sexta-feira, 26 de setembro de 2014

CLORETO DE MAGNÉSIO

Cloreto de Magnésio - por Dr. Luiz Moura

Adicionado por Marinaldo Barreto em 1 abril 2013 às 22:02

Assistir vídeos

.CLORETO DE MAGNÉSIO, trecho completo com 0:13:42, extraído do Vídeo "Conversa com o Dr. Luiz Moura, sobre Auto-Hemoterapia.

Mais informações sobre o Cloreto de Magnésio: http://www.cloretodemagnesio.com.br/identificadores.php

Favorito 1 membro marcou isto como favorito .Classificação:

Atualmente, 0/5 estrelas.12345Facebook

Exibições: 2242

Tags: Cloreto, Dr., Luiz, Magnésio, Moura, Mais...de

Favorito de 1 pessoa



Vídeos relacionados

Energia da Vida
parte 11 (última)

Energia da Vida
parte 10

Energia da Vida
parte 9

Energia da Vida
parte 8

Energia da Vida
parte 7

..Comentar



Você precisa ser um membro de AMIGOS DA CURA para adicionar comentários!Entrar em AMIGOS DA CURA

. Comentário de Marinaldo Barreto em 15 abril 2013 às 2:44 Caso você queira usar a garrafa com capacidade para apenas 1 litro, então, faça a seguinte proporção:

Se a indicação é de 33 gramas para 1,650 ml de água, então, vamos fazer uma medida aproximada (800 + 800 = 1,600 ml). Coloque só a metade das 33 gramas (aproximadamente 16 gramas) dentro da garrafa e coloque 4 copos de 200 ml de água, que dá = 800 ml, correspondendo a metade.

Quando a garrafa secar, coloque novamente esta mesma proporção.



800 ml de solução de Cloreto de Magnésio, vai render 16 doses com o copinho de 50 ml.



Já a solução de Cloreto de Magnésio, usando as 33 gramas com 1,650 ml de água, corresponde a 33 doses com copinho de 50 ml.

. Comentário de Marinaldo Barreto em 11 abril 2013 às 18:40 Resolvi editar o Vídeo sobre o Cloreto de Magnésio, extraindo trechos do vídeo do Dr. Luiz Moura sobre AHT, por observar que você só o encontra na net fragmentado em frações de minutos ou em até 6 minutos de informações dispersas.

Nesta edição, você encontra o Vídeo Completo, só com as informações específicas sobre o Cloreto de Magnésio, além das informações da Dra. Tamara Mazaracki, que esclarece ainda mais sobre o assunto no link encontrado no texto abaixo, facilitando a consulta.

. Comentário de Marinaldo Barreto em 1 abril 2013 às 22:27 Cloreto de Magnésio

Magnésio - A Luz da Vida



No centro da molécula de clorofila, presente em todas as plantas, está um mineral essencial para a vida, o magnésio. É ele que captura a luz solar e a transforma em energia num processo conhecido como fotossíntese. É interessante notar que a clorofila é quase idêntica à hemoglobina, uma molécula presente no nosso sangue e responsável pela oxigenação dos tecidos – a diferença entre estas duas moléculas é que o átomo central da hemoglobina é o ferro, e o coração da clorofila é o magnésio.

Nas plantas é o magnésio que vai transformar a luz em alimento. Deste fato depende toda a vida na face da Terra. Se as plantas não tiverem magnésio, elas não são capazes de se nutrir através dos raios solares. Quando o magnésio está deficiente a planta definha, perde o viço e começa a morrer. Nós somos assim também – não poderíamos respirar, mover os músculos ou usar nosso cérebro sem magnésio suficiente em nossas células.

Etc... etc... continuação...:

http://www.cloretodemagnesio.com.br/identificadores.php



---------------------------------------------------------------------------

Onde comprar o Cloreto de Magnésio

Normalmente, você encontra o Cloreto de Magnésio PA (Puro para Análise), em embalagens/Pacotes de 33 gramas, em Farmácias de Manipulação, em Farmácias e Drogarias em geral, ou em Lojas de Produtos Naturais.



Em Farmácias de Manipulação, 33 gramas de Cloreto de Magnésio, custa mais ou menos R$ 5,00 (cinco reais), pois ele é muito barato, e você terá a garantia de ser puro.



Você poderá utilizar uma Garrafa de vidro de vinho ou de suco de uva de 1 litro VAZIA, daquelas de cor verde ou âmbar, bem lavada e esterilizada, ou mesmo, uma garrafa PET que era de refrigerante de 2 litros, bem lavada e esterilizada com água sanitária, e BEM ENXAGUADA.



Para que a solução de Cloreto de Magnésio fique na concentração Ideal, dissolva as 33 gramas em 1,65 litros de água filtrada ou mineral. Ou, compre somente 20 gramas as Farmácias de Manipulação, e adicione apenas 1 Litro d´água, como é indicado pelo Dr. Luiz Moura.



Utilize um funil para colocar as 33 gramas do Cloreto de Magnésio na garrafa e depois adicione água filtrada ou mineral, na medida de 1 Litro de água + 3 copos de 200ml de água, que dará uma medida bem aproximada de 1,600 Litros.

Cole um aviso na Garrafa, indicando que contém "Cloreto de Magnésio", para diferenciar de outras garrafas d´água, com a data do preparo.

Uva Japonesa


Receita do vinagre da uva japonesa (uveta)

                                    Norma C.C. C. Zanatta

1,5 kg  açúcar mascavo

2,5 kg de uva japonesa

10 litro de água fervida fria

Modo de fazer

Ferver a água junto com o açúcar.

Deixar 40 dias em infusão

Esmagar a semente e a uva

Tapar com um pano,  pois os  mosquito e outros  insetos entrarem.

Mexer de vez  quanto.

Depois de 40  dias travasar (trocar de recipiente todo o liquído)

Com a (borra) fazer novamente o vinagre. (resíduo)

Depois está pronto para ser consumido, fica bem forte.

ABACATEIRO


Plantas Medicinais

  1. Abacateiro (vide foto 01): As folhas e as frutas são ricas em proteínas e vitamina. É diurético, estomáquico, anti-sifilítico. Combate  o artritismo e a  gota, calmante de dores, elimina urina, cálculos renais e biliares, melhora os rins e a bexiga. É preferível usar o chá das folhas secas, porque as verdes são estimulantes e aumentam as palpitações cardíacas. O caroço ralado e preparado em álcool serve para fricções contra reumatismo e nevralgias, torrado , o pó (uma colher de chá) combate diarreia, gases intestinais e vermes. A massa do fruto ou o suco do carroço são  o do couro cabeludo, melhoram os e têm cicatrizante notável.
     
    Bibliografia. PLANTAS MEDICINAIS. kÖRBES, Vanildo Cirilo, Irmão, Francisco Beltrão. Estudos, Orientação e Assistência Rural, 2002. 202p. PR
    Assesoar- Associação de Estudos. Orientação e Assistência Rural. Av. General-Osório 500- Telex (46) 3524-2488.  85604.240 Francisco Beltrão –PR.

sábado, 20 de setembro de 2014

MISSÕES

@PROGRAMAÇÃO DAS MISSÕES – 2014
PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
SÃO JOSÉ DO ERVAL – RS
...
1ª SEMANA 2ª SEMANA
Dia 27 a 29 de novembro Dia 06 a 12 de dezembro
Inicio: 09h Inicio: 19h
Comunidades Comunidade
1. São José - Coxilha (FX) 1. Nossa Senhora do Rosário – Matriz (2)
2. Nossa Senhora da Vitória – Vitória (SJH)
3. Santa Catarina – Pitanga (SJH)
4. Nª Sra dos Navegantes – Barra do Duduia (FX) Dia 06 a 07 de dezembro
5. Sagrado Coração de Jesus – Schell (SJH) Inicio: 09h
6. Nª Sra de Lourdes – Barra do Galvão (FX) Comunidades
1. Nossa Senhora das Graças – Três Pinheiros (FX)
Dia 30 de novembro a 1 de dezembro 2. Santo Antônio (SJH)
Inicio: 9h
Comunidades Dia 06 a 08 de dezembro
1. Nossa Senhora Aparecida – Forqueta (SJH) Inicio: 09h
2. Santa Rita de Cássia – Edmundo Háas (SJH) Comunidades
3. São José – Calha (FX) 3. Imaculado Coração de Maria – Chapecó (SJH)
4. Santa Catarina – Calha (FX) 4. São Paulo – Silveira Fontoura Xavier (FX)
5. Nª Sra da Salete – 07 de setembro (SJH)
6. Santa Lucia (SJH) Dia 08 e 09 de dezembro
Inicio: 09h
Dia 02 a 04 de dezembro Comunidade
Inicio: 09h 2. São Jorge – São Jorge (FX)
Comunidades
1. São João – Jacutinga (SJH) Dia 09 a 12 de dezembro
2. Nª Sra do Perpétuo Socorro – Colônia Nova (SJH) Inicio: 9h
3. Santa Rita de Cássia – Cosmos (SJH) Comunidades
4. São Braz (SJH) 3. São Roque – Avipal (FX)
5. São Francisco – Silveira (FX) 4. Imaculada Conceição (FX)

MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS PELAS SANTAS MISSÕES
PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
SÃO JOSÉ DO HERVAL-RS
DIA 13 DE DEZEMBRO ÀS 15h
Em frente à Igreja Matriz

VOCÊ SABIA


Você sabia

CHIMARRÃO: Muitos estudos são feitos sobre seus efeitos medicinais. Alguns no sentido de comprovar sua eficácia como antioxidante agindo na corrente sanguínea atuando especificamente sobre as lipoproteínas, em especial, o LDL. Por isso, acredita-se ser um potencial escudeiro no combate a ateroscierose (deposito de substância gordurosas nas artérias que causam seu entupimento). Possui ainda ação vasodilatadora e estimulante do sistema nervoso central. Assim a infusão de ervas-mate, que pode também ser tomada fria ou morna, previne infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral.

CHOCOLATE: Este “manjar dos deuses” que no passado foi privilégio da nobreza, hoje, é disputado, propagado e receitado em clínicas de saúde estética pelo mundo agora. Contém vitaminas, minerais e outras de suas mais de 300 substâncias. Hidrata e amacia a pele, mexe com a química cerebral e é tido como afrodisíaco. Um banho de ofurô acompanhado de pétalas de rosas, leite, chás e outros ingredientes(até música) trabalha todos os sentidos e desperta emoções corporais, ativa a circulação, melhora o humor, previne insônia, estimula as funções do organismo e combate a depressão. Além de inteferir na produção de serotonina e endorfina e chocolate contém  xantina e uma das três substâncias responsáveis pelo sentimento de amor – a feniletilamina (“hormônio do amor”) que associada a dopamina a ocitocina, intensificam-se no cérebro dos apaixonados. O chocólatra é uma pessoa viciada em chocolate

CAFÉ: Os ácidos ferúlicos do café sugam as substância tóxicas no organismo prevenindo ou curando muitas doenças, entre elas o mal de Parkinson (doenças caracterizada por tumores musculares e fraquezas) e regimes de emagrecimento. O excesso pode causar insônia e depressão. Acredita-se que dose normal seja 4 xícaras diárias. A cafeína, a xantina e outras substâncias interferem física e emocionalmente no  organismo. Ajuda a emagrecer por que aumenta o metabolismo auxiliando diretamente na queima de calorias. Atua no sistema nervoso central estimulando, revigorando atiçando a adrenalina diminuindo o cansaço e a fadiga. Pessoas obsesas, diabéticas ou cardíacas devem moderar o uso da cafeína. Diz a história que o chá revigorou as forças de Maomé que assim combateu seus inimigos e conquistou muitas mulheres. A bebiba considerada cristã já foi tida como “coisa de satanás”. Atenção! A fervura faz evaporar os óleos essências do café. O correto é infundi-lo em água quente. Passar em coador de pano ou filtro para reter algumas impurezas é uma tática que não interfere no sabor do café.

BOA NOITE: Esta planta (Vide texto 173 e foto 89) é a única fonte de um alcaloide que combate um tipo de leucemia que ataca jovens no mundo todo. Que os laboratórios tenta sem sucesso reproduzir sinteticamente esta substância. Que é necessário 500 kg da planta fresca ou 4 toneladas da planta verde para extrair apenas um grama desse alcaloide?

PLANTAS NO MUNDO: Existem no planeta cerca de 250 mil espécies de plantas catalogadas pela ONU, no Brasil são 55 mil. Nesta contagem não se incluem  as variedades (somente feijão, são mais de mil variedades). Segundo o GTA (grupo de trabalho Amazônico) 20 espécies são básicas para matar a fome no mundo com destaque para milho, trigo e arroz, que sozinhos representam 60% das calorias e 56% das proteínas consumidas pela humanidade.

Bibliografia. PLANTAS MEDICINAIS. kÖRBES, Vanildo Cirilo, Irmão, Francisco Beltrão. Estudos, Orientação e Assistência Rural, 2002. 202p. PR

Assesoar- Associação de Estudos. Orientação e Assistência Rural. Av. General-Osório 500- Telex (46) 3524-2488.  85604.240 Francisco Beltrão -PR

 

 

 

DE OLHO NAS PROPRIEDADES MEDICINAS


De Olho nas Propriedades Medicinais

1)           Abortiva (podem provocar aborto): abutua, Artemísia, algodoeiro (semente), açafrão, alecrim-do-campo, arruda, babosa, buchinha-do-norte, aroeira, ananás (verde), cabacinha (fruto), café (folhas), caruru-de cacho (semente), cavalinha, corticeira (semente), cipó-mil-homem, mamoeiro-vermelho, manga (suco da fruta), ruibarbo, salsa (semente usada com frequência). Ajudam a evita-lo: capim-pé-de-galinha, calêndula, espelina, lágrima-de-nossa-senhora (farinha), joão-da-costa ou cura-tombo, sálvia-do-rio-grande-do-sul, unha-de-gato (cipó e folhas), viburno.

2)           Adstringente (contraem as mucosas e tecidos): açoita-cavalo, álamo, avenca, begônia, bolsa-de-pastor, caqui, chorão, cambui, casca-de-anta, casca-de-cedro, cipó-escada, guabiroba, goiabeira, nogueira, romã, rosa, sempre-viva, videira (folhas).

3)           Afrodisíacas (estimulam, excitam as forças sexuais geradoras): abacate, agrião, amendoim, anís, aveia, batata-doce, baunilha (vagem) caju, canela, catuaba, cereais (germes), chuchu, chicória, cipó-cravo, cravo-da-índia, crista-de-galo (semente com leite ou chá das flores), coca, colorau, Damiana, erva-moura (brotos novos), gergelin, girassol (semente), giesta-das-canárias, ginseng, losna, marapuama, mastruço, mostarda, melão-de-são-joão (semente), nogueira, noz-moscada, pimenta, rabanete, salsaparrilha, pfaffia.

4)           Analgésicas (acalmam a dor): acoita-cavalo (chá), alface (chá da raiz ou folha), arnica-do-mato), beladona (chá fraco ou com pressas), beijo, (chá), caruru-bravo (chá) chorão

Chá), coerana (chá e compressas) erva-cidreira (chá), erva-lancenta (chá da raiz), fruta-do-lobo (chá), guiné (chá da raiz ou compressas), espinheira-santa (chá), hortelã (uso interno e exteno), juá (chá), jasmim-do-mato, malva, guaxuma, língua-de-vaca (compressas), maracujá, mulungu (chá), pariparoba (chá das folhas ou da raiz) papoula (chá), sal-do-índio (compressas), sete-sangrias (chá), timbó (compressas) tília (chá).

5)           Antibióticas (mata microrganismos): alho, alamanda, violáceas, barbana (o pó da raiz contra furúnculos), ipê-roxo, jacarandá, tansagem, salsaparrilha, tauiá, algas-marinhas, guaco, caroba.

6)           Anticoncepcionais (influem para evitar a concepção): aipo (chá), agnoscasto (chá), alecrim (chá-forte), algodoeiro (chá), alfavaca, aspargo, bambu (raiz), caahee, erva-de-passarinho, eucalipto, fumo, funcho, golfões (branco e amarelo), hissopo, manjericão, mentasto, mimo –de-vênus, nogueira (folha e casca) sálvia, urtiga, urtigão, estévia, verbena.

7)           Aperientes (abrem o apetite): alecrim, alfazema, arruda, anis, avenca, cambuí, casca-de-anta, cipí-cravo, cipó-mil-homens, cordão-de-frade, dente-de-leão, funcho, gervão, hortelã, gengibre, jatobá, limão, losna, quebra-pedra, quebra-tudo, paratudo, pau-amarelo, salsa, tinguaciba, vinagreira e Vitamina C. Tomam-se antes das refeições.

8)           Béquicas: Combatem a tosse . Veja a palavra tosse. Agrião, alecrim, alfavaca, alfazema, avenca, cambará, cravo-da-índia, douradinha-do-campo, guaco, erva-cidreira, hortelã, jatobá, limão, língua-de-vaca, madressilva, malva, manjerona, margarida, gervão, poejo, rabo-de-arara, rainha-da-noite, saudades, tuna, umbaúba, vassourinha, verônica, violeta.

9)           Calmantes: : acalmam os nervos. Açafrão, alface, alcaçuz, anil, arruda, beijo-de-moça, , beladona, chorão, cipó-mil-homens, coentro, cordão-de-frade (cachopa), corticeira, gêranio, mulungu, mandioca(brotos), maracujá,margarida, papoula, prímula, sálvia, tília, timbó.

10)         Cardiotônicas: fortalecem o coração. Alecrim-do-jardim, cajá, cana-de-açucar, colorau,erva-mate, erva-do-bugre, erva-macaé, hortelã, inhame-branco, limão, marapuama, rainha-da-noite, serralha-brava, tuna, umbaúba.

11)         Carminativas: combatem gases e flatulências estomacais e intestinais. Abacate, alecrim, alho, alfazema, alfavaca, ananás, angélica, anis, Artemísia, bambu, baunilha, boldo-do-chile, camomila, capim-cidreira, cambará, canela, sassafrás, casca-de-anta, cidra, coentro, cominho, dorme-dorme, endro, erva-doce, erva-cidreira, erva-de-são-joão, espinheira-santa, funcho, gengibre, guaraná, hortelã, laranja-do-mato, losna, louro-reto, louro, manjerona, manjericão, mentrasto,mil-em-rama, pacová, paracari, pau-amargo, pariparoba, picão, pimenta, poejo, quebra-peddra, quitoco, quássia, amora, salsa, salva. Receita boa: flor da margarida mais da zínia e camomila(cha).

12)         Cicatrizante: cicatrizam feridas . alho, açoita-cavalo, alecrim-do-jardim, algodoeiro, aperta-ruão, arnica-do-campo, arruda, babosa, beldroega, caité, calêndula, camomila, confrei, cardo-santo, caroba, carqueja, cavalinha, cedro, celidônia, cipó-mil-homens, cipreste, picão, erva-do-passarinho, erva-santa-luzia, ingá, santos-filhos, erva-moura, erva-santa,  eucalipto, espinheira-senta, folha-da-fortuna, gervão, salça, samambaia, sempre-viva, taioba, limão, girassol, quina, Imbé, tansagem (suco).

13)         Depurativas: purificam o sangue. Agrião, amor-perfeito, angélica, bardana, batata-de-purga, bolsa-de-pastor, canchalágua, carne-de-vaca, caruru-bravo (raíz), catáia, chapéu-de-couro, cipó-mil-homens, cipó-suma, douradinha, dente-de-leão, erva-do-bugre, guaco, ipê-roxo, japecanga, limão, maracujá, mata-pasto, nogueira, papo-de-peru, pau-ferro, pita, sabugueiro, salsaparrilha, sassafrás, serralha-brava, sete-sangria, taiuiá , tajuba, tansagem, tarumã, urtiga-vermelha, velame-do-campo, mangueira (resina), caroba, figo.

14)         Desinfetante: destroem os micróbios. Espinheira-santa, cancerosa, eucalipto, jequitibá.

15)         Desobstruentes: Combatem as obstruções intestinais, abútua, acariçoba, alcaçuz, agrião, gervão, jurubeba, limão, maracujá, pariparoba, salsa, serralha-brava, taiuiá.

16)         Deterrgentes (limpam a superfície da pele das feridas): cedro, fel-da-terra, cravo-de-defunto, douradinha, gervão, salsa, taiuiá, trevo-cheiroso, verônica.

17)         Degestiva: Ajudam e facilitam a digestão: açafrão, agrião, alecrim, alfavaca, anis, azedinha, bardana, camboatá, camomila, capim-cidreira, carqueja, carrapicho-rasteiro, casca-de-anta, cebola, cipó-mil-homens, fel-da-terra, gervão, corticeira, boldo, endro, erva-cidreira, espinheira-santa, funcho, jurubeba, laranjeira-do-mato, louro, macela, mamão, manjerona, maracujá, maria-mole, paratudo, picão, pita, quássia, quina, salsa, salva, sene, laranjeira-brava, urtiga-vermelha.

18)         Diuréticas (facilitam a secreção da urina), eliminando  execessos de líquido e toxinas): abacateiro. Abacaxi, abútua, agrião, alfavaca, alfazema, amor-do-campo, angélica, angelicó, bananeira-do-mato, cabelo-de-milho, capim-cidreira, caité, caroba, carqueja carrapicho, cavalinha,  chapéu-de-couro, cipó-cabeludo, cipó-cravo, coentro, cominho, cordão-de-frade, dente-de-leão, douradinha, begônia, embaúba, era-do-bugre, erva-mate, erva-tostão, espinheira-santa, funcho, erva-de-bicho, jatobá, jurubeba, lagrimá-de-nossa-senhora, luro, lúpulo, manacá, maracujá, pacarari, pariparoba, parreira-brava, picão, quebra-pedra, sabugueiro, salsa, salsaparrilha, sapé, tarumã, trapoeraba, trevo-cheiroso, rabanete, rabo-de-arara, unha-de-gato, urtiga, umbaúba, verônica.

19)         Emenagogas (restauram o fluxo menstrual): abútua, açafrão, agoniada, alecrim-do-jardim, angelicó,  artemísia,  babosa, beldroega, calêndola, camomila, cardo-sanato, fel-da-terra, cipó-mil-homens, cominho, cordão-de-frade, douradinha, erva-cidreira, erva-santa, espora-dos-jardins, funcho, gervão, guiné, hortelã, limão, losna, louro-preto, macela, manacá, maracujá, maria-mole, melão-de-são-caetano,  marroio-branco, papo-de-peru, parreira-brava, quitoco, salsa, salva, tauiá, avenca, arruda.

20) Eméritas : Provocam vômitos. Caruru-branco, ipecacuanha.Combatem: camomila, cedro, cipó-suma, douradinha-do-campo, sabugueiro, paratudo, acácia, salsa.

21) Emolientes: (amolecem tecidos, desinflamam e amadurecem abcessos): araticum (folhas), babosa, bananeira-do-mato, batata-doce (as folhas e batata ralada), bolsa-de-pastor, caruru-do-reino (folhas), caqui, cardo santo, cevada, coerana (folhas), confrei, cambuí, camomila, carrapicho, caruru, celidônia, douradinha, figo, grama(chá), erva-de-santa-maria, erva-grossa, erva-moura, gervão, guaco, guaxuma, malva, orapro-nobis, maracujá, maargarida, pariparoba (folhas), pepino, taioba, timbó, trapoeraba, tuna, verbasco, vassoura, vinagreiro, violeta.

22) Escorbutica (repõem vitamina C): Agrião, aipo, alfafa, azedeira, barbatimão, begônia, beldroega, acerola, capuchinha, calêndula, canela, casca-de-anta, caqui (folhas), cenoura, couve, dente-de-leão, espinafre, goiaba, (fruta), guabiroba (fruta), limão, labaça, mastruço, paratudo, pariparoba, morango, rábano, saião, sete-capote (fruta), salva, salsa, uvaia (fruta),muitas frutas e verduras. Nota: a luz, o calor e os ácidos (vinagre), desroem parte da vitamina C.

23) Estimulantes (aumentam as energias): abacate (folhas verdes), açafrão, alecrim, alfafa, alfavaca, angélica, angelicó, arnica, azedinha, baunilha, beldroega, boldo-do-chile, canela, carapiá, casca-de-anta, catuaba, caruru, cipó-caatinga (chá), cipó-cravo, coca, coentro, cordão-de-frade, erva-cidreira, erva-mate, erva-doce, erva-d0-bicho, espinheira-santa, guiné, gengibre, gervão, guaraná, hortelã, jurubeba, jatobá, louro, manjerona, marapuama, macela, mostarda-preta, noz-noscada, pitanga, poejo, pimenta-do-reino, quitoco, salsa, sassafrás, trapoeraba, vassoura-do-brejo.

24) Estomacais (combatem o mal estar do estômago): Almeirão, alteia, angélica, angico, aroeira, artemisia, babosa, bardana, boldo-do-chile, boldo-falso, (coleus barbatus), camomila, carqueja, capim-cidreira, cardo-santo, casca-de-anta, celedônia, cipó-mil-homens, cominho, dente-de-belo, erva-levante, espinheira-santa, fedegoso, gervão, hortelã-das-hortas, losna, louro, louro-preto, mamica-de-cadela, macela, melissa, malva, manjerona, pau-para-tudo, pita, poejo, pau-amargo, pariparoba, quina-do-mato, salsa, sálvia, cidreira.

25) Expectorantes (agem sobre as vias respiratórias): alcaçuz, alfavaca, alho, angico, assa-peixe, avenca, buchinha-do-norte, cabriúva, cambuí, caaguatá, celola-cecém, cuieira, guaxuma, guaco, hortelã, mastruço, salva, sempre-viva, urucu, verônica, violeta, rábano-das-hortas. Plantas que combatem catarros: agrião, agoniada, alecrim, algodoeira, artemísia, begônia, cambará, cardo-santo, casca-de-anta, eucalipto, fumo-do-mato, guabirobeira, gengibre, mil-em-rama, pé-de-galinha,poejo, tomilho, trevo-cheiroso, verbasco, cedro, coquiro (casca), erva-macaé, perpétua.

26) Purgativas (laxativas) aceleram e provocam as evacuações, limpando os intestinos: alcaçuz, acelga, anis, azedinha, babosa, bardana, batata-doce (folhas), batata-purga, bucha, cabaça-amargosa, camomila, capuchinha, caruru, canafístula, chapéu-de-couro, cinamomo, cipó-de-água, cipó-mil-homens, cipó-imbé, cipó-suma, cravo-de-defunto, douradinha, espinheira-santa, fdegoso, figos, jalapa, jasmim, jacacatía, linho, lúpulo, malvaisco, mamona, mamacá, maravilha, margarida, mata-pasto, pessegueiro, rabo-de-bugio, ruibarbo, sabugueiro, sarandi,branco, sene, não-me-toque, taiuiá, umbu, fruta-do-conde (chá-da-raiz), ruibarbo-do-campo.

27) Resolutiva (eliminam inflamações): alcaçuz, aperta-ruão, babosa, era-de-passarinho, erva-grossa, fava, louro-branco, cacto, pariparoba, linhaça (cataplasma), parreira-brava, pau-d’alho, pé-de-galinha, quitoco, tarumã, timbó, vinagreira, salsa, rosas, trevo, vassourinha-do-campo (folhas picadas com sal).

28) Soniferas (fazem dormir, estimulam o sono): alface, (infusão), alfafa, belanona, beijo-de-moça, choro, dente-de-leão, endro, corticeira, limão, língua-de-vaca, lúpulo, malva, mandioca(brotos) maracujá, mil-em-rama, mulungu, poejo, urtiga, vassoura (semente), manjerona, erva-do-bicho, erva-doce, macieira(folhas), papoula.

29) Sudoriferas (provocam suor): alfazema, alfavaca, angelicó, avenca, beladona, bardana, borragem, cana-do-reino, caroba, cravo-dos-jardins, chá-preto, cipó-mil-homens, coentro, embira, gengibre, gerânio, gervão, guaco, guiné, jaborandi, juá, laranjeira(folhas), limão, macela, malva, manjerona, mostarda, maria-mole (flor), pimenta, quina, sassafrás (casca), sabugueiro, salsaparrilha, salva, samambaia, sete-sangrias, suçuaiá, calêndula,violeta, túia.

30) Tônicas (fornecem a restauraram o organismo): acariçoba, agrião, alfafa, barbana, baunilha, cajá, camélia(folhas, casca), canjerana, camboatá, cedro, coca, cana-do-brejo, carqueja-doce, carrapicho-rasteiro,cipreste, fel-da-terra, cordão-de-frade, corticeira, chá-de-bugre, erva-cidreira, espinheira-santa, eucalipto, genciana, gervão, hortelã. Jatobá, jurubeba, lúpulo, magnólia, marapuama, mastruço, mata-pasto, mil-em-rama, paratudo, pariparoba, pau-para-tudo, pinheiro-do-paraná, poejo, sene-do-campo, tarumã, urtigão, verônica, vinhos, nóz-moscada, vinagreira. Tônicas nervinas: contra as debilidades dos nervos: alfavaca, catuaba, girassol, marapuama, margaridinha mil-em-rama, poejo, salva, serralhaba-brava, umbaúba, fenogrego, trigo.

31) Vasodilatadores (dilatam artérias, veias e vasos sanguíneos). Plantas: alho, cenoura, cravo-de-defunto (flor), chá-de-bugre, erva-de-santa-maria, erva-silvina, espinheira-alavar, guaco. guariboba (folhas), limão, papoula, pervinca, sabugueiro.

Bibliografia. PLANTAS MEDICINAIS. kÖRBES, Vanildo Cirilo, Irmão, Francisco Beltrão. Estudos, Orientação e Assistência Rural, 2002. 202p. PR

Assesoar- Associação de Estudos. Orientação e Assistência Rural. Av. General-Osório 500- Telex (46) 3524-2488.  85604.240 Francisco Beltrão -PR

A FORÇA DO MEL


                                                             A FORÇA DO MEL

O mel é um antibiótico e energético natural. É a forma pela qual o homem absorve os princípios ativos vegetais. Contém substância bactericidas, aromáticas, vitaminas. A B1, B2, B3,B5, B6, B12, C, E, K, e PP, proteínas, fermentos, sais minerais, ácidos e aminoácidos. Na corrente sanguínea são fácil e rapidamente assimilados e digeridos. Entra na corrente sanguínea em 7 minutos quando ingeridos com água fresca e em 20 minutos quando ingeridos com água gelada. Atua na produção e na purificação do sangue. Contém a mesma quantidade de ferro que  o leite materno ou da vaca. Pode ser consumido à vontade. Atua em todas as partes do corpo. Na Grécia o mel era considerado “néctar de afrodite” por sua atribuições afrodisíacas. O termo “lua-de-mel” surgiu do costume grego onde a noiva, no dia do casamento ingeria uma colher de mel para proferir apenas doces palavras ao noivo. Pode ser consumido  por pessoas de todas as idades desde bebês até adultos. Seu valor nutritivo é incomparável. Segundo a Associação Paulista de Apicultores uma colher de mel equivale à: 2 bananas, ½ maçã, 150gr de uva, 2 ½ ovos, 200ml de leite, 40gr de queijo, 100gr de nozes, 50gr de pão. 100gr de carne, 150 de peixe, 45 de cenoura ou 300gr de ervilha. São muitas as receitas culinárias e medicinais com mel. Faça também a sua sorte e boa sorte.

APITERATIA: Método milenar de cura com ajuda das abelhas e seus produtos; mel, néctar, geleia-real, própolis e o próprio veneno. Por essa técnica busca-se a desintoxicar, bio-estimular, suprir necessidades do organismo e harmonizar suas funções. Hipocrates, médico grego tratava casos de artrite e outros om veneno de abelhas. O veneno do ferrão das abelho de ser 100 vezes mais poderoso como anti-inflamatório do que a hidrocortisona.

PRÓPOLIS VERDE: É a própolis feita a partir da  resinada nossa conhecida “vassourinha”ou “alecrim-do-campo” Boccharis dracunculifolia) própolis” como é conhecido no mercado internacional coloca o Brasil em posição de destaque sendo o maior produtor de própolis do planeta.

Bibliografia. PLANTAS MEDICINAIS. kÖRBES, Vanildo Cirilo, Irmão, Francisco Beltrão. Estudos, Orientação e Assistência Rural, 2002. 202p. PR

Assesoar- Associação de Estudos. Orientação e Assistência Rural. Av. General-Osório 500- Telex (46) 3524-2488.  85604.240 Francisco Beltrão -PR

REMÉDIOS PARA O USO EXTERNO

Remédios para o uso externo
Cataplasma e Compressas
Mistura de água, farinha ou chá das plantas ou mesmo a própria planta, picada e misturada com água, vinho ou leite. A mistura é aquecida e aplicada ainda quente sobre a região afetada.
  1. Com ervas frescas – aplica-se diretamente na parte dolorida, inchada ou machucada.
  2. Com ervas secas – frias ou quentes, aplica-se nos casos de câimbras, nevralgias, dor de ouvido etc.
  3. Em forma de pasta – colocar a mistura entre dois panos, preferencialmente MEe linho, ou aplicar diretamente no lugar
  4. Em forma de Compressa – São pedaços de pano, ou um pano dobrado, várias vezes, ou de algodão ou gazes embebidos em água quente ou fria que contém a substância  ativa da planta. Para isso deve-se usar suco ou chá. Nota: a compressa pode ser quente ou fria e deve ser substituída varias vezes.
                                                              
    Loção
    Acrescentar ao volume do chá o equivalente a ¼ de álcool. Isso resultará num preparado líquido para lavar a pele em casos de irritação. Algumas loções são especiais para o couro cabeludo.
    Gargarejo
    Chá por decocção de ervas medicinais com que se lava a boca, garganta, faringe, amídalas e mucosas. Serve para desinflamar e acalmar. Não deve ser engolido
    Unguento e pomada
    Trituram-se várias plantas de interesse em um pilão, moedor de carne ou liquidificador. Ao suco obtido adiciona-se, gordura vegetal de côco, amendoim ou manteiga. Leva-se ao fogo e aquece-se até derreter. Pode-se acrescentar cera de abelha para formar um unguento mais espesso. Para a confecção de pomada deve ser acrescentando cânfora para conservar.
    Azeite
    Junta-se as folhas, flores e sementes de deferentes ervas medicinais, que depois de levados e escorridos são picados e colocados soltos numa pequena garrafa ou frasco. Despeja-se azeite puro sobre as ervas até que fiquem completamente cobertas e ensopadas. Fecham-se as garrafas com rolha de cortiça, celofane ou cápsula de borracha.
    Vinhos medicinais
    Por este método as substâncias vegetais são dissolvidas por um vinho que neste caso, deve ser de pureza absoluta. Depois de limpos, picados e molhados em álcool, os vegetais  são colocados no vinho e deixados de repouso durante alguns dias, quando então, são filtrados e acondicionados em locais frescos.  Para dissolver princípios tônicos e adstringentes, usa-se o vinho tinto. Já para obter um preparado diurético, é recomendado o vinho branco.
    Bibliografia. PLANTAS MEDICINAIS. kÖRBES, Vanildo Cirilo, Irmão, Francisco Beltrão. Estudos, Orientação e Assistência Rural, 2002. 202p. PR
    Assesoar- Associação de Estudos. Orientação e Assistência Rural. Av. General-Osório 500- Telex (46) 3524-2488.  85604.240 Francisco Beltrão -PR

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Missões na Paróquia Nossa Senhroa do Rosário. São Jose do Serval -RS

@PROGRAMAÇÃO DAS MISSÕES – 2014
PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
SÃO JOSÉ DO ERVAL – RS
...
1ª SEMANA 2ª SEMANA
Dia 27 a 29 de novembro Dia 06 a 12 de dezembro
Inicio: 09h Inicio: 19h
Comunidades Comunidade
1. São José - Coxilha (FX) 1. Nossa Senhora do Rosário – Matriz (2)
2. Nossa Senhora da Vitória – Vitória (SJH)
3. Santa Catarina – Pitanga (SJH)
4. Nª Sra dos Navegantes – Barra do Duduia (FX) Dia 06 a 07 de dezembro
5. Sagrado Coração de Jesus – Schell (SJH) Inicio: 09h
6. Nª Sra de Lourdes – Barra do Galvão (FX) Comunidades
1. Nossa Senhora das Graças – Três Pinheiros (FX)
Dia 30 de novembro a 1 de dezembro 2. Santo Antônio (SJH)
Inicio: 9h
Comunidades Dia 06 a 08 de dezembro
1. Nossa Senhora Aparecida – Forqueta (SJH) Inicio: 09h
2. Santa Rita de Cássia – Edmundo Háas (SJH) Comunidades
3. São José – Calha (FX) 3. Imaculado Coração de Maria – Chapecó (SJH)
4. Santa Catarina – Calha (FX) 4. São Paulo – Silveira Fontoura Xavier (FX)
5. Nª Sra da Salete – 07 de setembro (SJH)
6. Santa Lucia (SJH) Dia 08 e 09 de dezembro
Inicio: 09h
Dia 02 a 04 de dezembro Comunidade
Inicio: 09h 2. São Jorge – São Jorge (FX)
Comunidades
1. São João – Jacutinga (SJH) Dia 09 a 12 de dezembro
2. Nª Sra do Perpétuo Socorro – Colônia Nova (SJH) Inicio: 9h
3. Santa Rita de Cássia – Cosmos (SJH) Comunidades
4. São Braz (SJH) 3. São Roque – Avipal (FX)
5. São Francisco – Silveira (FX) 4. Imaculada Conceição (FX)

MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS PELAS SANTAS MISSÕES
PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
SÃO JOSÉ DO HERVAL-RS
DIA 13 DE DEZEMBRO ÀS 15h
Em frente à Igreja Matriz

Xarope e Fortificante


Xarope e Fortificante

1 cerveja preta malzebier

250 gramas de açúcar mascavo

1 punhado de folhas de guaco

1 punhado de agrião

1 punhado de cambara

 

Modo de fazer:

Misturar tudo e colocar a ferver até que dar um liquido consistente. Após o xarope  deve ser coado

Tomar antes das refeições: 2 ou 3 vezes ao dia. Guardar na Geladeira

Carinças 1 colher de chá. Adultos 1 colher de sopa

CURA PELO ALHO


CURA PELO ALHO

Cura pelo alho

 Esta receita é de um medicamento antigo, encontrado em um mosteiro do Tibet em 1972

 Sistema de preparação

350 Gramas de alho

 275 ml de álcool etílico

Um conta-gota

Modo de preparo: 350 gramas de alho descascado, reduzido em picadinho, que se colocará em um frasco de vidro junto a 275ml. de alcool etílico ...a 95 graus (de cereais, o mesmo que se usa para fazer licor).

 O frasco será fechado hermeticamente (bem fechado) e colocar no refrigerador por dez) dias.

 No décimo primeiro dia, filtrar tudo com um coador fino e recolocar o liquido no frasco que deve voltar ao refrigerador por mais doais (2) dias.

O medicamento deve ser ingerido em gotas adicionadas em duas ou três colheres de sopa de leite ou em água antes das refeições, como segue.

Dia Café Almoço Janta

1 1gota 2 gotas 3 gotas

2 4 gotas 5gotas 6 gotas

 3 7 gotas 8 gotas 9gotas

 4 10 gotas 11 gotas 12gotas

5 13gotas 14gotas 15 gotas

 6 15gotas 14gotas 13gotas

7 12gotas 11gotas 10gotas

8 9gotas 8gotas 7gotas

 9 6gotas 5gotas 4gotas

10 3gotas 2gotas 1gotas

 11 15gotas 25gotas 25gotas

 12 25gotas 25gotas 25gotas

 

 

 

 Obs: Agitá-lo antes de tomar: Continuar a tomar assim 25 gotas por três (3) vezes ao dia até terminar o medicamento. Após cinco (5) anos pode-se repetir a terapia.

- Este extrato de alho limpa o organismo das gorduras e o libera dos cálculos depositados.

- Melhora o metabolismo, e em consequência, todos os vãos sanguíneos toram-se mais elásticos.

- Diminui o peso do corpo, levando-o ao seu peso ideal.

- Faz derreter os trombos, cura o diafragma miocárdico doente, a arterioesclerose, a isquemia, a sinusite, a hipertensão e as doenças broncopulmonares.

- Faz desaparecer completamente a dor de cabeça, cura a trombose do cérebro, as artrites, as artroses e os reumatismos

- Cura as gastrites, as úlceras do estômago e as hemorroidas.

 - Absorve todas os tipos de tumores: internos e externos.

- Cura o Morbo Rasedow e as várias perturbações da vista e do ouvido.

 Obs: O medicamento não produz o exalamento do cheiro natural do alho.

CURA PELO ALHO


CURA PELO ALHO

Cura pelo alho

 Esta receita é de um medicamento antigo, encontrado em um mosteiro do Tibet em 1972

 Sistema de preparação

 350 Gramas de alho

275 ml de álcool etílico

Um conta-gota

Modo de preparo: 350 gramas de alho descascado, reduzido em picadinho, que se colocará em um frasco de vidro junto a 275ml. de alcool etílico ...a 95 graus (de cereais, o mesmo que se usa para fazer licor).

O frasco será fechado hermeticamente (bem fechado) e colocar no refrigerador por dez) dias.

 No décimo primeiro dia, filtrar tudo com um coador fino e recolocar o liquido no frasco que deve voltar ao refrigerador por mais doais (2) dias.

 O medicamento deve ser ingerido em gotas adicionadas em duas ou três colheres de sopa de leite ou em água antes das refeições, como segue.

Dia Café Almoço Janta

1 1gota 2 gotas 3 gotas

2 4 gotas 5gotas 6 gotas

3 7 gotas 8 gotas 9gotas

4 10 gotas 11 gotas 12gotas

 5 13gotas 14gotas 15 gotas

 6 15gotas 14gotas 13gotas

7 12gotas 11gotas 10gotas

8 9gotas 8gotas 7gotas

9 6gotas 5gotas 4gotas

10 3gotas 2gotas 1gotas

11 15gotas 25gotas 25gotas

12 25gotas 25gotas 25gotas Obs: Agitá-lo antes de tomar: Continuar a tomar assim 25 gotas por três (3) vezes ao dia até terminar o medicamento. Após cinco (5) anos pode-se repetir a terapia

- Este extrato de alho limpa o organismo das gorduras e o libera dos cálculos depositados.

- Melhora o metabolismo, e em consequência, todos os vãos sanguíneos toram-se mais elásticos.

 - Diminui o peso do corpo, levando-o ao seu peso ideal.

- Faz derreter os trombos, cura o diafragma miocárdico doente, a arterioesclerose, a isquemia, a sinusite, a hipertensão e as doenças broncopulmonares.

- Faz desaparecer completamente a dor de cabeça, cura a trombose do cérebro, as artrites, as artroses e os reumatismos

- Cura as gastrites, as úlceras do estômago e as hemorroidas.

- Absorve todas os tipos de tumores: internos e externos.

- Cura o Morbo Rasedow e as várias perturbações da vista e do ouvido.

 Obs: O medicamento não produz o exalamento do cheiro natural do alho.

Breve-glossário de termos técnicos


Breve Glossário de Termos Técnicos

 Aglutinação - fusão de dois elementos lexicais numa única palavra; Ponte e alto formam Pontalto (ponte alta).

 Antropônimo – nome próprio de pessoa e também sobrenome, embora se costume usá-lo mais comumente com a primeira acepção.

 Apelativo – qualquer tipo de vocábulo usado para designar uma pessoa, podendo ser nome, apelido, cognome.

 Cognome – épiteto nominal, apelido.

 Étnico – vocábulo que indica que um cidadão pertence a uma raça. A uma etnia, a um povo, como alemão francês, italiano.

 Gentilico – designativo dos habitantes de um país, de uamregião, de uma cidade, como Italiano, Lombardi, Milanese, Napolitano.

 Hipocorístico – forma abreviada ou modificada, de cunho popular e coloquial, de um nome; de Antônio, se formam os hipocorísticos Tonho, Toni, Toninho.

 Fitônimo – nome de palanta como olmo(olmeiro) vigna (videira).

 Hagiônimo – nome de santo, como Santo André, São Paulo, São Pedro.

 Hagionímico – sobrenome derivado de nome de santo, como Andreis, Petri, Pauli.

 Matronímico – sobrenome derivado deo nome da mãe e significa sempre filho de, como Agnesi (filho de Inês)De Maria, Di Anna.

 Pan – italiano – sobrenome, neste caso, que ocorre em todo o território da península itálica, como Rossi, Bianchi, Ferrari,

 Patronímico- sobrenome derivado do nome do pai e significa sempre filho de, como Petri, (filho de Pedro) Bernardi, Di Lauro.

 Sobrenominização – processo de transformação de um nome, de um apelativo em sobrenome.

 Topônimo – denominação de locais geográficos, áreas, países pontos de referencia, como italia, lácio, montanha, lago, rio, praia, praça, paço municipal, etc.

 Tomonìmico – sobrenome derivado de um topônimo, como Pisa, Roma, lago,Dal filme, Costa, Montagna, Piazza, Della Via.

 Zoônimo – nome de animal, como leone (leão) bue (boi).

 

 Uma listagem mais complexa dos sufixos que concorrem para a formação dos sobrenomes e também para a derivação lexical no idioma italiano pode ser encontrada num boa gramática histórica. Aconselha-se a leitura da Gramatica Italiana e dei sui Dialetti de Gehrad Rohlfs de onde, salvo pequenas alterações, foi extraído o elenco apresentado acima.

 Seria demasiado longo e enfadonho exemplificar cada um destes sufixos com alguns sobrenomes em que o mesmo se faz presente. Convém observar que os sufixos constituem a mairo fonte mulplicativa dos nomes familiares italianos. Estes concorrem realmente para, acredita-se decuplicar as formas originais dos sobrenomes italianos. Os exemplos falam por si. Do antropônimo Giovanni, resultam vários hipocirístico, como foi frisado anteriormente. Tomando-se um deles, Zan ou Zane, por exemplo, obtém-sem com a sufixação, sobrenomes com Zanin, Zanini, Zanon, Zanoni, Zanette, Zanetti, Zanotti, Zanotto, Zanella, Zanello. Zanelli, Zanengo, Zanenghi, Zanet, Zanet, Zanesi, Zanessi, Zanicchi, Zaniol, Zanioli, Zaniolo. Zanol, Zanolo Zanola, Zanot, Zanus, Zanuso, Zanussi, Zanut, Zanuto, Zanutta, Zanutti, Zanoto, Zanata, Zanatta, além de Zanni, Zannini, Zannoni,

 Ata, ita, uta: Deverbal, qualidade, noção temporal.

 etc. Assim também de Domenico, pode-se lembrar Domenichini, Domenechini, Domeneghini, Menichini, Meneghin, Meneghini, Menegato, Menegatti, Meneghetti, Menegotto, etc.

 Um fato interessante na formação dos sobrenomes é a dupla sufixação, Essa ocorre suficientes para verificar este fenômeno linguístico derivativo. Tomando o mesmo sobrenome Zane ou Zani, com o acressimo do sufixo diminuitivo otto, origina-se Zanotto; se a este, for acrescido o sufixo, também diminuitivo, ello, obtém sobrenome duplamente Zanotello. O curioso neste sobrenome é a sua carga semântica que foi perdida através dos séculos. Observa-se que Zane, Zani ou Zan representam hipocorístico que surge sob o signo de forte carga afetiva, pois se formou na linguagem popular e coloquial em que a afetividade e a benquerença propriciam fixação de todo hipocorístico.

 Outro exemplo idêntico, com o memo sobrenome Zani, se verifica-se com Zanini (com o sufixo diminuitivo – ino) e em Zaninelli com o sufixo diminuitivo – ello)

 Existem, porém sobrenomes com a tripla sufixação; e não são raros. Revendo o sobrenome Zane, Zani, forma-se Zanini com um primeiro sufixo diminuitivo; deste se origina Zaninelli, com o segundo sufixo diminuitivo; acrescentando-se a este último, o sufixo- ato tem-se como resultante o sobrenome Zaninellato, triplamente sufixado. Semelhante a este é o caso de Binellato; substraindo-se o último sufixo (ato), obtém-se o sobrenome Binello, Binelli; suprimindo-se o sufixo diminuitivo –ello rsulta outro sobrenome, Bino Bini: etc...

 Bibliografia:

 Mioranza, Ciro – 1940. Filius Quondam /Ciro Mioranza – São Paulo: São João Batista Editora, 1996

Pressão Arterial


Pressão Arterial

Pressão Alta (Para fazê-la baixar, seguir um regime de verduras e frutas)

Setes sangria: ferver, durante 5 minutos, 1 pé de sete sangria, em 3 xícaras de água. Tomar 1 xícara, 3 vezes ao dia.

Poaia do mato: Ferver, durante 3 minutos, alguns galhos de poaia do mato, 2 xícaras de água. Tomar 1 xícara, 2 vezes ao dia.

Sete capota: Ferver algumas folhas, durante 5 minutos, em 1 xícara de água. Tomar 1 xícara pela manhã e 1 a tarde.

Cebola: Ferver, durante 5 minutos, cascas de cebola em 1 xícara de água. Tomar 1 xícara pela manhã e outra à tarde, até normalizar a pressão.

Guaxuma e oliveira: Ferve, durante 7 minutos, 3 raízes de guaxuma em 1 xícara de água ou 3 folhas de oliveira. Tomar 1 xícara 2 vezes ao dia.

Pitangueira, sabugueiro, gervão. Ferver, durante 5 minutos, 1 folha destas plantas, em 1 xícara de água. Tomar 1 xícara por dia, até acertar a pressão.

Farinha de mandioca: Colocar 1 colherinha no café da manhã, diariamente ou 1 colher num copo de água fria, à noite e tomar, em jejum, no dia seguinte.

Batata inglesa: Colocar uma batata em rodelas. Tomar 3 delas, com uma pitada de sal e coloca-las na testa e amarrar. Retirá-las logo que a pressão baixar. A batata pode ser substituída por limão, cortado em rodelas.

Cana de açúcar: Ferver, durante 5 minutos, 2 folhas de cana de açúcar, em 1 litro de água. Tomar 3 xícaras, por dia, até normalizar.

Alho e leite: Descascar e esmagar 4 dentes de alho e coloca-los num copo cheio de leite. Guardar na geladeira, durante 10 horas. Depois, tomar 1 colher (sopa), 3 vezes ao dia, durante 10 dias, interrompendo por alguns dias e, recomeçar, caso for necessário.

Bergamota: Esmagar 5 sementes de bergamota e colocar, à noite, em 1 copo de água. Tomar de manhã, em jejum. Repeti-lo, até acertar a pressão.

Louro : Ferver, durante 3 minutos, 1 folha de louro em 2 xícaras de água. Tomar 1 xícara, de manhã e 1 xícara à tarde.

Violeta de Jardim ou madressilva ou zabumba (sempre viva) Ferver, durante 5 minutos, 2 folhas ou 2 flores desta planta, em 1 xícara de água. Tomar 1 xícara de manhã e 1 xícara à tarde.

Cebola: Cortar em rodelas 1 cebola crua e colocar 3 rodelas em cada sapato. Calçar o sapato, sem meiase caminhar. É receita para o caso de pressão muita alta.

Murta: Ferver, durante 5 minutos, 3 folhas de murta em 1 xícara de água. Tomar 1 xícara por dia ou mais, se for necessário.

 

Para estabilizar a Pressão

Marcela (flores): Colocar à noite, 7 a 9 flores de marcela num copo com água fria, e deixar a noite toda, Tomar em jejum e ficar alguns tempo sem tomar café. Fazer isso, até normalizar a pressão. O importante é persistir no tratamento.

 

Limão-cidra: Cortar 1 limão cidra com casca e semente. Juntar 30 dentes de alho e 1 litro de água, Bater no liquidificador. Depois, ferver, durante

PRESÃO ARTERIAL


Pressão Arterial

Pressão Alta (Para fazê-la baixar, seguir um regime de verduras e frutas)

Setes sangria: ferver, durante 5 minutos, 1 pé de sete sangria, em 3 xícaras de água. Tomar 1 xícara, 3 vezes ao dia.

Poaia do mato: Ferver, durante 3 minutos, alguns galhos de poaia do mato, 2 xícaras de água. Tomar 1 xícara, 2 vezes ao dia.

Sete capota: Ferver algumas folhas, durante 5 minutos, em 1 xícara de água. Tomar 1 xícara pela manhã e 1 a tarde.

Cebola: Ferver, durante 5 minutos, cascas de cebola em 1 xícara de água. Tomar 1 xícara pela manhã e outra à tarde, até normalizar a pressão.

Guaxuma e oliveira: Ferve, durante 7 minutos, 3 raízes de guaxuma em 1 xícara de água ou 3 folhas de oliveira. Tomar 1 xícara 2 vezes ao dia.

Pitangueira, sabugueiro, gervão. Ferver, durante 5 minutos, 1 folha destas plantas, em 1 xícara de água. Tomar 1 xícara por dia, até acertar a pressão.

Farinha de mandioca: Colocar 1 colherinha no café da manhã, diariamente ou 1 colher num copo de água fria, à noite e tomar, em jejum, no dia seguinte.

Batata inglesa: Colocar uma batata em rodelas. Tomar 3 delas, com uma pitada de sal e coloca-las na testa e amarrar. Retirá-las logo que a pressão baixar. A batata pode ser substituída por limão, cortado em rodelas.

Cana de açúcar: Ferver, durante 5 minutos, 2 folhas de cana de açúcar, em 1 litro de água. Tomar 3 xícaras, por dia, até normalizar.

Alho e leite: Descascar e esmagar 4 dentes de alho e coloca-los num copo cheio de leite. Guardar na geladeira, durante 10 horas. Depois, tomar 1 colher (sopa), 3 vezes ao dia, durante 10 dias, interrompendo por alguns dias e, recomeçar, caso for necessário.

Bergamota: Esmagar 5 sementes de bergamota e colocar, à noite, em 1 copo de água. Tomar de manhã, em jejum. Repeti-lo, até acertar a pressão.

Louro : Ferver, durante 3 minutos, 1 folha de louro em 2 xícaras de água. Tomar 1 xícara, de manhã e 1 xícara à tarde.

Violeta de Jardim ou madressilva ou zabumba (sempre viva) Ferver, durante 5 minutos, 2 folhas ou 2 flores desta planta, em 1 xícara de água. Tomar 1 xícara de manhã e 1 xícara à tarde.

Cebola: Cortar em rodelas 1 cebola crua e colocar 3 rodelas em cada sapato. Calçar o sapato, sem meiase caminhar. É receita para o caso de pressão muita alta.

Murta: Ferver, durante 5 minutos, 3 folhas de murta em 1 xícara de água. Tomar 1 xícara por dia ou mais, se for necessário.

 

Para estabilizar a Pressão

Marcela (flores): Colocar à noite, 7 a 9 flores de marcela num copo com água fria, e deixar a noite toda, Tomar em jejum e ficar alguns tempo sem tomar café. Fazer isso, até normalizar a pressão. O importante é persistir no tratamento.

 

Limão-cidra: Cortar 1 limão cidra com casca e semente. Juntar 30 dentes de alho e 1 litro de água, Bater no liquidificador. Depois, ferver, durante 20 minutos. Coar. Juntar mais 1 litro de água. Ferver mais 20 minutos. Por em litros e conservar na geladeira. Tomar 1 copinho, 3 vezes ao dia.

Para levantar a Pressão

Anís do mato: Ferver, durante 5 minutos, 2 folhas em 1 xícara de água. Tomar 1 xícara por dia.

Gengibre: Ferver, durante 5 minutos, 1 pedacinho de folha ou caule, em 1 xícara de água. Tomar 1 xícara, quando necessário.

Sal e conhaque: Comer alimentos salgados ou por uma pedra de sal na boca ou tomar conhaque.

 

Bibliografia

Zatta, Maria

A farmácia da natureza. Maria Zatta. 3º edição. São Paulo. Paulinas. 1996. Aprendendo com a Natureza

TEMPERO PARA QUEIJO


Tempero para queijo

                     Ana Servegnini  ensinou para a filha Teresinha Servegnini

Ingredientes:

Vinagre tinto

Vinho tinto

Sal

Pimenta moída

Modo de preparar:

Coloque em uma travessa de (vidro) duralex, 60% de vinagre tinto, 40% de vinho tinto, em 1 litro de liquido. Colocar 1  colher de sopa de sal, 1 colherinha de café de pimenta moída. Misturar bem até o sal e a pimenta dar o tempero do liquido. Colocar o queijo desejado todos os dias virar o queijo.

Deve ficar no tempero de 15 a 20  dias. O queijo deve estar quase seco para colocar no tempero. Quando retirado secá-lo bem, para não mofar. Embalar e pendurar onde estiver ventilação, quando mais tempo ele ficar, melhor e o sabor. Obs: O tempero pode ser usado 3 vezes e não mais ele fica fraco. O melhor é jogá-lo fora.

COMO PREPARAR OS TEMPEROS


Como preparar os temperos

Desidratar as ervas

Salvia................ vontade

Salsa................. vontade

Mangerona........vontade

Manjericão........vontade

Orégano............vontade

Sal.....................vontade

Cebolim...............pouco

Alho...................pouco

Folhas de louro.. poucas folhas

Alecrim...........alguns raminhos

Nt: desidratar a cebola e o cebolin secando no micro ondas. Depois de tudo seco  moer tudo bem fino e colocar em potes para ser usado.

 

    

DIETA DO LIMÃO


Dieta do Limão

As propriedades do limão curam mais de 150 doenças. Contem ácidos e vitaminas. Tem ação  laxativa, tônicas sudorifica, cicatrizantes, antisséptica, depurativa, desintoxicantes e outras. Atua em todas as partes do corpo, nos aparelhos respiratórios, circulatório, digestivo, combate problemas da pele, gripes, febres, hemorragias, ácido úrico, gota, escorbuto, etc...

A famosa dieta ou cura do limão geralmente é feita em 10 dias e consome 100 limões, diluídos ou não, em água.

Primeiro dia  = 1 limão

Seg dia = 2 limões

Tec dia  = 3 limões

Quar dia = 4 limões

Quinto dia = 5 limões

Sexto dia = 6 limões

Set dia = 7 limões

Oit Dia = 8 limões

Nove dia= 9 limões

Decimo dia = 10 limões

Dec prim, Dia = 9 limões

Dec Dis seg = 8 limões

Dec tercei = 7 limões

Dec quarto = 6 limões

Dec quinto = 5 limões

Dec sexto = 4 limõe

Dec sétimo = 3 limões

Dec oitavo = 2 limões

Dec nono = 1 limão.

Bibliografia. PLANTAS MEDICINAIS. kÖRBES, Vanildo Cirilo, Irmão, Francisco Beltrão. Estudos, Orientação e Assistência Rural, 2002. 202p. PR

Assesoar- Associação de Estudos. Orientação e Assistência Rural. Av. General-Osório 500- Telex (46) 3524-2488.  85604.240 Francisco Beltrão -PR

LIVRE-SE DO COLESTEROL


LIVRE-SE DO COLESTEROL

Livre-se do Colesterol

O inigualável puro óleo de Semente de Uvas

Em setembro de 2003 ficamos extasiados quando recebemos pela primeira vez o óleo de sementes de uvas extra-virgem, prensado a frio no Brasil. Há vários anos que nós tentamos obter esse produto em nosso país, mas nunca encontramos alguma produção, semente no exterior. Porém, a algum tempo nós fomos p...rocurados por um rapaz chamado Everton, que havia nos enviado amostras deste óleo. Desde então, ficamos empolgados com o seu óleo, pois nunca havíamos visto um produto tão bonito e puro.

 Totalmente diferente dos óleos que são vendidos por aí, o VERDADEIRO óleo de semente de uvas possui um coloração verde escuro e um aroma característico que lembra uma mistura de nozes e oliva, com um toque de fundo típico champangne.

 As sementes, das quais se obtém o óleo, são provenientes de vinhícolas. Após a extração do vinho. É super interessante que cada tipo de uva se obtém um óleo de dum tipo de uva vermelha (concordi) que dá um óleo mais suave, e de uvas brancas (Niágra) que dão origem a um óleo de aroma mais intenso e presente, melhor para a culinária.

 O óleo de semente de uvas é altamente rico em vitaminas. E (cerca de 80-120 mg/100g) e ácido linoleico (69 -78%), um ácido graxo essencial conhecido como ômega 6. Ele contém clorofila natural e valiosa antioxidantes conhecidos como proantocianidinas. Devido ao seu alto teor de vitamina. E e proantocianidinas, ele funciona como agente anti-envelhecimento. Quando adicionado a óleos vegetais ele age protegendo-os contra o rançamento e formação de radicais livres, um efeito igual faz dentro do nosso organismo quando usado na alimentação. Por causa disto sua durabilidade é grande (2 anos), enquanto outros óleos extra-virgem como girassol duram apenas 2-4 meses. Utilizar o óleo de semente de uva na alimentação é um presente do coração para o coração! Estudos do Dr. David T. Nash, professor de medicina no Centro de Ciências da Saúde em Siracusa. EUA, demonstraram que o óleo de semente de uvas possui a habilidade única de agir de agir aumentando no sangue o HDL (conhecido como bom colesterol) e diminuir o LdL (mau colesterol) e triglicérides, um efeito que acaba diminuindo os riscos de doenças vasculares. Em estudos controlados, este efeito foi observado com apenas 3 semanas de uso do óleo na alimentação (Jornal do Colégio Americano de Cardiologia, já de 1994).

 O óleo de semente de uva age dissolvendo trombos nas artérias e reduzindo a agregação das plaquetas. Como isso ele previne infartos e diminui o risco de derrames. Ajuda na prevenção da hipertensão e age na normalização de lesões ocasionadas pela obesidade e diabetes provenientes da má circulação. Ele também trata e age prevenindo a impotência masculina. Estudos demonstraram que baixos níveis de HDL no sangue e altos de tri-glicérides estão proporcionalmente relacionados com o aparecimento da impotência. Como o óleo de semente de uva age equilibrando estas proporções no sangue, ele é muito útil nesse sentido. Ele é também m bom imu-noestimulante. Cicatrizante é útil em escaras.

 A maioria dos livros atribuem maravilhas ao óleo de semente de uvas, Só que infelizmente praticamente todo o óleo vendido no mercado e ADULTERADO ou MONTADO á partir do óleo de soja. Nota-se logo isso quando se conhece pela primeira vez óleo de semente de uva puro. Se o óleo for refinado perderá quase todas as características relatas nos livros, ficando sem ação antioxidante e regeneradora celular.

Prof. Fabián Laszló

 Óleo de Semente de Uva

Bairro Femaçã

Rua Mansueto Bernardi 190

 Veranópolis –RS

 Fone 54 3441 4548

VINHOTERAPIA


                                                                       Vinhoterapia

 

A cura pelo vinho e os poderes medicinais que tem a bebida do deus Baco vem a séculos, e cada vez mais, sendo propagada e utilizada pelas populações. A bebida aquece estimula prazeres, realça a beleza, previne e cura doenças, principalmente as cardíacas. Seu poder calórico e redutor faz dele um poderoso aliado nos tratamentos  estéticos garantido queima de gordura pelo organismo. Por esta técnica o vinho quente em contato com o corpo força o organismo a reagir (termogênese) para o equilíbrio com o ambiente externo. Na batalha para aumentar o calor interno há consumo de energia que vem da queima de gorduras, forçando assim a redução das medidas corporais. Substancias presentes no vinho como o polifenol um poderoso antioxidante, rejuvenescedor (mais que a vitamina C, 10mil vezes melhor que a vitamina. E, reduz os radicais livres em 85% ) removem células mortas, estimulam, eliminam toxinas, deslocam as placas de gordura prevenindo doenças e acelerando o emagrecimento. O resveratrol elimina as plaquetas coagulantes que entopem as artérias, enquanto os flavonoides são antioxidantes e combatem os radicais livres responsáveis por envelhecer as células e deixar o organismo sensível a doenças.

Uma técnica francesa utilizada no Brasil que associa calor e relaxamento, consiste de esfoliação  hidromassagem, máscara corporais e faciais, pode se feita em 12 sessões de 90 minutos cada, 2 vezes por semana. Cada sessão é dividida e 5 etapas, a sabe:

Etapa 01 – ingestão de um cálice de vinho objetivando estimular o aquecimento interno.

Etapa 02 – esfoliação e limpeza da pele com produtos específicos.

Etapa 03 – massagem com vinho  quente e extrato de ervas promovendo drenagem linfática.

Etapa 04 – colocação de faixas elásticas embebidas numa mistura de vinho quente e magnésio.

Etapa 05 – retirada das faixas (após 40 minutos) e hidratação final.

Nota: Os resultados podem ser aferidos na fita métrica após cada sessão mas o tratamento deve ser feito ou orientado por profissionais. A foto ao lado estraida da internet mostra uma sessão de vinhoterapia.

Bibliografia. PLANTAS MEDICINAIS. kÖRBES, Vanildo Cirilo, Irmão, Francisco Beltrão. Estudos, Orientação e Assistência Rural, 2002. 202p. PR

Assesoar- Associação de Estudos. Orientação e Assistência Rural. Av. General-Osório 500- Telex (46) 3524-2488.  85604.240 Francisco Beltrão -PR