sábado, 6 de julho de 2013

Receita de Detergente Caseiro - Retirada da Internet

Ingredientes para fazer o detergente:
4 colheres (sopa) de solução de amoníaco
1 pedra de sabão de coco
2 limões cortados
1 litro de água
E 5 litros de água num balde
Passo a Passo para fazer detergente
Corte o sabão de coco em vários pedacinhos, quanto menor os pedaços mais fácil eles vão derreter. Ferva 1 litro de agua em qualquer panela bem funda.
Quando a água começar a ferver, jogue os pedacinhos de sabão de coco dentro da panela funda, depois que todo o sabão derreter, mexa-o com uma culher grande, pode ser uma colher de pau. Despeej toda a mistura dentro do balde com os 5 litros de agua, e esprema os limôes dentro do balde, e mecha.
Estamos quase no final, gora é a vez do amoníaco, com muito cuidado, e longe do rosto, abra o frasco do amoniaco, despeje quatro colheres de sopa de amoníaco no balde. Misture bem, e está pronto!
O detergente que você fabricou, pode ser armazenado dentro de garrafas, é natural que apareça espuma. Gostariamos de lembrar que depois de um certo tempo, o detergente caseiro ( ecológico ) pode não produzir mais espuma.

Participe da Grandiosa Festa em Honra a São Roque e Nossa Senhora do Rosário no dia 18 de Agosto de 2013 na Paróquia Nossa Senhora do Rosário em São José do Herval - RS



Receita de Sabão de Limão Retirada do Site da Emater

Artesã e recicladora Celeci Azambuja
Porto Alegre – RS



Ingredientes (porção de 48-50 barras de sabão)

- 5 litros de água
- 10 litros de óleo de cozinha reciclado
- 2 Kg de soda cáustica
- 2 copos de suco de limão


Modo de preparo


Em um balde grande, coloque toda água em temperatura ambiente.

Adicione a soda cáustica na água.

Com um cabo ou pá de madeira, mexa a mistura de água com soda cáustica por cerca de 45 minutos. Ao longo do processo, adicione na mistura o óleo de cozinha até utilizar todo óleo.

Adicione o suco de limão à mistura e continue a mexê-la até ela adquirir liga.

Despeje a mistura em formas à gosto e deixe elas em repouso por até três dias (até 72 horas). Ao terminar de secar, o sabão está pronto para uso.


Dicas:
É recomendado realizar esta receita em lugar aberto ou arejado, devido à liberação de gases no processo de realização do sabão.

Quanto mais usado o óleo, mais tempo será necessário mexer a mistura.

Quanto mais fria a temperatura do ambiente onde o sabão fica em repouso, mais rapidamente ele seca.