quarta-feira, 22 de setembro de 2010

RECEITA " A VIDA BROTA DA NATUREZA" (com a letra "h")

Bibliografia Angelin Ivo Maracolin. A vida brota da natureza. Chás que curam. Ed São Cristovão 2002 Erechim. RS

Hematomas

Colocam-se algumas folhas ou flores de arnica no álcool e deixasse em maceração durante 9 dias. Em seguida, pode-se usar líquido em massagem ou fricção no local afetado.

Hemorragias
(qualquer hemorragia inclusive uterina, de nariz, dente, etc...) Pegar 2 brotos de pareira, por numa xícara, lançar água fervente em cima, tampando e deixando 10 minutos. Tomar o chá depois de frio. Para impedir hemorragia dentária, tomar esse chá antes de extrair o dente.

Hemorragia
Amassar e transformar em pasta as folhas verdes de mil em rama (milefólio); estanca as hemorragias.

Hemorragia nasal
Aspira-se com as narinas o suco de uma cebola fresca.

Hemorragias Uterinas
30 gramas de folhas frescas de goiabeira em 1 litro de água recém fervida. Tampa-se o recipiente com a mistura por 10 minutos e coa-se o líquido para ingeri-lo em dose de 1 xícara a cada 5 horas.

Hemorróidas

Torrar e moer o grão de milho e fazer uma espécie de café que deve ser tomado de manhã, em jejum, com açúcar e leite, por 4 dias.

Hemorróidas
Carrapicho rasteiro (tirar as folhas velhas e sementes) com raízes, pega-pega e erva de bicho. Ferver em 2 litros de água até ficar 1. Tomar 1 gole 3 vezes ao dia, até terminar a dose.

Hemorróidas
1 colher de mel, uma colherinha de enxofre. Misturar bem e colocar no local à noite.

Hemorróidas
1 litro de água; 1 punhado de sal grosso; 1 xícara de vinagre de vinho. Ferver e fazer primeiro bafo, até conseguir sentar na água sem se queimar.

Hemorróidas
Suco de alóe (babosa). Cortar a folha ao meio, raspar com a colherinha o suco num copo. Embeber neste suco um algodão ou gaze e aplicar direto na região.

Hepatite
3 folhas de erva cidreira (melissa); 3 coração de arruda; 3 coração de hortelã; 1 garrafa de água, ferver 15 minutos. Tomar de manhã e de noite, meia xícara.

Hepatite
Usa-se a mesma, fórmula de “câncer de fígado”.

Herpes
½ copo de leite cru; ½ copo de azeite; ½ copo de suco de limão. Tomar 1 colher 3 vezes ao dia. Passar sobre a herpes.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

RECEITA " A VIDA BROTA DA NATUREZA" (com a letra "g")

Bibliografia Angelin Ivo Maracolin. A vida brota da natureza. Chás que curam. Ed São Cristovão 2002 Erechim. RS

Garganta
A mesma fórmula do item antibiótico.

Gastrite
Causa - estado nervoso, preocupações, incomodações, problemas, dificuldades, remédios, antibióticos, reumatismo.
Cura -comer um batatinha crua ralada, com mel em jejum; ½ antes do almoço, ao deitar ou comer 1 batata doce pequena crua nas mesmas horas; ou comer 1 cenoura crua, em pedaços ou ralada, ou batida com ½ copo de águia ou leite; nas mesmas horas. Ou ainda colocar no liquidificador, 3 folhas de couve; 1 folha de confrei ½ copo de água ou leite. Tomar nas mesmas horas. Ou chá de tansagem, louro ou confrei, (que não seja frio do confrei, usar estar erva com prudência).

Gastrite
a) folhas de couve manteiga; 1 copo de leite. Bater no liquidificador e tomar em jejum, 7 dias.
b) 2 limões, tirar as sementes e bater no liquidificador com açúcar até formar uma massa, acrescentar 1 xícara de leite fervido e bater novamente. Guardar na geladeira e tomar 1 colher 3 vezes ao dia.

Gestantes
A mesma fórmula que o desânimo.

Glaucoma
Molhar com água fria 1 fatia de pão e colocar nos olhos.

Gota
Preparar em coação, isto é ferver durante 20 minutos, 50 gramas de folhas de pinheiro silvestre (pinus silvestris). Filtrar o líquido e beber durante o dia.

Gripes e resfriados

Faz-se uma infusão com um dente de alho. Esmaga-se um dente de alho, deixa-se em infusão numa xícara com leite quente por 10 minutos. Em seguida bebesse a infusão.

Gripe
Meio copo de cachaça; ½ copo de limão; ½ copo de mel; 3 dentes de alho esmagados. Tomar esta dose em 3 vezes. Para prevenir a gripe este mesmo remédio, tomando um colher por dia.

Gripe
Pega-se uma casca ou madeira, em perfeita conservação. Lasca-se bastante fino e se coloca dentro de um litro até preencher cinco centímetros; colhe-se um punhado de folhas de eucalipto daquele da folha fina, um punhado que a mão possa fechar por isso abundante.
Quebram-se, um pouco as folhas, ai se colocam dentro do litro, que se enche de boa cachaça e se tampa bem; cada dois dias se sacode bem o litro para misturar melhor. Depois de 15 dias, o preparado está pronto para se usado. Adultos, 1 colher das de sopa, em água norma açucarada, o máximo 2 vezes ao dia. Em 12 horas, em geral, a gripe está curada.

Gripe
1 limão (suco); 1 dente de alho; 1 folha de marcela. Fazer chá desta mistura. Bater uma gemada e misturar com este (no lugar desta gemada pode-se também usar uma colher de mel).

Gripe
Pessoa que vive sempre gripada. Tomar 1 colher de xarope de angico por dia, ou 3 colheres de própolis ao dia.

Gripe; Bronquite; Asma
De 12 a 15 bananinhas (folhas de bálsamo alemão); 1 garrafa de cerveja preta; 2 xícaras de açúcar. Ferver 15 minutos e coar. Tomar 1 colher 3 vezes ao dia.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

RECEITA " A VIDA BROTA DA NATUREZA" (com a letra "f")

Bibliografia Angelin Ivo Maracolin. A vida brota da natureza. Chás que curam. Ed São Cristovão 2002 Erechim. RS

Falta de Apetite
1 grama de folhas de flores de absinto; 100 ml de água fervente. Junto o absinto á água. Tampe o recipiente e aguarde 15 minutos. Coe. Tome 3 a 6 colheres ao dia, entre as refeições.
Para afastar a febre 60 gramas de casca de macieira durante 15 minutos, em um litro de água. Adoçar com mel e ingerir a água da maçã durante o dia.

Feridas em Geral
Ferve-se 10 a 12 folhas grandes de tansagem, uma folhas pequenas ou média de bardana (em italiano chamam de slavassoni ou petassachi). Com estas ervas fazer um litro de chá, acrescentar depois uma colherada de cloreto de magnésio. Com este preparado, lavar as feridas, protegendo-as de apanharem poeiras, ou serem tocadas mela roupa ou outros objetos. Podem ser protegidas com gazes ou pano limpos. O melhor é lavar as feridas com este composto é deixá-las livres, em contato com o ar.

Feridas
Meio copo de leite cru;1/2 copo de suco de limão; ½ copo de azeite (menos o de soja) misturar o leite com o limão, quando o leite talhar, misturar o azeite. Passar nas feridas 2 a 3 vezes ao dia. E de noite passar a pomada milagrosa.

Ferida: (cura pelo barro)
Fazer um lodo com terra virgem, uns 4 punhados; 1 punhado de sal; 1 punhado de farinha de trigo. Aquecer no fogão (não ferver). Colocar direto no ferida. (Sempre sal grosso). Nos olhos sem sal e por uma gaze para proteger os olhos.

Feridas: (Urticária e Erupções)
Cozinha-se uma cebola e aplica-se nos lugares afetados.

Feridas: (de crianças, assaduras)
1 bisnaga de hipoglós pomada; 1 vidrinho de óleo de amêndoas; misturar os dois produtos e passar.

Feridas Cancerosa
Limpar bem a ferida, com água oxigenada; pegar um feixe de folhas de tansagem, batê-las bem com a quina de facão, formando uma massa e passá-la na ferida toda, cobrir com gaze e firmar com esparadrapo. Depois de uns 8 dias, repetir o curativo. Com algumas aplicações, a pessoa fica curada (conforme o Frei Francisco Polentes. Capuchinho).

Feridas Cancerosas
Usar em cima das feridas; passar 2 vezes por dia óleo de angico.

Fígado
Ferver um punhado de sálvia em um litro de vinho, durante 10 minutos. Coar. Tomar 1 colher das sopas, 3 vezes ao dia. Não tenho vinho, podo-se usar água e uma xícara de mel.

Fígado; (preguiçoso)
Sálvia e osmarim, evitar a visícula preguiçosa. Sempre chá após o almoço.

Fígado
1 colher de boldo; 1 colher de menta; 1 colher de carqueja. Com 1 xícara de água fervente fazer a infusão depois de 10 minutos, coar. Tomar de 1 a 3 xícaras ao dia, de preferência antes das refeições. (Este chá ativa as funções e serve quando se come pouco mais).

Fígado; (preguiça visicular)
Ferver 30 gramas de alcachofra em 1 litro de água, por 10 minutos. Tomar 2 xícaras ao dia.

Flatulência; (e Raquitismo)
Come-se cebolas cruas com azeite.

Flebite
Anis; (5 gramas de semente); 50 gramas de tansagem, em 1 litro de água. Tomar 4 xícaras ao dia.

Flebite
1 colher de guaco fatiado; 1 xícara de água fervente. Fazer infusão por 10 minutos, coar e depois de fria, fazer uma massa pegajosa com argila. Aplicar sobre o local uma camada de 1 cm (mais ou menos). Deixar 2 horas se for de noite, seria até melhor, porque o cataplasma ficaria até manhã. Aplicar quantas vezes necessário.

Fortificante
1 garrafa de cerveja preta; 1 copo de mel; ½ noz noscada ralada; 9 cravos esmagados; 3 colherinhas de canela em pó. Tomar 3 vezes ao dia.

Fortificante
Colher um punhado de batatinha de tiririca, pode ser com as folhas, colocá-las num vidro de nescafé, acrescentar 1 xícara de mel e encher o vidro com vinho, o mais puro possível. Deixar 9 dias em infusão. Nos 3 primeiros dias, deixar o vidro ao sol. Tomar 3 colheres ao dia. Está provado que é o maior fortificante, sobretudo para o cérebro.

Fortificante; (reconstituinte de forças)
De acordo com que diz o professor Carl Albin, numa mistura de cálcio, limão, enxofre (gema de ovo), mel e um pouco de álcool, devolverão dentro de 30 a 60 dias as atividades das glândulas sexuais.
Prepara-se assim:
Ponha 8 ovos com casca num recipiente (devem ser ovos de galinhas de quintal), pois os de granja não contém certas vitaminas, cubra-os com o suco de 6 limões de preferência de solo adubado organicamente). Conserve a mistura da geladeira de 4 a 6 dias ou até a completa dissolução das cascas. Tire os ovos com cuidado para não romper a fina menbrana que os envolve, sempre as gemas (as claras não são utilizadas) e devolva-as à mistura. Passe por uma peneira ou liquidificador, adicione mel a gosto, uma xícara de café de brandy e conserve tudo na geladeira. Tome 3 colheres das de sopa ao dia, agitando bem antes de usar.

Fortificante
1 beterraba; 4 a 5 cenouras; 4 a 5 galhos de espinafre; 2 laranjas descascadas. Picar tudo, passar no liquidificador, adoçar com açúcar, tomar um cálice 2 a 3 vezes ao dia. Não cozinhar o preparado.

Fraqueza na velhice
A fórmula é a mesma que a do desânimo.

Frieiras
Esmaga-se uma cebola até que surja o suco e adiciona-se lanolina. Em seguida, fricciona-se com este ungüento, 2 vezes ao dia, mãos e pés afetados pelas frieiras

Frieiras
1 folha de fortuna; 2 colheres de cinza.
Cozinhar a folha da fortuna e coar. Em água morna coloca-se a cinza e lava-se o local das frieiras e enxuga-se. Só então passar a infusão da folha da fortuna.

Furúnculos; (e Abcessos)
Corta-se uma cebola pela metade e assa-se parcialmente sob cinzas. Aplica-se sobre as chagas. Para favorecer a menstruação e combater a importência sexual, deve-se comer cebolas cruas em abundância.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

RECEITA " A VIDA BROTA DA NATUREZA" (com a letra "e")

Bibliografia Angelin Ivo Maracolin. A vida brota da natureza. Chás que curam. Ed São Cristovão 2002 Erechim. RS


Emagrecer
(ivanete A. Tessari, em alto Pinheiro – PR em tom de brincadeira dá este regime).
1º come a tua primeira refeição sozinho;
2º divide o almoço com um amigo:
3º oferece o jantar para um inimigo.
Dieta melhor não existe, experimente e verá o resultado.

Enxaqueca
Alecrim, 20 gramas sumidades floridas e de folhas, em um litro de água fervente por 10 minutos. Tomar 1 xícara, descansar em locar escuro

Epiléptico
Cipó pente de macaco (raiz, frutas-folhas), fazer essência com álcool ou cachaça. Tomar 10 gotas 4 vezes ao dia com um copo de água. Até curar.

Erisipela
Esmagar bem algumas folhas de sabugueiro, colocar sobre um pano branco bem limpo e aplicar sobre a erisipela, três vezes ao dia. Quando tirar um curativo, colocar outro, e assim até curar a erisipela.

Erisipela
1 punhado de agrião; 1 colher de Glicéria; 1 colher de álcool.
Modo de fazer: picar o agrião e juntar o álcool e a glicerina, amassando o conteúdo e deixá-los em infusão, por 2 horas. Coar e está pronto para se aplicado extremamente.

Estancar sangue
Basta colocar no corte, açúcar comum. Não apresenta inconveniente.

Estomago
Prepara uma xícara de água fervente e fazer infusão com 10 gramas de folhas de pessegueiro; 15 gramas de folhas de limão; 5 gramas de folhas de sálvia. Após 10 minutos está pronta a infusão. Filtrar o líquido e bebê-lo com uma pitadinha de açúcar, se quiser.

Estomago
Nos casos de estomago, aconselha-se uma pitada de semente de endro, em infusão, numa cálice de água fervente. Adoçar e beber após as refeições.
Bom para o estômago e também uma infusão de camomila, na qual se coloca uma fatia de limão com casca e beber enquanto quente ou, menos, norma. Há pessoas a quem o limão provoca azia, neste caso pode ser deixado de lado.

Estômago
Sálvia, osmarim, boldo, catinga de mulata, alcachofra, celidônia (iodina), e poejo. Juntar tudo num litro de álcool. Tomar 5 a 10 gotas por dia, até 2 vezes ao dia. (Este preparo é chamado também de
Figatil o Olina).

Estômago: (composto para Fígado, vesícula, má digestão.)
Boldo, fel da terra, Artemísia, osmarim, olho de pomba (pé de pomba), sálvia, infalivina, losna (bem pouca), picão branco, catinga de mulata, canforeira, alcachofra, erva santa Maria, (ou santo sepulcro ou erva santa), macela, anador, lisador, senaor, camomila, cardo santo, santurin, carqueja e anis.

Estômago: (Digestão)
a) Ferver 20 gramas de folhas de alecrim e 5 gramas de folhas de manjericão em meio litro de água, por 1 minuto. Filtrar e adoçar. Beber metade no final do almoço e o restante ao término da janta.
b) Macerar por 5 dias, 100 gramas de flores secas de camomila em um litro de vinho branco. Filtrar e tomar em colheres, quando a digestão for difícil.
c) Colocar 100 gramas de cebola fresca, triturada, sem cesperdiçar o suco, em 100 gramas de álcool a 90º. Depois d 24 horas, filtrar e tomar 1 colherinha das nas refeições.
d) Deixar em infusão em uma xícara de água fervente, 1 pitada de camomila, outra de hortelã e 3 folhas de sálvia. Beber 1 xícara depois de cada refeição.

Estômago
(Acidez, flatulência, dores)
Colocar uma pitada de semente de salsa em uma xícara de água fervente, 10 minutos. Filtrar e beber no final das refeições.

Estômago (pesado)

1 litro de água fervente e 8 granas de cidrão (erva Luisa) por 10 minutos.
Filtrar, consumindo em xicarazinha depois de cada refeição.

Estômago: (Atonia Gástrica)
a) colocar 50 gramas de casca de canela em ¼ de litro de álcool ou cachaça. Depois de 24 horas, filtrar e coar, consumindo-o em colheres antes das refeições.
b) Eucalipto 15 gramas de folhas secas em um litro de água fervente, por 10 minutos. Tomar 2 xícaras ao dia.

Expectorante:

Angico (folhas ou madeira); gengibre; unha de gato; crêm; sálvia; pulmonária ;(ou erva santa Maria ou santo sepulcro); orelha de macaco; tansagem; meleira (folhas); moranguinho; eucalipto; anador; senador; lisador; melhoral; asperina; cambará, casca de banana; manto de viúva; crisântemo (flor e folha), pétalas de rosa; folhas de pessegueiro; folhas de figueira; folhas de ameixa de inverno; guaco; poejo; maracujá; anis; carqueja. (Todas folhas amarela ou com manchas, não dá para usar).

Expectorante
10 gramas de tussilagem; 10 gramas de malvaísco; 10 gramas de verbasco; 10 gramas de papoula; 10 gramas de violeta. Triture bem. Despeje apenas 20 gramas em um litro de água fervente, retire do fogo e tampe. Aguarde 10 minutos e coe. Tome 3 a 4 xícaras ao dia com mel.

Expectorante de Sabugueiro
Picar folhas de sabugueiro com açúcar; deixar até o dia seguinte; apertar e tomar o suco.

Expectorante:
Manjerona ou folhas de eucaliptos; colocar em vidro de boca larga com tampa; 1 medida de folhas picadas para 2 medidas de óleo. Cozinhar em banho Maria por 1 hora; coar, passar na parte externa do nariz e nas costas se precisar expectorar. (da Escola de Enfermagem – Petrópolis) RJ

Bibliografia Angelin Ivo Maracolin. A vida brota da natureza. Chás que curam. Ed São Cristovão 2002 Erechim. RS

sábado, 11 de setembro de 2010

TINTURAS

TINTURAS
200 gr de plantas verdes
1 litro de álcool cereal

Ou pode ser
100 gr de plantas secas
1 litro de álcool cereal

Redução de graduação alcoólico do álcool de cereal
700 ml de álcool de cereal
300 ml de água filtrada ou destilada

Partes das plantas Tempo mínimo Tempo máximo de maceração
Folhas e flores 5 dias 15 dias
Raízes, sementes e cascas 8 dias 24 dias

Com Cachaça

Partes das plantas Tempo mínimo Tempo máximo de maceração
Folhas e flores 15 dias 30 dias
Raízes, sementes e cascas 15 dias 45 dias


Não pode tomar álcool
Alcoolismo, hipertensão, diabetes, hepatites, depressão, gestantes, problemas renais crônicos.

Crianças ate 10 anos 1 gora por idade 3 vezes ao dia
Acima de 10 anos 10 a 15 gotas 3 vezes ao dia
NT: Não pode tomar acima de 60 gotas por dia qualquer pessoa.

Pomada Milagrosa
2 garrafas de vinho colonial
500 gr de manteiga sem sal
400 ml de linhaça crua
200 gr cera de abelha

Modo de preparar
Colocar numa panela o vinho a cera e a manteiga ferver em fogo brando. A medida que ferve retire a espuma. Quando o líquido ficar transparente (semelhante a banha quente) retire do fogo e acrescentar o óleo de linhaça, bata até ficar uma mistura homogênea.

Indicação:
Queimaduras, ferimentos em Geral, e ulceras varicosas, ulceras de cúbito.

Pomada milagrosas de plantas

Ingredientes:
½ quilo de banha
5 ml de tintura de própolis (equivale 1 colher de chá)
20 gr de cera de abelha = (2 colheres de sopa)
50 gr de plantas secas = (equivale 1 copo de 250 ml de verde) ou 2 copos de verde.
Plantas Malva, tansagem, calendula, mil-em-rama, Mangerona, salsa,
sálvia tempero, camolia, babosa, bálsamo, arruda, alho.

Modo de preparar:
Ferver em banho Maria durante 1 hora a banha de porco com plantas, deixar em maceração durante 24 horas. Levar ao novamente ao fogo para derreter em banho Maria. Coar. Acrescentar a cera de abelha e a tintura de própolis e mexer até ficar cremosa.
Fazer em panela alocada. Usar 5 plantas no mínimo e máximo 7 plantas

Indicações: Feridas em Geral, ulceras de cúbito, flebite, hemorróidas, fissuras no bico dos seios.

Pomada de Calendula

Ingredientes:
500 gramas de banha
5 ml de tintura de própolis = (equivale 1 colher de chá)
20 gr de cera de abelha
50 gr de flores de secas de calêndula (ou 100 gr de flores verdes de calendula)

Modo de preparar
Ferver em banho Maria as flores de calendula durante 1 hora. A banha de porco com a celendula e deixar em maceração durante 24 horas. Após levar ao fogo novamente para dereter a banha em banho Maria. Coar. Acresentar a cera de abelha a tintura de própolis e mexer até ficar cremosa.
Fazer em panela alocada. Usar somente calendula.
Indicações: Alergia em Geral, feridas, queimaduras, eqzemas assaduras etc.


Anotações dos encontros da pastoral da saúde

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

RECEITA " A VIDA BROTA DA NATUREZA" (com a letra "d")

Bibliografia Angelin Ivo Maracolin. A vida brota da natureza. Chás que curam. Ed São Cristovão 2002 Erechim. RS


Debilidade Geral
Para recompor as energias perdidas, ou como fortificante geral, fazer uma infusão de alfavaca, da seguinte maneira: colocar um pouco de folhas secas de alfavaca dentro de uma xícara e despejar em cima água fervente para fazer4 infusão. Em seguida coa-se o chá, adoça-se com açúcar e está pronto o reconstituinte geral.

Depressão
5 gramas de folhas de sálvia; 200ml de água fervente; Deixe as folhas de molho durante 20 minutos em recipiente bem fechado e coe. Tome 1 xícara em jejum, outra no final da tarde e a terceira 30 minutos antes de deitar.

Depurativo do sangue
a) Chá de nogueira, 3 vezes ao dia, ou salsaparilha; ou erva mulungu. b) Meio copo de leite cru; meio copo de suco de limão e meio de azeite (menos o de soja). Tomar 1 colherinha 3 vezes ao dia, durante 10 dias. Depois mudar de erva.

Dermatite
1 punhado de agrião; picar colher de glicerina ; 1 colher de álcool.
Modo de fazer: picar o agrião e juntar o álcool e a glicerina, amassando o conteúdo e deixá-lo em infusão por 2 horas. Coar e está pronto para ser aplicado externamente. Este preparado dura uns 4 dias.

Derrame: (A.V. C.)

1 colher de semente de mostarda; 1 colher de gergelim; 1 colher de semente de girasol. Torar as sementes e moer no liquidificador, colocar num vidro bem seco. Á noite 1 pitada com 2 dedos, colocar num copo com água quente, mexer e tomar em jejum durante 9 dias e retomar ao tratamento (9 dias) se for pouco tempo, resolve, senão tem de repetir várias vezes.

Desânimo
Um remédio simples e prático para este tipo de fraqueza, consiste em cortar uma beterraba em rodelas, colocar num viro pirex fundo (não pode ser vasilha de plástico), uma camada de açúcar e uma de rodelas de beterrabas, sempre assim até colocar toda a beterraba que se cortou. Deixar em repouso durante 3 horas. Do líquido que resultar, toma-se uma colherada ao dia, durante uns 10 dias.

Descongestionante: (nasal)
Transforme em pó, as folhas de orégano, é um ótimo descongestionante nasal, na irritação da mucosa, inclusive na coriza.

Desinteria
1 colher de carvão bem esmago (carvão de lenha). Colocar água quente em cima e tomar.

Desinteria: (ou dor de estômago)
1 colher de farinha de trigo; 1 colher de vinagre; 1 colher de cachaça; 1 colher ou mais de açúcar. Dose única. Tomar com água fresca em meio copo de água.

Desintoxicante: (Fígado, pâncrea, rins, intestinos)

Com folhas de guabiroba e cidreira; 1 raminho de alfavaca. Ferve-se tudo e junto e toma-se 1 a 2 xícaras ao dia. Se der sintoma de mal estar, tomar menos.

Diabetes
Prepara-se chá com as ervas: eucalipto, inhame branco, jurubeba (raiz), quebra-pedra, urtiga vermelha; 20 gramas de uma destas ervas em 1 litro de água e toma-se 4 a 5 xícara ao dia.

Diabetes
Ferver 5 folhas de pata de vaca em uma garrafa de água, tomar durante o dia. Deve ser pata de vaca da flor branca. Toma-se uns 3 a 4 meses. Muitas pessoas testemunharam o valor deste remédio.

Diabetes
200 gramas de semente de laranja. Torrar e moer. Colocar uma colherinha deste pó num pouco de água e tomar pela manhã.

Diabetes
Tomar chá de folhas de limeira e chá de folhas de carvalho.

Diabetes
Folhas de fortuna; jambolão; chá com uva de Japão; guabiroba; 4 folhas por xícara de água.

Diabetes
(Receita de um médico russo)
Deita-se uma folha de losna, verde, em 1 litro de água fria, tomando à vontade desta água desta água com leve gosto de losna e reenchendo sempre de novo a garrafa com água nova. Cada dia ou a cada dois dias, trocar a folha usada por uma nova. Em alguns meses fica-se praticamente livre.

Diabetes
1 colher de jambolão (folha): 1colher de folhas de caramboleira. Picar as folhas e fazer infusão numa xícara de água fervente. Deixa-se 10 minutos. Coar e tomar 1 a 2 xícaras ao dia , sempre antes das principais refeições. Regulariza a glicose como também e colesterol.

Diabetes; (para controlar a taxa)

1 colher de folhas de amoréia; 1 colher de folhas de pata de vaca (picar as folhas). Deixar em infusão numa xícara de água fervente, por 10 minutos. Coar e tomar 1 a 2 xícaras ao dia, meia hora antes das principais refeições. (Quando a pessoa se sente cansada, fatigada, com muita sede e urina bastante, ou quando alguma ferida tem dificuldade em sarar e ainda não necessita de insulina.

Diabetes
50 grãos de café verde; 30 ml de água; 70 ml de álcool de cereais. Colocar num vidro tudo junto, fechar e deixar macerar o conteúdo por 30 dias. Coar e tomar 25 a 30 gotas 3 vezes ao dia, em meio copo de água. (Bioquímico Panizza).

Dispepsia: ( Má Digestão )
É remédio de primeira, o chá de centáurea (fel da terra) nas dispepsias dolorosas, excercendo ação sedativa.

Dispepsia : (Flatulência)
Deixar em infusão por 5 minutos em 1 xícara de água quente, 1 pitada de tomilho. Beber no final das refeições principais.

Diurético

Ferver um litro de água e colocar um punhado de folhas frescas de amoreira. Deixar em infusão até o líquido amornar. Filtrar e beber em cálices, durante o dia.

Dor de Cabeça
a) tomar chá de serralha 2 a 4 xícaras e cura a enxaqueca de 2 em 2 horas (tudo depende da pessoa);
b) respirar fundo 10 vezes;
c) tomar água, bastante, aos goles;
d) cuidar dos intestinos.


Dor de cabeça: 9por má digestão)

3 gramas de folhas de louro; 150 ml de água fervente. Deixar as folhas de molho em recipiente tampado durante 20 minutos. Coar e tomar 1 xícara pequena 30 minutos depois do almoço e do jantar.

Dor de Cabeça
1 xícara de café preto bem quente, doce, colocar 1 colher de suco de limão e tomar em goles.

Dor de cabeça
Aplicar as folhas quentes do abacateiro, sobre a cabeça, como uma compressa. (Somente folhas secas).

Dor de Cabeça
Por gripes, enxaquecas; folhas de saião picadas, colocar num recipiente com água fervente, colocar em cima de uma peneira e o saião picado envolto em gaze, deixando uns 15 minutos, depois aplicas aplicar no local da dor, de 2 a 3 vezes ao dia. (Do Bioquímico Silvio Panizza)

Dor de Dente
Triture um raminho de salsa, com 2 gotas de azeite e uma pitada de sal. Aplicando no dente dolorido.

Dor de Estômago
Tomar 3 a 4 xícaras de chá, por dia, usando 15 gramas em um litro de água, de alfavaca, Artemísia, jurubeba e salvia.

Dor de Garganta
Gargarejar com água de cebola cozida.

Dor de Garganta: (ou Câncer de Garganta)
a) mastigar 4 cm de gengibre por dia;
b) b) angico-gengibre e cará, é o que mais se usa para câncer;
c) ralar uma raiz de crêm, colocar em vidro de boca larga e uma xícara de mel. Tomar 1 colherinha de manhã e uma à noite.

Dores em Geral
Brinco de princesa, anador, chorão, corticeira, 1 casca de angico vermelho, mil em rama. Colocar em 1 litro de álcool e tomar 5 gotas.

Dor de ouvido

Asse uma cebola com cinza, colocada em um pano fino com um paouco de manteiga sem sal, aplicado sobre ouvido.

Dor de ouvido: (óleo de camomila)
2 colheres de camomila; 1 xícara de chá de óleo de cozinha, ferver em banho Maria por 2 horas. Coar, pingar 2 gotas no ouvido e tampar com algodão (Silvio Panizza).

Doenças Graves – Crônicas – Persistentes
Própolis,
1º litro 2 colheres de 4 em 4 horas.
2º litro, 2 colheres de 3 em 3 horas.
3º litro, 1 colher 5 vezes ao dia

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

A VIDA BROTA DA NATUREZA (CHÁS QUE CURAM) Letra "C"

Bibliografia Angelin Ivo Maracolin. A vida brota da natureza. Chás que curam. Ed São Cristovão 2002 Erechim. RS


Cabelos (Fortificante)

Bater uma folha de babosa no liquidificador com algumas gotas de limão e uma pitada de sal. Aplicar sobre os cabelos secos, deixando 20 minutos sob uma toalha enrolado. Logo após, lavar bem a cabeça. Esse procedimento combate a caspa, a seborréia e fortalece a raiz do cabelo. Esta aplicação poderá ser feita 3 vezes na semana.

Cabelos (queda)

Cebola e babosa descascadas com álcool. Batendo no liquidificador. Passa-se no couro cabeludo fazendo massagens bem solta. No dia seguinte lava-se a cabeça.

Cabelos

Para eliminar as pontas ressequidas e quebradas dos cabelos, pega-se 2 a 4 colheres de mel, 1 banana ainda verde (se for cabelos loiros) ou abacate (se for cabelos escuros). Amassar bem e aplicar na cabeleira lavada quase seca. Deixar no mínimo meia hora. Retirar depois com muita água. (Do agrônomo José Zugno).

Cabelos : (para nascer e crescer)

1 miolo de bananeira; 1 vidro de essência de arnica; punhado de avenca. Picar a bananeira e a avenca, bater no liquidificador, coar com pano o suco. Misturar com o vidro da essência a arnica. Passar todas as noites.

Câimbra

Passar no local a infusão de cânfora e fumo no álcool.

Cálculos Biliares

Ferver por 10 minutos; 80 gramas de alcachofra em 1 litro de água. Tomar 10 xícara ao dia.


Calmantes para dores

Malva cheirosa ou erva rosa; bálsamo brasileiro e alemão; pulmonária, várias tipos, salsaparrilha, com espinhos é japeganga; cardonan (conhecido como noz noscada) para pontada no coração; penicilina (é uma folhagem vermelha por cima e verde por baixo; mil em rama ou pronto alívio (novalgina); choraão ou piangente (aspirina).]

Calmante

Chá com 5 gramas de flores de limoeiro em 1 litro de água fervente

Calos: (ungüento)
Mistura-se a polpa de alho esmagado em azeite de oliva. Passar sobre o local e cobrir com pano de linho.

Câncer

Colocar um punhado de arnica; 1 copo de pinga. Socar bem e depois colocar 1 colher de mel e tirar a geléia. Socar de novo com outra colher de mel e outro copo de pinga. Tomar 3 colherinhas ao dia.

Câncer (Preventivo)
Chá de 1 folha de mussurum (uma só), 3 xícaras ao dia.

Câncer do Fígado

Tuna ou cacto de 4 quinas ou 6 quinas, 20 cm de raiz, lavar e picar, ferver com 1 litro de água, 10 minutos, colocar meio quilo de açúcar mascavo, ferver 20 minutos. Coar e colocar em vidro. Tomar 1 colher de 3 em 3 horas até terminar a dose. Fazer pausa de 10 dias. Se a pessoa não estiver bem recuperada, fazer uma segunda dose.

Câncer

Dar 1 colher de hora em hora, o 1 litro de xarope de angico; o 2º litro, 1 colher de 3 em 3 horas. Para prevenção, tomar 1 colher 3 vezes ao dia.

Câncer localizado

1 raiz de gengibre (100 gramas ou menos); 1 batata de cará (ou inhame); 2 colheres de farinha de trigo; 1 colher de sal grosso; ralar as raízes, juntar a farinha e o sal, misturar bem, fazer 3 aplicações, 12 horas e deixar 12 horas. Se doer não tirar.

Câncer (curar e evitar ) de um cientista argentino

1 quilo de mel poro; 2 colheres de cachaça pura; 3 galhos grandes de babosa (ou folhas de tétano).
Modo de fazer: apanhar as folhas de babosa antes do nascer do sol ou depois do por do sol (melhor depois das 16,30h) A planta dever ter mais de cinco anos e ficar 5 dias sem chover.
Modo de preparar: lavar as folhas, retirar os espinhos e cortá-la em pedacinhos. Colocá-las no liquidificador e juntar a cachaça e o mel e bater bem. Não deve receber raios de luz. Guardar num vidro escuro. Se colocar na geladeira, esta não pode ter luz acesa. Para evitar a doença, toda a família deve tomar.
Modo de tomar; 2 colheres ao dia durante, uma vez por ano. Para quem tiver a doença, a receita é a mesma; varia apenas a dose.
Quem tem a doença: 2 colheres das de sopa 3 vezes ao dia. Tomar 10 dias e parar 10 dias e assim sucessivamente até ficar curado. Só não cura se a pessoa estiver toda tomada pela doença. Caso contrário cura.
N.B: nunca tomar em jejum.

Câncer

Um médico húngaro constatou, que a beterraba possui ação protetora contra o câncer. A Celidônia é narcótica e emprega-se contra os tumores cancerosos.

Catapora
Tomar 2 a 3 xícara de chá ao dia, preparado com 8 gramas de flor de sabugueiro, para um litro de água.

Cansaço do corpo

2 a 3 folhas de manona, colocar numa caneca de água quente, não ferver, depois passar com a folha no corpo. Não tomar banho.

Cansaço (Exaustão (físico e mental)

Colocar num litro de vinho tinto 25 gramas de folhas de alecrim, 20 gramas de folhas de sábia, ambas dessecadas, e 15 gramas de mel. Aquecer em banho Maria, por 20 minutos até esfriar. Filtrar e tomar 1 cálice antes das refeições.

Catarata

Mel com picão branco; fazer banho, pingar gota de água de tansagem.

Catarata

Com pão molhado com suco de bálsamo alemão e fazer compressas.

Catarata

Basta aplicar algumas gotas de suco de cebola misturado ao mel.

Catarro de Garganta

20 gramas de folhas de amora preta; 50 gramas de malvaisco; 20 gramas de flores e folhas de malva. Triture e misture bem. Despeje apenas 20 gramas em um litro de água, tampe e deixe ferver durante 10 minutos. Retire do fogo e deixe em repouso. Coe e tome 3 xícara ao dia com mel. Nos casos de inflamação e irritação da garganta, faça gargarejos, 4 a 5 vezes ao dia.

Circulação (má...)

Ferver um galinho de alecrim, num copo de vinho, durante 3 minutos. Tomar de 3 a 4 goles por dia, até terminar a dose. Quando está frio colocar uma colherinha de mel.

Circulação

Um galho de pimenta do reino esmagado, ferver uma xícara e meia de água durante 3 minutos. (umas vez por mês). É bom para pressão alta também. Pode se tomado numa só vez ou em 2 vezes.

Cirrose hepática

Tuna ou cacto de 4 quinas ou de 6 quinas, 20 cm de raiz, lavar e picar, ferver com 1 litro de água, 10 minutos, colocar meio quilo de açúcar mascavo, ferver 20 minutos. Coar e colocar em vidro. Tomar 1 colher de 3 em 3 até terminar a dose. Fazer uma pausa de 10 dias. Se a pessoa não estiver bem recuperada, fazer uma segunda dose.

Cicatrizante

Para combater queimaduras, cicatrizar feridas, cortes, basta ferver um chá com algumas folhas de carqueja e lavar 3 a 4 vezes ao dia o ferimento.
Esta aplicação deverá ser feita com o chá frio.

Ciática

A nevralgia ciática pode ser provocada por alimentação errada, falta de vitaminas B1 e B12, pus no corpo, ingestão de substancias tóxicas (álcool, fumo...(infecções (sífilis), gripes, resfriados fortes, artrite, anemia, prisão de ventre, esforços exagerados. É bom consultar um médico para descobrir a verdadeiras causa.
Para tratamento de ciática aconselha-se tomar banho de tronco, de calor, durante 20 a 40 minutos.
As plantas usadas: Aroeira mansa, em banhos de calor crescente. Não confundir com bugre.
Eucalipto em banhos de vapor e também em chá, na dose de 20 gramas para um litro de água, tomando 4 a 5 xícaras por dia.
Coloca-se num recipiente de vidro, de noite, antes de deitar, um fragmento de 3 milímetros de taiuá, para 3 xícaras de água. Deixa-se até de manhã. Toma-se uma xícara 10 minutos do café, uma antes do almoço e uma xícara antes da janta.
Alimentar-se de frutas em geral.
A vitamina B! se encontra na casquinha do amendoim vermelho e amarelo, no germe de centeio e de cevada, no levedo de cerveja em pó. A vitamina B12 encontra-se no levedo de cerveja, nos cereais integrais, no ovo e no leite. E em algumas plantas apropriadas; chapéu de couro, guaraná e outras.

Cistite

O mesmo tratamento dos rins e usar ervas antibióticas e fazer xaropes; dar para crianças de 2 em 2 horas.

Cistite

Infecção dos rins, urina, ovário, corrimento. Chá de tansagem, manto de viúva, salsa, malva, casca de coco em pedacinhos, semente de abóbora (comer uma semente de manhã e a noite).

Coceira : (sabão medicinal)

Erva do bicho, melão de são Caetano, tansagem, arruda.

Modo de fazer: 200 gramas de sabão de coco, 1 copo de suco de ervas, que se faz batendo40 gramas de plantas frescas com ¾ de copo de água. Coar. Coloque o sabão de coco numa panela e leva ao fogo para ferver. Junte o suco de ervas e espere chegar ao ponto de doce. Vire numa forma, espere esfriar. (da Escola de Enfermagem Sta. Catarina-Petrópolis - Rio de Janeiro.

Colesterol

Algumas plantas que abaixaram o teor de colesterol no sangue:
Dente de Leão: (taraxaco ou pissa can); fazer um chá com 100 gramas de raízes, fervida durante 10 minutos em um litro de água e tomar um copo de manhã em jejum, e dois durante o dia.
Alcachofra: fazer um chá com 20 gramas de folhas, fervidas durante 10 minutos em um litro de água.
Tomar 3 xícaras por dia.
Alecrim: colocar 40 gramas de folhas secas em um litro de vinho tinto, deixar durante 3 a 4 dias. Filtrar e tomar 2 copos por dia durante 20 dias.

Colesterol

Cambuim, 1 xícara por dia de chá (casca, raiz ou folhas), durante 6 dias. Ou com uma berinjela em 1 litro de água, após 3 dias, tomar 2 colheres por dia até terminar a cura do colesterol.

Colesterol: (Normaliza e controla)

1 colher das de sopa de folhas de jambolão (fatiadas); 1 xícara de chá de água fervendo, deixar em infusão 10 minutos. Coar e tomar 1 a 2 xícaras ao dia, antes das refeições.

Cólicas

A manjerona, machucada e misturada com gordura vegetal, é boa pra combater catarros nasais de crianças e se aplicada essa pomada sobre o ventre das crianças, acalma as cólicas intestinais e afugenta os gazes que produzem o inchaço de ventre.
Conjuntevite

Decoção para lavagem. Para olhos cansados e avermelhados. Ferver 100 gramas de folhas de arruda em meio litro de água, filtrar e usar para lavagem ou compressas. Para conjutevite, colocar um pano deste líquido em conta-gotas e pingar 3 gotas 2 vezes ao dia no olho afetado

Conjuntevite

Chá de alecrim, salsa e lavar os olhos.

Coração

O melhor remédio do coração é cactus-rainha da noite com 1 litro de vinho.

Corrimentos

Própolis, mil em rama, carapicho, ou o grande (chá-essência- xarope de ervas antibióticas).

Corrimentos:

1 colher de casca de barbatimão; 1 colher de alecrim; meio litro de água fervente. Espere amornar. Coar e aplicar morna.

Crosta láctea: (Das crianças e assaduras)

1 colher (sobremesa) de pétalas de calêndula; 1 colher de camomila. Colocar tudo numa xícara de leite fervendo, deixar amornar e coar. Aplicar de 1 a 2 vezes ao dia, no couro cabeludo, depois de 20 minutos, lavar.

Contusões com hematomas
½ litro de álcool; 2 cânforas; 2 colheres de sal amoníaco; pode ser acrescentar algumas folhas de confrei ou caroço de abacate. Deixar em infusão por 24 horas. Fazer aplicação de 1 a 2 vezes ao dia.


Bibliografia Angelin Ivo Maracolin. A vida brota da natureza. Chás que curam. Ed São Cristovão 2002 Erechim. RS