sexta-feira, 22 de outubro de 2010

RECEITA " A VIDA BROTA DA NATUREZA" (com a letra "p")

Bibliografia Angelin Ivo Maracolin. A vida brota da natureza. Chás que curam. Ed São Cristovão 2002 Erechim. RS


Panarício
São inflamações das unhas, também chamados unheiros. Para curar este mal, basta colocar folhas frescas ou secas de fava em 1 xícara de água quente, na temperatura que dá para agüentar, imergir o dedo doente e deixar de molho até a água ficar norma. Repetir o tratamento várias vezes ao dia.

Pele Seca
Ingredientes para creme: 2 colheres de polpa de abacate; 1 colher de mel. Amassar bem a polpa e acrescentar o mel misturando tudo bem. Aplicar sempre de baixo para cima, em qualquer parte do corpo. Deixar 15 minutos e lavar com água fria

Pele Seca
O mel pode ser usado para tonificar e rejuvenescer a pele, fazendo uma máscara de beleza com 1 colher de mel, 1 de farinha de centeio e a gema de 1 ovo. Mistura-se tudo e aplica-se no rosto, deixando pelo menos 30 minutos.

Pele
Sarna, ferida alérgica, erisipela, flebite, úlcera varicosa, gangrena, feridas velhas, caspa, queda de cabelo e herpes. (Uma vez por mês, embeleza os cabelos).
Ingredientes: 1 copo de leite in natura; ½ copo de azeite de oliva, (lavar antes de passar). ½ copo de suco de limão, tomar 1 colherinha de 3 em 3 horas (tomar e passar pelo corpo se for sarna).
Para fazer, bater bem os elementos.

Pele: (Fungos Pé de Atleta, Etc.)
1 colher de semente de urucum; 2 xícaras das de café de álcool; 1 xícara (café) de água destilada. Amassar com pilão as sementes, com pouco de água. Acrescentar o resto da água e o álcool. Agitar bem. Coar. Está pronta a infusão. Para dar maior consistência. Colocar um pouco de glicerina líquida.

Pele; (Eczemas e coceiras, etc.)
4 a 5 folhas de cipó suma. Cozinhar em 1 xícara de água. Coar depois de norma. Acrescentar 2 xícaras de amido de farinha, amassar até formar uma pasta e aplicar em lugar afetado.

Pele: (Seca- Eczemas- Cicatrizantes e Outros Problemas de Pele)
1 colher (sopa) de guassatonga (erva de bugre)
1 colher (sopa) de pétalas de calêndula
1 xícara (café) de água
Colocar as ervas na água fervente, deixar amornar; acrescentar argila até formar um creme. Aplicar sobre a pele deixando por uns 15 minutos. Para cicatrizar pode ser deixando o preparado, durante a noite toda.

Pele Cansada
1 xícara (café de suco de uva); 1 colher (sopa) de mel. Extrair o suco de uva e coar. Acrescentar o mel. Passar de 1 a 2 vezes ao dia, com algodão ou gaze no rosto. Deixar uns 15 minutos. Depois pode-se lavar as partes com água pura.

Picada: (Abelha, Vespa e Aranha)
a) Coloque uma fatia de cebola no local afetado e deixe alguns minutos. Se o local está dolorido e inchado, este simples e conhecido processo faz com que a dor passe, o local desinchado e o mais importante è que o veneno seja expelido.
b) Para aliviar a dor provocada pela picada de abelha, depois de retirar o ferrão, se ficou no local da picada, aplicar 1 gota de leite de figo.
c) Dissolver sal de cozinha em um pouco de vinagre e aplicar esse líquido sobre o local da picada.
d) Esfregar a parte afetada com cebola cortada em 2 partes.


Pomada de Confrei
3 colheres de banha de porco; 3 folhas de confrei; 3 a 8 (se forem pequenas) folhas de tansagem; 1 colher pequena de cera pura. Cortar as folhas fininho, como se faz como se faz com as couves, fritar na banha misturar com a cera. Colocar a cera no fim, depois de coado. É poderoso cicatrizante, anti-inflamatório (cura qualquer ferida, inclusive, úlceras varicosas crônicas).

Pomada Para Abrir Abscessos
1 colher de cera pura; 2 colheres de sebo derretido; 3 colheres de banha de porco; 3 colheres de óleo de cozinha. Cada produto deve se líquido e bater tudo junto até ficar cremoso (se ficar muito duro, pode-se colocar mais 1 colher de gordura). Querendo fazer em quantia maior, pode-se usar xícara como medida, nas mesmas proporções. Serve para abrir furúnculos, abscessos, limpar feridas muito infeccionadas. Estende-se a pomada numa gaze e aplica-se no local.

Pomada Barba de Pau
Extrair o suco e misturar com azeite ou banha de porco pura e um pouco de cera, derreter tudo junto ao fogo. Retirar e mexer até ficar cremoso, esfriando (em vez de extrair o suco, pode-se também, fitar a erva na banha e coar). È indicada contra hemorróidas, varizes, dores e inflamações do reto.

Pomada de “Calêndula “ (Mal Me Quer)
Fritar um punhado de calêndula em banha pura com um pouco de cera. Coar mexer até ficar cremoso, esfriando. Indicada para feridas cancerosas, calos, verrugas, paralisia, alergia, infecções.

Pomada de Arnica
Um punhado de arnica de mato; 200ml de vaselina líquida (ou 3 colheres de banha de porco); 1 colher de cera de abelha. Fritar a erva na banha, coar. Derreter a cerra mexer até ficar frio e cremoso. Serve, nos casos de varizes, hematomas, machucaduras, flebites, dor nas pernas.

Pomada para Piolho
½ xícara de caroço de ariticum (ata, coração de boi ou quaresma), 1 xícara de banha. Descascar as sementes, socar bem. Misturar com a banha e passar. Antes de ir ao colégio, pode-se passar um pouco no cabelo, evita de pegar piolhos.

Pomada Milagrosa
1 xícara de banha; 50 gramas de breu; 50 gramas de cera de abelha; 6 folhas de tansagem; 10 folhas de mil em rama; 1 galho de erva lancenta; 1 punhado de folhas de sabugueiro; 6 folhas de malva. Fritar tudo, coar, colocar em gamelinha de barro ou vidro, bater com colher de pau até esfriar. Serve em feridas cancerosas e outras “brabas”. Aplicar só 1 vez ao dia, à noite (Ir Arxênia Ethal Alvorada – RS).

Pomada de Sabão
Com uma faca, raspar sabão comum de lavar roupa (mais ou menos a quantia de 1 colher de sobremesa), amassar este Sabão com a faca na palma da mão. Continuar amassando, até ficar bem misturado, em forma de creme durinho. Aplicar com gaze ou um paninho limpo. Serve para abrir furúnculos ou abscessos (usar 1 ou 2 vezes ao dia, deixando aplicado até abrir).

Pomada de Breu
1 concha de banha de porco; 50 gramas de breu; 50 de cera de abelha; 1 punhado de folhas de bálsamo alemão (bananinhas de jardim); 1 punhado de folhas de sabugueiro; 1 folha de confrei. Lava-se bem as folhas, junta-se a banha, a cera e o breu quebrado, tudo numa panela e põe-se a cozinhar em fogo brando. Quando o confrei e as outras soltarem o verde, desligar o fogo e deixar amornar para ser coado. Após coar, coloca-se tudo num prato de vidro e bate-se bem até ficar cremoso e esbranquiçado. Bate-se com colher de pau. Serve no caso de unheiro. Micose, rachadura dos pés tipo ferida dos pés, qualquer tipo de ferida velha. Passar nos locais sempre após o banho, ou lavar bem os lugares onde se vai aplicar, 1 vez por dia.

Pomada de Maria Mole
Extrair o suco de 1 punhado de erva Maria mole. Misturar com 2 colheres de banha de porco pura e um pouco de cera. Derreter tudo, junto ao fogo e bater até esfriar e ficar cremoso. Em vez de extrair o suco, pode-se também, fritar a erva na banha e coar. Serve para sarar “coça-coça” (sarna) e infecções.

Pomada de Creme de Leite, Limão ou Óleo
½ copo de leite cru; ½ copo de suco de limão; ½ copo de azeite de oliva. Misturar o leite com o limão, para talhar. Quando estiver vem talhado, misturar o azeite e agitar bem. Para conservar, guardar na geladeira. Serve para frieiras, micose de unhas (unheiro), cobreiros, herpes, úlceras varicosas, feiras com pus, cascão na cabeça dos nenês, caspa (embelezamento dos cabelos, uma vez por mês). Esfregar diariamente no lugares afetados, sendo que em feridas abertas, colocar compressas e deixar por algum tempo. Nas micoses do corpo, usar 1 vez por dia, após o banho. Nos Cabelos, 1 vez por mês, depois de lavar a cabeça, deixar durante a noite e lavar bem no outro dia (Ir. Arsênia Erthal).

Pomada Faz Nascer Cabelos
Vários folhas de babosa, óleo de mocotó; 1 gema de ovo; limão; tricofort (pomada de farmácia). Cortar bem as folhas de Barbosa e bater no liquidificador. Pode ser junto com suco de limão. Coar, se for preciso. Bater novamente, acrescentando outros ingredientes. Friccione com dos dedos uns 10 minutos. Deixar mais ou menos 1 hora. Fazer isto por um mês, dia sim, dia não. Lavar a cabeça com sabão de coco. Depois do tratamento não lavar a cabeça todos os dias.

Pomada de Espiradeira; (Para Feridas incuráveis)
15 folhas de espiradeira; ½ xícara de azeite. Fritar as folhas no azeite, coar, acrescentar 1 colher de cera, derreter, retirar do fogo e bater até esfriar e ficar cremoso.

Pomada para Queimaduras
1 colher de cera pura, derretida; 5 colheres de óleo de cozinha. Misturar e mexer até ficar creme. Se ficar muito dura, acrescentar mais óleo de cozinha. Para fazer quantidade maior, pode-se tomar 1 xícara ou 1 copo como medida, mantendo sempre as proporções.

Pomada de Própolis
1 colher de sopa de própolis; 100 gramas de óleo de oliva; 1 colherinha de cera; 1 punhadinho de folhas de malva. Colocar em fogo lento até desmanchar. Coar, mexer até esfriar, É cicatrizante de feridas.

Pomada de Calêndula
½ quilo de banha e enquanto se esquenta a banha, picam-se as folhas de calêndula, flores e astes também, deitando-as na banha quente na proporção de 2 vezes a quantidade que cabe nas duas mãos juntas. O conjunto levantará forte fervura.
Remexe-se mais um pouco e deixa-se esfriar. No dia seguinte esquenta-se novamente e coa-se a pomada obtida através de um pano grosso e se conserva em doses pequenas na geladeira, para que não estrague. Não se estranhe quanto a pomada causar dores ao ser colocada sobre as feridas.

Pomada Para Câncer de Pele
De 12 a 15 folhas de calêndola (espiradeira), fritar e colocar na ferida, fria.

Pomada Milagrosa
Banha, própolis coloca-se no final. Cera de abelha ao sair do fogo. Flor de marcela, funcho, Maria mole, cravo da índia, tansagem, pata de vaca, casca de romã e galhos, língua de vaca, salsa, folhas de ariticum, chorão (folhas), gengibre picado (todo pé), eucalipto, couve (folha de batata doce, erva cidreira, carapicho rasteiro, erva Luiza, aspargo, musurum, ondas do mar, camomila, casca de laranja (ralada), cipó unha de gato, chapéu de couro, malva louro, arnica, salsaparilha. Bálsamo alemão ou brasileiro, guaco, maracujá, casca de angico desfiada e folhas de noz noscada.

Pomada Milagrosa
Confrei, umbu, mil em rama, canfora, tuna (cacto ou figo da índia), oleandra, campânula, bardana, Cambuí, hodrtelã, pariparoba, orquídea (folhas). Não precisa breu.

Pomada
Serve pura espinhos, queimaduras, irritação da pele, pele áspera, rachaduras, (pés, mãos, bico do seio). Frieiras, unheiros, alergia, manchas, feridas no útero, dor na relação sexual, para hemorróidas aplicar 2 vezes ao dia.
Ingredientes: 3 colheres de banha de porco ou galinha; 3 colheres de azeite; ½ colher de cera de abelha 9ou parafina); 3 folhas de confrei; 3 folhas de tansagem; picão ou malva; violeta de jardim; catinga de mulata (3 folhas de tansagem ou uma de cada). Fritar em fogo bem fraquinho até as folhas ficarem bem torradinhas. (mais ou menos em 15 minutos está pronta. A pomada dura de 5 a 6 anos na geladeira, fora dura pouco mais de um ano e no fresco.

Pressão Alta
(O colesterol faz subir a pressão). Tratamento da farinha de mandioca. Ou couve com cebola para colesterol ou (ajuda) repouso; deitar tranqüilo; tomar chá de maracujá; leite com mel; chá de laranjeira; alimentação leve, à base de verdura e frutas; evitar o sal, pois ele retém a água (incha).

Pressão Alta: (Fase Crítica)
1 copo de leite; 3 dentes de alho, triturados. Deixar em repouso 10 horas. Tomar 1 colher de sobremesa. Depois de 20 minutos a ½ hora, verificar a pressão. Na medida em que baixar, diminuir a dose, até normalizar.

Pressão Alta
5 sementes de bergamota num copo de água à noite e tomar pela manhã (verificar sempre a pressão).

Pressão Alta
Causa: intestinos, rins, colesterol (arteriosclerose), esclerose nas veias, causas nervosa, sofrimentos, etc. Cuidar dos intestinos. Diminuir na alimentação, sal, carnes vermelhas, ovos, gorduras e frituras. Deve comer mais frutas, verduras e legumes.
Tomar 2 a 4 xícaras de chás; para baixar a pressão, diminuir o colesterol e o ácido do úrico, triglicerídios (o chá é diurético). Faz urinar mais.
Chás: de marcela, folhas de amora, folhas de abacate (só secas), cabelo e pendão de milho, gervão, fel da terra, jurubeba, chapéu de couro, alcachofra, folha de maracujá, boldo e louro, (2 semanas de cada espécie, não misturar).

Pressão Alta
a) Cura pelo limão. Tomar o suco de um limão ao dia (puro ou com água e sem açúcar). 10 dias sim, 10 dias não, 5 vezes;
b) Cura pela farinha de mandioca. Comer 1 a 2 colheres de mandioca em qualquer hora do dia, pode ser pura, com pouco de água ou leite.
- Nos primeiros 4 meses, todos os dias;
- Nos seguintes 4 meses, cada 2 ou 3 dias;
- Mais uns 6 a 12 meses, 1 vez por semana
A farinha de mandioca tem remédio para os rins para limpar as veias, para limpar o colesterol, etc.

Pressão Alta: (Hipertensão)
7 sangria; 1 colher de sobremesa (picada); tília (flores); 1 colher de sobremesa; folhas de pitanga, idem. Fazer infusão em 1 xícara (chá) de água fervente, depois coar. Tomar 1 xícara pela manhã e 1 semente antes das 17 horas.

Pressão Baixa
Tomar 1 copo de leite com sal; chá de folha verde de erva cidreira; chá de folhas de cravo do reino. Para equilibrar a pressão, tomar chá de folhas de laranjeira.

Prisão de Ventre
Cozinha-se 1 cebola em ½ litro de água, acocada com mel. Frita-se o líquido e bebe-se ½ xícara de 12 em 12 horas.

Prisão de Ventre
Um remédio bom é fazer uma batida de beldroega, chamada também de erva gorda. Passa-se no liquidificador , com um pouco de água, uns 3 a 4 galhos de beldroega, e tomar. A beldroega pode também ser comida em salada e ajuda no funcionamento dos rins. Deve—se comer também bastante verduras.

Própolis
Preventivo, 15 gotas, curativo, 20 gotas. Crianças metade da dose. Deixar sempre no escuro.

Própolis: (Antibiótico Natural)
a) Para câncer. Tomar de 8 a 10 colheres por dia.
b) Para reumatismo no sangue, de 5 a 6 colheres por dia. Depois de 1 semana, 1 colher por dia.
c) Para doenças de lúpus e de Pérsico, tomar 8 colheres por dia, na primeira semana. As gestantes em vez de antibiótico, podem tomar 8 colheres por dia, na primeira semana. As gestantes em vez de antibiótico, podem tomar própolina todos os dias.

Própolis
Modo de preparar: Colocar um bom punhado de própolis em 1 litro de álcool. Após 24 horas, pode ser usado. Com esta tintura se faz o seguinte remédio: 2 colheres de tintura de própolis; 2 xícaras de mel em 1 litro que se termina de encher com água. Agitar bem. Tomar 1 colherinha por dia, para evitar gripes e infecções. Em casos mais graves, tomar 1 colher 3 vezes ao dia. Esta dose maior serve também pára câncer, leucemia crônica, doença de lúpus, doença de pênfigo. Esta tintura, chamada propolina, pode ser usada em gotas de 50 por dia em casos mais graves, tomadas com chá ou leite.

Próstata
O Suco de flores e folhas de abóbora e muito eficiente na inflamação. O fedegoso, cipreste, cedrinho, fortalecem a próstata das pessoas idosas.

Próstata: (prevenir a partir dos 35 anos )
Colocar cinco colheres de folhas de quebra pedra em 100 ml de álcool de cereal. Deixar macerar por 5 dias, em vidro e em lugar escuro. Depois, coar e acrescentar mais 5 colheres de quebra pedra, deixar curtir mais 5 dias. Coar, novamente e guardar. Tomar 15 gotas em ½ copo de água, 3 vezes ao dia, durante 3 meses, parando nos 3 meses seguintes.

Prostatite
É combatida com quebra pedra, e fortalece com o cipreste.

Pulmões
1 punhado de agrião; 1 xícara de chá de açúcar cristal; 1 xícara de água fervente; 1 colher das de sopa de mel.
Picar o agrião e deixá-lo em infusão por 10 minutos com a água fervente. Coar. Acrescentar o açúcar. Pôr no fogo até derreter o açúcar. Não ferver. Acrescentar o mel. Adultos: 1 colher de sopa 3 vezes ao dia. Crianças: metade da dose, 3 vezes ao dia.

Pulmões (Para limpeza)
É bom todos os anos fazer tratamento à base de guaco. Basta fazer chá de folhas de guaco e tomar em lugar de água, às refeições, como chá e à noite, como chá quente, durante uns 20 dias, com um pouco de mel, ajuda a limpar os pulmões das conseqüências de gripes e resfriados.

Nenhum comentário: