segunda-feira, 14 de julho de 2008

VERDURAS QUE FAVORECEM A ATIVIDADES CARDÍACAS

Verduras que favorecem a atividade cardíacas
A melhor receita de saúde está na atividade adequada e equilibrada, feita principalmente à base de frutas e verduras. A época é propícia para um bom aproveitamento desses produtos.

Alface – Tem grande valor alimentício e medicinal. Rica em ferro, cálcio, potássio, magnésio, vitaminas A,B,C e E. Sua elevada carga de clorofila favorece a digestão e a atividade cardíaca. Protege a saúde da pele, dos olhos cabelos e do fígado. É bastante depurativa, calmante, desintoxicante e eficaz contra nefrite.

Cenoura – Rica em caroteno, vitaminas A, B1 e C. Contém açúcar, óleo, fosfato de potássio, de cálcio e ferro, combate a anemia e tem grande valor nutritivo devido às vitaminas e sais minerais, Come-se crua, em saladas sucos, cozida, nas sopas, omeletes, guizados, bolinho, tortas etc. Suco cozido com mel cura afonia e a tosse. Suco em compressas cura dermatite e eczemas.

Berinjela – Contém vitaminas A, proteínas, gorduras e carboidratos. Emprega-se para curar afecções do coração, dos rins, do sistema circulatório, do estômago, intestino, diabetes, reumatismo, fígado. O suco aplicado sobre inflamações e queimaduras alivia a dor e esfregado várias vezes ao dia sobre verrugas, ajuda a eliminá-los.

Pimentão – É digestivo, remove os resíduos do colón e dos intestinos. Contém vitaminas C. P e E. Tem baixo valor nutritivo, mas modera a pressão sangüínea e protege e protege o aparelho circulatório. Combate o escorbuto. Bom em saladas, molhos e guisados. Seu suco misturado ao de cenoura e espinafre, em meio litro água, tomando três vezes, em três horas, combate gases, dores e cólicas do abdômen.

Fonte. Correio Riograndesnse. Associação Literária São Boaventura/ Editora São Miguel. Caxias do Sul -RS

Nenhum comentário: