Abóbora: É um bom diurético, laxante e depurativo de tóxicos intestinais, boa para o coração e eleva a pressão arterial. Deve ser cozida em fogo lento e adicionar um pouco de leite de leite, em panela de pressão.
Nota Bem! Todos os legumes deveriam ser cozidos em panela de pressão e com pouca água para não perderem os elementos naturais e medicinais.
A semente de abóbora combate os vermes e a solitária. As crianças devem consumir de 200 a 400 gramas de sementes de abóbora descascadas e esmagadas e para adultos de 400 a 700 gramas e preparadas com leite. Tomar em 3 porções no espaço de 3 horas. Depois de 3 horas tomar um purgante, de preferência óleo de rícino, e não tomar outro alimento, e de noite comer uma salada de cenoura. Se não expelir a solitária, repete-se a dose.
Aipim (mandioca) É um alimento muito popular e dos melhores. Contém grande teor de vitamina, mas não na farinha que perde essas vitaminas. Ajuda crescer, devido às suas proteínas, amidas e açúcares. Combate a pelagra, falta de vitamina B2 e beribéri, falta de vitamina B1
Alface: Tem grande valor alimentício e medicinal. É laxante, depurativo, calmante, especialmente a sua arais desintoxicante e possui muitas vitaminas e sais minerais.
Agrião: Quem está com agrião, está com tudo, pos o agrião é a essência da própria vida. É diurético, mineralizante, fortificante, depurativo, adstringente, ajuda o apetite, mas dispepsias, nas tosses, vermífugo, aftas, faringite, amigdalite. Deve ser consumido principalmente pelas crianças, velhos e gestantes. É o capitão dos alimentos.
Alho:
É indicado nas doenças catarrais e crônicas, bronquites, falta de respiração, turberculoise, pneumonia, asma, resfriados e gripes, pressão alta, varizes, toxinas intestinais, ácido púrico, cálculos diabete, difteria, fígado, rins, bexiga, esgotamento, insônia, picadas de animais venenosos. Favorece a digestão e é depurativo do sangue. Alho com leite combate a tosse e é vermífugo. Porém, nos casos de hipertensão arterial e lactantes usá-lo comedidamente.
Um das receitas do alho. Foi descoberta pela UNESCO, em 1971, nas ruínas de um mosteiro tibetano, nunca tabuinha de terra-cota. Calcula-se que foi inventada pelos anos 3000 a 2000 antes de Cristo.
Indicações: Liberta o organismo dos depósitos de gordura e de cálcio, dá elasticidade aos vasos sangüíneos, previne o enfarte, esclerose, envelhecimento cardíaco e estreitamento dos vãos do coração. Evita epilepsia e formação de tumores. Rejuvenesce o organismo.
Preparação: Descascar e levar 300 gramas de alho, esmagá-lo e colocá-lo com 300 gramas de álcool 96º. Fechar bem o recipiente e deixar em repouso em lugar fresco e escuro por 10 dias. Depois espremê-lo e coá-lo. Começa-se o tratamento: tomar com leite ou água, sempre antes das refeições, conforme este esquema calculado em gotas:
Dias no café almoço janta
1º 1 gota 2 gotas 3 gotas
2º 4 gotas 5 gotas 6 gotas
3º 7 gotas 8 gotas 9 gotas
4º 10 gotas 11 gotas 12 gotas
5º 13 gotas 14 gotas 15 gotas
6º 15 gotas 14 gotas 13 gotas
7º 12 gotas 11 gotas 10 gotas
8º 9 gotas 8 gotas 7 gotas
9º 6 gotas 5 gotas 4 gotas
10º 3 gotas 2 gotas 1 gotas
Nota Bem! Do 11º dia em diante tomar sempre 25 gotas em cada uma das refeições até acabar toda a dose. Aconselha-se repetir o tratamento depois de 5 anos. Deve fazer este tratamento quem tem colesterol e cálcio e dos 45 a 50 anos em diante.
Alho-porró: Possui enxofre e sulfurreto Cura as glândulas intestinais, fígado, pâncreas, vesícula, rins... evita a formação de produtos de fermentação e de putrefação. Abre o apetite e forma o sangue. Come-se como legume, em salada e em sopas e como condimento
Bibliografia:Saúde pela alimentação. 3º edição. Frei Adelar Primo Rigo. Editora São Miguel. 1990. Caxias do Sul. RS
Amendoim: Seu óleo é rico em ácido linoléico. É uma dieta para a hipertensão arterial. Tem alto teor de vitaminas B1, B2 e E e em sais minerais fósforo, potássio, cálcio, cobre e ferro. É bom para a prisão de ventre. Come-se cru. Emprega-se na cura de doenças da pele, do coração e do sistema circulatório e metabolismo.
Arroz. Faz parte da alimentação mundial. Compõe-se de proteínas, hidrato-de-carbono, pouca gordura. O arroz tem alta cota de sais minerais e celulose. Na vitamina B1 combate o beribéri. Combate a hipertensão arterial, dormência, formigamento, sensação de queimação dos pés, câimbras, inchação das pernas, distúrbios mentais mentais, apatia, delírio e perdas de memória.
Aspargo.
Serve no regime dos obesos. Mas preparado com outras calorias como manteiga, ovos, nata e farinhas, é alimento para os anêmicos. Ativa as células renais, é bom no tratamento de eczemas. É sedativo para o coração e as debilidades cardíacas, regulariza as funções circulatórias. Para isso coze-se 50 gramas de brotos num litro de água e toma-se 3 xícaras por dia em jejum de manhã, antes do almoço e da janta. Limpa as impurezas do sangue. Elimina as areias dos rins e cura a gota. Em 100 gramas de brotos num litro de água, ferver e reduzir a 2/3 e tomar 3 xícaras, cura hidropesia, icterícia, fígado, baço, cálculos renais, gota, amenorréia e dificuldades de urinar.
Mosquitos, vespas e abelhas são afugentadas com a fricção de brotos e com azeite passando nas mãos e pés, cozinhado em banho-maria de 10 a 15 minutos.
Aveia: É um dos melhores alimentos reconstituintes, empregada no período pós-operatório de grandes e pequenos cirurgias e em todas as enfermidades acompanhadas de emagrecimento. Tem um respeitável taxa de minerais e vitaminas B1, B2, fósforo e ferro em nível excepcionais para o consumo. Das proteínas de aveia destaca-se os amidáceos de crescimento. A aveia tem a virtude, ao mesmo tempo, de alimento e de remédio para as crianças e pessoas debilitadas e anêmicas.
A farinha de aveia é uma boa alimentação para fazer mingau o desjejum, fazer bolinhos, biscoitos e bolos.
Bibliografia:Saúde pela alimentação. 3º edição. Frei Adelar Primo Rigo. Editora São Miguel. 1990. Caxias do Sul. RS
sexta-feira, 26 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário