segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Tinturas, Orações e Dizeres Populares


TINTURAS

 

TINTURA DE ANGICO PARA REUMATISMO, ARTRITE, CIÁTICA, ASMA E DOENÇAS RESPIRATÓRIAS: Colhe-se a casca do angico vermelho, lavar, desfiar e encher um pote de litro. Completar com álcool, cachaça ou graspa. Deixar em repouso 10 dias. O adulto que não tiver problemas de pressão alta, pode tomar 15 gotas com água, 3 vezes ao dia antes das refeições. O angico também pode ser substituído por raiz de taiuiá, cipó-mil-homens, casca de guajuvira, araçá, cipó-suma ou açoita-cavalo. (Todas tem propriedades semelhantes).

 

TINTURA ANTIBIÓTICA DE PRÓPOLIS CONTRA DOENÇAS INFECCIOSAS: Colocar 1 litro de cachaça, graspa ou álcool uma xícara de própolis. Após 24 horas pode-se tomar. Como preventivo contra doenças infecciosas tomam-se 10 gotas com água 1 vez ao dia. Como curativo tomam-se 15 gotas 3 vezes ao dia.

 

TINTURA ANTIBIÓTICA CONTRA INFECÇÕES DIVERSAS: Colocar 3 pés de guanxuma, 3 de picão-preto e 3 de tanchagem num volume de 1 litro com álcool, cachaça ou graspa. Deixar em repouso por 24 horas. O adulto pode tomar 15 gotas 3 vezes ao dia.

 

TINTURA PARA ARTRITE: Colocar em 1 litro de álcool ou cachaça, um punhado de capim-pelo-de-porco, e a mesma quantia de barba-de-bode. Deixar 15 dias em repouso. O adulto toma 10 gotas, 3 vezes ao dia antes das refeições.

 

TINTURA PARA COMBATER O FUMO E O ÁLCOOL: Colocar 2 punhados de senchilho em um litro de álcool ou cachaça. Acrescentar 5 folhas de tanchagem. Colocar água mineral com gás. Após 3 dias destilar. Se não possuir destilador, deixar na geladeira. Modo de usar: tomar 5 gotas 8 vezes ao dia, ou sempre que sentir vontade de fumar ou beber. Outra receita: colocar 3 talos de couve no litro de bebida, deixar curtir e tomar 1 colher de sopa de manhã e 1 a tarde.

 

TINTURA PARA PURIFICAR O SANGUE: Colocar em partes iguais, folhas de nogueira, erva-de-bugre, salsaparrilha, periparoba, dente-de-leão e uma pequena parte de raiz de samombais, em 1 litro com álcool, cachaça ou graspa durante 24 horas. O adulto tomará 10 gotas 3 vezes ao dia.

 

TINTURA PARA DIABETE: Triturar um punhado de vagens de pata-de-vaca e colocar em um volume de 1 litro de álcool, cachaça ou graspa. Deixar curtir por 30 horas.

Procuro uma coisa que não tem nome. Já a encontrei na água de algumas corredeiras, no topo e nas encostas de certas montanhas nas nuvens de alguns ares, na mata fechada que guarda alguns vales.

Já encontrei vezes e vezes, só não encontrei meu nome. Voltarei a água ao ar e a terra e voltarei até descobrir.

 

Oração

 

Ave Maria minha madrinha que me fez a Cruz na testa para livrar-mme dos pesadelos do demônio, santo Antonio de Cintra, Nosso Senhor que benzeu o altar, que benzeu a minha cama, que vou me deitar.

Na cama achei 7 anjos, 3 nos pés e 4 na cabeceira.

O Senhor é meu dianteiro para livrar-me dos pesadelos, pés, cabeça e asinha molada. Amém.

Que na imensa bondade me proteja, amém.

Pai Nosso, Ave Maria e Glória.

 

São Paulo e São Bento invocar 3 vezes que me livre das picadas de cobras e dos bichos peçonhentos.

Pai Nosso, Ave Maria e Glória. 

 

Simpatia para Parar de Beber

 

Pega-se meio copo de cachaça, coloca-se em lugar que ninguém veja, se oferece às Santas Almas Benditas e diz-se assim: “Como este cheiro vai sumir, o vício do fulano também vai sumir, o vicio do fulano também irá acabar. No outro dia pega-se o copo com a cachaça e joga-se em qualquer lugar o copo todo. Publicar esta simpatia durante 3 dias.

Agradece O.M.G.

 

 

ORAÇÃO PELA CURA

Ó Deus, que criastes tudo perfeito, ó Pai onipotente e onisciente que criastes a todos os seres viventes, que criastes todas as coisas existes e que vistes que tudo estava muito bom, curai-me !
Mostrai que a doença não existe originalmente no mundo criado por Vós. Retirai da minha mente a ilusão que vê a doença como existente.

Após a oração, medite:

A força curativa de Deus penetra em mim e cura-me instantaneamente, não sou eu quem cura. É Deus do meu interior que cura. Serei infalivelmente curado(a), pois é Deus quem me cura. Eu sou apenas um intermediário, sou apenas a emissora radiofônica da cura e amor de Deus.
Deus entrou agora nesta emissora e está transmitindo as ondas espirituais de cura. Os que se aproximam desta atmosfera serão todos curados. Não existe doença alguma que não possa ser curada pelo amor de Deus.
A doença não existe no mundo da criação de Deus.
O que não existe, não existe! Só tem de desaparecer!
Não sou eu quem afirma, é Deus do meu interior que assim afirma!

O homem é a vida de Deus. Por isso, é impossível adoecer!
Neste momento, o amor de Deus penetra em mim e brilha resplandecentemente a luz espiritual que ilumina toda a humanidade. Recebendo esta luz, serão todos salvos, serão todos curados.


Benção do Lar

 

Senhor Jesus Cristo, nós te pedimos: fazei que haja todos os dias nesta casa a felicidade verdadeira, a paz e a alegria, a ajuda sincera um para com o outro e a saúde do corpo e da mente. Fique longe desta casa todo mal e estejam aqui os Anjos portadores da paz. Abençoai este lar em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

O Senhor Jesus Cristo esteja a teu lado, para te defender, dentro de ti para te guardar acima de ti, para te abençoar. Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

 

 

Oração Milagrosa

 

Senhor Jesus, venho diante de você como eu sou. Eu sinto muito, eu me arrependo e peço perdão por todos os meus pecados. Em Seu nome eu perdoo a todos por tudo aquilo que fizeram contra mim. Eu renuncio a satanás, aos espíritos malignos e a todas as suas obras. Senhor Jesus, eu entrego todo o meu ser, agora e sempre, eu convido Você Jesus, para entrar em minha vida. eu aceito Você como meu Senhor, Deus e Salvador. Cora-me, muda-me, fortaleça-me no corpo, alma e espírito.

 

Vem Senhor Jesus. Cubra-me com Seu Precioso Sangue e encha-me com Seu Espírito Santo. Eu amo Você Jesus, eu agradeço você, Jesus, eu quero seguir você durante todos os dias da minha vida.

 

Maria minha mãe. Rainha da Paz, todos os anjos e santos, por favor, intercedam por mim, amém.  

 

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Andanças da professora Norma Corbellini Zanatta


Vida da Professora Norma C. C. C. Zanatta

 

1º lecionou no Colégio Municipal de Santa clara Baixa, para uma turma de 18 alunos. Parava na Casa de Antônio Zanetti. Havia uma aluno que durante um ano não falou uma palavra. Residia no 15 da Graciema  caminhava até Garibaldi, pegava o trem até Carlos Barbosa e a pé até  a Localidade de Santa Clara baixa e vice –versa.

 

2º Após foi transferida para Linha Camargo, onde permaneceu durante 2 anos. Fato que marcou e assustou muito foi o assassinato de Cleberia Viam. Lá lecionava 2 turnos.

 

3º Linha 7 de Castro. Morava na Casa da escola. Tinha uns 20 alunos. Lá nasceram a filha Noemia e Paulo. Morou  neste local uns 2 anos.

 

  1º Secção de Castro. Morava na escola, porque os inspetores escolares procuravam sempr4e onde havia moradia, o casal Luiz e Norma C. C. C. Zanatta não possuíam casa. Neste localidade nasceu o 3º filho Lauro Zanatta.  Lembra que havia muitas cobras e elas se entocavam debaixo da Igreja. Lembra que tinha uns 15 a 20 alunos.

 

5º Linha Data município de Lajeado: Lecionava na Picada Taquara, era longe de Casa 1km. Uma cunhada irmão do Luiz Cuidava das crianças enquanto a professora Norma C Zanatta lecionava. Havia poucos alunos. Permaneceu no mesmo Lugar durante 2 anos. Neste lugar nasceu a 4 filha do casal Luiz e Norma chamada de Elda Maria Zanatta.

 

6º Linha São Miguel. Era uma escola pequena com poucos alunos. Os Motoristas da prefeitura mario Aresi e Fachini  levam até a escola, junto  com outros colegas do magistério. Elena Manfrron. Lembra que havia um aluno gago e outro que não conversava. Morava na casa do seu irmão Hermes Corbellini, nessa casa nasceu a 5º  filha Bernardete Zanatta. Após fez mais uma mudança para a Casa de Guilherme Prancutti e lá nasceu o 6º filho Mauro Zantta

 

7º Linha Costa Real Atiilio Piletti. Era um colégio médio. Professores que trabalhavam nesse colégio: Terezinha Longhi, Maria Perico, José Capellari e Norma C.C,C. Zanatta. Lecionou para a 1º série.  Nasceu o último filho Carlos Zanatta e veio Morar no loteamento do Gilmar Tedesco, numa casa muito simples mas acolhedora. Mais tarde construíram uma casa nova e maior, que é a atual.

 

8º Linha Borgueto. Colégio Médio. Lecionava de manhã e a tarde fazia o curso Normal Ruaral não Colégio Assunta Fortini. O motorista Galina na empresa de ônibus Guerra muitas vezes espera  a professora Norma para parada em Frente o Zanatto na estrada Buarque de Macedo.

 

9 A Delegada de ensino Zenaide Boff realizou uma reunião com todas as pessoas  fora da cidade, e foi escolhida para atuar no colégio Santo Antõnio como Bibliotecaria do Colégio. Nessa oportunidade trabalhava a noite e de manhã aproveito para fazer o curos de Magistério, no Colégio São José, tendo como colegas Frei Jaime Betega, Frei Carlos reis Freitas, +Frei Aderside Santos Silva e outros.  Também Cursou a Faculdade de Férias de Geografia na UCS e a Pós Graduação em Folclore em Farroupilha, tendo como professor João Carlos D”avila Paixão Cortes. Permaneceu no Colégio Santo Antônio até se aposentar.  Trabalhou no Magistério durante 40 anos.   Mercedes Corbellini  era também professora muito apoiou a sua irmã Norma  na carreira do magistério. Suas Filhas Noemia, Elda Maria e Bernardete também assumiram essa missão de ensinar .  Feliz aquele abre os horizontes para outros caminharem. Hoje octagenária agradece sempre a Deus por essa missão que Deus lhe confiou.

 

Norma Catarina Clementina Corbellini Zanatta

 

 

 

A professora Norma é decidida

 

Desde jovem já sabia

 

Qual seria a sua missão

 

E educadora  por toda vida

 

 

 

Dificuldades não faltaram

 

Para chegar  nas longas lidas

 

A pé , ônibus e até de trem

 

Fazia parte da sua vida

 

 

 

Parando nas casas de amigos

 

Que davam poucos e comida

 

Dormindo  fora de casa

 

Nada fazia para mudar  vida

 

 

 

Educando os filhos de outros

 

E a vocação escolhida

 

Abraçada com amor

 

Foi a meta estabelecida

 

 

 

Para aperfeiçoar-se missão

 

Passou muitas horas de vigila

 

Prestado contas das matérias

 

Estudando as disciplinas

 

A Família também cuidava

 

Como mãe que a todos protegia

 

Pois a família era numerosa

 

Cada um com amor da Guia

 

 

 

Estudou para das respostas

 

Que a vida exigia

 

E nunca deixar de dar respostas

 

Quando lhe pedia

 

 

 

Realizada na missão e vocação

 

Agradecida a Deus pelos alunos que conhecia

 

Para ajuda-los a descobrir o encanto pelo saber

 

Os alunos estão gratos a tudo que recebia

 

 

 

Finalizo esses versos

 

Muito nossa mãe e guia

 

Que  Deus abençoe sempre

 

Pelo que bem  que fazia


Garibaldi 09-02-2012

 
Frei Paulo F Zanatta

A misteriosa natureza


A misteriosa natureza

 

Em São José do Herval

O mundo não e todo igual

Há paredões e cascatas

Escondidos neste matagal

 

Cada lugar que se anda

Sempre o elemento surpresa

As cachoeiras e as ladeiras

Presentes nessa natureza

 

A vegetação é exuberante

Abundante em toda a região

Brinda a todo observador

A riqueza de nosso rincão

 

Rochas de todos os tipos

Presente na natureza

Riquezas acumuladas

Com formas e beleza

 

Animais faz parte do habitat

Aumentando para repovoar

O lugar que sempre foi deles

Agora estão para voltar

 

O elemento surpresa

E o detalhe para aguardar

Pois pode aparecer qualquer momento

Os previdentes devem se livrar

 

Gratos pela oportunidade

Pretendemos lá voltar

Para continuar a vislumbrar

As maravilhas do lugar

 

Tânia dizemos muito obrigado

Pelo passeio e convivência

A cachoeira é fantástica

E as  belezas da adjacência.

                          São José do Herval  24-03-2012

Frei Paulo F Zanatta

 

 

 

Novo Arcebispo de Porto Alegre rs (história)


Catedral Metropolitana de Porto Alegre

Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus

Novo Arcebispo de Porto Alegre

Obrigado, Dom Dadeus – Bem vindo, Dom Jaime

A freguesia (assim se chamavam na época as Paróquias) de São Francisco de Porto dos Casais, que depois passou a ser da Mãe de Deus, foi criada em 1772. Pertencia à Diocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Em 1848 foi criada a Diocese de São Pedro do Rio Grande, integrando a Província Eclesiastica de São Salvador da Bahia. Em 1892 a Diocese de São Pedro passou a integrar a Província do Rio de Janeiro, cuja Sé foi então constituída como Metropolitana.

O primeiro Bispo da Diocese de São Pedro do Rio Grande, cuja Catedral é a nossa Igreja Paroquial e cujo território compreendia toda a então Província do Rio Grande do Sul, foi Dom Feliciano José Rodrigues Prates, nomeado apenas em setembro de 1852, e que assumiu em 1853, falecendo em 1858.

Sucederam-lhe Dom Sebastião Dias Laranjeira (1861-1888) e Dom CLAUDIO José Gonçalves Ponce de Leão (1890-1912). No pastoreio deste, em 1910, o território da Diocese foi dividido, sendo criadas as Dioceses de Pelotas, Santa Maria e Uruguaiana, passando Porto Alegre a Arquidiocese e Dom Claudio José a Arcebispo, o 1º de Porto Alegre. Teve aceita a sua renúncia, em 1912, por motivo de doença, vindo a falecer em 1924. 

Em 1912 assumiu o 2º. Arcebispo, na pessoa de Dom Becker assumiu os trabalhos de início da construção da atual Catedral Metropolitana. Faleceu em 1946.

Dom Vicente Scherer, com apenas 43 anos, assumiu como 3º. Arcebispo de Porto Alegre em 1947, permanecendo nesta função até 1981. Em 1968 foi nomeado Cardeal pelo Papa Paulo VI.

Para suceder ao Cardeal Dom Vicente, o Papa João Paulo II nomeou Dom Claudio Colling, que esteve a frente da Arquidiocese por 10 anos. Foi no seu período que as obras de construção da Catedral foram concluídas.

O 5º. Arcebispo de Porto Alegre (1991-2001) foi Dom Altamiro Rossatto, que com seus 87 anos de vida, participa intensamente de nossa vida paroquial.

Dom Dadeus Grings, 6º Arcebispo, assumiu a Arquidiocese em 2001. Permanece a sua frente, até a posse do sucessor, como Administrador Apostólico.

Por nomeação do Papa Francisco, assumirá a função do 7º. Arcebispo de Porto Alegre, o catarinense e franciscano DOM JAIME SPENGLER, já atuante entre nós desde o início de 2011 como Bispo-Auxiliar. Sua posse ocorrerá no dia 15 de novembro, às 9h30mim, em nossa Catedral.

Agradecemos a dom Dadeus toda a sua dedicação e seu carinho por nossa cidade de Porto Alegre. Acolhemos de braços e corações abertos a dom Jaime e pedimos ao Senhor que ele tenha “muita luz para guiar o seu rebalho”!

Meu Querido Filho Frei Paulo


Meu querido filho Frei Paulo

 Deus te abençoe

 Recebemos tua amada cartinha que veio nos encher da mais viva alegria. Estamos todos com saúde graças ao bom Deus e espero que o mesmo se dê contigo.

 Fiquei comovida ao ler tuas expressões singelas e ao mesmo tempo ardentes com que te referes a tua vocação religiosa e ao desejo que tens de fazer alguma coisa pela glória de nossa Mãe, a S. S. Virgem. És muito criança para conheceres tua vocação; contudo se te sentes chamado, segue o Mestre Divino a quem deves amar mais que a teus pais, tuas irmãs e teus amigos. A Deus devemos dar o que temos de mais precioso, e eu te amo mais que tudo depois de Deus e da Mãe do Céu. A Eles entrego meu tesouro, minha alegria, mesmo que tenha de verter copioso pranto. Dizem que as lágrimas das mães são preciosas, diante do tabernáculo ofereço a Deus as lágrimas que derramo, para que sejas muito feliz com a santa escolha que fizeste.

 Segue o teu ideal, filho querido e reza muito por tua mãe. Tuas irmãs ficaram alegres, mas não se conformam com a ideia de ficarem muito tempo sem ver-te.

 Recebe os abraços de tuas irmãs, benção de teu pai e a benção e as saudades de tua mãe.

Norma Clementina Catharina Corbellini Zanatta