domingo, 9 de novembro de 2008

DENGUE

Dengue
O grande problema para combater o mosquito aedes aegypti é que sua reprodução ocorre em qualquer recipiente utilizado pra armazenar água, tanto em áreas sombrias como ensolaradas. Por exemplo: caixas d’água, barris, tambores, vidros potes, pratos e vasos de plantas ou flores, tanques, cisternas, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandeias, bacias, drenos de escoamentos, canaletas, blocos de cimentos, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores e muitos outros onde a água da chuva é coletada ou armazenada. Assim, a prevenção e as medidas de combate exigem a participação e a mobilidade de toda a comunidade a partir da doação de medidas simples, visando a interrupção do ciclo de transmissão e contaminação. Caso contrário, as ações isoladas poderão ser insuficientes para acabar com os focos da doença.
Se as pessoas não são picadas, não se tornam mais um foco indireto da doença. Veja algumas dicas:

Medidas para evitar picadas de mosquito

Espirais ou vaporizadores elétricos: Devem ser colocados ao amanhecer e/ou no final da tarde, antes de pôr-do-sol, horários em que os mosquitos da dengue mais picam.

Mosquiteiros: Devem ser usados principalmente nas casas com crianças, cobrindo as camas e outras áreas de repouso, tanto durante o dia quanto á noite.
Repelente: Podem ser aplicados no corpo, mas devem ser adotadas precauções quanto utilizadas em crianças, pequenas e idosos, em virtude da maior sensibilidade da pele.

Telas: Usadas em portas e janelas, são eficazes e contra a entrada de mosquitos nas casas.

Medidas para eliminação dos locais de reprodução do mosquito

Tampar os grandes depósitos de água: A boa vedação de tampas em recipientes como caixas d’água, taques, tinas poças e fossas impedirão que os mosquitos depositem seus ovos. Esses locais, se não forem bem vedados, permitirão a fácil entrada e saída de mosquitos.

Remover o lixo: O acúmulo de lixo e de detritos em volta das casas pode servir como excelente meio de coleta de água de chuva. Portanto, as pessoas devem evitar tal ocorrência e solicitar sua remoção pelo serviço de limpeza pública – ou enterrá-los no chão ou queimá-los, onde isto for permitido.

Limpar os recipientes de água: Não basta apenas trocar água do vaso de planta ou usar produtos para esterilizar a água, como a água sanitária. É preciso lavar as laterais e as bordas do recipiente com buchas, pois nesses locais os ovos eclodem e se transformam em larvas.
Jornal da Pastoral da Criança. Ano XVIII - nº 144. Outubro de 2008
Fonte: Ministério da Saúde
Pág 14. Prevenção. - Aprendendo Mais

Nenhum comentário: