Bibliografia Angelin Ivo Maracolin. A vida brota da natureza. Chás que curam. Ed São Cristovão 2002 Erechim. RS
Debilidade Geral
Para recompor as energias perdidas, ou como fortificante geral, fazer uma infusão de alfavaca, da seguinte maneira: colocar um pouco de folhas secas de alfavaca dentro de uma xícara e despejar em cima água fervente para fazer4 infusão. Em seguida coa-se o chá, adoça-se com açúcar e está pronto o reconstituinte geral.
Depressão
5 gramas de folhas de sálvia; 200ml de água fervente; Deixe as folhas de molho durante 20 minutos em recipiente bem fechado e coe. Tome 1 xícara em jejum, outra no final da tarde e a terceira 30 minutos antes de deitar.
Depurativo do sangue
a) Chá de nogueira, 3 vezes ao dia, ou salsaparilha; ou erva mulungu. b) Meio copo de leite cru; meio copo de suco de limão e meio de azeite (menos o de soja). Tomar 1 colherinha 3 vezes ao dia, durante 10 dias. Depois mudar de erva.
Dermatite
1 punhado de agrião; picar colher de glicerina ; 1 colher de álcool.
Modo de fazer: picar o agrião e juntar o álcool e a glicerina, amassando o conteúdo e deixá-lo em infusão por 2 horas. Coar e está pronto para ser aplicado externamente. Este preparado dura uns 4 dias.
Derrame: (A.V. C.)
1 colher de semente de mostarda; 1 colher de gergelim; 1 colher de semente de girasol. Torar as sementes e moer no liquidificador, colocar num vidro bem seco. Á noite 1 pitada com 2 dedos, colocar num copo com água quente, mexer e tomar em jejum durante 9 dias e retomar ao tratamento (9 dias) se for pouco tempo, resolve, senão tem de repetir várias vezes.
Desânimo
Um remédio simples e prático para este tipo de fraqueza, consiste em cortar uma beterraba em rodelas, colocar num viro pirex fundo (não pode ser vasilha de plástico), uma camada de açúcar e uma de rodelas de beterrabas, sempre assim até colocar toda a beterraba que se cortou. Deixar em repouso durante 3 horas. Do líquido que resultar, toma-se uma colherada ao dia, durante uns 10 dias.
Descongestionante: (nasal)
Transforme em pó, as folhas de orégano, é um ótimo descongestionante nasal, na irritação da mucosa, inclusive na coriza.
Desinteria
1 colher de carvão bem esmago (carvão de lenha). Colocar água quente em cima e tomar.
Desinteria: (ou dor de estômago)
1 colher de farinha de trigo; 1 colher de vinagre; 1 colher de cachaça; 1 colher ou mais de açúcar. Dose única. Tomar com água fresca em meio copo de água.
Desintoxicante: (Fígado, pâncrea, rins, intestinos)
Com folhas de guabiroba e cidreira; 1 raminho de alfavaca. Ferve-se tudo e junto e toma-se 1 a 2 xícaras ao dia. Se der sintoma de mal estar, tomar menos.
Diabetes
Prepara-se chá com as ervas: eucalipto, inhame branco, jurubeba (raiz), quebra-pedra, urtiga vermelha; 20 gramas de uma destas ervas em 1 litro de água e toma-se 4 a 5 xícara ao dia.
Diabetes
Ferver 5 folhas de pata de vaca em uma garrafa de água, tomar durante o dia. Deve ser pata de vaca da flor branca. Toma-se uns 3 a 4 meses. Muitas pessoas testemunharam o valor deste remédio.
Diabetes
200 gramas de semente de laranja. Torrar e moer. Colocar uma colherinha deste pó num pouco de água e tomar pela manhã.
Diabetes
Tomar chá de folhas de limeira e chá de folhas de carvalho.
Diabetes
Folhas de fortuna; jambolão; chá com uva de Japão; guabiroba; 4 folhas por xícara de água.
Diabetes
(Receita de um médico russo)
Deita-se uma folha de losna, verde, em 1 litro de água fria, tomando à vontade desta água desta água com leve gosto de losna e reenchendo sempre de novo a garrafa com água nova. Cada dia ou a cada dois dias, trocar a folha usada por uma nova. Em alguns meses fica-se praticamente livre.
Diabetes
1 colher de jambolão (folha): 1colher de folhas de caramboleira. Picar as folhas e fazer infusão numa xícara de água fervente. Deixa-se 10 minutos. Coar e tomar 1 a 2 xícaras ao dia , sempre antes das principais refeições. Regulariza a glicose como também e colesterol.
Diabetes; (para controlar a taxa)
1 colher de folhas de amoréia; 1 colher de folhas de pata de vaca (picar as folhas). Deixar em infusão numa xícara de água fervente, por 10 minutos. Coar e tomar 1 a 2 xícaras ao dia, meia hora antes das principais refeições. (Quando a pessoa se sente cansada, fatigada, com muita sede e urina bastante, ou quando alguma ferida tem dificuldade em sarar e ainda não necessita de insulina.
Diabetes
50 grãos de café verde; 30 ml de água; 70 ml de álcool de cereais. Colocar num vidro tudo junto, fechar e deixar macerar o conteúdo por 30 dias. Coar e tomar 25 a 30 gotas 3 vezes ao dia, em meio copo de água. (Bioquímico Panizza).
Dispepsia: ( Má Digestão )
É remédio de primeira, o chá de centáurea (fel da terra) nas dispepsias dolorosas, excercendo ação sedativa.
Dispepsia : (Flatulência)
Deixar em infusão por 5 minutos em 1 xícara de água quente, 1 pitada de tomilho. Beber no final das refeições principais.
Diurético
Ferver um litro de água e colocar um punhado de folhas frescas de amoreira. Deixar em infusão até o líquido amornar. Filtrar e beber em cálices, durante o dia.
Dor de Cabeça
a) tomar chá de serralha 2 a 4 xícaras e cura a enxaqueca de 2 em 2 horas (tudo depende da pessoa);
b) respirar fundo 10 vezes;
c) tomar água, bastante, aos goles;
d) cuidar dos intestinos.
Dor de cabeça: 9por má digestão)
3 gramas de folhas de louro; 150 ml de água fervente. Deixar as folhas de molho em recipiente tampado durante 20 minutos. Coar e tomar 1 xícara pequena 30 minutos depois do almoço e do jantar.
Dor de Cabeça
1 xícara de café preto bem quente, doce, colocar 1 colher de suco de limão e tomar em goles.
Dor de cabeça
Aplicar as folhas quentes do abacateiro, sobre a cabeça, como uma compressa. (Somente folhas secas).
Dor de Cabeça
Por gripes, enxaquecas; folhas de saião picadas, colocar num recipiente com água fervente, colocar em cima de uma peneira e o saião picado envolto em gaze, deixando uns 15 minutos, depois aplicas aplicar no local da dor, de 2 a 3 vezes ao dia. (Do Bioquímico Silvio Panizza)
Dor de Dente
Triture um raminho de salsa, com 2 gotas de azeite e uma pitada de sal. Aplicando no dente dolorido.
Dor de Estômago
Tomar 3 a 4 xícaras de chá, por dia, usando 15 gramas em um litro de água, de alfavaca, Artemísia, jurubeba e salvia.
Dor de Garganta
Gargarejar com água de cebola cozida.
Dor de Garganta: (ou Câncer de Garganta)
a) mastigar 4 cm de gengibre por dia;
b) b) angico-gengibre e cará, é o que mais se usa para câncer;
c) ralar uma raiz de crêm, colocar em vidro de boca larga e uma xícara de mel. Tomar 1 colherinha de manhã e uma à noite.
Dores em Geral
Brinco de princesa, anador, chorão, corticeira, 1 casca de angico vermelho, mil em rama. Colocar em 1 litro de álcool e tomar 5 gotas.
Dor de ouvido
Asse uma cebola com cinza, colocada em um pano fino com um paouco de manteiga sem sal, aplicado sobre ouvido.
Dor de ouvido: (óleo de camomila)
2 colheres de camomila; 1 xícara de chá de óleo de cozinha, ferver em banho Maria por 2 horas. Coar, pingar 2 gotas no ouvido e tampar com algodão (Silvio Panizza).
Doenças Graves – Crônicas – Persistentes
Própolis,
1º litro 2 colheres de 4 em 4 horas.
2º litro, 2 colheres de 3 em 3 horas.
3º litro, 1 colher 5 vezes ao dia
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário