terça-feira, 22 de julho de 2008

ESCLEROSE MÚLTIPLA, DIFICULDADES PARA DORMIR, O QUE FAZ O NARIZ SANGRAR,CURIOSIDADES ECOLÓGICAS

Esclerose Múltipla

É uma patologia (doença) do sistema nervoso central, de origem desconhecida, que acontece as fibras nervosas mielinizadas e os músculos inervados por elas; que se desenvolve como uma doença aguda sem sinal prévios; e progride de forma intermitente caracterizada pro período de intensidade com intervalos de semanas, meses ou anos. Há um destruição da camada de mielina que recobre as fibras nervosas em diferentes pertes do cérebro e da medula espinhal. Caracteriza-se por fraqueza motora e espasmo principalmente dos membros inferiores, associados à atrofia muscular, tremores fibrilares e comportamentos de núcleos medulares; é uma doença de natureza incapacitante, que surge geralmente entre vinte e trinta e cinco anos de idade, e portadores de longa evolução.

Eronita de Aquino Costa, Nutricionista
Porto Alegre. RS. Folhinha do Sagrado Coração de Jesus. Editora Vozes RJ. 2008

Dificuldade Para Dormir
Quem leva mais de 30 minutos para dormir, acorda três ou mais vezes durante a noite ou desperta pela manhã com a sensação de não ter descansado é vitima de odiada insônia. Os efeitos do sono insuficientes são bastante nocivos para a saúde. Segundo especialistas em distúrbios do sono, as pessoas que dormem muito pouco envelhecem mais cedo, estão sujeitas a doenças de pele, apresentam alteração de humor, rendem mal no trabalho e no estudo, têm um índice de mortalidade mais alto do que as pessoas que dormem bem. A perda de umas duas horas de sono, uma noite por semana, causa amplos lapsos no desempenho mental, dobrando o tempo de resposta a um estímulo. Para recuperar a agilidade mental são necessárias duas noites de sono

O que Faz o Nariz Sangrar
Sem nenhum motivo aparente o nariz sangra? Há como evitar esse problema? Quando a mucosa está ressecada, os vasos sangüíneos do nariz ficam suscetíveis a traumas, provocando sangramentos. Muitas vezes, a hemorragia está relacionada ao clima seco. Mas pode também ser causada por hipertensão, rinite, sinusite ou até indicar a presença de um tumor. Se a causa é o clima, pingar soro fisiológico nas narinas, ingerir bastante líquido e umidificar o ambiente são três formas eficientes de avaliar o incômodo. “ Para estancar o sangue, é preciso fazer pressão na asa do nariz e abaixaar a cabeça”, ensina o otorrinolaringologista Luiz Eustáquio Rodrigues de Belo Horizonte, MG. Ele ainda alerta que, em adultos, sangramentos nunca devem ser ignorados.
O Jornal do Pinhal, 22/09/1001
Folinha do Sagrado Coração de Jesus. Editora Vozes. RJ. 2008

Folinha do Sagrado Coração de Jesus 2008

Curiosidades Ecológicas
Revolvendo a terra, e assim tornando-a fofa, a minhoca atua como verdadeiro “arado natural”.
A vegetação defende o solo da insolação, ventos, chuvas e sua conseqüência erosão. Por isso é fundamental preservar as florestas nativas.
Fazer cortes em morros para construção de casas põe em risco a estabilidade do solo e a vida das pessoas.
“Todos têm direitos a um meio ambiente ecologicamente equilibrado. É dever do governo e do povo defendê-lo e preserva-lo para as presentes e futuras gerações” (Art. 225 da constituição Brasileira).
Agenda Ligue-se na Terra 2000, Vozes
Folinha do Sagrado Coração de Jesus. Editora Vozes. 2008

Nenhum comentário: