terça-feira, 26 de outubro de 2010

RECEITA " A VIDA BROTA DA NATUREZA" (com a letra "q e r")

Bibliografia Angelin Ivo Maracolin. A vida brota da natureza. Chás que curam. Ed São Cristovão 2002 Erechim. RS

Queda de Cabelo
1 colher (sopa ) de bardana; 1 colher de alecrim; 1 colher de babosa, a parte gelatinosa; 1 copo de água em fervura. Coar e aplicar no couro cabeludo limpo. Depois de 15 minutos enxaguar; Isto durante 1 semana.

Queimaduras
a) Aplicar as cascas de banana do lado interno, renovar várias vezes. Tirar a dor e dor e não deixa levantar bolhas.
b) Não tendo pomada na hora, colocar clara de ovo, ou pasta dental, ou mel de abelha, ou raspas de batata inglesa e colocar sobre a queimadura. Queimadura de primeiro grau, ou queimadura simples, alivia imediatamente, aplicado no sal.
c) 1 xícara de azeite de oliva; 2 dentes de alho; 2 gemas de ovo. Esmagar o alho, juntar o azeite, levar ao fogo, pequena cozinhada ou fritura, retirar do fogo, tirar o alho, deixar amornar o azeite, juntar as gemas bem batidas. Colocar num vidro, conservar na geladeira. (Serve também para queimaduras de sol).
d) 1 clara de ovo e 1 colher de azeite, bater bem e passar na queimadura.
e) 2 colheres de folhas de saião (folhas de fortuna ou folhas gorda); 1 colher de sobremesa de glicerina. Amassar bem, aplicar com algodão ou gaze, nas queimaduras (sem folhas), por 2 a 3 vezes ao dia. A folha de saião tem propriedades de recompor o tecido machucado.
f) Para queimaduras superficiais: 1 colher de alfazema; 1 colher de camomila; 1 xícara (café) de óleo de cozinha. Deixar em banho Maria, num recipiente próprio, por 2 horas. Deixar esfriar, coar e aplicar de 1 a 2 vezes ao dia. (serve também para queimaduras de sol).


Rachaduras
Salsa, sebo, cera. Cozinhar o sebo, em seguida fritar a salsa e ao tirar do fogo, coar e misturar com a cera. Passar nas rachaduras.

Raquitismo
Come-se as cebolas cruas com azeite. Em casos de cabeça volumosa, ossos nodosos e disformes. A causa é a falta de vitaminas D. Incluir na alimentação, gema de ovo, manteiga, nata, leite, queijo, couve, peixe, amêndoas. Banhos de sol.

Reconstituinte: (De Forças)
De acordo com o Professor Carl Albin, uma mistura de cálcio, limão, enxofre (gema de ovo), mel e um pouco de álcool, devolverão dentro de 30 a 60 dias as atividades das glândulas sexuais.
Prepara-se assim: ponha 8 ovos com cascas num recipiente (devem ser ovos férteis de galinha de quintal, pois os de granja não contém certas vitaminas); cubra-os com suco de 6 limões (de preferência de solo adubado organicamente). Conserve a mistura na geladeira de 4 a 6 dias até a completa dissolução da casca.
Tire a casca com cuidado para não romper a fina membrana que os envolve. Separe a gemas (as claras não são utilizadas) e devolva-as à mistura. Passe por 1 peneira ou liquidificador, adicione mel a gosto. 1 xícara de café de Brandy e conserve tudo na geladeira. Tome 3 colheres ao dia. Agitando bem antes de usar.

Regras: (Suprimidas)
A grande utilidade da arruda é para as regras suprimidas bruscamente. Seu efeito é fortemente emenagogo.
Em dose de 2 a 3 gramas para 1 litro de água, por infusão, 2 xícaras por dia. Evitar doses maiores.

Hidratação oral: (Terapia de...)
Os assistentes comunitários podem aconselhar às mães como preparar elas mesmas, seus próprios sais, misturando 8 colheres das de chá cheias de açúcar cristal, para 1 de sal, por litro de água fervida e fria. (Dar a vontade deste preparado).

Renovação do Sangue
Devido ao seu efeito benéfico na digestão, toma-se ou come-se cebolas diariamente. Isto limpa e purifica o sangue.
Resfriado: (Para Evitar)
Casca de canela triturada e água fervente. Deixe as cascas de molho na água quente, para elas libertarem seu óleo medicinal. Tome várias vezes ao dia, sempre que perceber os sintomas de um resfriado.
Só é eficaz antes do resfriado se consolidar.

Resfriados e Bronquite
Faze-se uma infusão com 1 dente de alho. Esmaga-se o dente de alho, deixa-se em infusão numa xícara com leite quente por 10 minutos. Em Seguida bebe-se a infusão.

Resistência Física e Longevidade
Começa-se por diariamente meia cebola crua 2 vezes ao dia, não esquecendo nunca de ingerir pela manhã o suco de 2 limões.

Reumatismo
Sugere-se, raspar ou simplesmente ferver uns pedaços de nó de pino e fazer compressas quentes ao deitar com as pernas mais altas após as compressas, por alguns minutos. Fazer compressas com chá de algas marinhas, 3 vezes ao dia

Reumatismo
Cataplasma. Espremer alguns dentes de alho. Estendendo a polpa sobre um pano de lã quente e aplicando-o sobre a região atingida.

Reumatismo
Um preparado fácil que consiste em colher 10 a 12 folhas grandes de tansagem, picá-las bem, colocar numa vasilha e deitar em cima um litro de água fervente. Passando algum tempo, espremer bem as folhas no pano e acrescentar ao líquido 10 colheradas de álcool, 10 colherinhas de vinagre de vinho, 1 colherada rasa de sal de cozinha, acrescentando ainda o líquido de 6 a 7 limões. Este preparado que se guarda em vidro, para fazer massagens nas partes atacadas pelo reumatismo e também para acalmar dores na coluna.

Reumatismo
250 gramas de taiuá; 100 gramas de sal amoníaco; 2 colheres de pimenta do reino; deixar tudo em infusão por 9 dias, num litro de álcool 96º, depois aplicar. Somente uso externo. Acabando o álcool dessa tintura, pode-se colocar mais 1 litro de álcool no mesmo material.

Reumatismo
1 copo de vinho; 1 punhado de hortelão; pimenta ; 2 colheres de mel. Esmagar bem a hortelã, acrescentar o mel e o vinho, no dia seguinte tomar, sempre antes do café. Terminada a dose, interromper 10 dias. Se não curou, repetir a dose. Não tomar café preto, nem comer carne durante o tratamento. No intervalo de 10 dias, tomar chá de chapéu de couro: ferver durante 5 minutos ¼ de folhas em 1 xícara de água. Tomar 1 xícara de manhã e 1 de noite.

Reumatismo
Usar tintura de alho. Ou, raiz de urtigão (1 punhado ), ferver no vinho e por mel nos últimos 4 minutos.

Reumatismo
1 litro de vinho, 1 punhado de folhas de ipê roxo ou hortelã, socar no vinho com 2 colheres de mel (sem ferver). Depois de alguns horas de infusão coar. Tomar 1 colher meia hora antes das refeições. Durante o tratamento do reumatismo não comer carne de vaca e de porco.

Reumatismo
½ quilo de cebola ralada no liquidificador; 100 gramas de mel e colocar num litro e encher de vinho. Deixar de infusão 6 dias. Coar e tomar 1 colher 4 vezes ao dia.

Reumatismo
2 limões com casca, sem sementes, picar e bater no liquidificador, juntar açúcar, mexer até ficar bem durinho, despejar 1 xícara de leite fervendo, bater novamente só para misturar. Coar. Colocar num vidro. Tomar 1 colher 4 vezes ao dia ou menos.

Reumatismo
a) Escalda pés 20 a 30 minutos, vários dias ou noites.
b) Manta curta, 1 litro de água quente, 1 a 2 colheres de sal grosso, 1 colher de vinagre (de vinho ou de maçã).
c) Chás: chapéus de couro; 7 sangrias; quebra pedra; casca de corticeira; folhas de uma Japão.
d) Usar: tesoura ou faca de baixo do colcha ou metal qualquer, por algum tempo, para descarregar a eletricidade.
e) Garrafada; 10 a 15 miolos de copo de leite, ou 4 a 5 folhas de copo de leite, ou 10 a 15 cravo de defunto, ou 10 a 15 de Maria mole (brotos, um palmo); 1 copo de semente de eucalipto e mais umas 10 folhas ou 1 copo de semente de girasol. Colocar numa garrafa, encher com álcool ou cachaça, enterrar em plástico por 8 dias. Depois esfregar 3 a 4 vezes ao dia

Reumatismo
Come-se as cebolas cruas com azeite. Ou esmaga-se o suco de cebola nos lugares doentes. Ou então, colocar 100 folhas de para de vaca. Num litro com 1 garrafa de cachaça, enterrar 10 dias, tomar 2 colheres ao dia.

Reumatismo Nas Juntas
a) Lavar os pés com água morna, sempre o pé esquerdo em primeiro (por causa do coração).
b) Cortar 1 folha de espada São Jorge, em fatias e colocar num recipiente de vidro com álcool, de preferência, álcool medicinal. Deixar de molho durante 9 dias, depois usa-se em fricções nas regiões doloridas.
c) Ralando o caroço de abacate roxo, prepara-se da mesma forma que a fórmula anterior (nas fórmulas b e c, só podem ser usadas externamente).

Rins
Cortar um pedacinho, cerca de 20 gramas de casca de carvalho, juntar 20 gramas de cabelo de milho. Colocar tudo em 1 litro de água, fervente, ou melhor ferver por 10 minutos, filtrar, acocar e beber 3 xícaras ao dia.

Rins; (inflamações)
Cortar 20 gramas de casca de carvalho; 200 gramas de cabelo de milho. Colocar num litro de água, ferver 10 minutos; filtrar adoçar e beber. Fazer esse tratamento enquanto perdurar a inflamação dos rins.
Observação: tomar todos os dias, sempre renovando o chá.

Rins; (Cálculos)
Se você tem problemas de pedras nos rins, prepare o seguinte chá; 1 punhado de pata de vaca, alguns pés de quebra pedra (de preferência a rasteira, a roxinha); 1 punhado de estigma (pendão) de milho; colocar tudo num recipiente, em seguida ponha 1 litro de água de água fervente. Tome o chá morno ou frio, a gosto. É um excelente remédio para combater os cálculos renais.

Rins e Vesícula: (Cálculos e Areia)
a) Prepara-se o chá com 5 a 6 gramas dos ramos floridos de cipó cabeludo, em 1 copo médio, cheio de água fervida. Coar. Tomar até 2 copos ao dia, antes ou durante as principais refeições.
b) Para desmanchar e evitar (pedras). A batata da flor maravilhosa (ou boa noite, de flor branca, amarela e vermelha). Ralar bem fino, colocar em vidro com cachaça ou álcool, após 4 dias, tomar 15 gotas, 4 vezes ao dia, num copo de água.
c) Pedras: toma-se 100 gramas de azeite de oliva com suco de 3 limões, bater no liquidificador, tomar em jejum durante 3 dias. Comer comida leve. No 4º dias 5º e 6º, tomar ½ xícara de chá morno, forte, de camomila com 1 colher de sal amargo.
d) Suco de 3 limões e completa-se o copo com soro de leite talhado, Tomar tudo de uma vez, em jejum. Ficar 2 horas sem comer. Melhor serie até ½ dia sem comer nada. Tomar 1 a 2 vezes numa semana, depois cada 6 meses até ficar bom.

Rins; (Pedras)
a) Mastigar bem 6 a 8 flores de marcela durante 6 a 7 dias.
b) 1 punhado de semente de roseira, esmagá-las. Ferver em 2 litros de água e tomar 1 colher 3 vezes ao dia.
c) Usar a raiz do cacto de 4 quinas (20 cm). Serve também o de 6 quinas. Ferver em 1 litro de água por 10 minutos. Tomar 1 colher 3 vezes ao dia.
d) Lírio branco, 100 gramas, ferver em 1 litro de vinho, 10 minutos. Tomar 1 colher 3 vezes ao dia.
e) Grama São Paulo, 1 punhado, ferver 10 minutos e tomar 2 xícaras ao dia. Fazer compressas com sal.

Rins
Carrapicho rasteiro; quebra pedra (dois tipos); erva capuchinha; malva comum e cheirosa; arnica; pendão de milho; cabelo de milho; pata de vaca; pelo de porco (a erva); salsaparilha; nogueira; mil em rama (pronto alivio); semente de roseira; frutinha de cipreste; uva Japão; (folha e frutos); e erva chamadas; anador, sanador, lisador, aspirina. Fazer chá normal, com uma ou várias dentes ervas.

Rins
Três colheres (sopa) de calêndula; 3 colheres de milefólio. Ferver em 1 litro de água. Coar e com 35 graus, aplicar à altura dos rins.

Rins: (Com Sangue, Pus, Etc...)
Tomar 1 litro de chá de cavalinha (poaia) por dia, com um pouco de açúcar durante 30 dias seguidos, evitando o vinagre; pimenta, manteiga; carne de toda espécie, chupar laranjas; bergamotas, comer verdura cozida, temperada com bastante azeite, comer principalmente cenouras (Do Frei Pio, Capuchinho).

Ronquidão
a) Cortar um nabo em rodelas finas, cobrir com açúcar, colocar no sereno. Tomar o suco (pode-se comer também o nabo).
b) Comendo-se a metade de 1 cebola, melhora-se da rouquidão, alem da ajudar a voz.

Ronquidão : (Tosse e Bronquite)
Coloca-se um punhado de flores de mamão macho, com 1 pouco de mel, em 1 vasilha resistente à água fervente. Põe-se um copo de água a ferver. /depois de 1 boa fervura. Tira-se do fogo e deixa-se esfriar. Toma-se as colheradas de sobremesa, nesta dosagem: adultos 3 a 5 vezes ao dia. Crianças 3 a 4 vezes ao dia.

Nenhum comentário: