segunda-feira, 13 de setembro de 2010

RECEITA " A VIDA BROTA DA NATUREZA" (com a letra "e")

Bibliografia Angelin Ivo Maracolin. A vida brota da natureza. Chás que curam. Ed São Cristovão 2002 Erechim. RS


Emagrecer
(ivanete A. Tessari, em alto Pinheiro – PR em tom de brincadeira dá este regime).
1º come a tua primeira refeição sozinho;
2º divide o almoço com um amigo:
3º oferece o jantar para um inimigo.
Dieta melhor não existe, experimente e verá o resultado.

Enxaqueca
Alecrim, 20 gramas sumidades floridas e de folhas, em um litro de água fervente por 10 minutos. Tomar 1 xícara, descansar em locar escuro

Epiléptico
Cipó pente de macaco (raiz, frutas-folhas), fazer essência com álcool ou cachaça. Tomar 10 gotas 4 vezes ao dia com um copo de água. Até curar.

Erisipela
Esmagar bem algumas folhas de sabugueiro, colocar sobre um pano branco bem limpo e aplicar sobre a erisipela, três vezes ao dia. Quando tirar um curativo, colocar outro, e assim até curar a erisipela.

Erisipela
1 punhado de agrião; 1 colher de Glicéria; 1 colher de álcool.
Modo de fazer: picar o agrião e juntar o álcool e a glicerina, amassando o conteúdo e deixá-los em infusão, por 2 horas. Coar e está pronto para se aplicado extremamente.

Estancar sangue
Basta colocar no corte, açúcar comum. Não apresenta inconveniente.

Estomago
Prepara uma xícara de água fervente e fazer infusão com 10 gramas de folhas de pessegueiro; 15 gramas de folhas de limão; 5 gramas de folhas de sálvia. Após 10 minutos está pronta a infusão. Filtrar o líquido e bebê-lo com uma pitadinha de açúcar, se quiser.

Estomago
Nos casos de estomago, aconselha-se uma pitada de semente de endro, em infusão, numa cálice de água fervente. Adoçar e beber após as refeições.
Bom para o estômago e também uma infusão de camomila, na qual se coloca uma fatia de limão com casca e beber enquanto quente ou, menos, norma. Há pessoas a quem o limão provoca azia, neste caso pode ser deixado de lado.

Estômago
Sálvia, osmarim, boldo, catinga de mulata, alcachofra, celidônia (iodina), e poejo. Juntar tudo num litro de álcool. Tomar 5 a 10 gotas por dia, até 2 vezes ao dia. (Este preparo é chamado também de
Figatil o Olina).

Estômago: (composto para Fígado, vesícula, má digestão.)
Boldo, fel da terra, Artemísia, osmarim, olho de pomba (pé de pomba), sálvia, infalivina, losna (bem pouca), picão branco, catinga de mulata, canforeira, alcachofra, erva santa Maria, (ou santo sepulcro ou erva santa), macela, anador, lisador, senaor, camomila, cardo santo, santurin, carqueja e anis.

Estômago: (Digestão)
a) Ferver 20 gramas de folhas de alecrim e 5 gramas de folhas de manjericão em meio litro de água, por 1 minuto. Filtrar e adoçar. Beber metade no final do almoço e o restante ao término da janta.
b) Macerar por 5 dias, 100 gramas de flores secas de camomila em um litro de vinho branco. Filtrar e tomar em colheres, quando a digestão for difícil.
c) Colocar 100 gramas de cebola fresca, triturada, sem cesperdiçar o suco, em 100 gramas de álcool a 90º. Depois d 24 horas, filtrar e tomar 1 colherinha das nas refeições.
d) Deixar em infusão em uma xícara de água fervente, 1 pitada de camomila, outra de hortelã e 3 folhas de sálvia. Beber 1 xícara depois de cada refeição.

Estômago
(Acidez, flatulência, dores)
Colocar uma pitada de semente de salsa em uma xícara de água fervente, 10 minutos. Filtrar e beber no final das refeições.

Estômago (pesado)

1 litro de água fervente e 8 granas de cidrão (erva Luisa) por 10 minutos.
Filtrar, consumindo em xicarazinha depois de cada refeição.

Estômago: (Atonia Gástrica)
a) colocar 50 gramas de casca de canela em ¼ de litro de álcool ou cachaça. Depois de 24 horas, filtrar e coar, consumindo-o em colheres antes das refeições.
b) Eucalipto 15 gramas de folhas secas em um litro de água fervente, por 10 minutos. Tomar 2 xícaras ao dia.

Expectorante:

Angico (folhas ou madeira); gengibre; unha de gato; crêm; sálvia; pulmonária ;(ou erva santa Maria ou santo sepulcro); orelha de macaco; tansagem; meleira (folhas); moranguinho; eucalipto; anador; senador; lisador; melhoral; asperina; cambará, casca de banana; manto de viúva; crisântemo (flor e folha), pétalas de rosa; folhas de pessegueiro; folhas de figueira; folhas de ameixa de inverno; guaco; poejo; maracujá; anis; carqueja. (Todas folhas amarela ou com manchas, não dá para usar).

Expectorante
10 gramas de tussilagem; 10 gramas de malvaísco; 10 gramas de verbasco; 10 gramas de papoula; 10 gramas de violeta. Triture bem. Despeje apenas 20 gramas em um litro de água fervente, retire do fogo e tampe. Aguarde 10 minutos e coe. Tome 3 a 4 xícaras ao dia com mel.

Expectorante de Sabugueiro
Picar folhas de sabugueiro com açúcar; deixar até o dia seguinte; apertar e tomar o suco.

Expectorante:
Manjerona ou folhas de eucaliptos; colocar em vidro de boca larga com tampa; 1 medida de folhas picadas para 2 medidas de óleo. Cozinhar em banho Maria por 1 hora; coar, passar na parte externa do nariz e nas costas se precisar expectorar. (da Escola de Enfermagem – Petrópolis) RJ

Bibliografia Angelin Ivo Maracolin. A vida brota da natureza. Chás que curam. Ed São Cristovão 2002 Erechim. RS

Nenhum comentário: