sexta-feira, 29 de outubro de 2010



RECEITA " A VIDA BROTA DA NATUREZA" (com a letra "s")

Bibliografia Angelin Ivo Maracolin. A vida brota da natureza. Chás que curam. Ed São Cristovão 2002 Erechim. RS

Sarampo
Chá de folhas e flores de sabugueiro; chá de gengibre (ou mascarem pedaço).

Sardas
a) Usa-se a fórmula de “Manchas”
b) Cravos, espinhas, manchas de pele... Usa-se suco cru de cebola misturado ao mel e aplicando no devido lugar.
c) Modo fácil de curá-las, ou fazê-las desaparecer, é tomar figo verde ou uma folha verde de figueira, cortar para sair o látex e aplicar algumas gotas sobre as sardas 1 vez ao dia.

Sarna
Usa-se mesma fórmula de “coceira”

Sede: (Combate A ...)
1 e ½ litro de chá de semente de funcho; 1 litro de suco de abacaxi; 1 litro de suco de laranja. Misture os 3 ingredientes e deixe gelar. Beba quando tiver sede.

Sinusite
Massagear, não com muita força , os braços (simultaneamente). Do pulso até o cotovelo, até a pessoa sentir enjôo, tontura, calor, etc. Usar este equema após 8 dias, se não fizer efeito a primeira vez. (para esta massagem são necessárias duas pessoas, uma em cada braço).

Sinusite
Por num vidro de compota, ameixa de inverno ou flor de ameixa; 1 copo grande de cachaça; 2 limões e água até encher o vidro e 6 colheres de açúcar. Fechar bem com borracha, guardar uns 8 a 10 dias. Tomar 1 cálice de suco 3 vezes ao dia.

Sinusite
Caruru rasteiro (chamam carapicho rasteiro) 1 pé com raiz, num vidro médio d nescafé, enchê-lo de álcool 96º , deixar 4 dias. Tomar 30 gotas de manhã e 30 a noite em ½ copo de água. (Mais ou menos em 10 dias deve ficar bom).

Sinusite
1 colher de chá de sal grosso; 1 copo grande de água fervente, no qual derrama sal, Inspirar dessa água pelo nariz (umas 3 vezes em cada narina) e rejeita pela boca (cuspir).

Sinusite
(também para enxaqueca; e qualquer dor de cabeça, e para os pulmões). 200 gramas de beldroega com raiz 1 litro de álcool no mínimo 96º. Deixar em infusão, enterrando-o por 9 dias no mínimo. Tomar 20 a 30 gota, com pouco de água, de manhã e a noite. (Se a dor é muita, pode-se tomar também ao meio dia). A sinusite acaba em 15 a 30 dias.

Sinusite
Primeira etapa: corte 1 buchinha de norte , 3 4 pedaços. Em seguida, faça 1 chá com uma parte. Nos 1º dia faz-se 1 inalação, à noite, antes de dormir.
Nos três dias seguidos, além de inalação, pingue 2 gotas do chá em cada narina. O chá deve ser feito sempre com ¼ da buchinha.

Segunda etapa: no 1º , 2º 3º dias fazer somente a inalação. No 4º dia, além da inalação, pingue 2 gotas em cada narina. Muitas pessoas já testemunharam o efeito do remédio, inclusive eu: o Professor Miranda. Se a sua sinusite é daquelas que se manifesta com 1 forte dor central da testa, com o processo referido acima, sumirá a dor.
Se você tiver dificuldades em encontrar a buchinha do norte, algumas farmácias já vendem o preparado industrializado (só servirá apenas para pingar no nariz).

Sinusite
Cortar as pseudo folhas de bálsamo alemão, num total de 15, extrair os suco e adicionar 100 ml de glicerina líquida. Cozinhar em banho Maria, por 10 minutos, colocar 2 gotas nas narinas e ouvidos, 2 vezes ao dia.

Sinusite: (Descongestionante)
25 folhas de eucaliptos cheiroso (secas à sombra); 1 de vinho (do bom). Bater no liquidificador as folhas e depois por o vinho e bater mais um pouco, por num vidro esterilizado, bem fechado. Deixar em repousos uns 15 dias. Tomar 1 colher das sopa 3 vezes ao dia. (coar na hora de tomar).

Solitária
Fazer tintura de 10 gr de sena com 100 ml de cachaça. Deixar 9 dias . Tomar 1 colher das de sopa, em jejum, de manhã, até eliminar toda ela.

Somo
a) Manjerona 50 gramas; ferver em 1 litro de água por 10 minutos. Tomar 1 xícara ao deitar.
b) Melissa; ferver 30 gramas em 1 litro de água, por minutos. Tomar 1 xícara ao deitar.

Suor nas axilas e pés
Contra a excessiva sudorese das axilas e dos pés, fazer lavagem com infusão obtida, colocando-se 15 gramas de casca de carvalho em 1 litro de água fervente (receita do Prof. Miranda).

Suor : (Mãos que transpiram...)
50 ml de glicerina líquida; 25 ml de suco de limão; 25 de álcool puro. Misture tudo e aplique depois de lavar as mão e secá-las bem.

Surdes
Bálsamo alemão (a erva), 1 gota de suco nos ouvidos.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

RECEITA " A VIDA BROTA DA NATUREZA" (com a letra "q e r")

Bibliografia Angelin Ivo Maracolin. A vida brota da natureza. Chás que curam. Ed São Cristovão 2002 Erechim. RS

Queda de Cabelo
1 colher (sopa ) de bardana; 1 colher de alecrim; 1 colher de babosa, a parte gelatinosa; 1 copo de água em fervura. Coar e aplicar no couro cabeludo limpo. Depois de 15 minutos enxaguar; Isto durante 1 semana.

Queimaduras
a) Aplicar as cascas de banana do lado interno, renovar várias vezes. Tirar a dor e dor e não deixa levantar bolhas.
b) Não tendo pomada na hora, colocar clara de ovo, ou pasta dental, ou mel de abelha, ou raspas de batata inglesa e colocar sobre a queimadura. Queimadura de primeiro grau, ou queimadura simples, alivia imediatamente, aplicado no sal.
c) 1 xícara de azeite de oliva; 2 dentes de alho; 2 gemas de ovo. Esmagar o alho, juntar o azeite, levar ao fogo, pequena cozinhada ou fritura, retirar do fogo, tirar o alho, deixar amornar o azeite, juntar as gemas bem batidas. Colocar num vidro, conservar na geladeira. (Serve também para queimaduras de sol).
d) 1 clara de ovo e 1 colher de azeite, bater bem e passar na queimadura.
e) 2 colheres de folhas de saião (folhas de fortuna ou folhas gorda); 1 colher de sobremesa de glicerina. Amassar bem, aplicar com algodão ou gaze, nas queimaduras (sem folhas), por 2 a 3 vezes ao dia. A folha de saião tem propriedades de recompor o tecido machucado.
f) Para queimaduras superficiais: 1 colher de alfazema; 1 colher de camomila; 1 xícara (café) de óleo de cozinha. Deixar em banho Maria, num recipiente próprio, por 2 horas. Deixar esfriar, coar e aplicar de 1 a 2 vezes ao dia. (serve também para queimaduras de sol).


Rachaduras
Salsa, sebo, cera. Cozinhar o sebo, em seguida fritar a salsa e ao tirar do fogo, coar e misturar com a cera. Passar nas rachaduras.

Raquitismo
Come-se as cebolas cruas com azeite. Em casos de cabeça volumosa, ossos nodosos e disformes. A causa é a falta de vitaminas D. Incluir na alimentação, gema de ovo, manteiga, nata, leite, queijo, couve, peixe, amêndoas. Banhos de sol.

Reconstituinte: (De Forças)
De acordo com o Professor Carl Albin, uma mistura de cálcio, limão, enxofre (gema de ovo), mel e um pouco de álcool, devolverão dentro de 30 a 60 dias as atividades das glândulas sexuais.
Prepara-se assim: ponha 8 ovos com cascas num recipiente (devem ser ovos férteis de galinha de quintal, pois os de granja não contém certas vitaminas); cubra-os com suco de 6 limões (de preferência de solo adubado organicamente). Conserve a mistura na geladeira de 4 a 6 dias até a completa dissolução da casca.
Tire a casca com cuidado para não romper a fina membrana que os envolve. Separe a gemas (as claras não são utilizadas) e devolva-as à mistura. Passe por 1 peneira ou liquidificador, adicione mel a gosto. 1 xícara de café de Brandy e conserve tudo na geladeira. Tome 3 colheres ao dia. Agitando bem antes de usar.

Regras: (Suprimidas)
A grande utilidade da arruda é para as regras suprimidas bruscamente. Seu efeito é fortemente emenagogo.
Em dose de 2 a 3 gramas para 1 litro de água, por infusão, 2 xícaras por dia. Evitar doses maiores.

Hidratação oral: (Terapia de...)
Os assistentes comunitários podem aconselhar às mães como preparar elas mesmas, seus próprios sais, misturando 8 colheres das de chá cheias de açúcar cristal, para 1 de sal, por litro de água fervida e fria. (Dar a vontade deste preparado).

Renovação do Sangue
Devido ao seu efeito benéfico na digestão, toma-se ou come-se cebolas diariamente. Isto limpa e purifica o sangue.
Resfriado: (Para Evitar)
Casca de canela triturada e água fervente. Deixe as cascas de molho na água quente, para elas libertarem seu óleo medicinal. Tome várias vezes ao dia, sempre que perceber os sintomas de um resfriado.
Só é eficaz antes do resfriado se consolidar.

Resfriados e Bronquite
Faze-se uma infusão com 1 dente de alho. Esmaga-se o dente de alho, deixa-se em infusão numa xícara com leite quente por 10 minutos. Em Seguida bebe-se a infusão.

Resistência Física e Longevidade
Começa-se por diariamente meia cebola crua 2 vezes ao dia, não esquecendo nunca de ingerir pela manhã o suco de 2 limões.

Reumatismo
Sugere-se, raspar ou simplesmente ferver uns pedaços de nó de pino e fazer compressas quentes ao deitar com as pernas mais altas após as compressas, por alguns minutos. Fazer compressas com chá de algas marinhas, 3 vezes ao dia

Reumatismo
Cataplasma. Espremer alguns dentes de alho. Estendendo a polpa sobre um pano de lã quente e aplicando-o sobre a região atingida.

Reumatismo
Um preparado fácil que consiste em colher 10 a 12 folhas grandes de tansagem, picá-las bem, colocar numa vasilha e deitar em cima um litro de água fervente. Passando algum tempo, espremer bem as folhas no pano e acrescentar ao líquido 10 colheradas de álcool, 10 colherinhas de vinagre de vinho, 1 colherada rasa de sal de cozinha, acrescentando ainda o líquido de 6 a 7 limões. Este preparado que se guarda em vidro, para fazer massagens nas partes atacadas pelo reumatismo e também para acalmar dores na coluna.

Reumatismo
250 gramas de taiuá; 100 gramas de sal amoníaco; 2 colheres de pimenta do reino; deixar tudo em infusão por 9 dias, num litro de álcool 96º, depois aplicar. Somente uso externo. Acabando o álcool dessa tintura, pode-se colocar mais 1 litro de álcool no mesmo material.

Reumatismo
1 copo de vinho; 1 punhado de hortelão; pimenta ; 2 colheres de mel. Esmagar bem a hortelã, acrescentar o mel e o vinho, no dia seguinte tomar, sempre antes do café. Terminada a dose, interromper 10 dias. Se não curou, repetir a dose. Não tomar café preto, nem comer carne durante o tratamento. No intervalo de 10 dias, tomar chá de chapéu de couro: ferver durante 5 minutos ¼ de folhas em 1 xícara de água. Tomar 1 xícara de manhã e 1 de noite.

Reumatismo
Usar tintura de alho. Ou, raiz de urtigão (1 punhado ), ferver no vinho e por mel nos últimos 4 minutos.

Reumatismo
1 litro de vinho, 1 punhado de folhas de ipê roxo ou hortelã, socar no vinho com 2 colheres de mel (sem ferver). Depois de alguns horas de infusão coar. Tomar 1 colher meia hora antes das refeições. Durante o tratamento do reumatismo não comer carne de vaca e de porco.

Reumatismo
½ quilo de cebola ralada no liquidificador; 100 gramas de mel e colocar num litro e encher de vinho. Deixar de infusão 6 dias. Coar e tomar 1 colher 4 vezes ao dia.

Reumatismo
2 limões com casca, sem sementes, picar e bater no liquidificador, juntar açúcar, mexer até ficar bem durinho, despejar 1 xícara de leite fervendo, bater novamente só para misturar. Coar. Colocar num vidro. Tomar 1 colher 4 vezes ao dia ou menos.

Reumatismo
a) Escalda pés 20 a 30 minutos, vários dias ou noites.
b) Manta curta, 1 litro de água quente, 1 a 2 colheres de sal grosso, 1 colher de vinagre (de vinho ou de maçã).
c) Chás: chapéus de couro; 7 sangrias; quebra pedra; casca de corticeira; folhas de uma Japão.
d) Usar: tesoura ou faca de baixo do colcha ou metal qualquer, por algum tempo, para descarregar a eletricidade.
e) Garrafada; 10 a 15 miolos de copo de leite, ou 4 a 5 folhas de copo de leite, ou 10 a 15 cravo de defunto, ou 10 a 15 de Maria mole (brotos, um palmo); 1 copo de semente de eucalipto e mais umas 10 folhas ou 1 copo de semente de girasol. Colocar numa garrafa, encher com álcool ou cachaça, enterrar em plástico por 8 dias. Depois esfregar 3 a 4 vezes ao dia

Reumatismo
Come-se as cebolas cruas com azeite. Ou esmaga-se o suco de cebola nos lugares doentes. Ou então, colocar 100 folhas de para de vaca. Num litro com 1 garrafa de cachaça, enterrar 10 dias, tomar 2 colheres ao dia.

Reumatismo Nas Juntas
a) Lavar os pés com água morna, sempre o pé esquerdo em primeiro (por causa do coração).
b) Cortar 1 folha de espada São Jorge, em fatias e colocar num recipiente de vidro com álcool, de preferência, álcool medicinal. Deixar de molho durante 9 dias, depois usa-se em fricções nas regiões doloridas.
c) Ralando o caroço de abacate roxo, prepara-se da mesma forma que a fórmula anterior (nas fórmulas b e c, só podem ser usadas externamente).

Rins
Cortar um pedacinho, cerca de 20 gramas de casca de carvalho, juntar 20 gramas de cabelo de milho. Colocar tudo em 1 litro de água, fervente, ou melhor ferver por 10 minutos, filtrar, acocar e beber 3 xícaras ao dia.

Rins; (inflamações)
Cortar 20 gramas de casca de carvalho; 200 gramas de cabelo de milho. Colocar num litro de água, ferver 10 minutos; filtrar adoçar e beber. Fazer esse tratamento enquanto perdurar a inflamação dos rins.
Observação: tomar todos os dias, sempre renovando o chá.

Rins; (Cálculos)
Se você tem problemas de pedras nos rins, prepare o seguinte chá; 1 punhado de pata de vaca, alguns pés de quebra pedra (de preferência a rasteira, a roxinha); 1 punhado de estigma (pendão) de milho; colocar tudo num recipiente, em seguida ponha 1 litro de água de água fervente. Tome o chá morno ou frio, a gosto. É um excelente remédio para combater os cálculos renais.

Rins e Vesícula: (Cálculos e Areia)
a) Prepara-se o chá com 5 a 6 gramas dos ramos floridos de cipó cabeludo, em 1 copo médio, cheio de água fervida. Coar. Tomar até 2 copos ao dia, antes ou durante as principais refeições.
b) Para desmanchar e evitar (pedras). A batata da flor maravilhosa (ou boa noite, de flor branca, amarela e vermelha). Ralar bem fino, colocar em vidro com cachaça ou álcool, após 4 dias, tomar 15 gotas, 4 vezes ao dia, num copo de água.
c) Pedras: toma-se 100 gramas de azeite de oliva com suco de 3 limões, bater no liquidificador, tomar em jejum durante 3 dias. Comer comida leve. No 4º dias 5º e 6º, tomar ½ xícara de chá morno, forte, de camomila com 1 colher de sal amargo.
d) Suco de 3 limões e completa-se o copo com soro de leite talhado, Tomar tudo de uma vez, em jejum. Ficar 2 horas sem comer. Melhor serie até ½ dia sem comer nada. Tomar 1 a 2 vezes numa semana, depois cada 6 meses até ficar bom.

Rins; (Pedras)
a) Mastigar bem 6 a 8 flores de marcela durante 6 a 7 dias.
b) 1 punhado de semente de roseira, esmagá-las. Ferver em 2 litros de água e tomar 1 colher 3 vezes ao dia.
c) Usar a raiz do cacto de 4 quinas (20 cm). Serve também o de 6 quinas. Ferver em 1 litro de água por 10 minutos. Tomar 1 colher 3 vezes ao dia.
d) Lírio branco, 100 gramas, ferver em 1 litro de vinho, 10 minutos. Tomar 1 colher 3 vezes ao dia.
e) Grama São Paulo, 1 punhado, ferver 10 minutos e tomar 2 xícaras ao dia. Fazer compressas com sal.

Rins
Carrapicho rasteiro; quebra pedra (dois tipos); erva capuchinha; malva comum e cheirosa; arnica; pendão de milho; cabelo de milho; pata de vaca; pelo de porco (a erva); salsaparilha; nogueira; mil em rama (pronto alivio); semente de roseira; frutinha de cipreste; uva Japão; (folha e frutos); e erva chamadas; anador, sanador, lisador, aspirina. Fazer chá normal, com uma ou várias dentes ervas.

Rins
Três colheres (sopa) de calêndula; 3 colheres de milefólio. Ferver em 1 litro de água. Coar e com 35 graus, aplicar à altura dos rins.

Rins: (Com Sangue, Pus, Etc...)
Tomar 1 litro de chá de cavalinha (poaia) por dia, com um pouco de açúcar durante 30 dias seguidos, evitando o vinagre; pimenta, manteiga; carne de toda espécie, chupar laranjas; bergamotas, comer verdura cozida, temperada com bastante azeite, comer principalmente cenouras (Do Frei Pio, Capuchinho).

Ronquidão
a) Cortar um nabo em rodelas finas, cobrir com açúcar, colocar no sereno. Tomar o suco (pode-se comer também o nabo).
b) Comendo-se a metade de 1 cebola, melhora-se da rouquidão, alem da ajudar a voz.

Ronquidão : (Tosse e Bronquite)
Coloca-se um punhado de flores de mamão macho, com 1 pouco de mel, em 1 vasilha resistente à água fervente. Põe-se um copo de água a ferver. /depois de 1 boa fervura. Tira-se do fogo e deixa-se esfriar. Toma-se as colheradas de sobremesa, nesta dosagem: adultos 3 a 5 vezes ao dia. Crianças 3 a 4 vezes ao dia.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

RECEITA " A VIDA BROTA DA NATUREZA" (com a letra "p")

Bibliografia Angelin Ivo Maracolin. A vida brota da natureza. Chás que curam. Ed São Cristovão 2002 Erechim. RS


Panarício
São inflamações das unhas, também chamados unheiros. Para curar este mal, basta colocar folhas frescas ou secas de fava em 1 xícara de água quente, na temperatura que dá para agüentar, imergir o dedo doente e deixar de molho até a água ficar norma. Repetir o tratamento várias vezes ao dia.

Pele Seca
Ingredientes para creme: 2 colheres de polpa de abacate; 1 colher de mel. Amassar bem a polpa e acrescentar o mel misturando tudo bem. Aplicar sempre de baixo para cima, em qualquer parte do corpo. Deixar 15 minutos e lavar com água fria

Pele Seca
O mel pode ser usado para tonificar e rejuvenescer a pele, fazendo uma máscara de beleza com 1 colher de mel, 1 de farinha de centeio e a gema de 1 ovo. Mistura-se tudo e aplica-se no rosto, deixando pelo menos 30 minutos.

Pele
Sarna, ferida alérgica, erisipela, flebite, úlcera varicosa, gangrena, feridas velhas, caspa, queda de cabelo e herpes. (Uma vez por mês, embeleza os cabelos).
Ingredientes: 1 copo de leite in natura; ½ copo de azeite de oliva, (lavar antes de passar). ½ copo de suco de limão, tomar 1 colherinha de 3 em 3 horas (tomar e passar pelo corpo se for sarna).
Para fazer, bater bem os elementos.

Pele: (Fungos Pé de Atleta, Etc.)
1 colher de semente de urucum; 2 xícaras das de café de álcool; 1 xícara (café) de água destilada. Amassar com pilão as sementes, com pouco de água. Acrescentar o resto da água e o álcool. Agitar bem. Coar. Está pronta a infusão. Para dar maior consistência. Colocar um pouco de glicerina líquida.

Pele; (Eczemas e coceiras, etc.)
4 a 5 folhas de cipó suma. Cozinhar em 1 xícara de água. Coar depois de norma. Acrescentar 2 xícaras de amido de farinha, amassar até formar uma pasta e aplicar em lugar afetado.

Pele: (Seca- Eczemas- Cicatrizantes e Outros Problemas de Pele)
1 colher (sopa) de guassatonga (erva de bugre)
1 colher (sopa) de pétalas de calêndula
1 xícara (café) de água
Colocar as ervas na água fervente, deixar amornar; acrescentar argila até formar um creme. Aplicar sobre a pele deixando por uns 15 minutos. Para cicatrizar pode ser deixando o preparado, durante a noite toda.

Pele Cansada
1 xícara (café de suco de uva); 1 colher (sopa) de mel. Extrair o suco de uva e coar. Acrescentar o mel. Passar de 1 a 2 vezes ao dia, com algodão ou gaze no rosto. Deixar uns 15 minutos. Depois pode-se lavar as partes com água pura.

Picada: (Abelha, Vespa e Aranha)
a) Coloque uma fatia de cebola no local afetado e deixe alguns minutos. Se o local está dolorido e inchado, este simples e conhecido processo faz com que a dor passe, o local desinchado e o mais importante è que o veneno seja expelido.
b) Para aliviar a dor provocada pela picada de abelha, depois de retirar o ferrão, se ficou no local da picada, aplicar 1 gota de leite de figo.
c) Dissolver sal de cozinha em um pouco de vinagre e aplicar esse líquido sobre o local da picada.
d) Esfregar a parte afetada com cebola cortada em 2 partes.


Pomada de Confrei
3 colheres de banha de porco; 3 folhas de confrei; 3 a 8 (se forem pequenas) folhas de tansagem; 1 colher pequena de cera pura. Cortar as folhas fininho, como se faz como se faz com as couves, fritar na banha misturar com a cera. Colocar a cera no fim, depois de coado. É poderoso cicatrizante, anti-inflamatório (cura qualquer ferida, inclusive, úlceras varicosas crônicas).

Pomada Para Abrir Abscessos
1 colher de cera pura; 2 colheres de sebo derretido; 3 colheres de banha de porco; 3 colheres de óleo de cozinha. Cada produto deve se líquido e bater tudo junto até ficar cremoso (se ficar muito duro, pode-se colocar mais 1 colher de gordura). Querendo fazer em quantia maior, pode-se usar xícara como medida, nas mesmas proporções. Serve para abrir furúnculos, abscessos, limpar feridas muito infeccionadas. Estende-se a pomada numa gaze e aplica-se no local.

Pomada Barba de Pau
Extrair o suco e misturar com azeite ou banha de porco pura e um pouco de cera, derreter tudo junto ao fogo. Retirar e mexer até ficar cremoso, esfriando (em vez de extrair o suco, pode-se também, fitar a erva na banha e coar). È indicada contra hemorróidas, varizes, dores e inflamações do reto.

Pomada de “Calêndula “ (Mal Me Quer)
Fritar um punhado de calêndula em banha pura com um pouco de cera. Coar mexer até ficar cremoso, esfriando. Indicada para feridas cancerosas, calos, verrugas, paralisia, alergia, infecções.

Pomada de Arnica
Um punhado de arnica de mato; 200ml de vaselina líquida (ou 3 colheres de banha de porco); 1 colher de cera de abelha. Fritar a erva na banha, coar. Derreter a cerra mexer até ficar frio e cremoso. Serve, nos casos de varizes, hematomas, machucaduras, flebites, dor nas pernas.

Pomada para Piolho
½ xícara de caroço de ariticum (ata, coração de boi ou quaresma), 1 xícara de banha. Descascar as sementes, socar bem. Misturar com a banha e passar. Antes de ir ao colégio, pode-se passar um pouco no cabelo, evita de pegar piolhos.

Pomada Milagrosa
1 xícara de banha; 50 gramas de breu; 50 gramas de cera de abelha; 6 folhas de tansagem; 10 folhas de mil em rama; 1 galho de erva lancenta; 1 punhado de folhas de sabugueiro; 6 folhas de malva. Fritar tudo, coar, colocar em gamelinha de barro ou vidro, bater com colher de pau até esfriar. Serve em feridas cancerosas e outras “brabas”. Aplicar só 1 vez ao dia, à noite (Ir Arxênia Ethal Alvorada – RS).

Pomada de Sabão
Com uma faca, raspar sabão comum de lavar roupa (mais ou menos a quantia de 1 colher de sobremesa), amassar este Sabão com a faca na palma da mão. Continuar amassando, até ficar bem misturado, em forma de creme durinho. Aplicar com gaze ou um paninho limpo. Serve para abrir furúnculos ou abscessos (usar 1 ou 2 vezes ao dia, deixando aplicado até abrir).

Pomada de Breu
1 concha de banha de porco; 50 gramas de breu; 50 de cera de abelha; 1 punhado de folhas de bálsamo alemão (bananinhas de jardim); 1 punhado de folhas de sabugueiro; 1 folha de confrei. Lava-se bem as folhas, junta-se a banha, a cera e o breu quebrado, tudo numa panela e põe-se a cozinhar em fogo brando. Quando o confrei e as outras soltarem o verde, desligar o fogo e deixar amornar para ser coado. Após coar, coloca-se tudo num prato de vidro e bate-se bem até ficar cremoso e esbranquiçado. Bate-se com colher de pau. Serve no caso de unheiro. Micose, rachadura dos pés tipo ferida dos pés, qualquer tipo de ferida velha. Passar nos locais sempre após o banho, ou lavar bem os lugares onde se vai aplicar, 1 vez por dia.

Pomada de Maria Mole
Extrair o suco de 1 punhado de erva Maria mole. Misturar com 2 colheres de banha de porco pura e um pouco de cera. Derreter tudo, junto ao fogo e bater até esfriar e ficar cremoso. Em vez de extrair o suco, pode-se também, fritar a erva na banha e coar. Serve para sarar “coça-coça” (sarna) e infecções.

Pomada de Creme de Leite, Limão ou Óleo
½ copo de leite cru; ½ copo de suco de limão; ½ copo de azeite de oliva. Misturar o leite com o limão, para talhar. Quando estiver vem talhado, misturar o azeite e agitar bem. Para conservar, guardar na geladeira. Serve para frieiras, micose de unhas (unheiro), cobreiros, herpes, úlceras varicosas, feiras com pus, cascão na cabeça dos nenês, caspa (embelezamento dos cabelos, uma vez por mês). Esfregar diariamente no lugares afetados, sendo que em feridas abertas, colocar compressas e deixar por algum tempo. Nas micoses do corpo, usar 1 vez por dia, após o banho. Nos Cabelos, 1 vez por mês, depois de lavar a cabeça, deixar durante a noite e lavar bem no outro dia (Ir. Arsênia Erthal).

Pomada Faz Nascer Cabelos
Vários folhas de babosa, óleo de mocotó; 1 gema de ovo; limão; tricofort (pomada de farmácia). Cortar bem as folhas de Barbosa e bater no liquidificador. Pode ser junto com suco de limão. Coar, se for preciso. Bater novamente, acrescentando outros ingredientes. Friccione com dos dedos uns 10 minutos. Deixar mais ou menos 1 hora. Fazer isto por um mês, dia sim, dia não. Lavar a cabeça com sabão de coco. Depois do tratamento não lavar a cabeça todos os dias.

Pomada de Espiradeira; (Para Feridas incuráveis)
15 folhas de espiradeira; ½ xícara de azeite. Fritar as folhas no azeite, coar, acrescentar 1 colher de cera, derreter, retirar do fogo e bater até esfriar e ficar cremoso.

Pomada para Queimaduras
1 colher de cera pura, derretida; 5 colheres de óleo de cozinha. Misturar e mexer até ficar creme. Se ficar muito dura, acrescentar mais óleo de cozinha. Para fazer quantidade maior, pode-se tomar 1 xícara ou 1 copo como medida, mantendo sempre as proporções.

Pomada de Própolis
1 colher de sopa de própolis; 100 gramas de óleo de oliva; 1 colherinha de cera; 1 punhadinho de folhas de malva. Colocar em fogo lento até desmanchar. Coar, mexer até esfriar, É cicatrizante de feridas.

Pomada de Calêndula
½ quilo de banha e enquanto se esquenta a banha, picam-se as folhas de calêndula, flores e astes também, deitando-as na banha quente na proporção de 2 vezes a quantidade que cabe nas duas mãos juntas. O conjunto levantará forte fervura.
Remexe-se mais um pouco e deixa-se esfriar. No dia seguinte esquenta-se novamente e coa-se a pomada obtida através de um pano grosso e se conserva em doses pequenas na geladeira, para que não estrague. Não se estranhe quanto a pomada causar dores ao ser colocada sobre as feridas.

Pomada Para Câncer de Pele
De 12 a 15 folhas de calêndola (espiradeira), fritar e colocar na ferida, fria.

Pomada Milagrosa
Banha, própolis coloca-se no final. Cera de abelha ao sair do fogo. Flor de marcela, funcho, Maria mole, cravo da índia, tansagem, pata de vaca, casca de romã e galhos, língua de vaca, salsa, folhas de ariticum, chorão (folhas), gengibre picado (todo pé), eucalipto, couve (folha de batata doce, erva cidreira, carapicho rasteiro, erva Luiza, aspargo, musurum, ondas do mar, camomila, casca de laranja (ralada), cipó unha de gato, chapéu de couro, malva louro, arnica, salsaparilha. Bálsamo alemão ou brasileiro, guaco, maracujá, casca de angico desfiada e folhas de noz noscada.

Pomada Milagrosa
Confrei, umbu, mil em rama, canfora, tuna (cacto ou figo da índia), oleandra, campânula, bardana, Cambuí, hodrtelã, pariparoba, orquídea (folhas). Não precisa breu.

Pomada
Serve pura espinhos, queimaduras, irritação da pele, pele áspera, rachaduras, (pés, mãos, bico do seio). Frieiras, unheiros, alergia, manchas, feridas no útero, dor na relação sexual, para hemorróidas aplicar 2 vezes ao dia.
Ingredientes: 3 colheres de banha de porco ou galinha; 3 colheres de azeite; ½ colher de cera de abelha 9ou parafina); 3 folhas de confrei; 3 folhas de tansagem; picão ou malva; violeta de jardim; catinga de mulata (3 folhas de tansagem ou uma de cada). Fritar em fogo bem fraquinho até as folhas ficarem bem torradinhas. (mais ou menos em 15 minutos está pronta. A pomada dura de 5 a 6 anos na geladeira, fora dura pouco mais de um ano e no fresco.

Pressão Alta
(O colesterol faz subir a pressão). Tratamento da farinha de mandioca. Ou couve com cebola para colesterol ou (ajuda) repouso; deitar tranqüilo; tomar chá de maracujá; leite com mel; chá de laranjeira; alimentação leve, à base de verdura e frutas; evitar o sal, pois ele retém a água (incha).

Pressão Alta: (Fase Crítica)
1 copo de leite; 3 dentes de alho, triturados. Deixar em repouso 10 horas. Tomar 1 colher de sobremesa. Depois de 20 minutos a ½ hora, verificar a pressão. Na medida em que baixar, diminuir a dose, até normalizar.

Pressão Alta
5 sementes de bergamota num copo de água à noite e tomar pela manhã (verificar sempre a pressão).

Pressão Alta
Causa: intestinos, rins, colesterol (arteriosclerose), esclerose nas veias, causas nervosa, sofrimentos, etc. Cuidar dos intestinos. Diminuir na alimentação, sal, carnes vermelhas, ovos, gorduras e frituras. Deve comer mais frutas, verduras e legumes.
Tomar 2 a 4 xícaras de chás; para baixar a pressão, diminuir o colesterol e o ácido do úrico, triglicerídios (o chá é diurético). Faz urinar mais.
Chás: de marcela, folhas de amora, folhas de abacate (só secas), cabelo e pendão de milho, gervão, fel da terra, jurubeba, chapéu de couro, alcachofra, folha de maracujá, boldo e louro, (2 semanas de cada espécie, não misturar).

Pressão Alta
a) Cura pelo limão. Tomar o suco de um limão ao dia (puro ou com água e sem açúcar). 10 dias sim, 10 dias não, 5 vezes;
b) Cura pela farinha de mandioca. Comer 1 a 2 colheres de mandioca em qualquer hora do dia, pode ser pura, com pouco de água ou leite.
- Nos primeiros 4 meses, todos os dias;
- Nos seguintes 4 meses, cada 2 ou 3 dias;
- Mais uns 6 a 12 meses, 1 vez por semana
A farinha de mandioca tem remédio para os rins para limpar as veias, para limpar o colesterol, etc.

Pressão Alta: (Hipertensão)
7 sangria; 1 colher de sobremesa (picada); tília (flores); 1 colher de sobremesa; folhas de pitanga, idem. Fazer infusão em 1 xícara (chá) de água fervente, depois coar. Tomar 1 xícara pela manhã e 1 semente antes das 17 horas.

Pressão Baixa
Tomar 1 copo de leite com sal; chá de folha verde de erva cidreira; chá de folhas de cravo do reino. Para equilibrar a pressão, tomar chá de folhas de laranjeira.

Prisão de Ventre
Cozinha-se 1 cebola em ½ litro de água, acocada com mel. Frita-se o líquido e bebe-se ½ xícara de 12 em 12 horas.

Prisão de Ventre
Um remédio bom é fazer uma batida de beldroega, chamada também de erva gorda. Passa-se no liquidificador , com um pouco de água, uns 3 a 4 galhos de beldroega, e tomar. A beldroega pode também ser comida em salada e ajuda no funcionamento dos rins. Deve—se comer também bastante verduras.

Própolis
Preventivo, 15 gotas, curativo, 20 gotas. Crianças metade da dose. Deixar sempre no escuro.

Própolis: (Antibiótico Natural)
a) Para câncer. Tomar de 8 a 10 colheres por dia.
b) Para reumatismo no sangue, de 5 a 6 colheres por dia. Depois de 1 semana, 1 colher por dia.
c) Para doenças de lúpus e de Pérsico, tomar 8 colheres por dia, na primeira semana. As gestantes em vez de antibiótico, podem tomar 8 colheres por dia, na primeira semana. As gestantes em vez de antibiótico, podem tomar própolina todos os dias.

Própolis
Modo de preparar: Colocar um bom punhado de própolis em 1 litro de álcool. Após 24 horas, pode ser usado. Com esta tintura se faz o seguinte remédio: 2 colheres de tintura de própolis; 2 xícaras de mel em 1 litro que se termina de encher com água. Agitar bem. Tomar 1 colherinha por dia, para evitar gripes e infecções. Em casos mais graves, tomar 1 colher 3 vezes ao dia. Esta dose maior serve também pára câncer, leucemia crônica, doença de lúpus, doença de pênfigo. Esta tintura, chamada propolina, pode ser usada em gotas de 50 por dia em casos mais graves, tomadas com chá ou leite.

Próstata
O Suco de flores e folhas de abóbora e muito eficiente na inflamação. O fedegoso, cipreste, cedrinho, fortalecem a próstata das pessoas idosas.

Próstata: (prevenir a partir dos 35 anos )
Colocar cinco colheres de folhas de quebra pedra em 100 ml de álcool de cereal. Deixar macerar por 5 dias, em vidro e em lugar escuro. Depois, coar e acrescentar mais 5 colheres de quebra pedra, deixar curtir mais 5 dias. Coar, novamente e guardar. Tomar 15 gotas em ½ copo de água, 3 vezes ao dia, durante 3 meses, parando nos 3 meses seguintes.

Prostatite
É combatida com quebra pedra, e fortalece com o cipreste.

Pulmões
1 punhado de agrião; 1 xícara de chá de açúcar cristal; 1 xícara de água fervente; 1 colher das de sopa de mel.
Picar o agrião e deixá-lo em infusão por 10 minutos com a água fervente. Coar. Acrescentar o açúcar. Pôr no fogo até derreter o açúcar. Não ferver. Acrescentar o mel. Adultos: 1 colher de sopa 3 vezes ao dia. Crianças: metade da dose, 3 vezes ao dia.

Pulmões (Para limpeza)
É bom todos os anos fazer tratamento à base de guaco. Basta fazer chá de folhas de guaco e tomar em lugar de água, às refeições, como chá e à noite, como chá quente, durante uns 20 dias, com um pouco de mel, ajuda a limpar os pulmões das conseqüências de gripes e resfriados.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

RECEITA " A VIDA BROTA DA NATUREZA" (com a letra "n e o")

Bibliografia Angelin Ivo Maracolin. A vida brota da natureza. Chás que curam. Ed São Cristovão 2002 Erechim. RS

Nariz entupido
Ferver 1 xícara de água com 1 colherinha de sal. Pingar nas narinas.

Nariz Escorrendo
Use chá de folhas de goiabeira com sal, sou chá de semente de girasol com sal. Pingar nas narinas.

Nervosismo
O pó das folhas de alfavaca, aspirado, excita a secreção nasal, estimula o cérebro e combate as dores de cabeça resultante de nervosismo.

Nervosa (Excitação)
Provocada por problemas diferentes, é algo comum no mundo moderno. As sementes de girasol torradas e moídas usadas em lugar do café, dão uma bebida particularmente adaptadas para acalmar as pessoas em estado de tensão e excitação nervosa.

Nervosa (Excitação)
Como calmante dos nervos abalados, faz-se uma infusão, colocando em uma xícara de água fervente, 1 colher de folhas de caqui; 1 pedacinho de gengibre; 1 colherinha de mel. Filtra-se o líquido e bebesse em seguida. É gostoso e bom calmante.

Nervoso; (Sistema)
a) Araçá, maracujá, margarida, alface, alecrim, erva cidreira, poejo. Ferver em 1 litro de água com 1 quilo de açúcar. Tomar 3 colheres ao dia.
b) Umbu; colocar folhas e forrar a cama e passar a ferro. Deitar em cima de noite

Obesidade
Come-se cebolas cruas em abundância.

Obesidade
Uma fórmula fácil de emagrecer sem prejudicar o coração, nem o organismo em geral. Basta ferver por 5 minutos; folhas frescas e tenras de malva, em ½ litro de água. Filtrar e beber o chá desta fórmula por 30 a 40 dias. O chá deve ser feito a cada dia.

Olheiras
Fazer uma chá preto, deixar esfriar e com algodão passar nas olheiras, 3 vezes ao dia.

Olhos: (irritação e cansaço)
Prepara-se uma infusão para compressas. Mergulhar dois muchaços de algodão hidrófilo em um chá de camomila, também conhecida com massanilha. Mergulhar o algodão quando o líquido está morno e vai-se fazendo compressas externas.

Olhos
Com chá das flores de Vênus, fez-se lavagens dos olhos nas inflamações.

Olhos: (cansados e vermelhos)
1 xícara (café) de polpa de melão; 1 colher (sopa) de mel. Misture bem os 2 elementos e aplique sobre a vista por 15 minutos. (De manhã e à noite) usa-se algodão ao gaze.

Olhos Fracos
a) Bálsamo alemão, esmaga-se com os dedos 1 folhinha, pingar 1 gota 3 vezes ao dia.
b) Por suco de folhas de lima, pingar 1 gota todos os dias.

Óleo de Angico
Para dor, laxante, hemorróidas, varizes, expectorantes, câncer, cicatrizante, AIDS. Como laxante, 1 colherinha de 3 em 3 dias.

Osteoporose
Fazer batida com pouco de água de caruru, dente de leão, espinafre. (Uma erva por semana).

Ouvidos: (Dor e Inflamação)
Colha algumas folhas de Maria mole ou catião e tritura-as. Em seguida coe o suco e coloque-o em um conta-gotas, pingando 2 gotas no ouvido afetado, 2 vezes ao dia. O sumo é um excelente remédio contra dor e inflamação do ouvido.

Ouvidos; (Surdez – inflamação – zumbido)
Fritar em 2 colheradas de azeite; 10 folhas de oliveira; 5 folhas de tansagem, durante 7 a 8 minutos. Quando o azeite estiver esfriado, coar direitinho. Pingar no ouvido 3 gotas ao dia, pela manhã, tarde e noite, enquanto durar o problema.

Oxiúros
3 colheres de sopa de saião fatiada (folhas da fortuna); ½ litro de água na fervura, depois de amornar, coar e fazer banho de acento, 1 a 2 vezes ao dia, de manhã e de noite.
Ou 2 colheres de raiz de confrei, picada e ½ litro de água. Fazer como acima.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

RECEITA " A VIDA BROTA DA NATUREZA" (com a letra "l e m")

Bibliografia Angelin Ivo Maracolin. A vida brota da natureza. Chás que curam. Ed São Cristovão 2002 Erechim. RS


Limpeza do Fígado e Estômago
Emprega-se as folhas de cebola em saladas, podendo-se juntar suco de limão.

Loucura
Matar minhocas com água quente, moer torradas no forno. Tomar uma colher por dia. (Pode-se fritar as minhocas na frigideira).

Má digestão
5 gramas de folhas e flores de alface: 200 ml de água fervente. Deixar ferver durante 10 minutos e coar. A dose é uma xícara pequena em jejum, outra no início da noite e a terceira antes de dormir.

Mal de Parkinson
Xarope de angico e folhas calmantes como maracujá, beladona, prímula, cipó mil homens, corticeira, margarida, etc.

Manchas no corpo
Tomar depurativo do sangue. Não havendo melhora procurar o médico.

Massagem
Passar óleo de angico na coluna e fazer massagens suaves de baixo para cima. Também para fraturas, estanca o sangue, é coagulante, para doenças de pele, nas varizes e manchas nos pulmões, nestas últimas doenças não se faz massagem, só passa-se o óleo de angico.

Mau funcionamento do intestino
1 copo de suco de laranja em 1 colher de mel. Manhã e tarde.

Mau hálito
Para evitar o mau hálito, colocar em 1 litro de vinho branco, 30 gramas de folhas de hortelão e algumas folhas de arruda. Deixar 24 horas de molho, depois filtrar e usar esta porção pra bochechos.

Melancolia
Alfazema é empregada nos casos de melancolia e de idéias fixas, doentias, na dose de 3 a 5 gramas em forma de infusão, como chá, após cada refeição.

Memória
2 galhos de alecrim; mel; vinho. Rejuvenesce. Serve também pra o coração, angina e angústia. Tomar 2 colheres por dia.

Memória
Cará (o cipó) ralado e mel. Tomar 1 colherinha ao dia.

Memória
Alecrim, 1 palmo, 2 a 3 galinhos, colocar num vidro, e 1 xícara de açúcar mascavo ou mel. Encher o vidro com vinho tinto, puro, se não branco. Deixar em repouso 4 dias. Tomar 3 vezes ao dia. Tira-se o alecrim, bota-se mel para lavar os olhos.

Memória
1 litro de vinho branco; 1 maço de alecrim; mel a gosto. Deixar em infusão 8 dias (retirar o ar e deixar o vinho com alecrim). Coar e adoçar com mel a gosto. Tomar 1 colher por dia antes de dormir.

Menopausa: (com calorões)
Chá de folhas de pareira (não muito quente); ou com louro, chuchu, maracujá, hortelã, manto de viúva.

Menopausa: (com calorões)
1 colher das de sopa de =flores de calêndula (picadas), para cada xícara de água. Fazer infusão com água fervente, por 10 minutos. Coar e tomar 2 xícaras ao dia.

Menopausa
1 colher das de flores de tília; 1 colher de casca de mulungu. Ferver numa xícara de água, por 5 minutos a casca de mulungu. Desligar e acrescentar as flores de tília. Deixando em infusão de 5 a 10 minutos. Coar e tomar 1 a 2 xícaras ao dia. (A pessoa dorme tranqüila e levanta disposta).

Menstruação: (Dolorida) ver Regras
Camomila, funcho, manjerona ou tomar gotas de essência de funcho.

Menstruação: (Cólicas)
Escalda pés por 15 minutos: chás quentes para o fígado; chá de folhas de guaco (com 1 folha).

Menstruação: (muito forte)
Mais de 7 dias de menstruação; hemorragia da menopausa; início da ameaça de aborto. Fazer chá da casca de romã ou folhas (não muito forte).

Menstruação: (para regular a menstruação)
Fortificante 1 garrafa de vinho 5 a 6 cravos; 4 pedaços de canela; 5 a 6 folhas de ameixa de inverno, ½ xícara de açúcar. Ferver 5 a 10 minutos. Tomar 1 colher 3 a 4 vezes ao dia.

Menstruação: (suspensão)
Pode ter sido provocada por um frio, chuva, susto, etc...Fazer chá de erva de bicho (tomar quente). Tomar água, chá quente, limonada. Chá de canela e cravo.(A canela e a erva de bicho afinam o sangue).

Micose
“A cura da micose se consegue por meio de uma dieta de frutas frescas, em três refeições por dia, bebendo-se, durante o período de cura, apenas água ou sucos de frutas. A dieta deve ser auxiliada por uma série de banhos de vapor e lavagens intestinais”.
Usa-se as seguintes plantas:
a) amor perfeito, fazer com 10 gramas de flores e fazer compressas nas partes afetadas.
b) Angelicó ou cipó mil homem, 25 a 50 gramas de raiz para 1 litro de água e fazer lavagens.
c) Bardana; usar como chá em dose normal e aplicar as folhas amassadas nas partes afetadas.
d) Camomila, aplicar extremamente a infusão, em compressas.
e) Chapéu de couro, tomar chá em dose normal.
f) Espinheira divina, tomar chá em dose normal.
g) Alecrim de jardim e arruda, fazer lavagens das partes afetadas.
Usar também verduras cruas e frutas. O mel é importante. (Esta receita é de Roque Ferronatto).

Mordidas
a) de aranhas, batatinhas, alho, cebola. Coloque no local da mordida. (Basta um dos produtos indicados).
b) De cobra, (para tirar as conseqüências da mordida) Chá de chorão com sal; colocar o local da mordida no chá quente; enrolar ou envolver numa toalha molhada no chá; colocar um plástico durante a noite e pela manhã fazer massagens suaves e rotativas.
c) Também para tirar as conseqüências da mordida de cobra; fazer chá com erva da vida e colocar o local do ferimento no chá quente, deixar uns 40 minutos. (depois de 3 a 4 aplicações desaparecem as conseqüências).

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

RECEITA " A VIDA BROTA DA NATUREZA" (com a letra "i e j")

Icterícia
A raiz da celidônia é eficiente no combate ao amarelão.

Icterícia
Raiz de picão: raiz de guaxumba; raiz de amora branca, raiz de masseguinha de mato. Fazer chá com uma destas ervas ou mesmo com todas elas. Tomar 1 xícara 3 vezes ao dia.

Inalações: (Nariz Entupido)
1 colher de pinus: 1 colher de menta; 1 colher de canforeira. Colocar os ingredientes numa panela com água e quando ferver, cobrir a cabeça, fazendo inalações por 15 minutos. Pode-se fazer 1 a 3 vezes ao dia. (Bioquímico Sílvio Panizza).

Incontinência
30 gramas de folhas frescas de goiabeira em 1 litro de água recém fervida. Tampa-se o recipiente com a mistura por 10 minutos e coa-se o líquido. Toma-se 1 xícara a casa 5 horas.

Indigestão
Prepare o seguinte chá: coloque numa xícara de água fervente; 1º gramas de folhas de pessegueiro; 15 gramas de folhas de limão; 5 gramas de folhas de salvia. Após 10 minutos, filtre o líquido e beba-o, adicionando a gosto uma pitada de bicarbonato.

Inflamações das Juntas
3 claras de ovo batidas em neve; 1 colher de breu em pó. Quando as claras, batidas, estão no ponto de ficar firme, acrescentar o breu, continuar batendo para incorporar bem. Aplicar na junta (de preferência à noite). Envolver num pano. Repetir 3 a 4 vezes.

Insônia
a) Decoção (cozimento da planta). Ferver ½ alface em ¼ de litro de água. Deixar amornar, filtrar e adoçar. Beber maia hora antes de dormir.
b) Faz-se uma infusão com um dente de alho. Esmaga-se o alho e deixa-se em infusão numa xícara com leite quente por 10 minutos. Em seguida bebe-se a infusão.
Este preparado é muito benéfico para as gripes, resfriados e bronquites.
c) O mel é um poderoso sedativo e desta forma evita a insônia de pessoas
adultas , mais do que pílulas suporíferas. Dose: 2 colheres pequenas de
mel ao deitar.

Insuficiência Hepática
a) Ferver 10 minutos, 50 gramas de folhas frescas de alcachofra em um litro de água. Beba 3 xícaras ao dia.
b) Vinho medicinal: macerar 20 gramas de folhas de alcachofra em 1 litro de vinho branco, por 5 dias. Filtrar e tomar 2 cálices ao dia.

Intestinos
Nos casos de intestinos preguiçosos, aconselha-se uma pitada de semente de endro, em infusão, num cálice de água fervente. Adoçar e beber após as refeições.

Intestinos
a) Comer mais alimentos que tenham mais fibras –laxantes. Estão mais nas frutas, nas cascas, verduras e legumes, cereais integrais, laranja, mamão, uva, ameixa preta seca. Couve, vagem, dente de leão, beterraba, cenoura crua, espinafre, moranga, abóbora, batata doce, mandioca, repolho, radiche, etc... banana.
b) Evitar alimentos refinados como açúcar, sal, arroz, farinhas.
c) Gnástica dobrar o corpo, dobrar as pernas, massagens na barriga.
d) Atender o aviso dos intestinos.
e) Educar o intestino a ter horário.
f) Levantar a moldura da patente.
g) Tomar água em jejum, fria ou morna. Comer mel em jejum. Batidas de frutas e verduras em jejum.

Joanete
Limão com sal ou casca de banana. Firmar com esparadrapo de noite e tirar de manhã. 3 noites a mais. Depois passar pomada milagrosa ou angico.

Bibliografia Angelin Ivo Maracolin. A vida brota da natureza. Chás que curam. Ed São Cristovão 2002 Erechim. RS