segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Erva Ciática

Domingo, 26 de Abril de 2009
Plantas Medicinais: ERVA CIÁTICA

 
 
  
Plantas Medicinais, P26. Erva  Ciática
 
NOME;Erva Ciática (Ranunculus Repens L)
 
FAMÍLIA; Ranunculaceae                                                  Planta Toxica
 
OUTROS NOMES, Erva-do-monge, Botão-de -ouro, mata boi, Erva-belida, ranúnculo rasteiro, flores da quaresma, pataló, botão-de-ouro
COMPONENTES
 
PROPRIEDADES:, antipirética, Bactericida, Cicatrizante, Hemorrogia, anti-hemorroidária, anti-reumática
 
PARTES UTILIZADAS:  Folhas
 
Contra indicações;
 
A substância de algumas plantas são incompatíveis com certos
medicamentos, consulte um especialista, antes de as utilizar                                                                                   

 
            Tal como anteriormente no caminho das plantas medicinais,continuo a mencionar as plantas do meu quintal, podendo ser abrangente à minha aldeia, plantas que eu tento conhecer cada vez mais e angariar conhecimentos com pessoas mais antigas, cujo testemunho tem para mim expressivo valor. Há bastante tempo que eu tinha lido algo sobre a Erva Ciática e visto fotografias da mesma, no meu consciente sabia que aquela flor era para mim familiar, comecei a olhar minuciosamente para os bastos recantos do quintal, sem contudo ter a sorte de a encontrar, eu precisava mesmo dessa planta, porque uma pessoa de família  tinha dores ciáticas horríveis, e quando assim é, temos que nos valer de todos os meios ao nosso alcance para atenuar  a dor que é sempre indesejável.  Precisamente, há cerca de duas semanas encontrei a tal dita flor,  fotografei a planta por partes e no seu todo, e no computador  depois de analisar  várias fotografias, conclui que se tratava realmente da planta  erva ciática, fiquei contente por a encontrar e saber que se trata de uma erva tóxica, todas as ervas mesmo as perigosas têm componentes químicos úteis, e não serão tão perigosas quando estão localizadas, daí que podemos prevenir as pessoas e acautelar as crianças,  O nervo ciático  sai da região lombar atravessa a coxa e a perna muito próximo do exterior e termina ao nível do pé, quando inflamado pode-se sentir uma dor intensa aguda, (já a tive por duas vezes em cerca de cinco minutos) é decorrente da pressão causada por uma hérnia discal, ou mesmo por um movimento mais desequilibrado, a inflamação pode acontecer em qualquer zona do seu percurso. Com alguma sensibilidade, abraçando a parte traseira da perna e com as pontas dos dedos podemos mesmo distinguir o nervo, e friccionar a parte afectada.
            Esta erva, é somente para uso externo, aplicada em compressas ou cataplasma,  dizem que puxa o veneno do reumatismo para fora. Esmaga-se a erva e aplica-se fresca fora das juntas durante cerca de 30 a 50 minutos, depois se retira. A parte atingida ficará vermelha e formar-se-á uma bolha com água amarelada, abre-se até secar, ou atravessa-se uma agulha com linha, a linha é para lentamente drenar a água existente poder-se-á colocar pomada apropriada para estabilizar a alteração cometida.
            Maurice Mességué, foi um grande curandeiro Francês, empregava nos banhos de pés e de mãos nos seus pacientes, o botão-de-ouro, mas reparei que não se trata da mesma planta, embora pertença à mesma família dos ranuculaceaes ou seja ranúnculo acre , de flores amarelas, os nomes populares das plantas, por vezes geram alguma confusão na medida que se emprega nomes populares diferentes para a mesma planta, depende muito da região, porém temos o nome científico para nos ajudar, quis assemelhar esta erva ao botão-de-ouro do Maurice Mességué, mas as folhas e a própria flor eram imcompatíveis.
            Esta erva cresce no meio de outras ervas principalmente em locais sombrios, as flores são amarelas, as folhas de cor verde com ramificação irregular.
Nervo Ciático

Erva Ciática (meu quintal)

sábado, 1 de novembro de 2014

GARRA DO DIABO

Plantas Que Curam - O seu guia de Plantas Medicinais na Internet

Harpagophytum procumbens

Tradicionalmente, esta erva é muito usada na África meridional, de onde é oriunda, para febre, dores de estômago e doença reumática. Ê também um dos remédios naturais mais validado pela ciência para distúrbios reumáticos e artríticos.
Descrição : Planta da família das Pedaliaceae. Planta perene muito folhosa, com um sistema radicular ramificado e rebentos prostrados com até 1,5m de comprimento. Folhas pecioladas, lobadas, opostas ou alternas. As partes aéreas da planta secam no inverno. As raízes principais têm seções obtusas quadrangulares, cobertas por uma camada corticenta. As raízes se estendem por 1 ,5m ao redor da planta e até 6 cm de profundidade: As flores solitárias crescem em curtos pedículos na axila das folhas. As pétalas são rosa pálido. As cápsulas da semente são bivalvulares, ovais e achatadas. Têm uma linha dupla de apêndices elásticos, com ganchos em formato de ancora. A cápsula tem até 50 sementes escuras com superfície rugosa,
Habitat: E nativa da África do Sul e Namíbia até às savanas e o Kalahari.
História: E planta cujo uso se expande mundialmente.
Parte utilizada:Raízes secundárias secas.
Princípios Ativos: Ácido oleanólico, ácido ursólico, ácidos fenólicos, ácido clorogênico, ácido cinâmico, arpagídeo, acido cinámico livre, açúcares, aminoácidos, steroli, óleo, resina. glucosídeos iridóides, harpagosídeo, procumbídeo, fitoesteróis, triterpernos, flavonóides, lutoelina, kaempferol, harpagoquinona, glicose, sacarose, rafinose.
Propriedades medicinais: Analgésica, anti-reumática, antiartrítica, antiespasmódica, antiinflamatória, anti-reumática, cicatrizante, colagoga, colerética, depurativa, estimulante digestivo, estimulante sistema linfático, febrífuga, fibromiosite, hepatoprotetora, hipocolesterolêmica, periartrite.
Garra do Diabo
Indicações: Ácido úrico, artrite reumatóide, aumentar defesas do organismo, colecistite, colelitíase, colesterol, desintoxicar o fígado, melhorar funções hepáticas, dispepsia, dor (articulações, reumatismo, artrite, gota), gota, hipercolesterolomia, hiperlipidemia, inflamação, obesidade, osteoatrite, reumatismo, tendinite.
Uso pediátrico: Em dores da artrite reumatóide juvenil, febre reumática e dores nas cartilagens de conjugação.
Uso na gestação e na amamentação: Não há informações da sua farmacocinética ou sobre seu Uso nestas condições.
Efeitos colaterais: não provoca efeitos secundários significativos, mesmo em doses mais elevadas.
Contra-indicações: Em úlceras estomacais ou duodenais, pelo efeito à estimulação da secreção dos sucos gástricos.
Posologia: Adultos: 10 a 20m I de tintura divididos em 2 ou 3 doses dianas, diluídos em água; 29 de erva seca (1 colher de sopa para cada xícara de água) de raízes em decoto até 3 vezes ao dia, com intervalos menores que 12hs: Compressas do infuso podem ser feitas nas articulaç6es doloridas., A raiz triturada pode ser usada para a preparação de ungüentos.
Precauções: A planta não causa efeitos colaterais: pode apresentar efeito sensibilizador.
Farmacologia: A garra do diabo estimula a produção de suco gástrico e é coléterica. Efeitos antiinflamatórios, analgésicos e antiartríticos foram demonstrados em experiências com cobaias.
Estudos farmacológicos recentes em humanos indicaram que seu mecanismo de ação envolve a Inibição de certos mecanismos de biossíntese. Uma melhora nos sintomas de artrite e reumatismo foram demonstradas em estudos controlados. Seu efeito gastrointestinal não foi comprovado ainda.
Talvez o melhor remédio natural para dores nas articulações e nos músculos, o harpagófito alivia a dor e a inflamação artríticas, abrandando ou impedindo o agravamento dos sintomas. Os extratos de harpagófito podem ser eficazes no alivio de dores artríticas nos joelhos, ancas e costas; já fez reduzir o uso de anti-inflamatórios não-esteróides convencionais. Esta erva pode ser útil na osteoartrite, gota, fibromialgia e dores nas costas. Deve ser tomada antes de os sintomas exigirem atenção, sobretudo se também se fizerem alterações adequadas na alimentação. Remédio amargo, a tintura ajuda a estimular o apetite e a absorção.
Modo de usar:
- O emplasto ajuda a aliviar dores e rigidez provocadas por artrose nas ancas, nos joelhos e na coluna vertebral;
- As raízes em decocção são aplicadas contra as dores reumáticas, problemas digestivos e febres;
- A ação da garra do diabo foi avaliada em estudos clínicos com extratos titulados e unificados em arpagosídeo a 80% para o dosar de 350-700mg, 3 vezes ao dia.


Read more: http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/garra-do-diabo.html#.VFTFef5TtD4#ixzz3Hoe9FEKT

GARRA DO DIABO

GARRA DO DIABO - Harpagophytum procumbens - D.C [60 Gr.(M)]Código: 1225

Referência: 2535







POTE 60 g.
PARTES USADAS: Tubérculos

ORIGEM DO PRODUTO: Importado da Namíbia
DESCRIÇÃO:
A planta conhecida como garra do diabo tem seu nome científico de Harpagophytum procumbens D.C. e pertence à família Pedaliaceae. A garra do diabo desenvolve-se em áreas limitadas da África, especialmente no deserto do Kalihari e nas estepes da Namíbia. Seu nome provém do aspecto do fruto ramoso e lenhoso provido de barbas semelhantes a garras.

INDICAÇÃO: Doenças reumáticas, analgésico, diabetes, esporão, tendinite, arteriosclerose, obesidade, doenças do fígado, rins e bexiga, colesterol, vesícula, pâncreas e intestinos. seu uso regular reduz os males da velhice e as artérias tornam-se mais elásticas.

COMO FAZER: Em 1/2 litro de água fervente, coloque 1 colher de sopa de tubérculos picados e deixe amornar tampado. Coe e beba, de 2 a 3 xícaras de chá por dia, no intervalo das refeições. Evite tomar à noite devido ao efeito diurético.