Bibliografia Angelin Ivo Maracolin. A vida brota da natureza. Chás que curam. Ed São Cristovão 2002 Erechim. RS
Cabelos (Fortificante)
Bater uma folha de babosa no liquidificador com algumas gotas de limão e uma pitada de sal. Aplicar sobre os cabelos secos, deixando 20 minutos sob uma toalha enrolado. Logo após, lavar bem a cabeça. Esse procedimento combate a caspa, a seborréia e fortalece a raiz do cabelo. Esta aplicação poderá ser feita 3 vezes na semana.
Cabelos (queda)
Cebola e babosa descascadas com álcool. Batendo no liquidificador. Passa-se no couro cabeludo fazendo massagens bem solta. No dia seguinte lava-se a cabeça.
Cabelos
Para eliminar as pontas ressequidas e quebradas dos cabelos, pega-se 2 a 4 colheres de mel, 1 banana ainda verde (se for cabelos loiros) ou abacate (se for cabelos escuros). Amassar bem e aplicar na cabeleira lavada quase seca. Deixar no mínimo meia hora. Retirar depois com muita água. (Do agrônomo José Zugno).
Cabelos : (para nascer e crescer)
1 miolo de bananeira; 1 vidro de essência de arnica; punhado de avenca. Picar a bananeira e a avenca, bater no liquidificador, coar com pano o suco. Misturar com o vidro da essência a arnica. Passar todas as noites.
Câimbra
Passar no local a infusão de cânfora e fumo no álcool.
Cálculos Biliares
Ferver por 10 minutos; 80 gramas de alcachofra em 1 litro de água. Tomar 10 xícara ao dia.
Calmantes para dores
Malva cheirosa ou erva rosa; bálsamo brasileiro e alemão; pulmonária, várias tipos, salsaparrilha, com espinhos é japeganga; cardonan (conhecido como noz noscada) para pontada no coração; penicilina (é uma folhagem vermelha por cima e verde por baixo; mil em rama ou pronto alívio (novalgina); choraão ou piangente (aspirina).]
Calmante
Chá com 5 gramas de flores de limoeiro em 1 litro de água fervente
Calos: (ungüento)
Mistura-se a polpa de alho esmagado em azeite de oliva. Passar sobre o local e cobrir com pano de linho.
Câncer
Colocar um punhado de arnica; 1 copo de pinga. Socar bem e depois colocar 1 colher de mel e tirar a geléia. Socar de novo com outra colher de mel e outro copo de pinga. Tomar 3 colherinhas ao dia.
Câncer (Preventivo)
Chá de 1 folha de mussurum (uma só), 3 xícaras ao dia.
Câncer do Fígado
Tuna ou cacto de 4 quinas ou 6 quinas, 20 cm de raiz, lavar e picar, ferver com 1 litro de água, 10 minutos, colocar meio quilo de açúcar mascavo, ferver 20 minutos. Coar e colocar em vidro. Tomar 1 colher de 3 em 3 horas até terminar a dose. Fazer pausa de 10 dias. Se a pessoa não estiver bem recuperada, fazer uma segunda dose.
Câncer
Dar 1 colher de hora em hora, o 1 litro de xarope de angico; o 2º litro, 1 colher de 3 em 3 horas. Para prevenção, tomar 1 colher 3 vezes ao dia.
Câncer localizado
1 raiz de gengibre (100 gramas ou menos); 1 batata de cará (ou inhame); 2 colheres de farinha de trigo; 1 colher de sal grosso; ralar as raízes, juntar a farinha e o sal, misturar bem, fazer 3 aplicações, 12 horas e deixar 12 horas. Se doer não tirar.
Câncer (curar e evitar ) de um cientista argentino
1 quilo de mel poro; 2 colheres de cachaça pura; 3 galhos grandes de babosa (ou folhas de tétano).
Modo de fazer: apanhar as folhas de babosa antes do nascer do sol ou depois do por do sol (melhor depois das 16,30h) A planta dever ter mais de cinco anos e ficar 5 dias sem chover.
Modo de preparar: lavar as folhas, retirar os espinhos e cortá-la em pedacinhos. Colocá-las no liquidificador e juntar a cachaça e o mel e bater bem. Não deve receber raios de luz. Guardar num vidro escuro. Se colocar na geladeira, esta não pode ter luz acesa. Para evitar a doença, toda a família deve tomar.
Modo de tomar; 2 colheres ao dia durante, uma vez por ano. Para quem tiver a doença, a receita é a mesma; varia apenas a dose.
Quem tem a doença: 2 colheres das de sopa 3 vezes ao dia. Tomar 10 dias e parar 10 dias e assim sucessivamente até ficar curado. Só não cura se a pessoa estiver toda tomada pela doença. Caso contrário cura.
N.B: nunca tomar em jejum.
Câncer
Um médico húngaro constatou, que a beterraba possui ação protetora contra o câncer. A Celidônia é narcótica e emprega-se contra os tumores cancerosos.
Catapora
Tomar 2 a 3 xícara de chá ao dia, preparado com 8 gramas de flor de sabugueiro, para um litro de água.
Cansaço do corpo
2 a 3 folhas de manona, colocar numa caneca de água quente, não ferver, depois passar com a folha no corpo. Não tomar banho.
Cansaço (Exaustão (físico e mental)
Colocar num litro de vinho tinto 25 gramas de folhas de alecrim, 20 gramas de folhas de sábia, ambas dessecadas, e 15 gramas de mel. Aquecer em banho Maria, por 20 minutos até esfriar. Filtrar e tomar 1 cálice antes das refeições.
Catarata
Mel com picão branco; fazer banho, pingar gota de água de tansagem.
Catarata
Com pão molhado com suco de bálsamo alemão e fazer compressas.
Catarata
Basta aplicar algumas gotas de suco de cebola misturado ao mel.
Catarro de Garganta
20 gramas de folhas de amora preta; 50 gramas de malvaisco; 20 gramas de flores e folhas de malva. Triture e misture bem. Despeje apenas 20 gramas em um litro de água, tampe e deixe ferver durante 10 minutos. Retire do fogo e deixe em repouso. Coe e tome 3 xícara ao dia com mel. Nos casos de inflamação e irritação da garganta, faça gargarejos, 4 a 5 vezes ao dia.
Circulação (má...)
Ferver um galinho de alecrim, num copo de vinho, durante 3 minutos. Tomar de 3 a 4 goles por dia, até terminar a dose. Quando está frio colocar uma colherinha de mel.
Circulação
Um galho de pimenta do reino esmagado, ferver uma xícara e meia de água durante 3 minutos. (umas vez por mês). É bom para pressão alta também. Pode se tomado numa só vez ou em 2 vezes.
Cirrose hepática
Tuna ou cacto de 4 quinas ou de 6 quinas, 20 cm de raiz, lavar e picar, ferver com 1 litro de água, 10 minutos, colocar meio quilo de açúcar mascavo, ferver 20 minutos. Coar e colocar em vidro. Tomar 1 colher de 3 em 3 até terminar a dose. Fazer uma pausa de 10 dias. Se a pessoa não estiver bem recuperada, fazer uma segunda dose.
Cicatrizante
Para combater queimaduras, cicatrizar feridas, cortes, basta ferver um chá com algumas folhas de carqueja e lavar 3 a 4 vezes ao dia o ferimento.
Esta aplicação deverá ser feita com o chá frio.
Ciática
A nevralgia ciática pode ser provocada por alimentação errada, falta de vitaminas B1 e B12, pus no corpo, ingestão de substancias tóxicas (álcool, fumo...(infecções (sífilis), gripes, resfriados fortes, artrite, anemia, prisão de ventre, esforços exagerados. É bom consultar um médico para descobrir a verdadeiras causa.
Para tratamento de ciática aconselha-se tomar banho de tronco, de calor, durante 20 a 40 minutos.
As plantas usadas: Aroeira mansa, em banhos de calor crescente. Não confundir com bugre.
Eucalipto em banhos de vapor e também em chá, na dose de 20 gramas para um litro de água, tomando 4 a 5 xícaras por dia.
Coloca-se num recipiente de vidro, de noite, antes de deitar, um fragmento de 3 milímetros de taiuá, para 3 xícaras de água. Deixa-se até de manhã. Toma-se uma xícara 10 minutos do café, uma antes do almoço e uma xícara antes da janta.
Alimentar-se de frutas em geral.
A vitamina B! se encontra na casquinha do amendoim vermelho e amarelo, no germe de centeio e de cevada, no levedo de cerveja em pó. A vitamina B12 encontra-se no levedo de cerveja, nos cereais integrais, no ovo e no leite. E em algumas plantas apropriadas; chapéu de couro, guaraná e outras.
Cistite
O mesmo tratamento dos rins e usar ervas antibióticas e fazer xaropes; dar para crianças de 2 em 2 horas.
Cistite
Infecção dos rins, urina, ovário, corrimento. Chá de tansagem, manto de viúva, salsa, malva, casca de coco em pedacinhos, semente de abóbora (comer uma semente de manhã e a noite).
Coceira : (sabão medicinal)
Erva do bicho, melão de são Caetano, tansagem, arruda.
Modo de fazer: 200 gramas de sabão de coco, 1 copo de suco de ervas, que se faz batendo40 gramas de plantas frescas com ¾ de copo de água. Coar. Coloque o sabão de coco numa panela e leva ao fogo para ferver. Junte o suco de ervas e espere chegar ao ponto de doce. Vire numa forma, espere esfriar. (da Escola de Enfermagem Sta. Catarina-Petrópolis - Rio de Janeiro.
Colesterol
Algumas plantas que abaixaram o teor de colesterol no sangue:
Dente de Leão: (taraxaco ou pissa can); fazer um chá com 100 gramas de raízes, fervida durante 10 minutos em um litro de água e tomar um copo de manhã em jejum, e dois durante o dia.
Alcachofra: fazer um chá com 20 gramas de folhas, fervidas durante 10 minutos em um litro de água.
Tomar 3 xícaras por dia.
Alecrim: colocar 40 gramas de folhas secas em um litro de vinho tinto, deixar durante 3 a 4 dias. Filtrar e tomar 2 copos por dia durante 20 dias.
Colesterol
Cambuim, 1 xícara por dia de chá (casca, raiz ou folhas), durante 6 dias. Ou com uma berinjela em 1 litro de água, após 3 dias, tomar 2 colheres por dia até terminar a cura do colesterol.
Colesterol: (Normaliza e controla)
1 colher das de sopa de folhas de jambolão (fatiadas); 1 xícara de chá de água fervendo, deixar em infusão 10 minutos. Coar e tomar 1 a 2 xícaras ao dia, antes das refeições.
Cólicas
A manjerona, machucada e misturada com gordura vegetal, é boa pra combater catarros nasais de crianças e se aplicada essa pomada sobre o ventre das crianças, acalma as cólicas intestinais e afugenta os gazes que produzem o inchaço de ventre.
Conjuntevite
Decoção para lavagem. Para olhos cansados e avermelhados. Ferver 100 gramas de folhas de arruda em meio litro de água, filtrar e usar para lavagem ou compressas. Para conjutevite, colocar um pano deste líquido em conta-gotas e pingar 3 gotas 2 vezes ao dia no olho afetado
Conjuntevite
Chá de alecrim, salsa e lavar os olhos.
Coração
O melhor remédio do coração é cactus-rainha da noite com 1 litro de vinho.
Corrimentos
Própolis, mil em rama, carapicho, ou o grande (chá-essência- xarope de ervas antibióticas).
Corrimentos:
1 colher de casca de barbatimão; 1 colher de alecrim; meio litro de água fervente. Espere amornar. Coar e aplicar morna.
Crosta láctea: (Das crianças e assaduras)
1 colher (sobremesa) de pétalas de calêndula; 1 colher de camomila. Colocar tudo numa xícara de leite fervendo, deixar amornar e coar. Aplicar de 1 a 2 vezes ao dia, no couro cabeludo, depois de 20 minutos, lavar.
Contusões com hematomas
½ litro de álcool; 2 cânforas; 2 colheres de sal amoníaco; pode ser acrescentar algumas folhas de confrei ou caroço de abacate. Deixar em infusão por 24 horas. Fazer aplicação de 1 a 2 vezes ao dia.
Bibliografia Angelin Ivo Maracolin. A vida brota da natureza. Chás que curam. Ed São Cristovão 2002 Erechim. RS
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário