quinta-feira, 16 de outubro de 2008

DENTE-DE-LEÃO;ERVILHA; ESPINAFRE. FEIJÃO; LENTILHA;; MESTRUÇO;; MOSTARDA

Dente-de-leão (Pissa-can): É diurético, aperiente, estomacal, depurativo do sangue, combate a hidropesia, hemorróidas, perturbações do fígado, inte3stino, diabete, anemia, nevralgia, reumatismo, gota, ácido-úrico, putrefação intestinal, prisão de ventre, arteriosclerose e cura muitas outros enfermidades.
O suco das folhas e das raízes é alcalinizante. Com cenoura e com folhas de nabo, combate as doenças da espinha dorsal, dos ossos, a pioréia a cárie dentária. Tomar chá de duras a três vezes ao dia, durante 3 a 4 semanas. Come-se as folhas tenras em salada.

Ervilha:
É rica em proteínas, de fácil digestão para os enfermos e convalescentes, é boa dieta os obesos. Produz muitas calorias quando secas. A verde é menos nutritivas, mas superior aos outros legumes. Faz-se sopas e farinha nutritivas. Combate os nódulos benignos das mamas.

Espinafre:
Mistura-se com as sopas e em outros alimentos e verduras. Contém todas as vitaminas e quase todos os sais minerais. Ocupa um lugar de destaque no regime nutritivo. Dizem que substitui meia farmácia, devido às suas propriedades medicinais. Restaurador da anemia e do sangue após as operações. Ocupa o primeiro lugar entre as hortaliças. É remédio para o fígado, icterícia, vesícula biliar, pâncreas, estômago, intestinos, prisão de ventre e é laxante.

Feijão:
Em geral. Tem grande valor nutritivo e variadas proteínas. É um dos melhores alimentos de sustentação e resistência, na debilidade e desnutrição.
Combate a acidiose, inchação, indigestão, flatulência e diabete. Cataplasma de farinha de feijão acalma as dores reumáticas, ciáticas nevralgias. É na casca que se encontram sais minerais. Se for pesado passar no liquidificador.

Lentilha:
É muito nutritiva, possuindo ferro, proteínas, hidrato-de-carbono, vitaminas B1 e B2 e seu complexo. É alimento para anêmicos e as mulheres grávidas e lactantes e para quem perda crônica de sangue. Cura úlceras pepéricas e mioma uterino sangrento.

Mestruço (Amestruz): É uma boa salada e tem um bom teor de vitamina C, clorofila, ferro, arsênico e glocócidos. Aumenta o metabolismo. Estimula e renovação do sangue. Fomenta e secreção dos sucos gástricos e da bílis, aumenta e eliminação das substâncias do ácido úrico

Mostarda:
É boa para curar as doenças dos órgãos digestivos e catarros, reumatismos muscular e nervos. Misturar o seguinte: 11 gramas de mostardas, 2,5 gramas de cânfora, 5 gramas de óleo de rícino, 0,75 gramas de extrato de trovisco e 31 gramas de álcool e fazer massagem.
Cura bronquite, inflamação da pleura e pneumonia. Estimula a respiração e a circulação: aumenta a circulação sangüínea nas mucosas intestinais e nos órgãos glandulares.
Sua sementes é recomendável em transtornos dos órgãos digestivos como: eructação, ácidos gástricos, úlceras do estômago e duodeno, cólicas do fígado, inflamação crônicas da vesícula, cálculos e prisão de ventre. Combate as lombrigas, intoxicação, enjôo, dor de cabeça, subida do sangue à cabeça, cansaços de doenças cardíacas. Para tudo isso toma-se uma pequena porção de sementes de mostardas com um pouco de água fria, tomar um hora antes das refeições.
Serve para condimentar os alimentos e fazer bolos e bolinhos.

Bibliografia:Saúde pela alimentação. 3º edição. Frei Adelar Primo Rigo. Editora São Miguel. 1990. Caxias do Sul. RS

Nenhum comentário: