terça-feira, 19 de agosto de 2008

SABONETE, SABONETE DE AVEIA E MEL

Sabonetes
Sabonetes de ervas
Ingredientes
500gr de glicerina tipo A de boa qualidade
1 colher (sobremesa) de corante verde
2 colheres (sobremesa) de essência de ervas-doce
Um punhado de semente de erva-doce
1 colher (sobremesa0 de álcool de cereais
Fôrma de plástico ou feita em casa com canos de PVC

Corte uma rodinha de PVC de largura média. Coloque filme plástico sobre ele e, com um elástico, prenda e estique para alisar, bem a parte de baixo. Envolva o plástico em volta.
Com tudo em mãos, comece o preparo do sabonete de ervas. Coloque uma panela de água em banho-maria e acrescente a glicerina em pedaços. Espere derreter. Mão mexa antes que fique bem liquido. Desligue o fogo. Adicione o corante, a essência e mexa bem. Para tirar o espuminha que ficou, coloque o álcool de cereais, misture e reserve.Agora, prepare as fôrmas do sabonete e salpique um pouco das sementes de erva-doce nelas. Aí sim, pegue a mistura de glicerina e vá preenchendo as fôrmas.
Espere esfriar e desenforme com cuidado. O próprio filme plástico serve para esnvolver o sabonete, ou então você pode fazer outra embalagens para presente. Coloque o nome da erva ou aromas que você escolheu e está pronta um ótima sugestão de presente para o Natal ou outras festas.

Sabonete de Aveia e Mel

Material
250gr de base glicerina para sabonetes(compra-se em lojas que vendem produtos para sabonetes artezanais ou em algumas farmácia naturais)
3 colheres de sopa de aveia em flocos desidratada
2 colheres de sopa de mel
1 colher de sopa de essência de mel (compra-se em casa de artesanato para sabonetes ou em casas de essências).

Modo de fazer:
Derreta a base glicerina, sem deixar ferver, de modo que atinja a temperatura de 50º C. Adicione a aveia, o mel e a essência. Misture bem e coloque em formas de sua preferência. Deixe secar por 3 horas e embale com papel filme.

Berenice... Coordenadora da pastoral
Receita dada pela pastora da saúde da Vila da Quinta- Rio Grande -RS

Nenhum comentário: