quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Divisão dos alimentos


Divisão e constituição dos alimentos

Valor nutritivo: O alimento é uma das triviais necessidades do ser humano. Dividem-se portanto em:  a) plástico, b) energéticos, c) reguladores: São alimentos plásticos: água, sais minerais, proteínas (promovem e recuperam). São alimentos energéticos: o oxigênio, os hidratos de carbono e as gorduras (fornecem calorias) São alimentos reguladores. As vitaminas regulam as funções.

Alimentos Plásticos Água- elemento à vida. O homem adulto deve ingerir por dia mínimo 3 litros de líquidos, quer  contidos a forma de bebida ou nos alimento de origem vegetal ou animal.

Sais: Elemento necessário à vida. O homem adulto deve ingerir por dia, digo para a formação das células e o funcionamento dos órgãos 2 litros de água. São encontradas nas verduras, frutas em geral, carnes, vísceras etc.

Cálcio: Forma os ossos e dentes. É muito importante durante a gestação e a infância. A falta do cálcio pode determinar para de crescimento, lesões esqueléticas e cáries dentárias. Fontes: Leite e seus derivados, carurá, brócolis, couve, cacau, os sucos de frutas.

Ferro: O Ferro entra na formação dos nossos tecidos e assegura, sangue de boa qualidade, bastante vigor e um coração sadio. A falta de ferro provoca anemia. Fontes: Aveia, bacalhau, acelga, ervilha, espinafre, feijão preto, farinha de soja , patê de fígado, fígado de boi, ovos, músculos, lentilha, ameixas pretas, radici etc.

Fosforo: O fosforo desempenha ao lado do cálcio papel importante na formação dos tecidos do sistema nervoso e a memória. A falta de fósforo no organismo produz o esquecimento o nervosismo. Fontes: arroz, camarão, carnes, carnes em geral, castanha, feijão prêto, milho verde, nozes, leite, ovos, ervilha, lentilha, etc.

Iodo: O iodo, apesar de se encontrar no nosso organismo em quantidades significante não deixa de ser grande e ter seu valor no mesmo. Sua falta provoca o papo, além de outras moléstias do fator grave. Fontes: banana, fígado, peixes de qualquer espécies frutas e agrião, etc.

Cloreto de sódio ou sal – a falta prolongada provoca diminuição da atividade mental, náuseas e cansaço.

Proteínas: Restauram no organismo as células orgânicas necessárias para manter a vitalidade do homem. A falta provocará a destruição do organismo lenta ou brusca. As proteínas animais ou de alto valor ou ainda completa encontram-se: leite e seus derivados, ovos carnes, vísceras e miúdos. Vegetais, feijão seco, lentilhas, ervilhas, favas e soja. A soja é o único vegetal que contém proteínas completas. As proteínas vegetais em combinação com os animais formam ótima fonte de alto valor nutritivo como: canjica com leite, espinafre com ovos, feijão com costela de porco, risoto com miúdos.

Nenhum comentário: