segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

NERVO CIÁTICO OU DORES NA COLUNA

Nervo Ciático ou dores na coluna
Essência de angico: Tomar 10 gotas, 4 vezes ao dia, com água.
Xarope de angico: Preparar 2 litros. Tomar do 1º litro, 1 colher de 2 em duas horas; e do 2º litro, 1 colher de 4 em 4 horas.

Chá depurativo do sangue: Tomar 1 xícara, 4 vezes ao dia, durante 10 dias, utilizando, de cada vez 1 dessas ervas mil-em-rama, salsaparrilha, guaco, tansagem, cancorosa (espinheria santa), nogueira.

Cataplasma de barro: Argila pura, aquecida ao sol ou preparado com água quente.

Batata inglesa: Preparar cataplasma com batata ralada e proceder como com o barro.
Álcool canforado: Fazer fricção com álcool canforado.
Óleosinger de máquina: 2 colheres, e 1 de sal. Desmanchar e passar na coluna ou (no) nervo de baixo para cima

Bibliografia
Zatta, Maria. A farmácia da natureza. 3º edição São Paulo - SP. Paulinas. 1996.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

A CURA ESTÁ NA SUA COZINHA

A CURA ESTÁ NA SUA COZINHA
Conheça os alimentos que melhoram a sua saúde

Estamos tão acostumados a recorrer a remédios industrializados que nos esquecemos que a prevenção para os nossos males pode estar mais perto do que imaginamos: logo ali na cozinha. Vamos conhecer, então, os alimentos mais utilizados no dia-a-dia e como eles trazem benefícios para a nossa saúde.

Couve
É excelente no combate à anemia e ajuda no processo digestivo. Usada em forma de compressa, aliav9ia dores reumáticas.
Para desenteria: Coma folhas de couve cozidas no vaposr e temperadas com sal e azeite de oliva.

Salsa
A salsa é indicada para as doenças do baixo-ventre, como problemas no fígado, na bexiga, no fluxo menstrual, flatulência, além de beneficiar os incômodos da digestão, hipertensão e artrite.
Para gases: Prepare um chá feito com 20 g de salsa e 1 litro de água. Tomar 4 xícaras ao dia.

Cenoura
É ótima para a pele, os cabelos, os olhos e favorece a digestão. Pode ser consumida crua, cozida, em suco, em forma de compressa, cataplasma e máscara.
Para espinhas: Bata ½ cenouras, 1folha de alface e um pouco de água no liquidificador. Aplique no rosto, deixe agir por 30 minutos e enxágüe. Faça essa mascara de beleza uma vez por semana.

Alho
Esse vegetal é anti-séptico, diurético, estimulante, expectorante, ajuda a combater cólicas e vermes. Hoje, já se sabe que o alho, quando ingerido cru, é excelente para a circulação e para os casos de verminose.
Para tosse: Amasse 3 dentes de alho e misture um pouco de mel e leite. Leve ao fogo para aquecer. Tome 2 colheres (chá) dessa mistura pela manhã e à noite.

Berinjela
Comê-la nas refeições ajuda a baixar as taxas de colesterol e diminui a ação de gorduras no fígado. Também é um bom remédio contra os males do estômago.
Para pressão alta: Corte 1 berinjela em pedaços pequenos e deixe de molho por 4 horas em 1 litro de água. Tome 5 xícaras do preparado ao longo do dia.

Cebola
Ela favorece a digestão, auxilia no tratamento de doenças hepáticas e renais e atua como excelente vermífugo. É eficaz no combate à gota, reumatismo, problemas de coração e de garganta. Pode ser ingerida crua, cozidas, em forma de chá e ainda em cataplasma e compressas.
Para gota: Faça um suco de água e cebola, e tome 3 xícara por dia

Soja
É um santo remédio. Combate a anemia, o raquitismo, ajuda no funcionamento das glândulas (por isso, seu consumo é recomendado para mulheres na menopausa), combate gota, pressão alta e nervosismo.
Para problemas hormonais: Além de incluir a soja em suas saladas, você pode tomar 20ml de leite de soja, todos os dias, ainda em jejum.

Frutas do dia-a-dia
Banana – Combate: anemia, fadiga, problemas cardíacos, colesterol, Tensão pré-menstrual (TPM). Fortalece: ossos e dentes.

Laranja – Combate: hipertensão, colesterol, cansaço, fraqueza dos ossos. Fortalece; defesas do organismo, visão e o desenvolvimento das crianças.

Limão – Combate : problemas de pele e sexuais, doenças neurológicas. Fortalece: metabolismo do corpo, sistema imunológico, ossos e dentes.

Maçã – Combate: cansaço físico, diabetes, câncer. Fortalece: músculos, imunidade do organismo.

Mamão – Combate: Câncer de esôfago, anemia, fadiga, problemas digestivos. Fortalece: processo cicatrizante, resistência do corpo, intestino e aparelho digestivo.

Bibliografia: Coleção Boa de Bolso ano 1 nº 1 Produção industria do texto.Editora Popular. Grupo Alto Astral de Publicação. Caixa Postal 2089 São Paulo SP. e-mail: atendimento@editoraeclipse.com.br.