terça-feira, 27 de novembro de 2012

ROMARIA DA TERRA (DICAS DE ALIMENTAÇÃO)

Sobre consumo Consciente ou Responsável


Por – Maurício Queiroz, na ampliada da 35ªRomaria da Terra e Bento Gonçalves – 15/11/2010.

- Sou filho de pequenos agricultores, e me orgulho muito de minhas raízes campesinas. Lembro com saudades do café da tarde levado na roça, sendo esta minha primeira atividade quando guri. Minha mãe preparava um café bem gostoso, com tudo o que tinha direito, e eu levava para meu pai que estava na roça. Era pão caseiro amassado pelas abençoadas mãos de minha mãe, leite da vaquinha que só comia pasto, queijo e chimia, tudo produzido graças ao esforço da família. Um café da tarde camponês, verdadeiramente camponês.

Quando sobrava um pouco na chaleira a gente tomava no bico mesmo, um sabor muito especial. Inicio minha fala sobre este café da tarde porque ao falar de consumo consciente, não posso deixar de falar de comida. Por isso iniciei falando deste café da tarde especial.

- Num mundo tão consumista, numa sociedade tão consumista como a que vivemos hoje, estimulada pelo capitalismo, o tema do Consumo Consciente ou Responsável é um enorme desafio. Cada vez mais e mais somos chamados a consumir, gastar, etc. A essência do capitalismo está no ato de consumir, consumir, consumir, não importando de onde vem, o que realmente é, se precisamos ou não, suas causas e conseqüências deste ato que se tornou praticamente uma “religião”. Muitos gastam boa parte do tempo, do lazer, para ir aos “Schopings Igrejas”, mesmo não tendo dinheiro, as pessoas sentem-se satisfeitas em olhar, admirar, os produtos, etc.O lema é Consumir, consumir.

Fiquei pensando. O que poderei falar para as lideranças que estão preparando a Romaria da Terra sobre este tema? Certamente, pensei, são lideranças que dominam o tema, já tem acúmulo e entendem o que é. Me desafiei a fazer minha reflexão a partir do enfoque da “comida”. Especialmente por que a Romaria da Terra é na sua essência, a Romaria dos Agricultores e Agricultoras e sendo a romaria dos agricultores e agricultoras, é a romaria dos alimentos, pois não há comida sem agricultor. Fazendo a reflexão sobre o que comemos, podemos fazer a reflexão clara de como estão os agricultores e agricultoras, por que é lógico, se comemos comida, verdadeiramente comida, os agricultores estão sendo valorizados e remunerados, pois seus produtos estão sendo consumidos.

- Comida por que, olhando para a mesa e vendo o que comemos no dia a dia, podemos ter uma visão clara de que o consumismo é exatamente o contrário do consumo consciente.

- Coma comida. Não em excesso. Principalmente vegetais. É o resumo do livro de Michael Pollan, cujo título é “Em defesa da comida-Um manifesto”. Diz ele “Enquanto antigamente só se podia comer comida, hoje há milhares de substâncias comestíveis com aparência e gosto de comida no mercado”.

Quem visitou mercados nos anos 80 e visita hoje vê que as comidas verdadeiras estão desaparecendo das prateleiras e estão sendo substituídas por produtos alimentícios processados – industrializados de todos os tipos.

Em resumo os alimentos toscos, sujos de terra, atrasados, gordurosos e não saudáveis, foram substituídos por “alimentos modernos”que estampam em seus rótulos termos científicos como:”0%de gordura trans, fibras, ferro, soja, sem colesterol, ômega 3, 6 etc”.

Pergunta Michael. “Que outro animal precisar de ajuda profissional para decidir o que deve comer?

Neste aspecto vemos que a indústria, a mídia e a ciência trabalham juntas e volta e meia ditam o que é e o que não é saudável. O mais incrível é que as pessoas cada vez mais estão seguindo estas orientações, mudando padrões alimentares milenares, estão então comendo direito e “cada vez mais gordos e doentes”.

Quem come hoje o que seus avós comiam???

Devemos comer comida normal. O que os agricultores e agricultoras produzem.

Quando fizermos isso estamos fazendo consumo consciente. Em termos resumidos.

- Cito agora as 12 dicas preciosas do livro:

1-Não coma nada que sua avó não reconheceria como comida.

2-Evite comidas contendo ingredientes cujos nomes você não possa pronunciar.

3-Não coma nada que um dia não possa apodrecer.

4-Evite produtos alimentícios que aleguem vantagens para sua saúde.

5-Dispense os corredores centrais dos mercados e prefira comprar nas prateleiras periféricas.

6-Melhor ainda:compre comida em outros lugares, como feiras livres ou mercadinhos hortifrútis.

7-Pague mais, coma menos.

8-Coma uma variedade maior de alimentos.

9-Prefira produtos provenientes de animais que pastam.

10-Cozinhe e, se puder, plante alguns itens de seu cardápio.

11-Prepare suas refeições e coma apenas à mesa.

12-Coma com ponderação, acompanhado, quando possível, e sempre com prazer.

- Consumo consciente na minha visão passa necessariamente por tudo isso que eu falei. Mas quero pontuar alguns itens.

- Comer comida comprada na feira, de preferência ecológica, dos agricultores ajuda a economia local, estimula o consumo de produtos tradicionais. Faz bem para a saúde, para o meio ambiente. Aproxima as pessoas.

- Quando vou as compras devo sempre me perguntar, isso exige disciplina e persistência, Realmente preciso comprar isso?De onde vem?Quem produz?Como é produzido?Como é embalado?etc.

- O consumidor consciente, é sempre atento, crítico e está aí, e não alguém que não está nem aí. Conheço várias pessoas que não tomam mais coca-cola, Pepsi, e outras marcas multinacionais, sou uma delas, por ser um produto altamente nocivo a saúde, concentrador de renda, monopólio, anti-ecológico, etc. Na minha região temos um grupo de agricultores que sempre vai na Romaria da Terra. O grupo Doce Vida, produzem derivados da cana, um deles é açúcar mascavo. Sempre digo, quando alguém compra este açúcar, está a favor do trabalho coletivo, da causa do pequeno agricultor, da saúde, da distribuição de renda, terra, em favor do meio ambiente. Quem utiliza o açúcar refinado, está a favor do latifúndio, do trabalho escravo, da concentração de renda, dos poluentes, contra a natureza, contra os pequenos, ...

Eis algumas idéias..

Nenhum comentário: