sexta-feira, 8 de outubro de 2010

RECEITA " A VIDA BROTA DA NATUREZA" (com a letra "n e o")

Bibliografia Angelin Ivo Maracolin. A vida brota da natureza. Chás que curam. Ed São Cristovão 2002 Erechim. RS

Nariz entupido
Ferver 1 xícara de água com 1 colherinha de sal. Pingar nas narinas.

Nariz Escorrendo
Use chá de folhas de goiabeira com sal, sou chá de semente de girasol com sal. Pingar nas narinas.

Nervosismo
O pó das folhas de alfavaca, aspirado, excita a secreção nasal, estimula o cérebro e combate as dores de cabeça resultante de nervosismo.

Nervosa (Excitação)
Provocada por problemas diferentes, é algo comum no mundo moderno. As sementes de girasol torradas e moídas usadas em lugar do café, dão uma bebida particularmente adaptadas para acalmar as pessoas em estado de tensão e excitação nervosa.

Nervosa (Excitação)
Como calmante dos nervos abalados, faz-se uma infusão, colocando em uma xícara de água fervente, 1 colher de folhas de caqui; 1 pedacinho de gengibre; 1 colherinha de mel. Filtra-se o líquido e bebesse em seguida. É gostoso e bom calmante.

Nervoso; (Sistema)
a) Araçá, maracujá, margarida, alface, alecrim, erva cidreira, poejo. Ferver em 1 litro de água com 1 quilo de açúcar. Tomar 3 colheres ao dia.
b) Umbu; colocar folhas e forrar a cama e passar a ferro. Deitar em cima de noite

Obesidade
Come-se cebolas cruas em abundância.

Obesidade
Uma fórmula fácil de emagrecer sem prejudicar o coração, nem o organismo em geral. Basta ferver por 5 minutos; folhas frescas e tenras de malva, em ½ litro de água. Filtrar e beber o chá desta fórmula por 30 a 40 dias. O chá deve ser feito a cada dia.

Olheiras
Fazer uma chá preto, deixar esfriar e com algodão passar nas olheiras, 3 vezes ao dia.

Olhos: (irritação e cansaço)
Prepara-se uma infusão para compressas. Mergulhar dois muchaços de algodão hidrófilo em um chá de camomila, também conhecida com massanilha. Mergulhar o algodão quando o líquido está morno e vai-se fazendo compressas externas.

Olhos
Com chá das flores de Vênus, fez-se lavagens dos olhos nas inflamações.

Olhos: (cansados e vermelhos)
1 xícara (café) de polpa de melão; 1 colher (sopa) de mel. Misture bem os 2 elementos e aplique sobre a vista por 15 minutos. (De manhã e à noite) usa-se algodão ao gaze.

Olhos Fracos
a) Bálsamo alemão, esmaga-se com os dedos 1 folhinha, pingar 1 gota 3 vezes ao dia.
b) Por suco de folhas de lima, pingar 1 gota todos os dias.

Óleo de Angico
Para dor, laxante, hemorróidas, varizes, expectorantes, câncer, cicatrizante, AIDS. Como laxante, 1 colherinha de 3 em 3 dias.

Osteoporose
Fazer batida com pouco de água de caruru, dente de leão, espinafre. (Uma erva por semana).

Ouvidos: (Dor e Inflamação)
Colha algumas folhas de Maria mole ou catião e tritura-as. Em seguida coe o suco e coloque-o em um conta-gotas, pingando 2 gotas no ouvido afetado, 2 vezes ao dia. O sumo é um excelente remédio contra dor e inflamação do ouvido.

Ouvidos; (Surdez – inflamação – zumbido)
Fritar em 2 colheradas de azeite; 10 folhas de oliveira; 5 folhas de tansagem, durante 7 a 8 minutos. Quando o azeite estiver esfriado, coar direitinho. Pingar no ouvido 3 gotas ao dia, pela manhã, tarde e noite, enquanto durar o problema.

Oxiúros
3 colheres de sopa de saião fatiada (folhas da fortuna); ½ litro de água na fervura, depois de amornar, coar e fazer banho de acento, 1 a 2 vezes ao dia, de manhã e de noite.
Ou 2 colheres de raiz de confrei, picada e ½ litro de água. Fazer como acima.

Nenhum comentário: