ANEMIA
“É a falta de glóbulos vermelhos no sangue, com isto se torna fraco. Portanto não é a falta de sangue, mas a má composição dele”. (Jaime Bruning).
Bibliografia Angelin Ivo Maracolin. A vida brota da natureza. Chás que curam. Ed São Cristovão 2002 Erechim. RS.
AMEMIA
Vinho medicinal! Macerar por 10 dias 150gr de semente de funcho, em 1 litro de cachaça ou vinho. Filtrar e colocar em 1 garrafa e tomar um calicezinho antes da refeição
Quando era estudante no internato, acontecia que alguns colegas, na passagem da idade da adolescência para a da juventude, entravam num estágio anêmico. Foi nesta passagem da vida que aprendi com os professores, Frei Angélico e o Frei Pascásio, a seguinte receita de fortificante, que nós o denominamos Anti-Anêmîco.
ANEMIA: (Fortificantes de ovos ou Anti-anêmicos)
1 dúzia de ovos frescos com casca: sumo de limão até cobrir os ovos. Deita-se tudo num vaso de vidro ou de louça, deixando 24 horas em repouso. Acrescenta-se 1kg de açúcar cristal (ou pouco menos); Esmaga-se os ovos e se mistura tudo bem, deixando mais 24horas. Acrescenta-se 1 garrafa de cachaça (ou 1 de vinho e ½ de cachaça) e deixa-se em repouso mais 24 horas. Coa-se então e aromatiza-se com canela, baunilha ou cravo a gosto. Dose: 1 cálice 3 vezes ao dia
ANEMIA
Ferver por 3 minutos 50 gr de casca de quina em um litro de água. Filtrar e beber em cálice 3 vezes ao dia.
ANEMIA - Elixir levanta cavalo
Esta fórmula a transcrevo como me foi ensinada; 1 garrafa de vinho branco licoroso, ou vinho do porto; 1 ovo inteiro, com casca e tudo, bem lavado; algumas migalhas de ferros, compradas na farmácia, ou pregos novos; 1 colher de cal. Colocar tudo dentro da garrafa.
Amarrar bem a tampa e enterrá-la com a boca para baixo, durante 1 mês. Depois, tomar um colher após o almoço e uma colher após a janta.
ANEMIA
Roque Ferronato de Veranópolis, dá estes conselhos a serem adotados na alimentação, centeio, trigo, milho, ovos (crus, quentes, cozidos), feijão, ervilha, fava, lentilha, limão, salsa, frutas cítricas, mamão, manga, couve flor, cenoura, melado e mel. Não são necessários todos os produtos que enumerou. Ele indicou diversos, pois assim se torna mais fácil de obter alguns.
Fazer chá de casca de anta: 20 gr de casca verde para 1 litro de água; 4 a 5 xícaras por dia.
ANGICO VERMELHO
1 punhado de casca de angico, colocar num vidro de nescafé com álcool 96º , após 6 dias, tomar 10 gotas em meio copo de água, para tirar dores. Crianças 5 gotas. Só quando sente dor.
Passar onde sente dor para massagem, o óleo de angico.
ANGICO (ÓLEO)
Cura câncer e todas as infecções.
Modo de fazer: Em um vidro de nescafé, deixar em repouso para infusão no sol, durante 5 dias. Tomar uma colherinha de 3 em 3 dias. Corte e feridas, passar todos os dias.
Bibliografia Angelin Ivo Maracolin. A vida brota da natureza. Chás que curam. Ed São Cristovão 2002 Erechim. RS
ÓLEO DE CASCA DE ANGÍCO VERMELHO
Indicações: Machucadura, manchas pretas e hematomas. Para massagens, dor na coluna e calmante.
Modo de fazer; Coloque num vidro limpo, 01 punhado de casca de angico (200gr) vermelho, azeite de oliveira ou girassol até cobrir bem a casca e colocar o vidro fechado no sol quente durante 10 dias e está pronto. Colocar na batida logo que acontecer.
Polígrafo da Pastoral da Saúde de São Paulo das Missões – RS
Bagé 1998
ANGICO
Nome Cientifico: Pipatadenia colubrina Benth
Família: Leguminosa (mimosácea)
Sinonímias: Angico branco, Cambuí e acácia
Características da planta: Árvore alta. Casca parda. Folhagem miúda, em palminhas, de ramagem bem dispostas, com muitas flores brancas, pequenas. Frutos: pequenos vagens chata, parda, com sementes pequeninas.
Princípios ativos. Tanino, corante, resina e mucilagem.
Propriedades terapêuticas: Emoliente, adstringente e anti-hemorrágico (casca). Combate a tosse, a bronquite, a asma, a faringite e tecidos inflamados. Usa-se também nas debilidades, diarréias, disenterias, escrófulas e inapetências.
Partes usadas.Casca e resina (goma).
Observação: O angico vermelho tem as mesmas propriedades que o branco, podendo ser usado para os mesmos fins e na mesma dosagem.
RECEITAS
Adstringente e anti-hemorrágico. Decocção; 50 gr de casca em um litro de água de água durante 15 minutos. Tomar uma xícara (café), três ou quatro vezes ao dia.
Nos problemas respiratórios. Xarope: 50 gr de resina em um copo de água e meio quilo de açúcar (ou mel). Ferver até o ponto de xarope. Tomar uma colher (sopa), de duas em duas horas.
Nas diarréias e disenterias. Decocção; 20 gr de casca (picada) em um litro de água durante 15 minutos. Tomar um xícara (café), de quatro em quatro hora.
Nas afecções da garganta. Decocção: 50gr de casca (picada) em um litro de água durante 15 minutos. Usar a decocção em gargarejos de quatro em quatro horas.
Na falta de apetite. Decocção: 50 gr de casca ou 25 de resina em um litro de água durante 30 minutos. Adoçar com mel e tomar uma colher (sopa), seis vezes ao dia.
Bibliografia: TERRA, ÁGUA E CHÁ. ED. Projeto Guandu, do projeto Denes, da ADL, do CETAPA e da Prefeitura Municipal de Santa Maria de Jetibá -ES
segunda-feira, 26 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário