quinta-feira, 19 de junho de 2008

Frutas, Verduras e Legumes

2º parte Calendário de 2007

Benemann (calendário de 2005)
Solução em alimentos naturais
Av. Salgado Filho 346 Pelotas – RS
Fone 53 3273 3684 Fax 53 3273 3134 e-mail benemann@via-rs.net

Tangerina
A tangerina ajuda no tratamento da gripe. Hipertensão arterial e prisão de ventre. Rica em potássio, também indicada para quem pratica atividades físicas regulares. Indicada para melhorar a memória, prevenir labirintite e diminuir o risco de derrames e enfarte. Energética, calmante, e indicada quando estamos com os nervos “nervos na flor da pele” ou pavio curto.

Almeirão
É fonte de vitamina do complexo B. Beta-caroteno (provitamina A) e dos minerais Cálcio, Fósforo e Ferro. Valor calórico 100gramas de almeirão fornecem 20 calorias. O almeirão, além de abrir apetite, ajuda a estimular o fígado e vesícula.

Pimentão
O pimentão é uma boa fonte de Beta-caroteno (provitamina A) e da Vitamina c. Também rico em potássio e Niacina (vitamina B3) ajuda a acelerar a cicatrização de feridas, previne a arteriosclerose, controla o colesterol, evita hemorragia, aumenta a resistência física, combate alergias e previne a formação de hemorróidas, entre outras propriedades. 100 gramas de pimentão verde cru fornecem 29 calorias

Espinafre
Além de ser indicado para pessoas anêmicas e desnutridas, o espinafre também é recomendado para corrigir o excesso de ácido no organismo e para os sedentários , pois combate a pressão arterial alta., arteriosclerose e artrites. Este alimento, porém, não deve ser consumido de forma exagerada, pois possui efeito laxativo. Além disso, por ser rico em oxalato, não é recomendado para pessoas com cálculos renais.

Acerola
Muito rica em Vitamina C. também é fonte de Betacaroteno. Ajuda a manter as defesas do corpo e, reduz o risco de alguns tipos de câncer. Ajuda a diminuir a taxa de colesterol no sangue e é boa fonte de Potássio, que ajuda a regular a pressão arterial. Valor calórico 100 gramas de acerola fornecem 32 calorias.

Beterraba
Rica em vitamina do complexo B e minerais, em 100 gramas a beterraba crua oferece 49 calorias, ajuda a fortalecer os dentes e gengiva. Previne anemia, por ser rica em vitamina B1 é ótima para saúde do sistema nervoso, muscular e coração, o suco tem efeito laxante.

Carambola
Fruta bastante rica em sais minerais (cálcio, fósforo e ferro), contendo ainda vitaminas A, C, e algumas do complexo B, é também fonte natural de ácido oxálico. Por efeito desse ácido, que em grandes quantidades, é prejudicial ao organismo humano, o caldo da carambola é usado, popularmente, para eliminar ou atenuar manchas de ferrugem em panos e em objetos de metal.

Escarola
É excelente vitamina B,C e betacaroteno (provitamina A). Contém cálcio, fósforo, ferro e é rica em fibras. A escarola estimula o fígado e a vesícula, neutraliza a ação dos ácidos sobre o organismo, aumenta a resistência física, estimula o apetite, mantém a saúde da pele, previne a formação de cálculos nos rins, bexiga e vesícula. Valor calórico 100 gramas de escarola crua fornecem 20 calorias.

Nabo
Contém Vitaminas C, especialmente em suas folhas,rico em fibras. É um alimento que deve constar sempre em nossas refeições, entre outras funções, elimina a retenção de líquido no organismo, purifica o sangue, ativa o metabolismo e as funções cerebrais. Do seu suco prepara-se um ótimo xarope para tosse. Valor calórico 100 gramas de nabo cru fornecem 35 calorias. Do nabo cozido são 22 calorias.

Maçã

A maçã tem ação benéfica e protetora em toda a mucosa digestiva. É capaz de vencer todos os desarranjos do aparelho digestivo, desde a diarréia infantil do recém-nascido até certa certas anormalidades rebeldes do intestino adulto, ajuda a regular o sistema nervoso, o crescimento, evita problemas de pele e previne a fadiga mental. Ajuda diminuir a taxa de colesterol no sangue e no tratamento de reumatismo, gota e artrite.

Alface
Possui principio ativo, que é um calmante eficaz, a alface é indicada para quem tem insônia ou muito tensas e agitadas, ajuda a tratar anemia (temperada com limão, melhora ainda mais a absorção de Ferro) combate os radicais livres produzidos em excesso pelo organismo, protegendo-o de diversas doenças como o câncer por exemplo.

Repolho
Verdura rica em vitamina C e E, beta-caroteno e vários minerais, 100 gramas fornecem 25 calorias, ajuda a prevenir vários tipos de câncer, rico em fibras contém anti-oxidantes que aumenta a resistência do organismo contra doenças do coração, derrame e câncer.

Uva
Ajuda ativar os rins, é suave laxante, atua contra enfermidades do intestino, fígado e abdômen, estimula as funções cardíacas. Rico depósito de compostos antioxidantes e anticancerigenos. A uva vermelha possui alto teor do antioxidante quercetina. A casca aumenta o colesterol HDL. Considerado bom colesterol que inibe o agrupamento de plaquetas e, consequentemente, a formação de coágulos sangüineos.

Couve Flor
Verdura rica em beta-caroteno e sais minerais, 100gramas fornecem 41 calorias, ajuda a prevenir vários tipos de câncer, é rico em fibras, ajuda a manter a pressão arterial estável, auxilia no tratamento da anemia e diminuir riscos de doenças do coração.

Brócolos
O brócolo ajuda a prevenir e a tratar a anemia, protege contra o câncer de pulmão, do colo e mama, é rico em antioxidantes beta-caroteno e vitaminas C e E, protegendo contra doenças do coração, derrame e cataratas. Além disso, apresenta boas quantidades de fibras, que ajudam a reduzir as taxas de colesterol.

Tomate
Legume rico em vitaminas C,E r potássio, contém beta-caroteno e licopeno, age como antioxidante ajuda no combate de várias tipos de câncer, 100 gramas fornecem 20 calorias, purifica o sangue e auxilia no combate as doenças do fígado, os tomates devem ser preparados bem maduros.

Framboesa
Fruta rica em carboidratos e fibras (pectina), contem quercetina (flavonóide) e contribui para evitar doenças cardíacas e ajuda a aliviar os sintomas da asma, repõe as energias. Possui atividades antiviral, anticancerigena e acrescenta também um teor de aspirina natural. Além disso as folhas da framboesa possuem um elemento anticiaarréico e antiinflamatório.

Nenhum comentário: