segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Erva Ciática

Domingo, 26 de Abril de 2009
Plantas Medicinais: ERVA CIÁTICA

 
 
  
Plantas Medicinais, P26. Erva  Ciática
 
NOME;Erva Ciática (Ranunculus Repens L)
 
FAMÍLIA; Ranunculaceae                                                  Planta Toxica
 
OUTROS NOMES, Erva-do-monge, Botão-de -ouro, mata boi, Erva-belida, ranúnculo rasteiro, flores da quaresma, pataló, botão-de-ouro
COMPONENTES
 
PROPRIEDADES:, antipirética, Bactericida, Cicatrizante, Hemorrogia, anti-hemorroidária, anti-reumática
 
PARTES UTILIZADAS:  Folhas
 
Contra indicações;
 
A substância de algumas plantas são incompatíveis com certos
medicamentos, consulte um especialista, antes de as utilizar                                                                                   

 
            Tal como anteriormente no caminho das plantas medicinais,continuo a mencionar as plantas do meu quintal, podendo ser abrangente à minha aldeia, plantas que eu tento conhecer cada vez mais e angariar conhecimentos com pessoas mais antigas, cujo testemunho tem para mim expressivo valor. Há bastante tempo que eu tinha lido algo sobre a Erva Ciática e visto fotografias da mesma, no meu consciente sabia que aquela flor era para mim familiar, comecei a olhar minuciosamente para os bastos recantos do quintal, sem contudo ter a sorte de a encontrar, eu precisava mesmo dessa planta, porque uma pessoa de família  tinha dores ciáticas horríveis, e quando assim é, temos que nos valer de todos os meios ao nosso alcance para atenuar  a dor que é sempre indesejável.  Precisamente, há cerca de duas semanas encontrei a tal dita flor,  fotografei a planta por partes e no seu todo, e no computador  depois de analisar  várias fotografias, conclui que se tratava realmente da planta  erva ciática, fiquei contente por a encontrar e saber que se trata de uma erva tóxica, todas as ervas mesmo as perigosas têm componentes químicos úteis, e não serão tão perigosas quando estão localizadas, daí que podemos prevenir as pessoas e acautelar as crianças,  O nervo ciático  sai da região lombar atravessa a coxa e a perna muito próximo do exterior e termina ao nível do pé, quando inflamado pode-se sentir uma dor intensa aguda, (já a tive por duas vezes em cerca de cinco minutos) é decorrente da pressão causada por uma hérnia discal, ou mesmo por um movimento mais desequilibrado, a inflamação pode acontecer em qualquer zona do seu percurso. Com alguma sensibilidade, abraçando a parte traseira da perna e com as pontas dos dedos podemos mesmo distinguir o nervo, e friccionar a parte afectada.
            Esta erva, é somente para uso externo, aplicada em compressas ou cataplasma,  dizem que puxa o veneno do reumatismo para fora. Esmaga-se a erva e aplica-se fresca fora das juntas durante cerca de 30 a 50 minutos, depois se retira. A parte atingida ficará vermelha e formar-se-á uma bolha com água amarelada, abre-se até secar, ou atravessa-se uma agulha com linha, a linha é para lentamente drenar a água existente poder-se-á colocar pomada apropriada para estabilizar a alteração cometida.
            Maurice Mességué, foi um grande curandeiro Francês, empregava nos banhos de pés e de mãos nos seus pacientes, o botão-de-ouro, mas reparei que não se trata da mesma planta, embora pertença à mesma família dos ranuculaceaes ou seja ranúnculo acre , de flores amarelas, os nomes populares das plantas, por vezes geram alguma confusão na medida que se emprega nomes populares diferentes para a mesma planta, depende muito da região, porém temos o nome científico para nos ajudar, quis assemelhar esta erva ao botão-de-ouro do Maurice Mességué, mas as folhas e a própria flor eram imcompatíveis.
            Esta erva cresce no meio de outras ervas principalmente em locais sombrios, as flores são amarelas, as folhas de cor verde com ramificação irregular.
Nervo Ciático

Erva Ciática (meu quintal)

Um comentário:

Unknown disse...

Um senhor me deu umas folhas dessa erva ,bati bem elas coloquei em uma tampinha de garrafa de vidro e com um esparadrapo coloquei fixada no calcanhar. Depois de oito horas tirei a tampinha e foi formando uma bolha e essa bolha a gente fura ela e vai drenando o líquido se sarar a ferida e o nervo nunca mais incomoda