ALHO
O alho é uma planta aromática da família das aliáceas, a mesma da cebola, cebolinha e alho-poró. Conforme a variedade, a planta pode medir de 50 até 70 centímetros de altura. Suas folhas são estreitas e alongadas, recobertas por uma camada de cera que as protege do ataque de doenças. Nas condições climáticas do Brasil, não costuma florecer. Suas raízes são profundas, atingindo 50 centímetros de profundidade. Há quem diga que o alho foi deixado por povos muito avançados que viviam na Terra antes do Dilúvio. E que ele é dotado de propriedades mágicas, capazes de afastar assombrações, vampiros e feitiçarias. Originários provavelmente da Sicilia ou da Ásia Ocidental, é utilizado há mais de cinco mil anos pelos hindus, árabes e egípcios. No Brasil, o alho chegou com os portugueses, na época do descobrimento.
Uso e propriedades
O alho tem fama nos quatros cantos do mundo. Todos os povos falam maravilhas dele. Exaltam desde a sua especial qualidade e saber como tempero até suas excelentes propriedades curativas e preventivas de algumas doenças. A melhor forma de aproveitar ao Maximo as propriedades nutritivas (vitaminas A, B e C, minerais de flúor, iodo, cálcio, ferro, fósforo) e também as curativas do alho é comê-lo cru. Mas o seu gosto muito forte e algumas intolerância para determinadas pessoas aconselham o uso do alho refogado (abafado com a panela bem tampada), ralado no final do cozimento (seja do que for) ou frito (uma forma às vezes indigestas). Um jeito leve de experimentar o alho cru é amassar bem até formar uma pasta para passar no pão ou para usar molho de salada. Comer alho em excesso pode causar dor de cabeça, no estômago, nos rins, provocar vômitos e até diarréia. Como “maravilha curativa” o alho regula a gordura no sangue: equilibra a flora intestinal, impedindo o crescimento de bactérias indesejáveis: regula a glicose do sangue. Previne gripe resfriados e é muito indicado para doenças catarais como bronquite, asma, pneumonia e tuberculose. Poderoso desinfetante do organismo, combate toxinas intestinais e expulsa vermes (segundo a medicina caseira, nesse caso é bom fazer um chá forte de alho, misturar com leite e tomar três vezes ao dia). É um tônico superestimulante para revitalizar pessoas esgotadas e enfraquecidas. Reduz a pressão alta e previne os tumores malignos e a arteriosclerose (endurecimento dos vasos sangüíneos). Desintoxica os fumantes e reduz os efeitos da poluição do ar. A medicina popular comprova – e muito bem – os usos externos do alho contra calos, verrugas, picadas de inseto e até sarna. O suco de alho misturado com mel é bom para “limpar” a voz. Há apenas um proibição rigorosa com relação à utilização do alho: ele agrava o quadro clínico das pessoas que sofrem de pressão baixa. Outro problema é que ele traz mau hálito. Mas isso se resolve facilmente basta mastigar depois uma raminhos de salsa.
Solo
Prefere os solos bem soltos e fofos, ricos em matéria orgânica. A argila e areia devem estar em quantidades mais ou menos equilibrada. O alho não tolera terrenos encharcados.
Clima
Produz bem em regiões com temperatura entre 13 e 24º c, dependendo da variedade. O ideal seria um pouco de frio quando a planta pequena, muito frio na etapa intermediária e um pouco de calor na fase final.
Época de Plantio
Superstição ou não, é costume plantar o alho durante a Semana Santa, especialmente na sexta-feira da Paixão. Com algumas variações, de acordo com a região e o tipo de alho, os agrônomos concordam com esse hábito (ver os calendários regionais).
Variedades
As mais indicadas para a região Sul são a Chonan, Branco Pérola Caçador, Caçapava e Caxiense, Quitéria. No Sudeste e Centro-Oeste, vale a pena experimentar as variedades Gigante, Amarante, Chinês ou Dourados. Para o Nordeste, as mais recomendadas são o Branco Mineiro ou o Cateto Roxo. Na Amazônia, os centros de pesquisa ainda estão desenvolvendo plantio que se adaptem à região. A escolha da variedade adequada ao local é importante para ter produção.
Propagação
Conseguem-se novas plantas semeando os próprios dentes do alho (bulbilhos). Desmanche a cabeça do alho, elimine os dentes murchos, machucados e os que apresentarem coloração diferente ou forem muito pequenos e finos.
Plantio
Separe os dentes pequenos, médios e grandes. Plante-os agrupados desta forma para facilitar o trabalho na horta – dentes do mesmo tamanho brotarão e serão colhidos na mesma ocasião. O plantio deve ser feito em sulcos espaçados 20 centímetros entre si, e 10 centímetros entre um dente e outro. Enterre o dente a dois ou três centímetros de profundidade, deixando a parte pontiaguda para cima.
Cobertura do Canteiro
Após o plantio cubra o canteiro com uma camada de sete a dez centímetros de palha, para manter a temperatura e a umidade do solo. A cobertura poderá ser de capim seco (sem sementes) ou palha de arroz. A serragem e a casca de arroz são utilizadas com menor freqüência, pois demoram muito para se decompor. Sem cobertura morta, as cabeças não ficam tão grandes e as regras precisarão ser mais freqüentes.
Regras
Como na maioria dos estados o cultivo do alho coincide com o período seco do ano, o canteiro deve ser regado a cada dois dias, até a formação do bulbo. A partir daí, os intervalos podem ser maiores – a cada sete dias. Uns 15 dias antes da colheita, as regras são suspensas.
Pragas e Doenças
A ferrugem, a mancha-púrpura e a podridão-branca são as doenças mais comuns do alho, causadas por fungos. As vezes surgem pequenos insetos como tripés, o ácaro ou mariposas (traças)
Colheita
Ocorre em média de 120 a 150 dias depois do plantio. A própria planta indica o momento certo: as folhas começam a ficar secas e amareladas, algumas variedades chegam a inclinar. A colheita dever ser feita em dias de sol, de preferência pela manhã. Depois de retiradas, deixe as cabeças secando ao sol, no próprio canteiro, de dois a quatro dias. Este processo chama-se “cura” e serve para tirar o excesso de umidade de produto. A segunda fase da cura é realizada em uma sala ou galpão bem seco e ventilado. O alho é espalhado sobre estrados de madeira, telas ou em chão de cimento protegido e limpo. Deve permanecer assim até ficar bem seco. Essa etapa demora de 20 até 60 dias.
Armazenagem
Para armazená-lo. Faça uma limpeza nas cabeças e trance as ramas formando maços ou réstias. Dependure-os em local sombreado, bem seco e arejado.
Rotação e Consorciação
O alho pode ser cultivado na companhia de ervilha, tomate, cenoura, alface, beterraba, morango e rosa. Possui características que repelem alguns tipos de pragas e, plantado ao redor da horta ou no meio das fileiras, forma uma barreira verde contra esses insetos. A rotação nesse canteiro pode ser feita com feijão-vagem, pimentão, berinjela, quiabo e várias outras hortaliças de verão
Biblografia
GuiaRural HORTA. Publicação da Editora Abril.
segunda-feira, 24 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário