quinta-feira, 14 de agosto de 2008

PROTEINAS E GORDURAS

PROTEINAS
São substâncias nitrogenadas de estrutura molecular, compostas de carbono, hidrogênio, fósforo e enxofre. Estes elementos constroem e formam os músculos, a pele, a cartilagem, parte dos ossos, tendões, unhas e sangue..
Os alimentos que contém proteínas são: amendoim cru, feijão, lentilha, clara de rico ovo, ervilhas, leites de vaca cru, gema de ovo, etc.

Gorduras
São substância de reserva de calos nosso organismo formadas de ácidos graxos e glicerina. Fornecem mais calor do que os hidratos-de-carbono. Ingere-se mais gordura no inverno do que no verão por causa do alto valor o se deve calórico. Sua digestão se torna mais difícil por isso não se deve abusar com as gorduras animais e vegetais.
Precisa-se de 50 a 80 gramas de gordura por dia. Industrializados os óleos vegetais não são mais óleos vegetais, mas óleos refinados, por que perdem as suas propriedades naturais. É aconselhável usar óleo por usar óleos por pressão e a frio e que são portadores de numerosas substancia ativas e solúveis das gorduras. Os óleos industrializados são causa de enfermidades, por insuficiência nutritiva: da pele do estomago, dos intestinos, di fígado, da vesícula bilar, da circulação do sangue, colesterol e arteriosclerose.

Saúde pela alimentação de Frei Adelar Primo Rigo. 3ed . Editora São Miguel. Caxias do Sul. RS

Nenhum comentário: