quinta-feira, 2 de outubro de 2008

CARURU, CEBOLA, CENORUA,CHICÓRIA(RADICI),CHUCHU,COUVE E REPOLHO,COUVE-FLOR

Caruru
É silvestre, mas comestível, nutritivo e saboroso. Tem altíssima cota de cálcio e ajuda a formação dos ossos e dentes. Prepara-se refogado e com outros alimentos.

Cebola:
É o grande presente que o Criador nos deu. É condimento, alimento e remédio. A cebola, agrião e alho são os melhores purificadores do sangue. É indicada para grande quantidade de doenças respiratória e digestiva, laxativa, depurativa, sudorífica, diurética e poderosa bactericida. Combate o hidropesia, diabete, prisão de vente asma, hipertensão, febres, reumatismo, gota, artrites, e toda as enfermidades infecciosas. Nenhum micróbio resiste à ação do seu suco. Cura a tuberculose, sífilis, tifo e o próprio câncer. O suco de cebola assada com mel e tosse e resfriados.
Cataplasma de cebola cura tumores, inflamações, abcessos, furúnculos e desinfeta chagas, na picada de vespa, abelhas e aranha. Previne o enfarte. Fria ou assada dissolve os coágulos sangüíneos na trombose das coronárias. Combate as gorduras do sangue, amebas e vermes. Contém a insulina natural.

Cenoura
É riquíssima em caroteno, que produz a vitamina A e cura a cegueira noturna e aumenta os glóbulos vermelhos. Combate a anemia, infecção, nefrites, reumatismo, gota, prisão de ventre, tuberculose, fígado, icterícia, catarros, asma e bronquite. O suco cozido com mel cura a afonia e tosse.
Tem grande valor nutritivo devido às vitaminas e os sais minerais. Come-se, crua em salada, cozida com guizado, omelete, coquetéis, bolinhos, sopas, bolos, tortas...
O suco de cenoura tem três vezes mais cálcio que o leite. É boa para doentes e convalescentes.

Chicória (Radici) È depurativa do sangue, digestiva, tônica, diurética, hepatite, vermífuga, rins, menorréia, obstrução dos ovários e artritismo. Ativa a função biliar, purifica o estômago e matriz. Combate catarros crônicos dos pulmões.

Chuchu
É fonte importante de sais minerais: fósforo, cálcio, ferro, sódio, potássio, hemoglobina e enxofre na vitamina B1

Couve e Repolho
Contém vitaminas, enxofre e ajudam a secreção das glândulas e gastrointestinais. Combate a prisão de ventre crônica devido à putrefação bacteriana e do duodeno. São o médico do povo, laxante e oxidante. Combatem asma, bronquite, fígado, icterícia, cálculos biliares e renais, hemorróidas, colites, menstruação difícil e dolorosas, arteriosclerose, reumatismo, gota, lombrigas, parasitas nas crianças, reforçam os nervos, formam o sangue.
Cataplasma cura as úlceras varicosas e aplicas-se nas feridas duas vezes ao dia e também em outras feridas inflamadas. Come-se cruas e mastigadas

Couve-flor
É uma variedade de3 couve e tem as propriedades dos brócolis. Possui grande valor nutritivo.
Maneira de cozinhá-la: quando a água está em ebulição, colocar a couve-flor, tampar a panela e deixar uns 10 minutos, acrescenta-se o sal e para não perder a cor, coloca-se um pedaço de pão torrado no cozimento. O melhor modo de cozinhar seria no vapor ou na panela de pressão, para aproveitar melhor suas vitaminas e sais minerais.

Saúde pela aliimentação. 3º Frei Adelar Primo Rigo. Editora São Miguel. Caxias do Sul RS. 1990

Nenhum comentário: