre, o alho é sempre indicado.

Artrite
3 claras de ovo batido em neve; 1 colher de breu em pó. Quando as claras, bem batidas, estão no ponto de ficar firme, acrescentar o breu, continuar batendo para incorporar bem. Aplicar na junta (de preferência à noite), envolver num pano.
Repetir 3 a 4 vezes.

Artrite
É uma inflamação das articulações. É causada por infecções, contusões, alimentação errada, vida sedentária e outras causas. Aconselha-se descobrir as causa, evitar alimentos produtores de ácido úrico.
Adotar um regime alimentar, comendo frutas frescas (laranjas, limão, pêra, uva, figo, banana, maçã), hortaliças, couve, espinafre, brócoli, tomate, berinjela, batainha. Tomar leite desnatado, iogurte...
As plantas indicadas para combater para combater reumatismo, artrite e gota são: chapéu de couro, 20 gramas de folhas verde ou 10 de folhas secas em infusão num litro de água, tomar 4 a 5 xícara por dia. Limão. Persicária, cordão de frade, acoita de cavalo, agrião, taiuá, alecrim de jardim, camomila romana, carqueja.
O tratamento pode ser feito de cada espécie pelo espaço de 8 dias, ou várias plantas juntas, mas nunca ultrapassando as 20 gramas por litro. O melhor é alternar as espécies.

Importante usar 2º gramas quando as folhas são verdes e 10 gramas quando as folhas são secas.

Artrite
Artrite e nevralgias, causam dores fortes e podem ser aliviadas e afetadas, com preparação de folhas verdes de louro, em infusão num litro de álcool por alguns dias, até se tornar uma tintura verde. Aplicar a solução com algodão embebido, colocando um plástico para não escorrer o líquido. Após alguns aplicações, ocorre o desinchamento, daí vem a cura. Não exagerar nas aplicações do preparado porque pode manchar e até queimar a pele.

Artrose: (problemas nos ossos)

1 colher (sopa) de rizoma de confrei picado; 1 xícara (chá) de água fervente. Depois de 15 minutos de infusão, coar. Tomar de 1 a 3 xícara por dia. Pode-se até banhar o local afetado.

Asma
De 12 a 15 bananinhas, (folhas) de bálsamo alemão; 1 garrafa de cerveja preta; 2 xícara de açúcar. Ferver 15 minutos e coar. Tomar 1 colher 3 vezes ao dia

Asma
Uma garrafa de caninha; 1 1uilo de mel; 1 punhado de lágrimas de Nossa Senhora (grãos). Tomar os grãos e passá-los no moinho de pimenta e misturar os ingredientes muito bem. Tomar 1 cálice nas refeições 3 vezes ao dia.

Asma
Para controlar os ataques de asma, toma-se folhas de eucalipto-lima, também conhecido como eucalipto-citrodora, que tem perfume agradável de limão ou lima, colocar estas folhas em cima de um ferro quente e ir aspirando a fumaça que vai formando.

Asma
Tomar 1 colherinha de 3 em 3 horas. Crianças 1 a cada 5 dias, de óleo de angico.

Asma e bronquite
Xarope com 25 folhas de guaco; 40 folhas de eucalipto; 4 galinhos de sábia; uns dois pés de capin cidreira bem triturados; 6 limões brancos, cortados, sem sementes; 25 folhas de ameixas de inverno e folhas de figueira; 50 gramas de casca de angico; 50 gramas de casca de cabriúva;50 gramas de casca de açoita cavalo; 50 gramas de língua vaca; 200 gramas de agrião; 50 gramas de pintangueira; meio quilo de mel e meio quilo de açúcar. Se não tiver mel, usar 1 quilo de açúcar.

Modo de fazer: colocar todos os ingredientes numa panela. Por cima colocar o mel e o açúcar. Se as plantas forem verdes não precisa por água. Deixar 2 horas num forninho bem quente. Côa-se e mete-se numa garrafa, colocando-a na geladeira.

Dose para tomar: crianças até 12 anos, 1 colher de chá; adultos, 1 colher de sopa, 4 vezes ao dia. Tomar 2 a 3 meses até cura completa.

Asma crônica
O Frei Adelar Rigo dá esta receita: fazer um xarope com 250 gramas de alfafa, 250 gramas de cambará e 250 gramas de agrião. Ferver com três litros de água, até reduzir-se a um litro. Coar, acrescentar um quilo de mel e tomar e ferver até reduzir a mais ou menos um litro. Tomar 4 colheres (sopa) uma de manhã em jejum, duas durante o dia e a última ao deitar-se. Em cada vez, colocar de 10 a 15 gotas de bálsamo alemão (ver a bula do bálsamo, que é só por uns dias). Continuar com o xarope até a cura.

Asma : (sinusite – vias respiratórias)
1 punhado de folhas de bálsamo almemão ou brasileiro, esmagar e juntar 1 litro de vinho, ferver 15 minutos, juntar 1 xícara de mel e ferver 4 minutos. Coar e colocar em vidros. Uso: 1 colher de 4 a 8 vezes ao dia, conforme o caso.
Serve também para a garganta, tuberculose e pontada.
Azia
Proveniente de muito gás no estômago. Colocar carapinho rasteiro na cachaça, no vinho fervido no leite, é bom para azia, nas fermentação de comida no estômago.

Azia de feijão
Tomar um copo de leite depois da refeição.

Azia do pão e bolacha
Tomar algum chá amargo. Exemplo Boldo, losna, alomâ.

Azia de Polenta
Basta comer após a refeição um colher de açúcar

Azia de refrigerante
Tomar chá de cambará com araçazinho do campo.

Azia
Comer 4 a 5 grãos de amendoim cru.

Azia
Azedume no estômago causando por alimentos, é só chupar uma fatia de limão com sal.

Azia
(úlcera –gastrite – reumatismo)
1 litro de vinho; 1 punhado de folha de ipê roxo ou hortelão; socar no vidro com 2 colheres de mel, encher o vidro de vinho sem ferver. Tomar 1 colher, meia hora antes das refeições. Durante o tratamento do reumatismo não comer carne de vaca e de porco.

Azia
Alimentar-se especialmente de frutas, verdes cruas e oleogenosas. Evitar frituras e gorduras. Caminhar, curar a prisão de ventre e mastigar bem os alimentos. Chás: marcela,a coita, camomila, erva cidreira, funcho, hortelã, poejo, tansagem, carquejinha, mil em rama e losna.


Bibliografia Angelin Ivo Maracolin. A vida brota da natureza. Chás que curam. Ed São Cristovão 2002 Erechim. RS