sábado, 18 de maio de 2013

TINTURAS A BASE DE ÁLCOOL



TINTURAS

TINTURA DE ANGICO PARA REUMATISMO, ARTRITE, CIÁTICA, ASMA E DOENÇAS RESPIRATÓRIAS: Colhe-se a casca do angico vermelho, lavar, desfiar e encher um pote de litro. Completar com álcool, cachaça ou graspa. Deixar em repouso 10 dias. O adulto que não tiver problemas de pressão alta, pode tomar 15 gotas com água, 3 vezes ao dia antes das refeições. O angico também pode ser substituído por raiz de taiuiá, cipó-mil-homens, casca de guajuvira, araçá, cipó-suma ou açoita-cavalo. (Todas tem propriedades semelhantes).

TINTURA ANTIBIÓTICA DE PRÓPOLIS CONTRA DOENÇAS INFECCIOSAS: Colocar 1 litro de cachaça, graspa ou álcool uma xícara de própolis. Após 24 horas pode-se tomar. Como preventivo contra doenças infecciosas tomam-se 10 gotas com água 1 vez ao dia. Como curativo tomam-se 15 gotas 3 vezes ao dia.

TINTURA ANTIBIÓTICA CONTRA INFECÇÕES DIVERSAS: Colocar 3 pés de guanxuma, 3 de picão-preto e 3 de tanchagem num volume de 1 litro com álcool, cachaça ou graspa. Deixar em repouso por 24 horas. O adulto pode tomar 15 gotas 3 vezes ao dia.

TINTURA PARA ARTRITE: Colocar em 1 litro de álcool ou cachaça, um punhado de capim-pelo-de-porco, e a mesma quantia de barba-de-bode. Deixar 15 dias em repouso. O adulto toma 10 gotas, 3 vezes ao dia antes das refeições.

TINTURA PARA COMBATER O FUMO E O ÁLCOOL: Colocar 2 punhados de senchilho em um litro de álcool ou cachaça. Acrescentar 5 folhas de tanchagem. Colocar água mineral com gás. Após 3 dias destilar. Se não possuir destilador, deixar na geladeira. Modo de usar: tomar 5 gotas 8 vezes ao dia, ou sempre que sentir vontade de fumar ou beber. Outra receita: colocar 3 talos de couve no litro de bebida, deixar curtir e tomar 1 colher de sopa de manhã e 1 a tarde.

TINTURA PARA PURIFICAR O SANGUE: Colocar em partes iguais, folhas de nogueira, erva-de-bugre, salsaparrilha, periparoba, dente-de-leão e uma pequena parte de raiz de samombais, em 1 litro com álcool, cachaça ou graspa durante 24 horas. O adulto tomará 10 gotas 3 vezes ao dia.

TINTURA PARA DIABETE: Triturar um punhado de vagens de pata-de-vaca e colocar em um volume de 1 litro de álcool, cachaça ou graspa. Deixar curtir por 30 horas.


Nenhum comentário: