terça-feira, 31 de agosto de 2010

RECEITA " A VIDA BROTA DA NATUREZA" (com a letra "b")

Bibliografia Angelin Ivo Maracolin. A vida brota da natureza. Chás que curam. Ed São Cristovão 2002 Erechim. RS



Bexiga inflamada
Descascar 1 maçã madura, retirar as sementes, cortá-la em fatias e cozinhar em meio litro de água por 20 minutos. Findo este etempo, filtrar o líquido, adicionar a polpa passada através de uma peneira, juntar um colher de mel. Beber 2 vezes ao dia, por dias consecutivos, até que o distúrbio passe.

Bexiga , males da
Toma-se o chá de cebola previamente cozida sob cinza.

Bicho de pé

1 punhadinho de folhas de catinga de mulata. Fritar na banha. Coar e passe esta gordura no local onde se aninhou o bicho de pé.

Boca inflamada
Nestes casos, que alguns chamam de estomatite, faz-se uma infusão, com 5 gramas de sementes de endro em um litro de água. Ferver, filtrar e utilizar o chá para fazer bochechos

Boca inflamada
Fazer bochechos com chá de goiabeira (folhas). Girânio, jaboticabeira, malva, romãzeira, tansagem.

Bronquite
O abacaxi é uma dos melhores remédios para bronquite. Prepara-se da seguinte maneira: corta-se o abacaxi maduro em fatias. Põe-se numa panela, coloca-se um pedaço de mel em cima e cozinha-se. Cozido, retira-se do fogo, deixa-se esfriar. Coa-se o suco e coloca-se num vidro bem fechado. /toma-se 1 colher (sopa); adultos, 3 a 4 vezes ao dia; crianças, 2 a 3 vezes ao dia.

Bronquite
1 garrafa de vinho tinto; 1 colher (sopa) de cravo; meia colher (chá) de raspa de noz-noscada; 1 pacotinho de casca ; meio quilo de açúcar, ferver tudo durante mais ou menos 20 minutos. Até formar uma calda. Coar. Tomar 3 colheres por dia. Crianças, colher pequena.

Bronquite Asmática
250 gramas de flor de sabugueiro; 1 garrafa de cachaça; meio quilo de mel. Colocar a flor na cachaça durante 10 dias. Coar e acrescentar o mel, mexendo bem. Adultos, 1 colher 3 vezes ao dia. Crianças, 1 colher (chá) 3 vezes ao dia.

Bronquite e Asma
Ferver um punhado de folha de crêm em 1 litro de água, machucar bem as folhas; 800 gramas de açúcar mascavo;ferver 20 minutos; juntar 1 xícara de mel e ferver mais 4 minutos. Tomar de 3 em 3 horas, adultos. Crianças, 3 colheres (chá) de 3 em 3 horas. Conservar em geladeira.

Bronquite: Tosse
1 colher de (sopa) de semente de urucum; 2 xícara de açúcar ou mel; 1 xícara de água fervente. Amassar bem as sementes com pouca água, acrescentar o resto da água e o açúcar, mexer até diluir. Coar. Tomar 1 colher 3 vezes ao dia. Crianças, meia dose.

Bronquite: Tosse
700 gramas de açúcar, ferver até ficar dourado, depois acrescentar 5 folhas de cidreira e 6 folhas de marcela, e 7 flores de cambará. Ferver junto e depois colocar ou acrescentar um garrafa de cerveja preta e ferver até ficar tudo bem misturado.
Tomar 1 colher 4 vezes ao dia.

Bronquite (Ungüento)
Folhas de bardana bem maduras, sebo de ovelha e mel. Fritar por 2 a 3 minutos no sebo a bardana com o mel, coar com pano fino. Untar bem o peito e as costas ao deitar e se cuidar do frio e da umidade.

Bronquite
Tomar uma colherinha de 3 em 3 horas e crianças 1 em cada 5 dias. Óleo de angico

Nenhum comentário: