quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Horta Orgânica Caseira



Tudo o que você precisa saber para ter uma horta orgânica em casa
27 de Outubro de 2014 • Atualizado às 12h26




A agricultura urbana vem despertando cada vez mais o interesse das pessoas que buscam viver de forma mais saudável. Além do prazer de cultivar alimentos orgânicos na sua própria casa, o cuidado com as plantas também ajuda a reduzir o estresse do dia a dia através do contato com a natureza.
O CicloVivo separou algumas dicas e processos de como cultivar alimentos em casa. Veja na lista abaixo quais são elas:
1- Antes de mais nada é preciso analisar se existe um espaço adequado em sua casa ou apartamento para abrigar as plantas. É necessário um local que tenha pelo menos quatro horas por dia de sol ou grande luminosidade. Porém, as plantas não devem ficar expostas ao sol o dia inteiro ou receber ventos fortes.

Foto: iStock
2- O primeiro passo para começar a plantar é a escolha do que será cultivado. É preciso saber que tipo de solo a espécie vive e se ela gosta de muita água ou não. Ervas como o alecrim e sálvia, por exemplo,  são provenientes do mediterrâneo e acostumadas com solo arenoso e seco, já o manjericão e a salsinha preferem um solo mais úmido com muitas regas. É importante categorizar as plantas para escolher quais compartilharão o mesmo vaso. Lembre-se de combinar plantas altas para fazer sombra para plantas menores. Quanto maiores os tipos de cultivos, maior resistência a fungos, larvas e pulgões. Existe uma tabela de plantas antagônicas e plantas que se combinam. (veja aqui)

Foto: iStock
3- Escolha onde vai plantar. Pode ser um caixote de madeira, vaso, lata de leite ou achocolatado, garrafa PET, caixinha de leite, cano de PVC, pneu etc. Existem muitas opções e você pode deixar a sua imaginação lhe guiar, contanto que o recipiente  tenha furos embaixo para que o excesso de água escoe. O tipo de raiz da planta também influencia na escolha do vaso. Caso ela seja profunda, procure recipientes mais altos para que a planta possa se desenvolver.

Foto: iStock
4- Caso escolha um vaso onde a água escoe com muita facilidade, como no caso do caixote de madeira, forre seu fundo com um tecido. Pode ser TNT, manta bigim fina (especial para jardinagem), saco de batata ou atémesmo uma camiseta velha (que não possa ser doada). O importante é que o tecido deixe a água passar.

Foto: Mayra Rosa/CicloVivo
5- Coloque uma camada de argila expandida para que a drenagem do seu vaso funcione. Ela pode ser substituída por brita, cascalho ou até tijolos ou telhas quebradas. Esta camada deve ocupar em torno de 10% do vaso.

Foto: Mayra Rosa/CicloVivo
6-  A próxima camada deve ser de areia de água doce, que servirá para não compactar demais a terra. Você deve cobrir a camada de pedras e deixar mais uma camada acima. Não pode ser utilizada a areia de praia, pois o sal não permite que as hortaliças e ervas cresçam.

Foto: Mayra Rosa/CicloVivo
7-  A última camada deve ser de uma mistura de terra argilosa, areia e húmus orgânico. A proporção básica é de 1/3 para cada ingrediente, porém, isso varia de acordo com o tipo de planta. Espécies de regiões secas geralmente gostam de mais areia, por exemplo. Já as que necessitam de mais água, gostam da terra mais argilosam, capaz de segurar a umidade. A terra argilosa pode ser reaproveitada de algum vaso antigo ou de algum terreno onde esteja bem compactada. Se você faz compostagem, pode aproveitar o húmus em sua horta. Não utilize adubos químicos ou de terras prontas já adubadas se quiser um cultivo orgânico.

Foto: Mayra Rosa/CicloVivo
8- Retire as mudinhas do local de onde vieram, solte um pouco a terra de sua raiz e transplante-a para seu novo lar. Deixe espaço para a raiz, preencha com a mistura de terra, depois cubra com uma camada de matéria orgânica, como algumas folhas. Elas funcionam como uma cobertura do solo, não permitindo que o nutriente vá embora. Além de comprar mudas, você também pode utilizar a técnica de estaquias. O método, utilizado com a cebolinha, salsa, coentro, capim cidreira etc, consiste no plantio de um ramo ou folha da planta, desenvolvendo uma nova planta a partir do enraizamento das mesmas. Quando for utilizar este método é importante retirar quase todas as folhas do ramo, cortar 2/3 dele e colocar em um recipiente com água para que as raízes se desenvolvam. Os bulbos, como batata e gengibre também viram novas plantas. Outra forma de cultivo que você pode utilizar, a exemplo da rúcula, é cortar as folhas rente ao pé. Assim, ela crescerá novamente por até sete vezes.

Foto: Mayra Rosa/CicloVivo
9- Os melhores momentos para rega são pela manha ou ao final da tarde. Não existe receita para isso. É preciso ter algumas informações prévias sobre cada espécie e observá-las. Pode-se também colocar o dedo na terra para ver se está úmido ou até mesmo deixar sempre um palito de sorvete espetado nela. Assim, quando você retirar, saberá se a terra precisa de água ou não.

Foto: iStock
10- Na hora de podar galhos, corte sempre na diagonal e próximo a nós. Caso você retire frutos ou folhas, é preciso cortar seu galho dois pontos de brotamento abaixo. Por exemplo, se você retirar uma pimenta de um galho, é necessário cortar parte deste galho para que a planta tenha energia para se desenvolver melhor.

Foto: iStock
11- Coloque uma camada de húmus a cada três meses. Não superestimule as plantas no inverno, neste período elas tendem a ficar feias. Porém, este processo faz parte de seu ciclo, onde ela ganha energia para florescer na primavera.

Foto: iStock
12- A lua influencia muito os fluxos das seivas das plantas, além das quatro fases, ela tem outros movimentos como a lua ascendente e descendente. Esses elementos influenciam a natureza. A agricultura biodinâmica estuda estes efeitos e existe até um calendário com os melhores momentos para colher e plantar. (saiba mais aqui)

Foto: iStock
As dicas foram dadas durante curso do projeto Composta São Paulo onde  duas mil pessoas famílias paulistanas receberam composteiras domésticas que decompõe os alimentos utilizando minhocas. O projeto foi desenvolvido pela Morada da Floresta e conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo.
Por Mayra Rosa - Redação CicloVivo

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Missões

MISSÕES
Missões na Paaróquia Nossa Senhora do Rosário - São José do Herval -RS
@PROGRAMAÇÃO DAS MISSÕES – 2014
PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
SÃO JOSÉ DO ERVAL – RS
...
1ª SEMANA 2ª SEMANA
Dia 27 a 29 de novembro Dia 06 a 12 de dezembro
Inicio: 09h Inicio: 19h
Comunidades Comunidade
1. São José - Coxilha (FX) 1. Nossa Senhora do Rosário – Matriz (2)
2. Nossa Senhora da Vitória – Vitória (SJH)
3. Santa Catarina – Pitanga (SJH)
4. Nª Sra dos Navegantes – Barra do Duduia (FX) Dia 06 a 07 de dezembro
5. Sagrado Coração de Jesus – Schell (SJH) Inicio: 09h
6. Nª Sra de Lourdes – Barra do Galvão (FX) Comunidades
1. Nossa Senhora das Graças – Três Pinheiros (FX)
Dia 30 de novembro a 1 de dezembro 2. Santo Antônio (SJH)
Inicio: 9h
Comunidades Dia 06 a 08 de dezembro
1. Nossa Senhora Aparecida – Forqueta (SJH) Inicio: 09h
2. Santa Rita de Cássia – Edmundo Háas (SJH) Comunidades
3. São José – Calha (FX) 3. Imaculado Coração de Maria – Chapecó (SJH)
4. Santa Catarina – Calha (FX) 4. São Paulo – Silveira Fontoura Xavier (FX)
5. Nª Sra da Salete – 07 de setembro (SJH)
6. Santa Lucia (SJH) Dia 08 e 09 de dezembro
Inicio: 09h
Dia 02 a 04 de dezembro Comunidade
Inicio: 09h 2. São Jorge – São Jorge (FX)
Comunidades
1. São João – Jacutinga (SJH) Dia 09 a 12 de dezembro
2. Nª Sra do Perpétuo Socorro – Colônia Nova (SJH) Inicio: 9h
3. Santa Rita de Cássia – Cosmos (SJH) Comunidades
4. São Braz (SJH) 3. São Roque – Avipal (FX)
5. São Francisco – Silveira (FX) 4. Imaculada Conceição (FX)

MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS PELAS SANTAS MISSÕES
PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
SÃO JOSÉ DO HERVAL-RS
DIA 13 DE DEZEMBRO ÀS 15h
Em frente à Igreja Matriz

Os benefícios do azeite de oliva



g da Mimis por Michelle Franzoni - Qualidade de vida e bem-estar

Os benefícios do azeite de oliva

by Michelle Franzoni
azeite-oliva-blog-da-mimis-michelle-franzoni-01

Todo mundo já ouviu falar que o azeite de oliva faz bem à saúde e que deve ser incluído na dieta e eu já até fiz um post sobre a importância das gorduras boas na dieta. (ver AQUI).
Não se sabe ao certo a origem do azeite, mas já é utilizado há muito tempo. É retirado da azeitona, fruto da oliveira, árvore que é cultivada há aproximadamente 5 mil anos, tanto no Mediterrâneo Oriental, como na Ásia Menor.
O azeite de oliva é rico em vitamina E, A e K, cálcio, magnésio, ferro, potássio e aminoácidos e é livre de sódio, colesterol e carboidratos.  Gente, ele faz bem para os ossos, pele, olhos, células e protege o nosso organismo de agentes infecciosos.
Ele tem o poder de reduzir a formação de placas nos vasos sanguíneos e artérias, protegendo,  assim, o coração. Ainda tem ação antioxidante, deixando as temidas rugas longe por mais tempo e também anti-inflamatória.
Gente, ele hidrata pele, cabelos e unhas! UAU! Quem gosta de manter a pele hidratada pode utlizar o azeite de oliva como hidratante facial. O produto também fortalece as unhas manchadas e quebradiças e dão mais vida aos cabelos.
Esse super alimento também reduz o mau colesterol, pois é rico em gorduras monoinsaturadas. que auxiliam a diminuir o mau colesterol (LDL). Mas, como qualquer alimento, não pode ser consumido em excesso!
O azeite possui uma substância chamada oleuropeína, anti-inflamatório que tem os mesmos efeitos do cálcio no organismo, prevenindo a perda de massa óssea e auxiliando a saúde do sistema músculoesquelético.
Uma pesquisa constatou que aproximadamente 50g de azeite equivale a um décimo de uma dose de ibuprofeno, tendo, assim, um super efeito analgésico.
O azeite pode ser guardado em local fresco e escuro por até dois anos. É assim que guardo aqui.
Existem alguns tipos de azeite de oliva no mercado, são eles:
azeite-oliva-blog-da-mimis-michelle-franzoni-02

- Azeite extravirgem: É um óleo que não é refinado quimicamente, o que mantém seus nutrientes benéficos à saúde. Possui acidez de aproximadamente 0,8% e é considerado o azeite mais saudável de todos.
- Azeite virgem: É retirado somente por processos mecânicos e físicos, e também é super saboroso. Possui acidez entre 0,8% e 1,5%.
Azeite lampante: Ele é muito ácido, acima de 3,3%, e não pode ser consumido diretamente. É bastante utilizado como combustível em lamparinas e outras formas de iluminação. Esse azeite precisa passar pelo processo de refinação para ser comercializado.
Gente, atenção! O azeite tem seus benefícios e é uma delícia, mas possui calorias e deve ser controlado na dieta. Vejo muita gente por aí comendo salada e enchendo o prato de azeite. Vale lembrar que as gorduras são boas mas em excesso atrapalham na perda de peso. Cada colher de sopa de azeite de oliva tem cerca de 119 calorias e deve ser computadas na dieta.
Eu amo o azeite de oliva e ele não pode faltar aqui em casa. Eu uso principalmente nas composições frias, como em verduras e saladas ou para finalizar pratos, como risotos ou alguma receita especial. Não uso em preparos quentes, pois costumo utilizar a técnica de “fritar” sem óleo que já mostrei pra vocês AQUI, assim economizo nas calorias, já que ele acaba perdendo sabor e benefícios ao ser aquecido.
O sabor e as propriedades do azeite são únicas! E aí, quem costuma consumir o azeite de oliva e em quais pratos?

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Àgua com estômago vazio!!! Leiam, super interessante

 Água com estômago vazio!!! Leiam, super interessante

Quanto mais se sabe, maior chance de sobrevivência...
  Um cardiologista diz que se todos que receberem esta mensagem, a enviarem a pelo menos uma das pessoas que conhecem, pode ter a certeza de que, pelo menos, poderá salvar uma vida. 
Beba água com estômago vazio. 
Hoje é muito popular, no Japão, beber água imediatamente ao acordar. Além disso, a evidência científica tem demonstrado estes valores. Abaixo divulgamos uma descrição da utilização da água para os nossos leitores.
Para doenças antigas e modernas, este tratamento com água tem sido muito bem sucedido....
Para a sociedade médica japonesa, uma cura de até 100% para as seguintes doenças:
Dores de cabeça, dores no corpo, problemas cardíacos, artrite, taquicardia, epilepsia, excesso de gordura, bronquite, asma, tuberculose, meningite, problemas do aparelho urinário e doenças renais, vômitos, gastrite, diarreia, diabetes, hemorroidas, todas as doenças oculares, obstipação, útero, câncer e distúrbios menstruais, doenças de ouvido, nariz e garganta.

Método de tratamento:
1. De manhã e antes de escovar os dentes, beber 2 copos de água.
2. Escovar os dentes, mas não comer ou beber nada durante 15 minutos.
3. Após 15 minutos, você pode comer e beber normalmente.
4. Depois do lanche, almoço e jantar não se deve comer ou beber nada durante 2 horas.
5.. Pessoas idosas ou doentes que não podem beber 2 copos de água, no início podem começar por tomar um copo de água e aumentar gradualmente..
6. O método de tratamento cura os doentes e permite aos outros desfrutar de uma vida mais saudável

A lista que se segue apresenta o número de dias de tratamento que requer a cura das principais doenças:
1. Pressão Alta - 30 dias
2. Gastrite - 10 dias
3. Diabetes - 30 dias
4. Obstipação - 10 dias
5. Câncer - 180 dias
6. Tuberculose - 90 dias
7. Os doentes com artrite devem continuar o tratamento por apenas 3 dias na primeira semana e, desde a segunda semana, diariamente.
Este método de tratamento não tem efeitos secundários. No entanto, no início do tratamento terá de urinar frequentemente.
É melhor continuarmos o tratamento mesmo depois da cura, porque este procedimento funciona como uma rotina nas nossas vidas. Beber água é saudável e dá energia.
Isto faz sentido: o chinês e o japonês bebem líquido quente com as refeições, e não água fria..
Talvez tenha chegado o momento de mudar seus hábitos de água fria para água quente, enquanto se come Nada a perder, tudo a ganhar!
Para quem gosta de beber água fria.
Beber um copo de água fria ou uma bebida fria após a refeição solidifica o alimento gorduroso que você acabou de comer. Isso retarda a digestão.
Uma vez que essa 'mistura' reage com o ácido digestivo, ela reparte-se e é absorvida mais rapidamente do que o alimento sólido para o trato gastrointestinal. Isto retarda a digestão, fazendo acumular gordura em nosso organismo e danifica o intestino..
É melhor tomar água morna, ou se tiver dificuldade, pelo menos água natural.
 
Nota muito grave - perigoso para o coração:
As mulheres devem saber que nem todos os sintomas de ataques cardíacos vão ser uma dor no braço esquerdo.
Esteja atento para uma intensa dor na linha da mandíbula. Você pode nunca ter primeiro uma dor no peito durante um ataque cardíaco.
Náuseas e suores intensos são sintomas muito comuns.
60% das pessoas têm ataques cardíacos enquanto dormem e não conseguem despertar. Uma dor no maxilar pode despertar de um sono profundo...
Sejamos cuidadosos e vigilantes
Quanto mais se sabe, maior chance de sobrevivência....
Um cardiologista diz que se todos que receberem esta mensagem, a enviarem a pelo menos uma das pessoas que conhecem, pode ter a certeza de que, pelo menos, poderá salvar uma vida
 
Ser um verdadeiro amigo é enviar este artigo para todos os seus amigos e conhecidos.

 Acabei de fazer isso!

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Feijão tropeiro, Quirela de carne porco, Revirado de fava


Feijão Tropeiro

Nilton Haas (Maisson)

Fava,

Bacon

Carne de porco

Calabresa

Carne de gado e peito de frango

3 cebolas

Alho

Ovos

Queijo

Tempero verde

Modo de fazer:

Cozinhe a fava em separado. Frite o bacon com alho e após junte as outras carnes. Coloque sal e tempero a gosto. Coloque  a fava, até engrossar o molho com a farinha de mandioca. ½ dúzia de ovos cozidos, e 100 g de queijo ralado, e tempero verde. Picar em tigela separada o ovo, tempero verde e o queijo. Misturar o queijo, ovo, tempero verde na hora de servir. Pegar duas colheres de pau e misturar debaixo para cima.

 

Quirela com Carne de Porco

                      Nilton Haas (Maisson)

     Coloque a quirela para ferver e reserve.  Frite o bacon com alho e após junte as outras carnes. Coloque sal e tempero a gosto. Junte a quirela.  Engrossar o molho com a farinha de mandioca .Faça uma mistura com  ½ dúzia de ovos cozidos, e 100 g de queijo ralado, e tempero verde. Sirva com a quirela.

 

Mexido de fava

                            Ironi Francisco

Ingredientes:

Farina de milho

Fava

Bacon

Alho e cebola

Cozinhe a fava e reserve. Torre a farinha de milho com sal. Frite bacon 2 dentes de alho 1 cebola, deixe a gordura e misture a fava e a farinha.  

Feijão Tropeiro


Feijão Tropeiro

            Nilton Haas Maisson

Fava,

Bacon

Carne de porco

Calabresa

Carne de gado e peito de frango

3 cebolas

Alho

Ovos

Queijo

Tempero verde

Modo de fazer:

Cozinhe a fava em separado. Frite o bacon com alho e após junte as outras carnes. Coloque sal e tempero a gosto. Coloque  a fava, até engrossar o molho com a farinha de mandioca. ½ dúzia de ovos cozidos, e 100 g de queijo ralado, e tempero verde. Picar em tigela separada o ovo, tempero verde e o queijo. Misturar o queijo, ovo, tempero verde na hora de servir. Pegar duas colheres de pau e misturar debaixo para cima.