quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Gripe - tosse, pomadas e receitas etc


Gripe Tosse – problemas pulmonares e/ou asma

Marcela: Tomar uma gemada com chá quente de marcela.

Laranja, água e mel: Cortar 2 laranjas em rodelas, com casca, sem semente e ferver, durante 5 minutos, em 1 litro de  água, acrescentando 1 xícara de mel. Ferver por mais de 2 minutos. Tomar 1 colher (sopa), de 2 em 2 horas.

Limão, alho, marcela: Ferver, durante 5 minutos, em 1 xícara de água, suco de 1 limão, 2 dentes de alho machucado e algumas folhas de marcela. Tomar 1 xícara de manhã e 1 à noite.

Noz moscada: Ferver, durante 3 minutos, em 1 xícara de água, 1 noz moscada, bem picada. Tomar, morno, antes de deitar, 1 xícara durante 3 dias.

Alho: Aos primeiros sintomas de gripe, comer, em jejum, de manhã, 2 dentes de alho ou machucar o alho e fervê-lo em 1 xícara de leite. A noite, ao deitar, repetir a dose, acrescentando 2 colheres de cachaça ou conhaque.

Alho, mel e cachaça: Esmagar 3 dentes de alho, até reduzi-los a creme. Juntar ½ copo de mel, ½ copo de suco de limão e ½ copo de cachaça. Começar a tomar desta mistura, logo que houver os primeiros sintomas de gripe. A dose de umas 50 gotas, deve ser tomadas de 12 em 12 horas.

Alho, cachaça, água fria. Ferver, em 1 xícara de água, 10 dentes de alho machucado, Depois de fervido, juntar açúcar e um bom trago de conhaque ou cachaça. Fazer o doente tomar uma ducha fria, por 1 minuto, vestir a roupa sem se enxugar e ir para a cama, cobrindo-se com um cobertor de lã, para um bom suador. Ao deitar-se, tomar chá, bem quente, é dose única.

Alho: Esmagar os dentes de 5 cabeças de alho. Colocar em 1 litro e enche-lo de cachaça. Depois em repouso, durante 10 dias. Quando aparecerem as primeiras ameaças de gripe, tomar em ½ copo de água, 50 gotas, de manhã cedo e 50 gotas, ao deitar-se, à noite, até ficar curado, o que deve acontecer em 3 dias.

Água de côco, mel e cachaça: Despejar  a água de um côco num copo.Misturá-la com igual medida de mel e cachaça. Colocar numa garrafa, tampar e enterra-la á sombra de uma árvore. Deixar durante 9 dias e, depois tomar, se tiver gripe, 1 colher, 3 vezes ao dia. Para evitar a gripe, basta tomar 1 colherinha por dia.

Chicória ou dente de leão(é anti-gripal), Colocar 1 punhado de 200 gramas de lflores de chicória numa garrafa de 1 litro, com álcool de farmácia. Deixar ao sol , durante 24 horas. Tomar 5 gotas ao dia, em ½ copo de água.  Se a pessoa estiver com gripe, deverá tomar 1 colherinha ou 15 gotas, com água, 3 vezes ao dia.

Mamão: Usar um mamão verde. Abrir numa ponta, retirar bem todas as sementes. Encher de açúcar cristal ou mel e levar ao forno (com a tampa dele) para dourar

Gripe Alérgica ou Coriza

Marmelo: Cortar um marmelo em rodelas. Cozinhar durante 20 minutos, e um 1 litro de água. Retirar do fogo, esmagar bem e colocar, novamente, ao fogo, acrescentando ½ quilo de açúcar. Ferver até ficar cor de geleia. Na falta de fruto, usam-se as folhas de marmeleiro, um punhado, preparando o remédio do mesmo jeito. Tomar 1 colher, 4 vezes ao dia, até ficar bom.

Alho, mel, limão, cachaça: Esmagar 3 dentes de alho, até redurir a creme. Juntar ½ copo de mel, ½ copo de suco de limão e ½ copo de cachaça. Começar a tomar dessa mistura logo que houver os primeiros sintomas de gripe.

Bibliografia

Zatta, Maria

A farmácia da natureza. Maria Zatta. 3º edição. São Paulo. Paulinas. 1996. Aprendendo com a Natureza

 

Cristais de Gengibre

Ingredientes

Raiz de Gengibre (zinziber officinale)

Açúcar Mascavo

Embalagens

Modo de fazer:

Misturar uma xícara de raiz do gengibre e cortado em pedacinhos pequenos e uniformes e uma xícara de açúcar mascavo. Misturar e levar  ao fogo brando para ferver, mexendo sem parar até o açucarar. Peneirar e guardar em pote fechado. Se quiser, fazer salgado, deixar de molho no limão com sal por 12 horas e secar no fogo brando.

Usos populares: Dores de garganta, tosse, tônico e enjôo de viagem.

 

Pomada de salsa

Ingedientes

Salsa  (petroselium sativum)

Sebo ou banhagem

Embalagem

Modo de fazer:

Fritar até to1 xícara de sebo e uma xícara de salsa e coar. Passar  de uma a duas veze ao dia. Se usar banha no lugar de sebo deve ser usada cera de abelha para dar consistência à pomada. Embalar em recipiente seco e limpo. 

Usos populares. Rachaduras nas mãos e pés.

 

Pomada de Angico

Ingredientes

Casa de angico (piptadenia colubina)

Banha  e cera de abelha

Embalagens

Modo de fazer:

Desfiar a casca de angico e colocar o angico  xícara de casca em uma panela com uma xícara de banha e fritar até ficar torrado e quebradiço. Coar e acrescentar cera de abelha, aproximadamente 3 colheres para dar mais consistência, misturando bem. Colocgicoar em potes.

Usos populares: Para massagens, dores musculares, queimaduras e ferimentos.

Xarope de Angico

Ingredientes

Casca de angico (piptadenia colubrina)

Água, açúcar mascavo

Vidros esterilizados

Modo de fazer:

Desfiar a casca de angico e levar ao fogo 2 xícaras de casca com um litro e meio de água. Deixar ferver por 10 minutos. Acrescentar meio quilo de açúcar cristal ou mascavo. Misturar para dissolver o açúcar. Tampar a panela. Quando começar a ferver novamente, retirar a por tampa da panela e deixar ferver por mais meia hora. Tiara do fogo, coar e colocar em vidros com tampa limpos e secos. Conservar em geladeira ou local fresco. Após e utilizado conservar em geladeira.

Atenção: O período de validade do xarope e pequeno, portanto fazer quando necessário.

Usos populares: Problemas respiratórios com tosse, bronquite e asma.

 

Marcela ou macela (achyrocline satureioides)

Parte utilizada: Sumidades floridas

Forma de usos: Chás (infusão), tintura e compressa.lio

Usos populares: Diurético, antifebril, antifebril, antiespasmódico, digestivo, analgésico, enxaquecas, bronquite, colesterol, gripes, diabetes, antidiarreico, fluidifica o catarro, anti-inflamatório, antisséptico e calmante.

Também destaca-se o uso nos animais por vários males como: mamite, ferimentos, infecções nos olhos,  estufamento,  etc. É ainda usada como inseticida natural para pulgões, borrachudos.

Bibliografia: Emater -RS

 

Pão de ora-pro-nobis com pinhão

5kg de farinha de trigo

6 colheres de fermento

5 colheres de açúcar

5 colheres cheia de sal

2 colheres de banha

1 xícara e meia de pinhão cozido e moído

30 folhas de ora-pro-nobis

200 gramas de linhaça moída

200 gramas de farelo de arroz

Água para dar o ponto da massa

Modo de fazer:

Bater as folhas de ora-pro-nobis no liquidificador com água  juntar aos demais ingredientes, sovar a massa. Deixar fermentar e assar em forno.

 

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Receitas de (francisco Júlio da Silva


Bafo

Francisco Júlio da Silva

Carrapicho  (aquele que se enrola dos rabos de cavalos)

Marcela

Chá de bugre

Ferver bem fervida e fazer uma boa  quantidade. Depois a pessoa deve ficar na cama e não pegar vento frio, durante 3 dias. (resguardar).

Sinusite

Fazer bafo de eucalipto, ajuda a descongestionar opulmão.

 

 Para a garganta

Francisco Júlio da Silva

Chá de marcela e alho é também expectorante.

 

Vermes

Francisco Júlio da Silva

Fazer um chá rápido, se a pessoa está atacada. Fazer bolinhas com hortelã e colocar bastante açúcar. De manhã tomar água em jejum.

 

Pulmão

Francisco Júlio da Silva

Colocar uma camada de açúcar no fundo de uma panela, após outra camada de agrião, após outra camada de açúcar, até encher a panela. Coloque em cima da chama do fogão. Não coloque água. Depois que estiver pronto. Tomar aquele mel 3 a 4 vezes por dia.

Câncer

Francisco Júlio da Silva

Primavera do mato. Faça o chá, ou tomar chimarrão ou fazer chá.

Picada de cobra

 Flor rocha combate o veneno da mordida de cobra.

 

Feridas

Francisco Júlio da Silva

Erva Santana. Coloque uma camada de pomada e depois coloque em cima da ferida a folhas da erva Santana.

Coletânea de receitas de Norma Clementina Catharina Corbellini Zanatta


Norma Corbellini Zanatta (receitas de saúde)

Para curar anemia

½ beterraba grande ou média

2 cenouras médias

1 laranja

1 colher mel

6 folhas de espinafre

Modo de fazer. Passar no liquidificador

 

Figo em calda

1 – Apanhar os figos com cabinho verde, colocar numa panela, dar uma pré cozida e quando mudar de cor esfriar. Colocar no freezer 2 dias para congelar, tirar e colocar numa bacia de água  que sai a pele.

2º Momento: fazer uma calda 800grs de açúcar por 1 kg de figo. Quando a calda estiver pronta colocar os figos cortando uma cruz na bunda dele, que é para entrar a calda, e deixar ferver até engrossar a calda. Fazer as compotas.

 

Massa de tomate

1º Colha  tomates bem maduros, corta ao meio e tire a semente e água, depois deve ser moído. Colocar numa peneira e deixar escorrer. Depois de coado colocar numa panela e ferver até engrossar, e colocar uns grãos de sal. Após colocar num vidro em banho-maria para ser  guardado.

Para curar Hemorroidas

1 punhado de folhas de laranjeiras, colocar na bacia, colocar água fervendo sobre as folhas, que fique bem forte. Colocar 3 colheres de sopa de açúcar e 4 de sal. Enquanto a água estiver bem quente fazer com o vapor, quando a água estiver morna fazer banhos de assento até a água ficar fria.

Fazer banho todos os dias se possível até 2 vezer ao dia, quando for o caso grave.

 

Para curar reumatismo

Chá para tomar

1 punhado de salsaparrilha caseira

1 folha de abacate

7 folhas de macega

Modo de fazer:

Colocar a água a ferver numa panela, quando ferver deligar o gás, colocando em seguida o chá na panela e tapar até esfriar.

Como tomar:

Tomar 8 dias e parar por 8 dias, frio e doce.

 

Chá para fazer banhos

Pegar folhas de nogueira comum, ferver bastante com sal, após fazer banhos ou compressas quentes. Não apanhar vento.

 

Cachaça com arnica

Pegar cachaça com arnica e esfregar a noite antes de deitar.

Águas termais

Fazer banhos com o barro e a água mineral. Tome bastante água

 

Sabão  (tia Terezinha Cervelin  (caxias do sul)

10kg de sebo

1 ½ de soda

2 2/1 kg de abreu

27 litro de água

Modo de fazer: Misture tudo e coloque para ferver. A soda comece colocando aos poucos quando começa a ferver. Deixe esfriar e cortar em pedaços para secar e começar a usar.

 

Sabão  (tia Terezinha Cervelin  (caxias do sul)

10kg de sebo

1 ½ de soda

2 2/1 kg de abreu

27 litro de água

Obs: No lugar do breu coloca-se, palha de milho, ou figo da índia (tuna), unha de porco.

São a frio 

(Irmãs de são José de Chambery Garibaldi)

4 kg de gordura

10 litros de água morna

1 kg de soda

1 g de farinha de milho

Omo ou sabão em pó

Modo de fazer:

1º derreta o sebo

2º derreta a farinha na água e coloque dentro do sebo

Mexa por 40 minutos

Sabão de abacate (Irmãs de são José de chambery)

12 kg de massa de abacate

1kg de sebo derretido

1 kg de soda

1 punhado de sabão em pó

Modo de fazer:

1º passar a massa do abacate numa peneira

2º Derreta o sebo somente que fique morno

3º Junte a massa com o sebo e a soda, acrescentar o sabão em pó.

Modo e fazer: Mexa 40 minutos. Obs: Esse sabão é feito a frio, deixar na lata ou caixa plástica (monobloco) até o dia seguinte, para ser cortado em pedaços.

 

Sabão a frio

Irmãs de São José de Chambery, Garibaldi –RS)

6 kg de sebo derretido

1 kg de soda

½ kg de breu ou 1 kg de farinha de milho

3 bolinhas de naftalina

½ sabão comprado (gaúcho)

18 litro de água, bem quente, quando chia

Sabão em pó

Mexa por 40 minutos sem parar

 

Sabão de abacate (globo rural)

6 abacates médios

½ kg de soda escamas

2 ½ kg de sebo derretido

½ kg de breu

Modo de fazer: Cozinhar por 30 min até derreter. Deixar 24hs caixa. Cortar em pedaços

 

Sabão caseiro

Terezinha Cervelin (caxias do sul)

1kg  de soda

4kg de sebo derretido

12 litros de água

½ kg de farinha de milho

1 xícara de sabão em pó

2 bacias plásticas.

Modo de fazer: Desmanchar a soda em 6 litros de água fria na bacia plástica.  Desmanchar a farinha de milho em 6 litros de água fria. Aqueça o sebo, misture com soda mexendo sempre. Misture água com a farinha e sabão em pó, continue mexendo por 30 minutos. Deixar repousar  na bacia, no outro dia vira-se a bacia (emborcar) e corta-se em pedaços.

 

Receita de Sabão

Geraldo Paludo

5 ½ de gordura, sebo, banha, óleo etc

4 litros de álcool de 92º graus de mercado

2 litros de água

1kg de soda bel

Modo de fazer:

Coloque o álcool em uma caixa e após despejar a gordura derretida, a água e a soda, devem ser derretidos em separados. Depois misturar tudo e mexer até fazer o fio.

 

Xaropé composto

Indicação: Bronquite, asma, gripe, tosse, inflamação das vias respiratórias em geral.

Composição: Açúcar mascavo, mel, eucalipto, beldroega, fortuna, própolis, alho.

Adulto. 1 colherinha de 2 em 2 horas.

Crianças. ½ colherinha de 3 em 3 horas.

Data de fabricação. Sempre é bom registrar

Validade. 1 ano.

NB: Bruxinhas a serviço da vida

MMC- Ibiraiaras - RS

 

Para curar a tosse

Dorcelino Souza

Bastante agrião

6 pés de mestruço com a raiz

1 punhado ou mão bem cheia de canela e cravo

1 nosnoscada grande sendo pequena 2 cortada em pedaços

2,5 litro de vinho branco ou água

½ kg de açúcar ou conforme o gosto

Modo de fazer: Ferver dois dias e depois coar espremento bem deixando o pano expremento bem. Guardar na geladeira se quente colocar tampa leve  por cima. Se for frio não precisa colocar na geladeira.

 

Sabão

Missaggia (Garibaldi)

5 kg de sebo

1 kg de soda

250 grs de breu ou ½ kg

20 litros de água

Modo de fazer: Misture tudo e coloque a ferver até que tudo fique derretido. Deixe descansar e no dia seguinte se não tiver água no fundo, corta-se e põe para secar.

 

Receita de cera

Ir Inês Zavarise (I.C.M) Belém Novo

1kg de cera ou 200gr

1 kg de parafina ou 200 gr

10 litros de querosene ou 2 litros

Modo de fazer: Derreter a cera e a parafina juntas, depois retirar do fogo e ajuntar um punhado de papel plástico fino(saquinho de carne) levar ao fogo novamente para derreter. Tirar do fogo para misturar a querosene, mexer por 15 minutos por aí. Deixar descansar 12 horas antes de usá-la. Fica muito legal.

Obs: Todo cuidado é pouco pois são produtos inflamáveis.

Sabão fervido

Receita da Pascila Ficagna e Clementina Ficagna

5 kg de sebo

18 litro de água

1kg de soda

1kg de breu

Modo de fazer: Ferver até que tudo estiver diluído.  Deixar descansar e no dia seguinte cortar em pedaços.

 

Sabão a frio

5kg de sebo

5 litros de água morna

3 litro de suco de limão

1 kg de soda

Modo de fazer: Derreta o sebo e acrescente acrescenta água morna, e o suco de limão frio, a soda vai aos poucos 45 minutos está pronto. Não precisa desmanchar a soda.

Sabão a frio (Noemia)

1 litro e meio de água

½ kg de soda desmanchar

2 litros de álcool misturar

2  ½ de de banha ou óleo esquentar

Dá 17 pedaços.

Deixar até endurecer.

 

Sabão a frio

5 litro de azeite

5 litros de água

1kg de soda

Modo de fazer: bater bem até engrossar.

 

Sabão Fervido

Pascila e Clementina Ficagna

5 kg  de sebo

18 litros de água

1 kg de soda

1 kg de breu

Modo de fazer põe tudo a ferver em fogo brando, quando subir coloque um pouco de água para não ir por cima. Quando parar de subir está pronto. Deixe esfriar e no dia seguinte corte em pedaços e coloque para enxugar.

 

Receita: Omo, detergente liquido

Cenilda Zanatta

35 litros de água

4 litros de azeite

4 litros de álcool

1 kg de soda

Modo de fazer: Esquentar o azeite. 3 litros de água quente encima da soda. Depois colocar o resto dos ingredientes. Por último colocar o álcool, mexendo sempre. Fazer a grossura que quiser. Mais ou menos uns 60 litros.

 

Sabão de Glicerina (lurdes Dalmolin)

5 kg de gordura

4 litro de álcool

2 litro de água

1 kg de soda bel

Modo de fazer: Por o álcool na caixa e a gordura quente, junto e mexer. No balde  por água  por junto  devagar e mexer por 10 minutos está pronto o sabão

Divisão e constituição dos alimentos

Valor nutritivo: O alimento é uma das triviais necessidades do ser humano. Dividem-se portanto em:  a) plástico, b) energéticos, c) reguladores: São alimentos plásticos: água, sais minerais, proteínas (promovem e recuperam). São alimentos energéticos: o oxigênio, os hidratos de carbono e as gorduras (fornecem calorias) São alimentos reguladores. As vitaminas regulam as funções.

Alimentos Plásticos Água- elemento à vida. O homem adulto deve ingerir por dia mínimo 3 litros de líquidos, quer  contidos a forma de bebida ou nos alimento de origem vegetal ou animal.

Sais: Elemento necessário à vida. O homem adulto deve ingerir por dia, digo para a formação das células e o funcionamento dos órgãos 2 litros de água. São encontradas nas verduras, frutas em geral, carnes, vísceras etc.

Cálcio: Forma os ossos e dentes. É muito importante durante a gestação e a infância. A falta do cálcio pode determinar para de crescimento, lesões esqueléticas e cáries dentárias. Fontes: Leite e seus derivados, carurá, brócolis, couve, cacau, os sucos de frutas.

Ferro: O Ferro entra na formação dos nossos tecidos e assegura, sangue de boa qualidade, bastante vigor e um coração sadio. A falta de ferro provoca anemia. Fontes: Aveia, bacalhau, acelga, ervilha, espinafre, feijão preto, farinha de soja , patê de fígado, fígado de boi, ovos, músculos, lentilha, ameixas pretas, radici etc.

Fosforo: O fosforo desempenha ao lado do cálcio papel importante na formação dos tecidos do sistema nervoso e a memória. A falta de fósforo no organismo produz o esquecimento o nervosismo. Fontes: arroz, camarão, carnes, carnes em geral, castanha, feijão prêto, milho verde, nozes, leite, ovos, ervilha, lentilha, etc.

Iodo: O iodo, apesar de se encontrar no nosso organismo em quantidades significante não deixa de ser grande e ter seu valor no mesmo. Sua falta provoca o papo, além de outras moléstias do fator grave. Fontes: banana, fígado, peixes de qualquer espécies frutas e agrião, etc.

Cloreto de sódio ou sal – a falta prolongada provoca diminuição da atividade mental, náuseas e cansaço.

Proteínas: Restauram no organismo as células orgânicas necessárias para manter a vitalidade do homem. A falta provocará a destruição do organismo lenta ou brusca. As proteínas animais ou de alto valor ou ainda completa encontram-se: leite e seus derivados, ovos carnes, vísceras e miúdos. Vegetais, feijão seco, lentilhas, ervilhas, favas e soja. A soja é o único vegetal que contém  proteínas completas. As proteínas vegetais em combinação com os animais formam ótima fonte de alto valor nutritivo como: canjica com leite, espinafre com ovos, feijão com costela de porco, risoto com miúdos.

Alimentos energéticos

Oxigênio: Existe no ar, sem oxigênio não é possível a vida, por isso devemos manter as casas bem ventiladas.

Hidrato de carbono: Elementos geradores da energia. O combustível queimado quando exerce alguma atividade. Fornecedor de calorias. Falta: mau funcionamento do estomago, coração, intestinos e falta forças.

Fontes:  melado de cana de açúcar, beterraba, farinha de trigo, batata doce, batata inglesa, aipim, arroz, mel , pão, feijão preto, aveia, milho, centeio, etc. Nota: centeio é usado para diabetes no lugar de farinha de trigo

Gorduras:  Elemento de reserva de energia. Fornecedor de calorias. A falta das mesmas provoca irritabilidade no sistema nervoso e o mau funcionamento dos intestinos. Fonte: manteiga, banha, azeite, óleos e gordura em geral, vegetal, soja e abacate.

Alimentos que fornecem 100 calorias

Açúcar  2 colheres                Batata ½ xícara

Biscoito 4                               creme ¼ de xícara

Leite ½ xícara                        ovos 1

Pão 2 fatias regulares          queijo  1 fatia regular

Manteiga 1 colher                nozes 8

Vegetais verde qualquer tipo

 

Alimentos reguladores vitaminas

Nome dado a vários substâncias encontradas em muitos alimentos o que  são indispensáveis ao funcionamento normal do organismo, carbono em pequenas quantidades. São denominadas pelas letras:

 Vitamina A, sua falta durante muito tempo provoca perturbações múltiplas no organismo, como doenças nas vistas, distúrbios, respiratórios, afecção cutânea, no crescimento, e aborto. Fonte: manteiga fresca, gema, leite, cenoura, tomate, agrião, melão, abobora, pimentão, couve, mamão etc...

Vitamina B: também chamada de complexo B e divide-se em:

B1 – Sua falta provoca Biri-Beri ou poliomielite, paralisia dos pés e das pernas com um desgaste ou atraso, digo, atrofia dos músculos dos braços. Tendo resultado de perturbação dos nervos, que governam os braços e as pernas. Outro sintoma é o grande aumento do coração ou ainda dificuldade respiratória. A falta desta vitamina pode provocar perda de apetite, peso e o mau funcionamento dos órgãos digestivos. Fonte: ervilhas, laranjas, abacaxi, espinafre, batata, couve-flor, cenoura, uva, amendoim, leite, gema, carne e principalmente verdura.

Vitamina B2:  Promove crescimento e o impede a catarata. Sua flta origina doenças dos olhos, pele áspera e seca, sofrimento do aparelho digestivo. Fonte: Bife de fígado, nabo, espinafre, peras, ovos, cebola, abacaxi, ervilha, pimentão e leite.

Vitamina B6:

 

Fortificante:

3 ovos inteiros com casca, ½ garrafa de vinho, ½ lata de leite condensado.

Modo de fazer: Bater tudo no liquidificador, coar e colocar em vidro.

Tomar 1 colher de sopa ao dia. Crianças 1 colher de chá ao drasia.

 

Sinusite:

1 pé de caruru rasteiro com raiz.

Modo de fazer: Lavar bem, esmagar levemente e colocar em vidro médio com álcool. Após o 4º dia tomar 30 gotas de manhã e 30 gotas à tarde em meio copo de d’água.

Anemia

1 beterraba grande, lavá-la e cortá-la em camadas, uma camada de beterraba e uma canada de açúcar, melhor seria melado ou açúcar mascavo.

Após 3 horas tomar 1 colher 3 vezes ao dia,

Crianças: 1 colherinha 3 vezes ao dia.

 

Artrite e ácido úrico

1 folha de erva, chapéu de couro.

Modo de fazer: Lavá-la colocá-la em vidro médio e completar com álcool. Após 24 horas tomar 30 gotas pela manhã e 30 gotas à tarde em meio copo de água.

Obs: pode freccionar o local da dor com o mesmo.

 

Para os rins

Chá de pata de vaca

1 folha para cada xícara

3 vezes ao dia ou

Chá de salsa (tempero)

1 folha para cada xícara

3 vezes ao dia

 

Colesterol

Chá de couve

1 folha para cada 2 xícaras

2 xícarás ao dia

Ou chá de alcachofra

1 pedacinho para casa xícara

2 vezes ao dia

 

Para todos os problemas do coração

1 litro de vinho puro

8 folhas de salsa/1 xícara de mel

Modo de fazer: ferver o vinho com a salsa por 10 minutos, depois colocar o mel, ferver mais 4 minutos. Coar e colocar ainda morno num litro.

Tomar 1 colher de sopa 3 vezes ao dia. Crianças 1 colher de chá 3 vezes ao dia.

Para reumatismo qualquer tipo

1 copo de vinho puro

1 punhado de hortelã

2 colheres de mel

Modo de fazer: amassar bem a hortelã, juntar o mel e o vinho, após 24 horas, coar .

Tomar 1 colherinha ½ hora antes do café.

Obs: não comer carne, não tomar café durante o tratamento. Terminado a dose, faz3er pausa por 10 dias, se necessário, repetir.

 

Para Diabete:

1 colher de alpiste

1litro de água

Modo de fazer: Ferver  até reduzir a um copo.

Tomar 1 colherinha de 5 em 5dias. Conservação na geladeira

`Para bronquite e asma

1 garrafa de cerveja preta

3 xícara de açúcar

7 folhas de eucalipto (comprida)

Modo de fazer: Ferver 25 minutos.

Tomar  1 colher 3 vezes ao dia.  Caso Grave: 4 a 6 vezes ao dia.

 

Pomada Milagrosa

1 concha de banha de porco

100 grs de cera

50 grs de breu

5 folhas de confrei

1 punhado de sabugueiro

1 fruta quaresma

Modo de fazer: Machucar bem as folhas, juntar com a banha, cera e breu, colocar em uma panela e cozinhar em fogo brando, mexendo continuamente até as fols torrarem. Coar quando morno. Após coar e colocar tudo num prato de vidro e bater bem com a colher de pau até ficar cremoso e esbranquiçado.

Pastoral da saúde de arroio Grande – Diocese de Pelotas - RS

 

 

Tônico para a memória e sistema nervoso

1 litro de vinho tinto

3 galhos de alecrim 20 cm

7 batatinhas de tiririca

2 xícara de mel

Modo de fazer:

Misturar os ingredientes, macerar e deixar curtindo por 10 dias no escuro em frasco de vidro com tampa. Filtrar e rotular. Dura aproximadamente 1 mês na geladeira

Adultos – tomar 3colheres (sopa) ao dia, após as refeições

 

Receita para gripe

1 dente de alho

1 pedaço de canela

5 cravos

½ limão picado

1 pedaço de gengibre

1 copo de água

Modo de fazer: ferver 5 minutos

Adoce com mel.

Podes tomar 1 comprimido de denegripe

 

Receita para asma (Casca de tatu)

Valter da comunidade Nossa Senhora da Graças

Torrar fora de casa, pois não dá para aguentar o cheiro (parecido chifre).  Moer bem, tirar com uma colher de sopa, colocar  num litro de água fervida. Após continuar a ferver por mais 40 minutos, em fogo médio para baixo. Não coar, por em um litro de vidro e colocar na geladeira.

Tomar 3 vezes ao dia um colher de sopa, manhã, meio-dia e a noite. Começa no 1º dia da lua minguante.

 

Receita do Pulmão, asma e bronco pulmonia etc...

1 abacaxi

1kg de mel

1 batata de gengibre

Modo de fazer:

Bater o abacaxi no liquidificador, colocar o conteúdo dentro de uma forma de pudim, e também colocar uma batata de gengibre cortando em pedaço.  Ponha no forno por uma hora. Quando tirar passa no coador e após colocar num pote de vidro. Da mais ou menos 1 litro e ½ . Tomar 3 colheres de sopa ao dia.

 

Simpatia para curar sinusite

Antônio Pessatto

Achar 3 ninhos de formigão, em cada ninho colocar as luvas, e empapar as mãos de formigão, esmagar os formigões esfregando as mão uma na outra e dar 3 cheiradas. Repetir este ato de cheirar 3 vezes em cada ninho.

 

Casinha de Marimbondos (Receita para Reumatismo)

Domingos Farias, a filha Terezinha Silva aprendeu do pai. (São José do Herval - RS)

Pegue diversas casinhas que são pequenas com filhotes  (moer bem) e depois  coloque numa frigideira com banha para fritar, e depois coa,  até que vire uma pomada. Quando estiver pronta, guardar num pote. Quando o reumatismo ataca fazer massagem com essa pomada, esfregar bem (fumentação) assim as dores vão diminuindo.

 

Receita para Reumatismo

Domingos Farias, a filha Terezinha da Silva aprendeu do seu falecido pai. São José do Herval –RS.

3 pedra de cânfora

3 nó de pinheiro

1 punhado de semente de mamona

Modo de fazer: Deixar em infusão uns 8 dias, e depois passar onde dói (fumentação),onde o reumatismo ataca.

Bafo

Francisco Júlio da Silva

Carrapicho  (aquele que se enrola dos rabos de cavalos)

Marcela

Chá de bugre

Ferver bem fervida e fazer uma boa  quantidade. Depois a pessoa deve ficar na cama e não pegar vento frio, durante 3 dias. (resguardar).

Sinusite

Fazer bafo de eucalipto, ajuda a descongestionar opulmão.

 

 Para a garganta

Francisco Júlio da Silva

Chá de marcela e alho é também expectorante.

 

Vermes

Francisco Júlio da Silva

Fazer um chá rápido, se a pessoa está atacada. Fazer bolinhas com hortelã e colocar bastante açúcar. De manhã tomar água em jejum.

 

Pulmão

Francisco Júlio da Silva

Colocar uma camada de açúcar no fundo de uma panela, após outra camada de agrião, após outra camada de açúcar, até encher a panela. Coloque em cima da chama do fogão. Não coloque água. Depois que estiver pronto. Tomar aquele mel 3 a 4 vezes por dia.

Câncer

Francisco Júlio da Silva

Primavera do mato. Faça o chá, ou tomar chimarrão ou fazer chá.

Picada de cobra

 Flor rocha combate o veneno da mordida de cobra.

 

Feridas

Francisco Júlio da Silva

Erva Santana. Coloque uma camada de pomada e depois coloque em cima da ferida a folhas da erva Santana.

Benzedura para feridas, cobreiro ou qualquer irrupção  na pele.

Maria Soares (ensinou para o Francisco Júlio da silva)

São José, com seu tiçãozinho de fogo eu curo impinge e cobreiro bravo e picada de inseto e Santo Agostinho

 

Benzer Bicheira

Candido Júlio da Silva

Pegar um capimzinho  de pelo de porco ou qualquer grama  e fazer um anel e olhar dentro do buraquinho a bicheira e dizer: Bicho bicharedo, Santo Antônio manda dizer, que tu não coma e não beba, e se mude de lugar.

Repetir 3 vezes Reze 1 Pai nosso, Ave- Maria e Glória ao Pai

 

Benzimento de Queimadura

Maria Goldoni (mãe de Francisco Júlio da silva)

Água não é quente, fogo não tem, calor queimadura em nome de deus não tem vigor

Repetir 3 vezes Reze 1 Pai nosso, Ave- Maria e Glória ao Pai.